SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 23, 2021

Prefeitura de São Gonçalo e Estado reabrem hospital de campanha com 20 leitos, sendo 10 de UTI

SÃO GONÇALO DO AMARANTE PASSA A CONTAR COM 40 LEITOS PARA COVID-19, OUTROS 20 LEITOS ESTÃO NO HOSPITAL BELARMINA MONTE, 10 DELES TAMBÉM DE UTI. FOTO: JÚNIOR SANTOS

O hospital de campanha para tratamento de pacientes com covid-19 de São Gonçalo do Amarante/RN, uma parceria Prefeitura Municipal e Governo do Estado, foi reativado nesta terça-feira (23) com 20 leitos, sendo 10 clínicos e 10 de UTI, e já estão disponíveis pela plataforma Regula RN para atender pacientes de toda Região Metropolitana.

O Estado vai custear 70% e o município, 30%. “O momento é de união. E nós, enquanto município, estamos de mãos dadas com o governo estadual para conseguir dar a melhor assistência à população. Se Deus quiser vamos salvar muitas vidas e atravessar mais esse momento crítico que enfrenta não só o Rio Grande do Norte, mas todos os estados brasileiros”, observou o Prefeito Paulinho.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância dessa união com o município e agradeceu ao prefeito Paulinho por desde o início da pandemia ter tomado decisões conjuntas com o Estado. “Essa parceria que estamos realizando neste momento é em defesa da vida. Governo e Prefeitura unidos para defender a população do nosso Estado. E é isso que precisa ser, uma gestão tripartite”, disse.

A unidade ficou pronta na semana passada, com todos profissionais contratados, e aguardava a chegada do oxigênio ocorrida no início da tarde desta terça-feira. São Gonçalo do Amarante passa a contar com 40 leitos para covid-19, outros 20 leitos estão no Hospital Belarmina Monte, 10 deles também de UTI.

RN pretende vacinar grupo de risco até agosto, mas ‘imunização de rebanho é horizonte distante’, diz Cipriano

PARA AJUDAR A CONTROLAR A DEMANDA POR LEITOS CRÍTICOS E CLÍNICOS, CIPRIANO MAIA VOLTOU A DEFENDER AS MEDIDAS BÁSICAS PARA CONTER. FOTO: REPRODUÇÃO/TV TROPICAL

Em entrevista ao Jornal da Tropical, nesta terça-feira (23), o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, falou sobre o processo de vacinação no Rio Grande do Norte. De acordo com ele, o estado pretende imunizar todas as pessoas dos grupos de risco até o mês de agosto. No entanto, a imunização coletiva ainda não tem previsão para acontecer.

“Esse horizonte ainda está distante. A imunidade coletiva pressupõe cobertura de, pelo menos, 70% da população. Está distante ainda. O que estamos perseguindo é vacionar os grupos prioritários até julho ou agosto, para que possamos ter uma proteção maior para esses grupos e diminuamos a demanda por serviços de saúde e poder avançar até o fim do ano para vacinar um contingente maior da população e aí assim alcançar essa imunidade de rebanho”, afirmou.

Para ajudar a controlar a demanda por leitos críticos e clínicos, Cipriano Maia voltou a defender as medidas básicas para conter o avanço da covid-19, como o distanciamento social, além do uso de máscaras e álcool em gel. “Por isso que mesmo com a imunização nós temos que manter os cuidados, o distanciamento social, principalmente nessa fase aguda que a gente vive para que possamos ter um alívio nessa demanda por serviços de saúde”, acrescentou.

De acordo com o secretário, o RN deve receber mais doses de vacinas nos próximos dias. Os imunizantes seriam suficientes para concluir a primeira fase dos grupos prioritários e iniciar a segunda etapa. “Nós esperamos que nas próximas semanas, não dá para concluir totalmente porque depende um pouco da velocidade dos municípios e da chegada desses grupos. A primeira fase ainda tem quilombolas, resíduos da população indígena e de profissionais da saúde. Creio que em 15 dias concluiria essa primeira fase e em seguida iniciando a segunda fase. Já temos a previsão de receber novas doses nos dias 24 e 31 de março”, pontuou.

Na entrevista, Maia explicou a diferença na quantidade de doses recebidas e o processo de vacinação entre o Rio Grande do Norte e outros estados. “Todas as vacinas que temos recebidos, temos distribuído com toda celeridade. Realmente, alguns estados receberam um plus em virtude da situação da pandemia e outros adotaram estratégias que aceleraram a vacinação dos grupos. Dava um dia ou dois para uma faixa e quem não aparecia já avançava para a seguinte, mesmo ficando pessoas não vacinadas. Nós temos distribuídos e os municípios têm adotado suas estratégias. Vamos discutir como compensar os estados que receberam menos doses para que temos uma saída para equalizar essa distribuição”, concluiu.

