SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 1, 2021

Campanha da Prefeitura incentiva doação de Imposto de Renda para Fundo da Infância e Adolescência

O LANÇAMENTO OFICIAL FOI FEITO PELO PREFEITO ÁLVARO DIAS, NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (26).  FOTO: SECOM

O cidadão que quiser contribuir para destinar recursos para o Fundo da Infância e Adolescência tem a oportunidade de fazer esse gesto solidário no ato da declaração do seu imposto de renda. Anualmente, no momento de envio da Declaração de Imposto de Renda, o contribuinte que fizer a declaração na Modalidade Completa tem a opção de destinar até 3% do valor a ser pago ao Governo para o Fundo da Infância e Adolescência. Para incentivar essa modalidade, a Prefeitura de Natal está promovendo a campanha “Restitua Amor”, em parceria com o Comdica Natal (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O lançamento oficial foi feito pelo prefeito Álvaro Dias, na última sexta-feira (26).

O valor é transferido direto da Receita Federal para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência – FIA. Os recursos do Fundo da Infância e Adolescência são aplicados em projetos e ações, garantindo a promoção de ações voltadas a essa camada da população e assegurando os direitos das crianças e adolescentes.

O responsável por administrar esses recursos é o Comdica Natal, órgão deliberativo e consultivo formado pelo poder público e sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). A campanha é uma forma de lembrar e motivar o contribuinte a realizar a destinação durante o período de envio da declaração de imposto de renda, iniciando em 1º de março até 30 de abril. Para conhecer o programa e tirar dúvidas de como destinar o IR ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, basta acessar as redes sociais do Comdica Natal ou visitar a sede na Rua Trairí, 784, Petrópolis. Tel.: (84) 3223-3333, das 8h às 14h.

A doação é feita no ato da declaração do IR direto no programa da Receita Federal, clicando na aba esquerda do aplicativo. O contribuinte vai destinar para o Fundo apenas parte do imposto (até 3%) do valor que deveria ressarcir ao Governo Federal para o Fundo. Para usar o incentivo fiscal, é preciso apresentar o modelo completo da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), cujo programa calcula automaticamente o limite da dedução. Assim que o contribuinte optar pela doação, será gerado um DARF para este pagamento. Com o documento, o doador terá a comprovação da destinação para o Fundo.

“Vejam a possibilidade enorme que nós temos de aumentar essa captação de recursos, porque todos os que têm que pagar imposto só precisam informar na sua declaração que querem destinar a ações sociais do Município de Natal 3% do valor que já têm que pagar à Receita Federal”, observa o prefeito de Natal Álvaro Dias. No ano passado, o Comdica arrecadou R$ 169 mil com as doações.

O secretário municipal de Assistência Social, Adjuto Dias, chama a atenção sobre a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas instituições amparadas pelo Comdica e ressalta a importância da união da sociedade. “Precisamos da ajuda de todos. É dever nosso proteger a infância e adolescência e as questões que acabam afetando este público. Arrecadar para o fundo é uma maneira de garantir que este público esteja protegido”, aponta o titular da Semtas.

Governadores publicam nota com resposta a Bolsonaro sobre repasses federais

PARA OS GOVERNADORES, AS INFORMAÇÕES PUBLICADAS PELA UNIÃO ESTÃO DISTORCIDAS E PODEM GERAR INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS. FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Em uma nota pública, 19 governadores responderam a uma postagem do presidente Jair Bolsonaro sobre os repasses financeiros do Governo Federal aos Estados. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, está entre os gestores estaduais que subscreveram o documento, publicado nesta segunda-feira (1º). A nota divulgada após o presidente vir a público, por meio dos canais oficiais, falar sobre os repasses financeiros feitos aos estados. Para os governadores, as informações publicadas pela União estão distorcidas e podem gerar interpretações equivocadas.

“Nos surpreendemos com a publicação de informações pelo Governo Federal de dados que são passíveis de questionamentos por não refletirem a realidade e, também, por serem veiculados por canais oficiais”, lamentou a governadora Fátima Bezerra. “Como chefes de Executivos, cobramos transparência do Governo Federal na divulgação de toda e qualquer informação que diga respeito a recursos públicos e que implicam diretamente na vida das pessoas”, complementou.

