SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 25, 2021

Depois de apresentar sucessivas melhoras, ex-vereador Renato Dantas volta a respirar 100% através de tubo de oxigênio

Covid-19 ainda insiste em inflamar as células de Renato Dantas, Intubado há 11 dias

Depois de apresentar sucessivos avanços em seu estado de saúde,  o ex-,vereador Renato Dantas voltou a respirar 100 por cento através de um respirador, segundo boletim médico divulgado no final da tarde dessa quinta-feira. No boletim anterior,  a equipe médica confirmou que o parâmetro respiratório estava em 97, 98, e, por isso, decidiram diminuir os remédios, já que Renato tinha autonomia respiratória de 20%. Infelizmente, hoje, voltou a depender de todo oxigênio do tubo.


O ex-vereador natalense e blogueiro, de acordo com o médico intensivista da Policlínica, Dr. Domingos Sávio, teve queda de saturação que resultou na volta da totalidade da função do aparelho. 


Durante todo o dia de hoje, Renato foi observado minuciosamente com relação a troca gasosa e por segurança do quadro clínico, os médicos decidiram manter o oxigênio em 100%. 


INFECÇÃO


Os exames mostraram que Renato ainda apresenta sinais de infecção, com média de 13 mil leucócitos (o parâmetro considerado normal é de 11 mil).


Outro dado que aponta a fragilidade é a questão renal, onde o nefrologista mantém a conduta conservadora e Renato tem 1.58 (em relação ao padrão normal que é de 1.3). 


Os demais exames como a gasometria arterial (exame de sangue) e a troca de gás carbônico também estão alterados, sendo necessários novos ajustes nos aparelhos da ventilação mecânica de Renato para garantir a respiração adequada.


 Mesmo assim, o médico Domingos Sávio destacou que esses dados fazem parte do quadro clínico da Covid-19, que ainda insiste em inflamar as células de Renato. Segundo ele, a ação do vírus (nos 15 dias) e os efeitos e consequências no corpo (que podem continuar sendo multiplicadas até 3 meses). 


As demais expectativas de melhora – como evolução na alimentação, diminuição no sedativo e estímulo à novas reações – foram suspensas em razão da involução nos parâmetros respiratórios. Renato continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Policlínica, sem previsão de alta.


Renato Dantas encontra-se Intubado há 11 dias.

Semsur restabelece rede de iluminação pública após furto em Areia Preta

O TRECHO RECUPERADO INTEGRA O PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM LED QUE ESTÁ SENDO EXECUTADO PELA PREFEITURA. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está concluindo os trabalhos de recuperação da rede de iluminação pública da Praia de Areia Preta, na zona Leste de Natal, no trecho destruído por bandidos na segunda-feira passada, de onde furtaram à luz do dia cerca de 1.600 metros de cabeamento. Somente este ano, já foram furtados mais de 6 quilômetros de cabos de iluminação de importantes avenidas de Natal.

Para recuperar o trecho e restabelecer a energia elétrica ao local o mais rápido possível, a Semsur providenciou uma verdadeira força-tarefa.  A iluminação foi restabelecida ainda na segunda-feira (22), mas a previsão da secretaria é de que todo o serviço de recuperação do trecho afetado seja concluído até amanhã (26). As equipes já realizaram a colocação de novas tubulações e, para evitar novos furtos, a equipe operacional do Departamento de Iluminação Pública (DIP) realizou a concretagem da base de toda a extensão afetada pelo ato dos criminosos.

O trecho recuperado integra o projeto de Modernização da Iluminação Pública em LED que está sendo executado pela Prefeitura do Natal em toda a orla marítima. A iluminação de Areia Preta havia sido entregue há poucos dias.

De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, a concretagem da base que abriga os cabos de iluminação vai dificultar a ação dos bandidos, mas é necessário garantir um melhor policiamento num trabalho conjunto da Guarda Municipal, e das Polícias Civil e Militar, além da própria comunidade que poderá denunciar ao 190 qualquer atitude suspeita nas proximidades da rede de iluminação.

“Sabemos que existe dificuldade de efetivo por parte do Governo do Estado, mas é preciso ter união para que possamos combater esse tipo de crime. É preciso patrulhamento ostensivo. Além disso, precisamos do apoio da população. Se um cidadão presenciar um ato de furto, ele deve imediatamente denunciar à polícia. Basta ligar para o 190”, destacou.

