SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 2, 2021

UFRN anuncia concurso com 22 vagas para cargos técnicos-administrativos

PROVAS ESTÃO PREVISTAS PARA O DIA 4 DE JULHO; INSCRIÇÕES SERÃO ABERTAS NO DIA 3 DE MAIO. FOTO: ANASTÁCIA VAZ

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital para realização de concurso público voltado ao provimento de cargos técnico-administrativos em educação. São 22 vagas para cargos de níveis superior e médio nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz (veja o edital).

De acordo com a UFRN, os programas serão divulgados no próximo dia 10 e as inscrições poderão ser feitas entre os dias de 3 de maio e 7 de junho, no site da Comperve. A taxa de inscrição custa R$ 80.

As provas serão aplicadas no dia 4 de julho, nos municípios de Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

A seleção terá provas de conhecimentos básicos e específicos (Língua Portuguesa, Legislação e Conhecimentos Específicos de cada área), mediante aplicação de provas objetivas e discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório.

Os cargos de nível superior são: Odontólogo, Enfermeiro, Médico/Área Psiquiatria, Médico/Área Ortopedia, Médico/Área Pediatria, Médico/Área Anestesiologia, Médico/Área Cirurgia Geral, Contador e Pedagogo. Para o nível médio, as vagas são para: Técnico em Contabilidade, Técnico de Laboratório/Área Biotério, Técnico em Laboratório/Área Química, Técnico em Tecnologia da Informação e Assistente em Administração.

Além das vagas existentes para provimento imediato, o concurso terá a formação de cadastro de reserva.

A UFRN lembra que as nomeações para os cargos de Médico/Área Psiquiatria (códigos 103 e 104), Técnico em Tecnologia da Informação (códigos 204 e 205), Técnico de Laboratório/Área Química (código 203) e Assistente em Administração (códigos 206, 207 e 208) vão acontecer após a convocação e esgotamento da lista de aprovados nos concursos anteriores ainda vigentes da universidade.

G1RN

Escolas privadas de Natal vão à Justiça para manter aulas em formato híbrido

O OBJETIVO É CONSEGUIR UM MANDADO DE SEGURANÇA PARA EVITAR QUE AS INSTITUIÇÕES NÃO SOFRAM SANÇÕES POR PARTE DO PODER PÚBLICO. FOTO: CESAR MANSO

O decreto estadual que determinou a suspensão das aulas presenciais nas escolas para os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio será questionado judicialmente por instituições de ensino. Foi o que afirmou, na manhã desta terça-feira (2), representante de uma das maiores escolas da cidade. O objetivo é conseguir um mandado de segurança para evitar que as instituições não sofram sanções por parte do Poder Público.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, a diretora do CEI Romualdo Galvão, Ana Flávia Azevedo, explicou que o conteúdo do decreto estadual vai de encontro ao que está determinado no decreto de Natal, que mantém a possibilidade de funcionamento das instituições de ensino em caráter presencial, e que haverá o questionamento de algumas escolas no âmbito judicial. Segundo ela, é preciso que se dê aos pais a possibilidade de escolha.

“Economicamente falando, seria muito mais vantajoso para as escolas a manutenção das aulas somente de maneira remota. As aulas presenciais não trazem benefício econômico algum para a escola, mas é papel da instituição e entendemos que estamos contribuindo para saúde e educação”, explicou Ana Flávia Azevedo.

Segundo a educadora, parte das escolas entende que o decreto da Prefeitura do Natal tem mais coerência sobre a realidade da educação. Para ela, a escola cumpre um papel importante na educação também sobre a pandemia. Além de ser um ambiente controlado. O temor é que, caso haja a regressão e suspensão de aulas presenciais, os estudantes descumpram as medidas sanitárias.

“”Pai e mãe não estão em casa na hora das aulas. Não vão ficar em casa. Infelizmente, os alunos deixam a bolinha ligada (aula online) e vão estar reunidos em condomínio, nas ruas e se aglomerar. Eles estão necessitando de relação. O espaço da escola é o segundo espaço mais seguro, porque é o mais controlado. Há um adulto para cada 17 alunos, no máximo, com todo o controle. Um espaço onde ensina, inclusive, a se proteger”, disse.