Bolsonaro, que tem dito que faz sua parte no combate à pandemia de Covid-19, publicou no domingo (28) em redes sociais uma lista com valores enviados pela União para cada estado em 2020. Os governadores disseram que os repasses são uma “obrigação constitucional” do governo federal e que a parcela efetivamente enviada para a área de saúde foi “absolutamente minoritária”.

Segundo a nota, a Constituição Brasileira estabelece receitas e obrigações para todos os Entes Federados, tal como é feito em qualquer federação organizada do mundo. O documento destaca que, no modelo federativo brasileiro, boa parte dos impostos federais (como o Imposto de Renda pago por cidadãos e empresas) pertence aos Estados e Municípios, da mesma forma que boa parte dos impostos estaduais (como o ICMS e o IPVA) pertence aos Municípios. “Em nenhum desses casos a distribuição tributária se deve a um favor dos ocupantes dos cargos de chefe do respectivo Poder Executivo, e sim a expresso mandamento constitucional”.

“Nesse sentido, a postagem hoje veiculada nas redes sociais da União e do Presidente da República contabiliza majoritariamente os valores pertencentes por obrigação constitucional aos Estados e Municípios, como os relativos ao FPE, FPM, FUNDEB, SUS, royalties, tratando-os como uma concessão política do atual Governo Federal. Situação absurda similar seria se cada governador publicasse valores de ICMS e IPVA pertencentes a cada cidade, tratando-os como uma aplicação de recursos nos Municípios a critério de decisão individual”, destaca a nota endossada pela governadora Fátima Bezerra.

O Fórum dos Governadores também cobra do Governo Federal e da União que os recursos para a saúde sejam devidamente assegurados aos Estados. Os gestores exigem também clareza na divulgação dos recursos para a saúde neste momento de crise sanitária no país.

Inicialmente, a carta tinha 16 assinaturas. O governador da Bahia, Rui Costa (PT); do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM); e do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM) assinaram depois.

Os 19 governadores que assinam a carta são:

  • Renan Filho (MDB), Alagoas
  • Waldez Góes (PDT), Amapá
  • Rui Costa (PT), Bahia
  • Camilo Santana (PT), Ceará
  • Renato Casagrande (PSB), Espírito Santo
  • Ronaldo Caiado (DEM), Goiás
  • Flávio Dino (PCdoB), Maranhão
  • Mauro Mendes (DEM), Mato Grosso
  • Helder Barbalho (MDB), Pará
  • João Azevedo (Cidadania), Paraíba
  • Ratinho Júnior (PSD), Paraná
  • Paulo Câmara (PSB), Pernambuco
  • Wellington Dias (PT), Piauí
  • Cláudio Castro (PSC), Rio de Janeiro
  • Fátima Bezerra (PT), Rio Grande do Norte
  • Eduardo Leite (PSDB), Rio Grande do Sul
  • João Doria (PSDB), São Paulo
  • Belivaldo Chagas (PSD), Sergipe
  • Mauro Carlesse (DEM), Tocantins

Natália Bonavides solicita inclusão das doulas no plano de operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no RN

FOTO: DEMIS ROUSSOS

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde de Natal e à Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN a inclusão das doulas no grupo prioritário de vacinação contra a COVID-19.

As doulas são profissionais da saúde que acompanham mulheres desde o período de gestação ao pós-parto, atuando em hospitais, maternidades e estabelecimentos similares.

“As doulas também são trabalhadoras da saúde. Elas atuam em maternidades e hospitais, e exercem um papel muito importante na atenção humanizada à gestação, parto e pós-parto. O direito de estar no grupo prioritário de vacinação, portanto, deve ser reconhecido”, destacou Natália.

Nos ofícios, a parlamentar também solicita flexibilização dos requisitos para comprovar o exercício da atividade, já que a doula não possui vínculo com o estabelecimento, mas com a família que contrata o serviço.

