SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 26, 2021

Governadora Fátima determina toque de recolher no RN entre 22h e 5h

MEDIDA ENTRARÁ EM VIGOR NESTE SÁBADO E SE ESTENDERÁ NOS PRÓXIMOS 14 DIAS. FOTO: ASSECOM

O Rio Grande do Norte, a partir deste sábado (27), passa a ter toque de recolher das 22h às 5h do dia seguinte. Esse é um dos principais itens do Decreto Nº 30.383 que será publicado neste sábado no Diário Oficial do Estado. No mais recente documento, ainda há a determinação para que haja a suspensão, a partir o dia 1° de março, das aulas presenciais nas redes privada e pública de ensino, das atividades coletivas nos templos e Igrejas e do funcionamento de parques ou qualquer outro tipo de evento e festas de qualquer natureza.

Para a governadora Fátima Bezerra essas medidas são urgentes e necessárias porque o Estado – como em todo o Brasil – vive um verdadeiro “cenário de guerra” e, portanto, não deixa alternativas. Em entrevista, a governadora adiantou que essas medidas deverão vigorar por até duas semanas.

O Brasil teve 1.541 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas; a média móvel de morte está acima de mil pessoas; no Rio Grande do Norte, o boletim mais recente mostra que já são 165.050 casos confirmados, dos quais 3.562 pessoas não resistiram à transmissão do vírus e ainda existem 718 óbitos em investigação. Sem contar que os profissionais da saúde estão esgotados e sem trégua há praticamente um ano.

Para agravar o cenário, apesar de todos os esforços do Governo do Estado em seu Plano de Expansão de Leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, que já abriu mais de 700 leitos desde o início da pandemia. Só em dezembro foram abertos 104 leitos; nesta semana, mais 37 e estão previstos para os próximos dias, mais 39 leitos e, mesmo assim, a transmissibilidade continua alta e não permitindo que se fixe no percentual minimamente aceitável de até 80% dos leitos ocupados nos hospitais estaduais. A taxa de ocupação de leitos da Região Metropolitana está acima de 90% e no geral, em 85%.

“Nós estamos vivendo um colapso. Não adianta só abrirmos leitos. Nosso foco agora é de tomar essas medidas restritivas para garantir o distanciamento social, conter as aglomerações e com isso conter a transmissibilidade do vírus”, disse a governadora que, ao longo do dia (26) realizou diversas reuniões com chefes de poderes, representantes de Igrejas e instituições de ensino na esfera privada para alertar da gravidade da pandemia no Estado.

Segundo afirmou, as Força de Segurança irão fazer valer o cumprimento do decreto em todo o território potiguar. Mas também há uma responsabilidade compartilhada com as prefeituras. E Mais importante: essa guerra só será ganha com o apoio da população. “Nós contamos com o espírito de coletividade e de solidariedade. O povo do Rio Grande do Norte vai dar uma lição de solidariedade e amor. Vamos cuidar das pessoas que amamos. Estamos vendo todos os dias pessoas e entes queridos indo embora. Se ao menos o processo da vacina estivesse mais acelerado, imunizando as pessoas, certamente não estaríamos vivendo um dos momentos mais dramáticos dessa pandemia”, lamentou a chefe do Executivo estadual.

Responsabilidade dos Municípios

O Governo do Estado vem trabalhando no sentido de manter a corresponsabilidade com prefeitos e prefeitas no combate à transmissão do vírus. Portanto, existem recomendações também para os municípios como por exemplo: suspensão nos finais de semana e feriados, de acessos às praias, lagoas, cachoeiras, balneários, rios e similares, bem como piscinas, inclusive aquelas em locais de uso coletivo; reorganização das feiras livres e similares, de modo a assegurar o distanciamento social; restaurantes, lanchonetes, barracas de praia, praças de alimentação, praças de food truck, bares e similares devem fechar após as 22h até as 06 da manhã do dia seguinte; e recomenda, também, às Prefeituras que regulem e suspendam a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, dentre outros incisos.