Furto de cabeamento de iluminação pública é crime e quem for flagrado pode ser preso e responderá por furto qualificado, com pena de reclusão de três a oito anos. Além disso, quem compra esse tipo de material poderá responder por receptação qualificada.

Prefeitura de Natal abre Hospital de Campanha da zona Sul

ÁLVARO DIAS ESTEVE NESTA MANHÃ NO LOCAL, FAZENDO UMA VISTORIA DAS INSTALAÇÕES E DO FUNCIONAMENTO. FOTO: ALEX RÉGIS

A rede pública municipal de atendimento de Natal voltada exclusivamente para atender a pacientes com Covid-19 foi reforçada nesta quinta-feira (25), com a abertura do Hospital de Campanha da Zona Sul. A unidade montada pela Prefeitura de Natal já conta com uma paciente internada e aguarda a chegada de mais quatro ao longo do dia. O prefeito Álvaro Dias esteve nesta manhã no local, fazendo uma vistoria das instalações e do funcionamento, juntamente com o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

Localizado às margens da BR-101, próximo ao Campus da UFRN, o novo hospital vai operar com 41 leitos exclusivos de Covid -19, sendo inicialmente 33 leitos de enfermaria clínica, quatro semi-intensivos, dois de estabilização e dois de admissão, mas o prédio tem capacidade para abrigar até 50 leitos.

“O novo hospital é mais uma materialização da nossa incansável luta no combate ao coronavirus aqui em Natal. O município não está medindo esforços para garantir a melhor assistência à população da capital. Nossas UPAs continuam funcionando, nosso Hospital de Campanha também, e agora temos mais essa unidade à disposição das pessoas acometidas pela Covid-19”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

Na parte de recursos humanos, a equipe multidisciplinar da unidade conta com médicos plantonistas e intensivistas, 24 enfermeiros, 56 técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, farmacêutico, técnico em radiologia, servidores da parte administrativa e maqueiros.

O novo hospital surge para atender pacientes no estágio intermediário da doença. “Esse hospital primário tem atendimento voltado a usuários que, ao buscar nossas unidades de pronto atendimento, Centros Covid ou unidades básicas de saúde, demonstrem algum quadro clínico sugestivo de agravamento. Então, ele pode ser transferido para lá e ter alta depois de alguns dias ou ainda ser levado para lá e depois, caso necessário, ao Hospital de Campanha ou Hospital Municipal de Natal, que são unidades de alta resolutividade” indica o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

A rede de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 montada pela Prefeitura de Natal conta atualmente com:

  • Hospital Municipal de Natal: 23 leitos de UTI e 31 leitos de enfermaria; Hospital de Campanha: 38 leitos de UTI e 100 leitos clínicos;
  • Hospital dos Pescadores: 30 leitos clínicos;
  • Hospital Natal Sul: 33 leitos clínicos e 4 semi-intensivos.

Além deles, a gestão vai abrir nos próximos dias o Hospital Dia, que funcionará no Palácio dos Esportes para atender a pacientes com casos leves da doença, e também prepara a instalação de um novo Hospital de Campanha no bairro de Felipe Camarão com mais 20 leitos clínicos.

Modelo Vinicius Pin, eleito Mister Espírito Santo, morre de Covid-19 aos 34 anos

MODELO VINICIUS PIN, MISTER ESPÍRITO SANTO, MORREU DE COVID-19 FOTO: FACEBOOK / REPRODUÇÃO

O modelo Vinicius Pin, eleito Mister Espírito Santo 2013, morreu na tarde da última segunda-feira, dia 22, por causa de complicações da Covid-19, aos 34 anos.

De acordo com a organização Mister Brasil Universo, o equivalente ao concurso feminino Miss Brasil, Vinicius sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto aguardava vaga de UTI em um hospital na Grande Vitória. O paciente foi internado no último sábado, dia 20, sentindo muita falta de ar.

“É com um sentimento de pesar que a família Universo se despede do seu Mister Espírito Santo 2013”, afirmam os organizadores do concurso em nota. “Vamos guardar sempre a alegria e a luz que ele sempre transmitiu”.