Em 16 dias, 39 pessoas morrem à espera de UTI para Covid-19 no RN

SEGUNDO RELATÓRIO DE PESQUISADORES DA UFRN, DEMANDA POR LEITOS AUMENTOU CERCA DE 48% NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL, EM DUAS SEMANAS. FOTO: ARIEL DANTAS

Em 16 dias, 39 pacientes morreram antes mesmo de conseguirem acesso a um leito destinado ao tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Desse total, 23 (58%) foram somente na região metropolitana de Natal.

Os números refletem casos em que o pedido de regulação para um leito foi suspenso pelo falecimento do paciente. Além dos óbitos, o estado teve 43 pedidos de regulação para leitos suspensos por falta de transporte. A região metropolitana foi responsável por 28 cancelamentos desse tipo.

Os dados compilados entre os dias 12 e 28 de fevereiro constam do documento “Rio Grande do Norte: ‘uma nova onda'”, construído por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológico em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que analisam a situação recente no estado.

A partir do período de carnaval, foi observado aumento de cerca de 48% nas solicitações por internações em leitos covid-19, em um intervalo de duas semanas, somente na região metropolitana de Natal.

O aumento da demanda por leitos levou o estado a determinar toque de recolher das 22h às 5h, além de suspensão de aulas presenciais, cultos, missas entre outras atividades. A capital determinou fechamento da orla marítima nos finais de semana e feriados.

No início da tarde desta segunda-feira (1º), o estado estava com 92,7% de ocupação dos leitos críticos para Covid-19, de acordo com o Sistema Regula RN, criado pelo Lais e usado pelo governo do estado para administrar a regulação de leitos para Covid-19 no Rio Grande do Norte.

Pelo menos 12 hospitais com leitos da rede pública estavam com todas as UTIs ocupadas e outros cinco tinham taxa acima de 90%. A rede privada também opera com praticamente o total de leitos na região metropolitana.

Relatório

O relatório também traz informações quanto à taxa de transmissibilidade dos municípios, e considera as consequências das aglomerações no período de campanha eleitoral, Ano Novo e carnaval. Para realizar todas as análises, o laboratório monitorou mais de 140 indicadores sobre o novo coronavírus no estado – todos eles utilizando métodos computacionais.

“A situação no estado do Rio Grande do Norte é considerada grave. Diante dos estudos apresentados, é possível afirmar que, atualmente, a Região Metropolitana é a principal responsável pelos aumentos das internações por Covid-19 em todo o RN. Todavia, as demais regiões também não estão em uma situação confortável, logo, todas as autoridades públicas do estado devem estar atentas aos indicadores assistenciais (leitos covid-19) e aos dados epidemiológicos diariamente publicados pela SESAP/RN”, apontam os pesquisadores.

Na análise, os pesquisadores consideraram que, passada a fase crítica inicial, entre maio e julho de 2020, houve redução de aproximadamente 73,8% do número de novos casos e óbitos em relação ao período anterior.

Durante o período, praticamente todas as atividades econômicas foram autorizadas a retornar de forma plena, desde que cumprissem as medidas sanitárias estabelecidas – como redução do número de ocupantes simultaneamente no interior do estabelecimento, uso de máscaras e álcool 70% em gel.

G1RN

SÃO GONÇALO: Estudantes da rede municipal são aprovados no IFRN

UMA DAS ESTUDANTES FOI APROVADA EM 1º LUGAR NO CURSO DE INFORMÁTICA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Na última quinta-feira (25), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o resultado do exame de seleção de 2021. Entre os aprovados para os cursos integrados estão 23 estudantes das escolas públicas do município.

Ao todo, dez escolas municipais possuem alunos aprovados nos cursos de Logística, Informática, Edificações, Administração, Multimídia e Equipamentos Biomédicos, nos Campus do IFRN em São Gonçalo, João Câmara, Cidade Alta e Ceará-Mirirm.