Ainda de acordo com Ana Flávia Azevedo, os pais dos estudantes que não se sentirem à vontade para mandar seus alunos para as escolas, poderão seguir com o modelo remoto, que será disponibilizado. Além disso, o rodízio entre os estudantes presentes nas salas de aula vai continuar, com número ainda menor de alunos por sala durante essa fase mais crítica da pandemia. Por isso, haverá uma ação na Justiça para que se garantam as aulas no sistema híbrido.

“Nosso jurídico está preparando um pedido para mandado de segurança para manter aulas dos adolescentes. Vamos recorrer. Não recebemos ainda a notificação. Temos ciência do conteúdo e deveremos receber isso hoje”, disse.

Com informações da Tribuna do Norte

Deputado Subtenente Eliabe anuncia que testou positivo para Covid-19

ANÚNCIO DO PARLAMENTAR FOI FEITO NAS REDES SOCIAIS. FOTO: JOÃO GILBERTO

O deputado estadual Subtenente Eliabe comunicou, através de suas redes sociais, que foi mais um da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte a testar positivo para a Covid-19.

Eliabe está em isolamento desde que apresentou os primeiros sintomas da doença, na última sexta-feira (26).

“Estou com sintomas moderados e tomando todos os cuidados necessários. Continuo isolado e me cuidando, com fé de que irei melhorar”, disse Eliabe.

Portal Grande Ponto

ABC é o melhor do RN no ranking da CBF; América supera o Globo

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou o Ranking Nacional dos Clubes (RNC) de 2021. O ABC aparece na 52ª posição, com 2.180 pontos, e é o melhor potiguar na lista. No ano passado, o Alvinegro era o 45º, o que representa uma queda de sete posições.

O América voltou a ser o segundo colocado do RN na classificação. Em 59º, com 1.470 pontos, o Alvirrubro ultrapassou o Globo, que é o terceiro potiguar no ranking. A Águia de Ceará-Mirim agora é o 62º no ranking geral, com 1.409. Curiosamente, as equipes apenas inverteram suas posições em relação à tabela de 2020.

O Flamengo é o novo líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF. Na atualização anual feita pela entidade, o Rubro-negro aparece na primeira posição, com 16.678 pontos, tomando o lugar que era do Palmeiras no ano passado. O Alviverde vem na sequência, em segundo lugar, com 16.110 pontos.

O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Campeão do Brasileirão Assaí pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo tomou a frente do ranking contra o Palmeiras, que, mesmo em caso de título da Copa do Brasil, não somará os pontos para ultrapassar o Rubro-negro.

No ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições dos clubes e de suas respectivas federações não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos. A divulgação do ranking era fundamental para os critérios de classificação e realização do sorteio da Copa do Brasil 2021, nesta terça-feira (2).

Entre os times que mais subiram, está o Internacional, que fez uma grande campanha no Brasileirão Assaí em 2020. Vice-campeão brasileiro, o Colorado saltou da nona para a quarta posição, que ocupa com 13.310 pontos. Antigo quarto colocado, o Cruzeiro despencou para a 10ª posição após passar o ano disputando a Série B do Campeonato Brasileiro e não conquistar o acesso. Outro time que cresceu significativamente foi o Ceará, campeão da Copa do Nordeste. O Vozão estava em 19º em 2020 e passou para a 14ª colocação.

Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF também divulgou nesta segunda-feira (1º) o Ranking de Federações, que classifica as federações estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança do Ranking de Federações, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol. A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) ficou na 15ª colocação.

Covid-19: Lista de espera por UTI tem mais pessoas que leitos disponíveis no RN

POR VOLTA DO MEIO-DIA DESTA TERÇA-FEIRA (2), ESTADO TINHA 45 PACIENTES AGUARDANDO UTIS, MAS APENAS 17 LEITOS DISPONÍVEIS. FOTO: ARIEL DANTAS

A lista de espera por uma UTI para pacientes com Covid-19 está maior que o número de leitos disponíveis em todo o sistema público de saúde do Rio Grande do Norte. Por volta do meio-dia desta terça-feira (2), havia 45 pacientes à espera de um leito, mas apenas 17 leitos críticos disponíveis. Ou seja, um déficit de 28 vagas.