Extra

Governo do RN isenta bares e restaurantes e consumidores de baixa renda da tarifa de água por três meses

DECRETO TAMBÉM SUSPENDE POR 90 DIAS A INTERRUPÇÃO DO FORNECIMENTO DE ÁGUA E DE TRATAMENTO DE ESGOTO POR FALTA DE PAGAMENTO DOS USUÁRIOS E CONSUMIDORES CADASTRADOS NAS TARIFAS SOCIAL E POPULAR. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O governo do Rio Grande do Norte isentou bares e restaurantes, além de consumidores de baixa renda da tarifa de água de 1º de abril a 30 de junho de 2021. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta (25).

As medidas foram tomadas com o objetivo de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia e a consequente restrição de funcionamento de comércios não essenciais.

De acordo com o presidente da Caern, Roberto Linhares, no caso de bares e restaurantes a isenção só vale para os imóveis que estão cadastrados como bares e restaurantes.

O decreto também suspende por 90 dias a interrupção do fornecimento de água e de tratamento de esgoto por falta de pagamento dos usuários e consumidores cadastrados nas Tarifas Social e Popular.

Além disso, o decreto recomenda a concessionárias de serviços públicos de energia elétrica e gás a não suspensão ou interrupção, por falta de pagamento, dos serviços essenciais de energia elétrica e gás e a suspensão, temporária e excepcional, da cobrança de faturas e débitos passados de usuários beneficiados com as tarifas sociais de energia elétrica.

G1RN

Deputada Natália Bonavides será titular na Comissão de Educação da Câmara Federal

A DEPUTADA FEDERAL NATÁLIA BONAVIDES (PT/RN) SERÁ, MAIS UMA VEZ, INTEGRANTE TITULAR DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA FEDERAL POR INDICAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT). FOTO: MARYANNA OLIVEIRA

Para Natália a situação de crise vivida no país impõe novos e imensos desafios para a Comissão. “Desde o governo Temer a educação pública tem sido um alvo preferencial dos ataques neoliberais. Com Bolsonaro não está sendo diferente. E com a pandemia a situação piorou muito. São cortes nos recursos, perseguições contra estudantes e professores, intervenções e um desmonte brutal das políticas de permanência. Temos que lidar com o crescimento da evasão e as questões que envolvem o ensino remoto. De tal forma que continuar na Comissão será uma tarefa muito importante para enfrentar esses temas e contribuir na defesa da educação pública, democrática e socialmente referenciada”, afirma Bonavides.

Comissão de Educação da Câmara Federal

A comissão trata de assuntos relativos à Educação em geral, como política e sistema educacional em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, questões relacionadas aos recursos humanos e financeiros para o setor. Foi criada em 1983, anterior à primeira legislatura da Câmara dos Deputados.

Enquanto integrante da Comissão, a parlamentar apresentou projetos em defesa dos estudantes e da educação pública, como o Projeto de Lei Escola Democrática (PL 1.189/19), além de atuar como relatora da subcomissão especial de monitoramento do PNE.

Vereador Anderson Lopes doa 50% do seu salário em cestas básicas para comunidade carente

PARLAMENTAR TAMBÉM ESTÁ À FRENTE DE CAMPANHA PARA ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS. FOTO: ELPÍDIO JUNIOR

O vereador Anderson Lopes (Solidariedade) decidiu destinar 50% do seu salário de parlamentar para a compra de cestas básicas para a comunidade Beira Rio, localizada na Zona Norte, cuja maior parte da população sobrevive da venda de ginga com tapioca nas praias urbanas de Natal. A decisão foi tomada após a publicação do Decreto n° 30.419, publicado em 17 de março pelo Governo do Estado em parceria com várias prefeituras, inclusive a de Natal, que permite a abertura apenas de serviços essenciais e que, portanto, impossibilita a continuidade do trabalho de muitos potiguares. A doação das cestas básicas será realizada na próxima sexta-feira, 2 de abril.

Além desta ação, o vereador Anderson Lopes também iniciou, desde a última segunda-feira (22), a “Campanha Ponte Solidária”, que visa arrecadar alimentos para trabalhadores como músicos, artesãos e ambulantes. Na tarde desta quinta-feira (25) já estão sendo instalados cinco outdoors para divulgar a ação realizada em parceria com a Bandeirantes Outdoor. Ao todo, serão 10 outdoors espalhados pela cidade.