Portal da Tropical

Vídeo: senador diz que faísca e fumaça de solda curam a Covid-19

NAS IMAGENS, IVO CASSOL AFIRMA QUE UMA PESSOA DE RONDÔNIA SE CUROU DA DOENÇA COM EQUIPAMENTOS DE SOLDA; ELE TESTA A TEORIA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Condenado em 2013 por fraudes em licitações quando era prefeito de Rolim de Moura, em Rondônia, o senador Ivo Cassol voltou aos holofotes na segunda-feira (22/3), após ensinar, em um vídeo, uma “técnica” sem comprovação científica para combater a Covid-19.

Nas imagens, Cassol, que também é ex-governador de Rondônia, aparece com um equipamento de solda nas mãos e explica que assistiu a um vídeo gravado por uma pessoa do estado. “O cara estava com coronavírus, foi soldar e se curou. Trouxe os funcionários, soldou e se curou”, disse.

Na sequência, o parlamentar apresenta um homem, identificado apenas como Fabrício, que estaria com a doença e passaria pela “prova dos nove”, para comprovar a eficácia do processo. “Vamos fazer o teste aqui e amanhã ele vai fazer um novo exame para ver como está”, contou.

Nesse momento, o senador usa o equipamento de solda, enquanto Fabrício gira, para que as faíscas e a fumaça possam atingir todo o corpo. O vídeo termina sem mais explicações ou qualquer indicação do resultado da tentativa de cura da Covid-19, que não tem embasamento científico.

Metrópoles

Vereador de Natal é impedido de entrar em empresa de ônibus para fiscalizar cumprimento de medidas sanitárias

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (23), o vereador Anderson Lopes saiu às ruas para fiscalizar o cumprimento da Lei n° 7.133, de 11 de março de 2021, que estabelece e regula as regras de segurança sanitária no transporte público municipal, buscando a prevenção do contágio e combate ao COVID-19. In loco, o parlamentar verificou que a Lei – de sua autoria e já sancionada pelo prefeito Álvaro Dias – não está sendo cumprida pelas empresas de ônibus. Uma delas, chegou até a impedir a entrada do vereador.

Vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal, o vereador Anderson Lopes explicou que a Lei precisa ser cumprida em sua integralidade para proteger a população natalense. “Nós não queremos nada além do que a Lei pede e estamos fiscalizando o seu cumprimento. Verificamos que os ônibus não estão sendo higienizados entre as viagens e nos informaram que esta limpeza está sendo feita nas garagens. Então, viemos à garagem da Reunidas para verificar se essa higienização está realmente sendo feita, mas fomos impedidos de entrar. Se estão fazendo, por que não podem mostrar?”, questionou o parlamentar, que realizou um protesto em frente à empresa.

A lei exige, além da obrigatoriedade de máscara de proteção facial, que os veículos deverão ter limpeza minuciosa com álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar, incluindo os pontos de contato com as mãos dos usuários. Já as janelas e alçapões de teto devem ser mantidos abertos durante a circulação para manter o ambiente arejado, sempre que possível.

É de obrigação dos operadores do transporte público com apoio da Prefeitura Municipal de Natal, por meio de seus órgãos competentes, as marcações de filas, para que os passageiros mantenham o distanciamento adequado, além de orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. O projeto determina ainda que o Executivo Municipal fica obrigado a guarnecer apoio da Guarda Municipal nos terminais, terminais de transferências e paradas de ônibus para garantir e apoiar a aplicação desta lei.

Prefeitura de Extremoz inaugura Centro de Fisioterapia em Pitangui

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Extremoz inaugurou ontem (22) o Centro de Fisioterapia de Pitangui, espaço voltado ao atendimento especializado de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.

O novo Centro vai oferecer atendimento para o público em geral, tanto adulto como infantil, sempre de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas. Para marcar avaliações e consultas, basta levar o encaminhamento para o local.

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, comemorou a abertura do novo espaço, que para ela é uma grande conquista da população. “Este Centro é importante por vários motivos, mas o maior deles é que a gente vai conseguir ampliar o acesso dos moradores de Pitangui e dos arredores à saúde especializada e de qualidade. Trouxemos o atendimento para perto da população, o que aumenta muito a agilidade e o conforto dos pacientes, tudo isso porque as pessoas não precisarão mais se deslocar longas distâncias para ter acesso a esse tipo de atendimento”, afirmou a prefeita.

Na inauguração, que ocorreu com poucas pessoas para evitar aglomeração, estiveram presentes além da prefeita Jussara, a presidente da Câmara Municipal, Damares De Sales.

BOA NOTÍCIA: Quadro de saúde do ex-vereador Renato Dantas evolui e chega a 20% de autonomia respiratória

O ‘PRIMO’ VEM LUTANDO HÁ MAIS DE UMA SEMANA PELA VIDA. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

De acordo com boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira, o ex-vereador e blogueiro, Renato Dantas, vem apresentando melhoras significativas nos últimos dois dias, quando foi internado na UTI. Dantas está internado no hospital da Policlínica fazem 12 dias. A evolução no quadro de saúde de Renato são muitas, mas a que mais chama atenção é o aumento de capacidade de respiração que hoje é de 20%, onde até domingo era 0.