Do total de pacientes na fila de espera, 43 estavam na região metropolitana de Natal, que só contava com 15 vagas no horário. Outros dois estavam na região Oeste, que também contava com duas vagas disponíveis.

Pelo menos 14 hospitais registravam 100% de ocupação dos seus leitos críticos e outros três estavam com ocupação acima dos 90%. Em todo o estado, a taxa de ocupação de leitos críticos era de 94,1%. A região Oeste, liderava com 97,6%, a região metropolitana tem 92,8% e o Seridó, 91,4%.

A pressão por leitos aumentou nas últimas semanas, mesmo com o aumento de leitos. No dia 1º de fevereiro, o estado tinha 246 leitos críticos na rede pública. No fim do mês, no último dia 28, eram 288, ou 42 leitos a mais. Ainda assim, a taxa de ocupação era maior.

A situação levou o governo do estado a determinar toque de recolher, suspensão de aulas em escolas privadas além de missas, cultos e outros eventos religiosos. Serviços da administração pública também tiveram atendimento presencial suspenso.

Somente entre os dias 12 e 28 de fevereiro, 39 pessoas morreram antes de conseguir um leito de UTI para Covid-19, segundo relatório do Laboratório de Inovação em Saúde (Lais) da UFRN.

A situação também é grave em outros estados. Em Santa Catarina, o governo anunciou nesta terça-feira (2) que vai transferir 12 pacientes para o Espírito Santo por falta de leitos.

G1RN

STTU avalia ampliar viagens de ônibus nos horários de pico a partir desta quinta-feira

PAULO CÉSAR MEDEIROS, ESCLARECEU AS AÇÕES QUE ESTÃO SENDO TOMADAS PELA SECRETARIA A FIM DE REDUZIR AS AGLOMERAÇÕES. FOTO: DIVULGAÇÃO

O crescimento de casos da covid-19 traz aos holofotes, mais uma vez, um dos principais problemas do enfrentamento à covid-19 em Natal: o transporte público. Diariamente, são inúmeras as reclamações sobre a circulação de ônibus lotados em todas as áreas da capital potiguar. Responsável pelo sistema, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) afirma que pretende ampliar o número de viagens nos horários de pico a partir da próxima quinta-feira (4).

Em entrevista ao Jornal da Tropical nesta terça-feira (2), o secretário da pasta, Paulo César Medeiros, esclareceu as ações que estão sendo tomadas pela secretaria a fim de reduzir as aglomerações no sistema de transporte público.

“Estamos fazendo um estudo que simula o aumento de viagens nos horários de pico. A gente apurou que o grande problema de aglomeração está concentrado na parte da tarde. Estamos trabalhando para aumentar o número de viagens nesse período. Se a gente conseguir terminar esse estudo hoje, vamos reunir os operadores para implementar isso amanhã ou até a quinta-feira”, explanou.

O secretario avaliou que o vai mudar as aglomerações é o aumento de viagens ao longo do dia, principalmente nos horários de maiores demandas. “O que efetivamente reduz a aglomeração é a quantidade de viagens. Se eu tenho uma frota e uma quantidade de viagens pequena, isso provocará aglomeração. Antes, no período pré-pandêmico, havia distribuição melhor dos passageiros. Na pandemia, houve concentração nos períodos de pico, principalmente a tarde, quando todos praticamente pegam ônibus na mesma hora”, explicou.

Paulo César Medeiros defendeu ainda que as aglomerações dentro dos ônibus não são as principais potencializadoras da alta dos casos da doença na cidade e no estado. Ele acrescentou que é preciso que a população também faça a sua parte no trabalho de contenção ao coronavírus.

“A gente precisa tomar todas as medidas mitigadoras que reduzam a aglomeração. Mas é preciso também uma colaboração da população. Primeiro que, de setembro para cá, nossa frota de viagens está praticamente inalterada. E a gente viu isso [crescimento de casos] no período pós-festas. Isso precisa ser levado em consideração para que de repente a gente não imagine que só transporte seja responsável por isso tudo. Certamente contribui, mas nao quer dizer que é o único culpado pelo o que vemos hoje”, pontuou.

“A gente tem que seguir todas as medidas, mas a população tem que ajudar. A gente tem depoimento de motoristas de muitas pessoas que entram nos ônibus e retiram as máscaras”, complementou.