Confira o número de aprovados por escola:

Escola Alfredo Mesquita:

• 1 aprovado no curso de logística

Escola Maria da Cruz:

• 2 aprovados no curso de informática

Escola Jéssica Débora:

• 4 aprovados no curso de logística

Escola Joaquim Victor de Holanda:

• 2 aprovados no curso de informática

Escola Maria de Lourdes de Souza:

• 2 aprovados nos cursos de logística e informática

Escola Varela Barca:

• 2 aprovados no curso de informática

Escola Jonas Escolástico de Noronha:

• 1 estudante aprovada em 1º lugar no curso de informática

Escola Luiz de França:

• 1 aprovado no curso de logística

Escola Maria de Lourdes Lima:

• 5 aprovados nos cursos de Administração, Multimídia, Edificações, Equipamentos Biomédicos e Logística

Escola Genésio Cabral:

• 1 aprovado no curso de informática

Escola Joaquim Inês do Nascimento:

• 2 aprovados no curso de logística

Guarda Municipal realiza ação educativa e distribui 3 mil máscaras de proteção no Alecrim

AS MÁSCARAS DE PROTEÇÃO FORAM DISTRIBUÍDAS GRATUITAMENTE, PRINCIPALMENTE PARA AQUELAS PESSOAS QUE AINDA ESTAVAM CIRCULANDO SEM O USO DA PROTEÇÃO. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) realizou na manhã desta segunda-feira (1º) uma ação de conscientização no intuito de combater as atitudes que agem contra as normas legais de prevenção ao contágio pela Covid-19. A ação operada pelo Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal do Natal (Gapa/GMN) distribuiu 3 mil máscaras de proteção facial na área do comércio popular do bairro Alecrim, zona Leste da capital.

Os guardas municipais do Gapa/GMN agiram conversando com as pessoas que circulavam pelo comércio, informando sobre medidas de higiene básicas para se proteger de contaminações, uso regular do álcool em gel a 70%, a necessidade de evitar aglomeração, manter o distanciamento social e uso regular de máscaras de proteção como medidas para conter o avanço das contaminações pelo coronavírus em Natal e no Rio Grande do Norte.

As máscaras de proteção foram distribuídas gratuitamente, principalmente para aquelas pessoas que ainda estavam circulando sem o uso da proteção. “Desde o início da pandemia que a Secretaria de Segurança de Natal vem atuando nas duas frentes de combate ao coronavírus, a da fiscalização e combate aos desrespeitos aos decretos municipais, e a da prevenção, distribuindo máscaras, conversando e informando a sociedade como atuar para se proteger e zelar pela sua segurança”, informou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

A medida é mais um reforço empreendido pela Guarda Municipal do Natal buscando ampliar as ações de fortalecimento das normas e protocolos sanitários determinadas nos decretos da Prefeitura da capital. “Estamos nos empenhando para esclarecer a população que a proteção de cada um é a proteção de todos”, ressaltou o coordenador do Gapa/GMN, CGA Elson.

As denúncias de desrespeito aos decretos de combate à Covid-19 podem ser feitas pelo telefone do canal 24h do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) no 190 ou no 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil).

Governo do RN prevê abertura de quase 100 novos leitos Covid-19

ESTÃO COM AMPLIAÇÃO EM CURSO OS LEITOS EM MOSSORÓ (10), MACAÍBA (4), HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR (10) E GISELDA TRIGUEIRO (11). FOTO: DIVULGAÇÃO

Em razão do colapso na saúde no município de Natal e na Região Metropolitana, o Governo do RN está agindo rapidamente para tentar conter o avanço da pandemia no Estado. Até a próxima semana serão abetos mais 97 leitos de UTI Covid em Natal e mais quatro municípios.

Na capital do estado serão abertos: treze (13) leitos críticos de UTI no Hospital Giselda Trigueiro, vinte e seis (26) no Hospital João Machado, nove (9) leitos no Hospital Universitário Onofre Lopes, dez (10) leitos no Hospital da Polícia, além do auxílio com kits completos de UTI com monitores, ventiladores e bombas de infusão para funcionamento de dez (10) leitos críticos no Hospital de Campanha de Natal.