A equipe médica da Policlínica, representada por Dr. Domingos, alerta no entanto que o paciente anda continua grave, em estado crítico.

Veja abaixo outras informações  relevantes sobre o estado de saúde de Renato Dantas

1) Os exames de hoje apresentaram resultados positivos até em questões mais delicadas, como a função renal que equilibrou e quevde acordo com o nefrologista plantonista da UTI, Renato urina em volume e coloração compatível, sem precisar de intervenção específica, ou seja, sem necessidade de diálise.

2) Renato não teve febre nas últimas 24 horas; a pressão está controlada e ele foi LIBERADO TOTALMENTE da noradrenalina (remédio que mantém a pressão do coração), o que significa que ele está retomando a funcionalidade do órgão.

3) Sobre a saturação de oxigênio em Renato ela  continua em 98, 99, índice considerado excelente pela equipe médica.

4) A gasometria – que mostra a função do pulmão – também tem hoje resultados positivos, inclusive já estão sendo feitas pequenas mudanças no aparelho da ventilação artificial.

5) Os exames estão quase todos dentro da normalidade. Os que apresentaram prova de função inflamatória também tem apresentado diminuição da infecção. Mesmo assim, o médico deixou claro que Renato continua em estado crítico, grave, e que a condição de saúde de hoje pode mudar bruscamente, em questão de horas.

6) Questionado sobre a Aibda não há prazo para a extubação (retirada do tubo de ventilação), mas que a avaliação é feita dia a dia de acordo com a evolução clínica e que nisso, Renato está indo muito bem.

Governo Federal finaliza obra de trecho crítico da BR 405 no Rio Grande do Norte

AO CUSTO DE R$ 7 MILHÕES, A OBRA REALIZADA PELO DNIT ATENDEU O TRECHO ENTRE OS QUILÔMETROS 20,30 E 142,02, DA RODOVIA FEDERAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo Federal concluiu a recuperação de mais de 13 quilômetros considerados críticos na BR-405/RN, conhecida como Rodovia do Sal, no Rio Grande do Norte. Essa é uma das rodovias mais importantes do Estado, estrada por onde é transportada grande parte do sal produzido nos municípios de Mossoró, Areia Branca e Macau.

“Quero parabenizar e agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que têm priorizado o andamento de obras importantes para o meu Rio Grande do Norte. Essa via que acaba de ser recuperada é de fundamental importância econômica para o Estado e para toda a Região Nordeste”, destaca o ministro das comunicações, Fábio Faria.

Ao custo de R$ 7 milhões, a obra realizada pelo DNIT atendeu o trecho entre os quilômetros 20,30 e 142,02, da rodovia federal. Dentre os serviços de conservação, foram realizadas obras de reciclagem de base com adição de brita, revestimento asfáltico e sinalização horizontal, tapa-buracos, limpeza de drenagem e da vegetação em todo o segmento.

Como todos os 195 quilômetros de extensão da BR-405/RN estão cobertos com um contrato de manutenção, os serviços seguem em outros trechos para garantir maior trafegabilidade e dar maior segurança aos usuários da rodovia.

Semtas cria setor para solucionar pendências do Cadastro Único

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) criou o setor de Pendências e Ocorrências do Cadastro Único, responsável por verificar todos os cadastros realizados no município de Natal, nas unidades específicas deste serviço e nos CRAS. O objetivo é identificar e tratar os registros existentes nesse campo, reduzindo o número de divergências cadastrais, que têm impacto na concessão dos benefícios para as famílias e na qualidade da base de dados do Cadastro Único.

“Devido à grande demanda de solicitações da população para ser inserida no cadastro único neste momento de pandemia, percebemos que muitos usuários acabam ficando com cadastros pendentes, cadastros em ocorrência e famílias na situação em que o sistema não gera o número do NIS (Número de Identificação Social). Criamos o setor com a necessidade de atender melhor às famílias para o recebimento dos benefícios e ter o sistema atualizado e de forma correta. Analisaremos toda a lista do cadastro do município de Natal sem precisar ter contato direto com a família durante esse período em que estamos vivendo”, informa o secretário Adjuto Dias, titular da Semtas.

A equipe responsável pelo setor é a mesma da unidade móvel do Cadúnico que, após a pandemia, trabalhará em um sistema de três dias externos e dois internos. O setor também subsidiará as capacitações continuadas dos entrevistadores do Cadastro Único para detectar os principais erros dentro do sistema, como duplicidade de RG, CPF ou alguns blocos que não foram preenchidos corretamente, através de reuniões mensais, em que serão dadas instruções, verificações dos erros e contato com as famílias inseridas nos programas.

“Neste primeiro momento, estamos priorizando a verificação dos cadastros que estão com o status ‘em cadastramento’, onde não ocorreu a geração do Número de Identificação Social, para que seja possível a resolução antes que o cadastro seja excluído pelo sistema, uma vez que essa ação ocorre em exatos 30 dias”, esclarece a chefe do Setor do Cadastro Único, Andreia Melo.