SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 10, 2021

Senadores do RN assinam CPI da Covid-19 que investigará a atuação do governo Bolsonaro na pandemia

POR DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, SENADO IRÁ INSTALAR COMISSÃO PARA INQUÉRITO SOBRE GESTÃO FEDERAL NA PANDEMIA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de semanas de indefinição, o Senado caminha para instaurar uma comissão parlamentar de investigação (CPI) para apurar a conduta do governo federal na pandemia da Covid-19. O documento conta com as assinaturas de todos os senadores do Rio Grande do Norte: Jean Paul Prates (PT-RN), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Zenaide Maia (Pros-RN). A instalação da CPI da Covid-19 foi fornecida pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, atendendo a um pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

O mandado de segurança apresentado por Vieira e Kajuru apelou para o chamado “direito da minoria”, uma avaliação de que a minoria no Congresso Nacional pode requerer CPIs desde que reúna um terço das assinaturas de uma das casas e atenda aos requisitos de fato pré- determinado, prazo e custo previsto.

Como a proposta de CPI, elaborada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), alcançou 32 assinaturas, mais do que as 27 necessárias, os senadores pediram e o ministro Barroso concordou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é obrigado a instalar a comissão. Pacheco discorda, avaliando que a Presidência do Senado tem direito a um “juízo de conveniência”, podendo julgar se é conveniente ao Senado a realização de determinada CPI em um momento – o que, no caso da CPI da Covid, ele acha que não seja.

Agora RN

Governo abre inscrições para 150 vagas na 26ª Fiart edição digital

FOTO: CANINDÉ SOARES

O Governo do Estado iniciou, nesta sexta-feira (09), por meio do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte) da Sethas, as inscrições para seleção de artesãs e artesãos que vão participar da 26ª Feira Internacional de Artesanato (FIART) 2021 que este ano será realizada dias 07, 08 e 09 de maio.

O edital de chamamento público nº 001/2021-SETHAS-RN 26ª Feira Internacional de Artesanato (Edição Digital) tem objetivo de selecionar artesãos e artesãs, e entidades representativas do artesanato, para ocupação dos espaços virtuais e físicos para divulgação e comercialização dos produtos artesanais do Rio Grande do Norte na 26ª Feira Internacional do Artesanato.

Este ano, por causa da pandemia, o evento será transmitido pelo portal da Fiart. A exposição e vendas das peças artesanais será no espaço Neuma Recepções, por encomendas, e modelo de retirada drive-trhu.

As inscrições para concorrer à seleção do Proarte seguem abertas até o dia 18 de abril de 2021, das 8h às 17h. Para concorrer a uma das 150 vagas oferecidas pelo Governo do Estado, é preciso preencher a ficha de inscrição com documentação exigida no edital que está publicado no site da Sethas (www.sethas.rn.gov.br) no menu Legislação, aba edital.

Depois de preencher a ficha de inscrição com a documentação necessária é só enviar para o e-mail do Proarte ([email protected]) com o seguinte assunto: 26ª FIART (Edição Digital) – Edital 001/2021.

No corpo do e-mail deve ser informado o nome do(a) artesão/artesã, ou entidade interessada com assunto fazendo referência ao título “EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2021-SETHAS-RN 26ª Feira Internacional de Artesanato (Edição Digital)”.

As 150 vagas para a 26ª FIART que serão distribuídas da seguinte forma:

07 vagas para Associações ou Cooperativas (30 fotos cada –210 fotos);

135 vagas para artesãos individuais (10 fotos – 1350);

02 vagas para artesãos de aromatizantes, essências e cosméticos (10 fotos – 20 fotos);

06 vagas para artesãos culinaristas (10 fotos cada –   60 fotos)

VÍDEO: Família quebra porta de hospital e leva corpo de morto por Covid-19 até cemitério

FOTO: DIVULGAÇÃO

Quebrando portas, uma família na Colômbia removeu o corpo de um parente do hospital onde ele morreu em razão da Covid-19, segundo a mídia local, nessa quinta-feira, dia 8. Depois, os envolvidos pediram desculpas publicamente.

O objetivo da ação, considerada pelo governador do departamento de Magdalena como vandalismo, foi oferecer um “enterro cristão”, sem cumprir o protocolo durante a pandemia. O morto foi identificado como Ramón Eliécer Quintero Quinchilla, de 59 anos, informou o portal “RCN”.

O corpo foi levado de maca por familiares ao longo de sete quarteirões até o cemitério, conforme mostram as imagens que repercutem nas redes sociais.

Extra

Em um dia, RN soma 33 novas mortes pela covid-19

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Rio Grande do Norte registra, neste sábado (10), um aumento de 33 mortes provocadas pela covid-19. Desse total,14 aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (03), Mossoró (03), Currais novos (01), Caico (01), Santo Antônio (01), Lagoa Salgada (01), Jardim do Seridó (01), São Gonçalo do Amarante (01), Parnamirim (01) e Paraú (01). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 4.868 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 967 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença.

Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 1.111 novos casos confirmados da covid-19, elevando para 206.360 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda 54.005 casos considerados suspeitos.

Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, neste sábado, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 93,4%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (92,2%), Oeste (98,1%) e Seridó (87,5%): 

Ainda segundo o Regula RN, há um total de 685 pacientes internados para tratamento da covid-19, sendo 354 em leitos críticos e 331 em leitos clínicos. Há 96 pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais 69 aguardam por uma UTI ou semi-intensiva e 27 por um leito de enfermaria.

Polícia prende homem que revendia produtos roubados em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis do 5º Distrito Policial (DP) de Natal prenderam em flagrante, na sexta-feira (09), José Luiz de Araújo, conhecido como “Zé do iPhone”, de 43 anos. Ele foi detido no bairro Nossa Senhora de Nazaré, em Natal, pela suspeita da prática de crime de receptação qualificada.

Após diligências, os policiais identificaram o local onde o suspeito escondia produtos de roubos, incluindo smartphones e relógios de alto valor. Com ele, foram apreendidos R$ 3.200,00, três iPhones 12 pro Max, dois iPhones XR, dois iPhones 8, um Apple watch e outros relógios de marcas diversas.

José Luiz confessou que comprava e revendia esse material por meio de site de compra e venda de produtos. Ele foi encaminhado à delegacia, para autuação em flagrante, e, em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Natal ganha mais um ponto de vacinação contra covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir de segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), colocará em funcionamento um ponto de vacinação contra covid-19 no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila de Ponta Negra.

“No primeiro momento vamos funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, se houver necessidade vamos ampliar o horário de funcionamento”, garante George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

A SMS Natal irá disponibilizar os vacinadores e a Semtas a logística para acontecer a vacinação.

Para receber o imunizante é necessário está na faixa etária de vacinação, comprovante de residência, cartão de vacinação e documento com foto.

Endereço:

CRAS Vila De Ponta Negra: Rua Antônio Mor 3390 – Vila de Ponta Negra

Campanha de vacinação contra influenza inicia segunda-feira

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada no período de 12 de abril a 09 de julho. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

No Rio Grande do Norte a estimativa é vacinar 1.319.147 pessoas para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A vacina influenza trivalente utilizada no Brasil em 2021 apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. Por ser constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, não contêm vírus vivos e não causam a doença.

A vacinação será dividida em três etapas:

1ª Etapa –  de 12/04 a 10/05

·       Crianças (6 meses a < de 6 anos)

·       Gestantes

·       Puérperas

·       Povos indígenas

·       Trabalhadores da saúde

2ª Etapa – de 11/05 a 08/06

·       Idosos com 60 anos e mais

·       Professores

3ª Etapa – de 09/06 a 09/07

·       Comorbidades

·       Pessoas com deficiência permanente

·       Caminhoneiros

·       Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso

·       Trabalhadores Portuários

·       Forças de Segurança e Salvamento

·       Forças Armadas

·       Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

·       População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

A campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19. As pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde, e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, preferencialmente, deve ser administrada a vacina Covid-19 e agendada a vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza deverão ser adotadas. O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação contra a influenza em 2021. A imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Potigás classifica duas empresas para aquisição de Gás Natural

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Potiguar de Gás habilitou as empresas Compass Comercialização S.A e Potiguar E&P para a fase de negociação de propostas da Chamada Pública Coordenada para Aquisição de Gás Natural. Dentre os vários supridores inscritos na seleção, as duas atenderam as diretrizes do edital e apresentaram as melhores propostas. A chamada pública foi lançada de forma simultânea com as concessionárias dos estados de Alagoas (Algás), Ceará (Cegás), Pernambuco (Copergás), Rio Grande do Norte (Potigás) e Sergipe (Sergás) em um total de 2,406 milhões m³/dia de gás natural, com a possibilidade de oferta de biometano. Puderam participar do certame produtores, importadores ou agentes comercializadores.

A Companhia Potiguar de Gás iniciará agora a fase de negociação do contrato de fornecimento de gás natural com as empresas classificadas, por meio da formalização de Termo de Acordo e Confidencialidade que dará suporte às tratativas das condições apresentadas nas propostas comerciais. Somente após essa fase e com a aprovação da documentação pelas áreas competentes das respectivas empresas, será feita a assinatura do instrumento contratual. Os contratos com o atual fornecedor (Petrobras) se encerrarão em janeiro de 2022, sendo necessário já firmar novos acordos com substitutos.

A Companhia Potiguar de Gás (Potigás) conta atualmente com uma rede de mais de 450 km e atende mais de 29 mil clientes em Natal, Grande Natal e Mossoró. A Companhia prevê a compra de até 236 mil metros cúbicos diários do combustível. O Edital foi realizado em um lote único de contratação.