A expansão contempla ainda os municípios de João Câmara com dois leitos, quatro leitos em Macaíba, dez leitos no Hospital Belarmino Monte, em São Gonçalo do Amarante (via Termo de Ajustamento de Conduta – TAC). Totalizando 84 leitos críticos na Região Metropolitana, além de treze leitos na Região Oeste, com 10 leitos no Hospital São Luís, de Mossoró, e três leitos em Pau dos Ferros.

O Rio Grande do Norte possui hoje 566 leitos clínicos e críticos Covid-19, disponíveis no Regula RN – sistema pioneiro no país de transparência e acesso público. A estes estão sendo somados os outros 97 leitos viabilizados pelo Governo do Estado. Deste total de 97 novos leitos, 37 deles já estão em funcionamento: Hospital de Campanha de Natal (10), Hospital Onofre Lopes (9), Giselda Trigueiro (2), Hospital João Machado (2), São Gonçalo do Amarante (10), Pau dos Ferros (3) e João Câmara (1).

Estão com ampliação em curso os leitos em Mossoró (10), Macaíba (4), Hospital da Polícia Militar (10) e Giselda Trigueiro (11).

Não houve fechamento de leitos até o momento, mas sim uma reversão para atendimento de outras patologias que não são Covid, quando a pandemia vinha decaindo no estado.

Diante do aumento da taxa de ocupação dos leitos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está na fase de mutirão dos trabalhadores da saúde para a abertura dos novos leitos até a próxima semana.

Ministro garante apoio à governadora para a expansão de UTIs Covid no RN

A governadora Fátima Bezerra se reuniu na noite da quinta-feira (25) com o ministro Eduardo Pazuello e solicitou o apoio do Ministério da Saúde para a aquisição de equipamentos de UTIs/Covid e também para o custeio de leitos críticos em funcionamento e os que serão habilitados nos próximos dias.

Ela obteve a garantia, pelo ministro, do envio de ventiladores mecânicos e monitores, ambos já disponíveis no Ministério da Saúde. Pazuello assegurou ainda, quanto às bombas de infusão solicitadas pela governadora, que envidará esforços para aquisição e envio ao Rio Grande do Norte.

Controlador desmente Bolsonaro e diz que Governo do RN não recebeu R$ 18 bi em 2020

CONTROLADOR-GERAL PEDRO LOPES ESCLARECEU VALORES. FOTO: REPRODUÇÃO/96 FM

O Controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes, esclareceu nessa segunda (1) que a informação do Governo do RN ter recebido em 2020 R$ 18 bilhões do Governo Federal não é verdadeira. O valor real, conforme consta no site do Tesouro Nacional, foi de R$ R$ 5.040.931.457,53.

Deste valor, R$ R$3.101.202.906,76 são decorrentes de tributos pagos pela população ao estado brasileiro, especificamente o imposto de renda e o imposto sobre produtos industrializados, sendo arrecadados pela União e em seguida redistribuídos aos estados e municípios, porque a estes pertence, conforme preceitua a Constituição Federal. Salienta-se, regra centenária de financiamento da República Federativa do Brasil, respeitada por todos os presidentes, inclusive os militares, na época da ditadura militar, como também na atual redemocratização: Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula, Dilma Roussef e Michel Temer.

O Governo do RN ainda recebeu R$ 870.474.483,96 a título de FUNDEB, que é um fundo constitucional de financiamento da educação, que inclusive tem como maior fonte a arrecadação de ICMS, imposto de competência arrecadatória dos Estados.

Relativo exclusivamente a transferência vinculada à ações de enfrentamento ao coronavírus, o Governo do RN recebeu R$ 358,494 milhões. Para compensar as perdas de arrecadação própria decorrente da pandemia, o Governo do RN recebeu R$ 811,654 milhões. Destarte, saliento que a metade desses recursos enviados aconteceram por uma ação do Congresso Nacional, que derrotou o presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes, duplicando as verbas previstas originalmente, e não tenho dúvidas em afirmar que ao final contribuíram para a mínima estabilidade da economia nacional.