Portal da Tropical

Prefeitura de São Gonçalo inicia atividades do programa Busca Ativa Escolar

UMA DAS ALTERNATIVAS PARA REDUZIR AS ESTATÍSTICAS DE EVASÃO ESCOLAR EM ÂMBITO MUNICIPAL ESTÁ NO USO DA FERRAMENTA BUSCA ATIVA ESCOLAR. FOTO: REPRODUÇÃO

A educação desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento humano, cognitivo e social dos indivíduos. Além disso, a escola funciona como um agente de interação social entre os estudantes e a comunidade. No entanto, muitos fatores podem contribuir para que esse direito seja negado ou restringido, não permitindo que os alunos deem continuidade aos estudos.

Gravidez na adolescência, trabalho infanto-juvenil e a falta de conexão entre o que o estudante deseja ser e o que está sendo ensinado, são fatores que podem determinar o futuro de muitas crianças e adolescentes. Em 2020, um novo desafio surgiu e vem se tornando determinante nesse processo de “abandono” escolar: a pandemia de Covid-19.

Nessa perspectiva, uma das alternativas para reduzir as estatísticas de evasão escolar em âmbito municipal está no uso da ferramenta Busca Ativa Escolar – programa do Governo Federal. A plataforma busca ajudar os municípios a mapear os estudantes que estão fora da escola ou que estejam em risco de evasão.

Em 2021, a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) fez nova adesão ao programa e as ações de estado para alertas iniciaram, desde a construção do Plano de Ação até o mapeamento das realidades de cada um dos quase 14 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A Busca ativa escolar é uma plataforma desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).

“O Busca Ativa vai cumprir seu papel que é o de garantir a permanência do estudante tendo acesso à educação de qualidade. Estamos realizando um trabalho que vai mapear, monitorar e assessorar as 53 escolas da rede. Um compromisso com nossos quase 14 mil alunos, sem deixar nenhum deles para trás”, afirma Othon Militão, secretário municipal de Educação.

Através do Busca Ativa, será possível reunir representantes de diversas áreas, tais como educação, saúde e assistência social, além da equipe do setor de planejamento. Em São Gonçalo, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar também estão nessa parceria. Esses órgãos, em conjunto, devem atuar na identificação das demandas individuais de cada aluno, buscando solucionar problemas, a fim de garantir a permanência do estudante na escola.

Admskelly Oliveira, que é a responsável por coordenar o programa no município, lembra que a parceria entre os órgãos é de suma importância para o sucesso do projeto. ”O Busca Ativa é um veículo de comunicação em nível nacional e que vem se desenhando nas escolas de forma efetiva. Essa união entre os vários setores vai contribuir para que as ações sejam mais consistentes e específicas a cada necessidade”, disse.

Styvenson vai destinar R$ 2 mi para construção de hangar para helicópteros no RN

SENADOR PARTICIPOU DE REUNIÃO COM MILITARES DA FAB E COM O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RN. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O senador Styvenson Valentim (Podemos) anunciou nesta terça-feira, em suas redes sociais, que pretende destinar R$ 2 milhões em emendas destinados à construção de hangar na Base Aérea de Natal, em Parnamirim, para abrigar helicópteros do Governo do RN.

Ele lembra que a falta do equipamento vem causando a deterioração das aeronaves militares. “Muitos me perguntam sobre o helicóptero da segurança pública do RN. Um em manutenção e um novo foi adquirido mas a falta de um Hangar faz essas aeronaves ficarem expostas ao intemperismo causando danos tornando inoperante e consequentemente gastos públicos para ajeitá-lo. Destinaremos uma emenda individual no valor de 2 milhões para construção dessa garagem de helicóptero. Além de uma ampla reforma da nova unidade da CIPAM que funcionará também uma escola para crianças na mesma unidade militar”.

“Tenho esse compromisso de informá-los sobre a destinação desse recurso público por emenda individual para não existir outra interpretação que não seja o apoio à segurança pública do RN. Não adianta ter um equipamento caríssimo como 2 helicóptero se não temos local adequado evitando desgaste pela exposição ao tempo. Vamos acompanhar a aplicação desse recurso mesmo sendo pra força Área Brasileira. Transparência antecipada no uso dos recursos públicos”.