“Não adianta ficar no discurso e não agir. Por isso, decidimos agir em duas frentes. Vou destinar metade do meu salário para ajudar as famílias da comunidade Beira Rio, que está precisando muito e também iniciei uma campanha de arrecadação de alimentos para que possamos ser multiplicadores do bem. Pedimos a toda a população que nos ajude a ajudar a quem tanto precisa nesse momento tão difícil”, pontua o vereador.

Para quem quiser doar, os alimentos podem ser entregues no Palácio Padre Miguelinho, sede da Câmara Municipal de Natal, localizada no cruzamento da Avenida Campos Sales com a Rua Jundiaí, no bairro do Tirol ou entrar em contato pelo telefone (84) 99601.2477. Este whatsapp também será utilizado para cadastrar aqueles que desejam receber as doações.

Pesquisa desenvolvida no Instituto do Cérebro da UFRN mostra que o polvo têm dois estados alternados de sono

PESQUISA DA UFRN MOSTRA QUE POLVOS TÊM DOIS ESTADOS ALTERNADOS DE SONO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Assim como os mamíferos, pássaros e répteis, os polvos também dormem. Essa é a conclusão de novo estudo de pesquisadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe/UFRN). Segundo a pesquisa, publicada na iScience, os polvos têm dois principais estados alternados de sono, muito parecidos com os estados REM e não-REM observados nas pessoas. Embora ninguém saiba com certeza, as descobertas levam os pesquisadores a sugerir que é possível que os polvos possam até experimentar algo semelhante aos sonhos.

“Não é possível afirmar que estão sonhando porque eles não podem nos relatar isso, mas nossos resultados sugerem que durante o ‘Sono ativo’ o polvo experimenta um estado análogo ao sono REM, que é o estado durante o qual os humanos mais sonham ”, disse a primeira autora e pós-graduanda Sylvia Medeiros, do ICe/UFRN. “Se os polvos realmente sonham, é improvável que vivenciem tramas simbólicas complexas como nós. O ‘sono ativo’ no polvo tem uma duração muito curta – normalmente de alguns segundos a um minuto. Se durante esse estado há algum sonho acontecendo, deve ser mais como pequenos videoclipes, ou mesmo gifs,” acrescenta.

Os pesquisadores costumavam pensar que apenas mamíferos e pássaros tinham dois estados de sono. Mais recentemente, foi demonstrado que alguns répteis também apresentam sono não REM e REM. Um estado de sono semelhante ao REM foi relatado também em lulas, um cefalópode parente do polvo. Isso levou o coordenador da pesquisa, professor Sidarta Ribeiro, chefe do Laboratório de Sono, Sonho e Memória do ICe/UFRN a se perguntar se eles também poderiam ver evidências de dois estados de sono em polvos, observando que os polvos têm o sistema nervoso mais centralizado de qualquer invertebrado e são conhecidos por terem uma alta capacidade de aprendizagem.

Para descobrir, os pesquisadores capturaram gravações de vídeo de polvos no laboratório. Eles descobriram que durante o ‘sono quieto’ os animais ficavam imóveis, com a pele pálida e as pupilas dos olhos contraídas em uma fenda. Durante o ‘sono ativo’, foi uma história diferente. Os animais mudavam dinamicamente sua cor e textura de pele. Eles também moviam os olhos enquanto contraíam as ventosas e o corpo com contrações musculares.

“O que o torna mais interessante é que este ‘Sono Ativo’ ocorre principalmente após um longo ‘Sono Quieto’ – geralmente mais de 6 minutos – e que tem uma periodicidade característica”, disse Sidarta.

O ciclo se repete em intervalos de cerca de 30 a 40 minutos. Para estabelecer que esses estados realmente representavam o sono, os pesquisadores mediram o limiar de excitação dos polvos usando testes de estimulação visual e tátil. Os resultados desses testes mostraram que em ambos os estados, ‘Sono Ativo’ e ‘Sono Quieto’, os polvos precisavam de um forte estímulo para evocar uma resposta comportamental em comparação com o estado de alerta. Em outras palavras, eles estavam dormindo.