Prefeito Álvaro Dias monitora instalação de leitos-críticos do Hospital de Campanha

A PREFEITURA DE NATAL ESTÁ DOBRANDO A CAPACIDADE DE LEITOS CRÍTICOS DA UNIDADE HOSPITALAR, PASSANDO A OPERAR AGORA COM 40 UNIDADES DE TRATAMENTO-INTENSIVO. FOTO: SECOM

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou nesta sexta-feira (26) o Hospital Municipal de Campanha da Via Costeira, para acompanhar a instalação dos equipamentos essenciais à expansão do número de leitos de Unidade de Tratamento-Intensivo (UTI) para pacientes da Covid-19. A Prefeitura de Natal está dobrando a capacidade de leitos críticos da unidade hospitalar, passando a operar agora com 40 Unidades de Tratamento-Intensivo.

“Estamos diante de uma nova onda e medidas como essas são necessárias para o enfrentamento da pandemia. Quis acompanhar de perto a estruturação dos novos leitos de tratamento-intensivo que vão aliviar a demanda reprimida da população. São equipamentos de mais complexidade para respiração assistida, monitores, oxímetros, eletrocardiógrafo que devem constar numa unidade crítica”, comentou Álvaro Dias.

Durante a visita, o chefe do Executivo conversou com pacientes e felicitou a paciente Marluce Ferreira da Silva, de 49 anos, que recebeu alta na tarde de sexta-feira. “Estou aliada”, disse ela. “É um momento de alegria e um descanso saber que venceu a Covid”, comentou o gestor.

Devido a situação da aumento de casos de internação na capital, a Prefeitura também teve de reestruturar sua rede hospitalar e destinou todos os 30 leitos de internação clínica do Hospital dos Pescadores aos pacientes acometidos da COVID-19. O Hospec passa a funcionar com porta regulada, a partir desta sexta-feira (26), isso significa que os pacientes atendidos serão encaminhados através da Upas de Natal. O perfil para internações clínicas é de pacientes com tratamento de casos leves da COVID-19.

A gestão municipal também estendeu o horário de atendimento de 10 unidades básicas de saúde nas quatro regiões administrativas da capital potiguar.  O foco é atender pessoas com sintomas leves da Covid-19, que apresentem tosse, coriza e dor de garganta. Para esses casos, não haverá necessidade de retirar ficha e uma equipe de profissionais da saúde estará trabalhando para atender a demanda.

Para monitorar o novo cenário, a prefeitura vai manter em funcionamento, neste fim de semana (27 e 28) o Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 Cemure. O atendimento será das 8h às 16h. Para ser atendida, a pessoa tem que apresentar comprovante de residência de Natal e documento de identificação com foto.

Confira os horários de funcionamento das UBS: Distrito Sanitário Norte I UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N – 7h às 19h; UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul – 7h às 19h; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi – 7h às 19h; UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação – 7h às 19h; Distrito Sanitário Leste; UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol – 8h às 20h; UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio – 7h às 19h; Distrito Sanitário Oeste; UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº – 8h às 20h; UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1 – 8h às 20h; Distrito Sanitário Sul; UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira – 8h às 20h;UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto – 7h às 19h.

Nos EUA: Homem confessa ter matado vizinha e comido o coração dela com batatas

LAWRENCE PODE SER CONDENADO À MORTE. A DEFESA ALEGA QUE O CLIENTE É BIPOLAR. FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem acusado de triplo homicídio confessou nesta semana ter matado uma vizinha e arrancado o coração dela para comer em casa, em Chickasha (Minnesota, EUA).

“Ele cozinhou o coração com batatas para alimentar sua família e libertar os demônios”, informou a polícia local, segundo o site “Oklahoman”. Andrea Lynn Blankenship tinha 41 anos.

Depois de matar a vizinha, de acordo com o relato da polícia, Lawrence Paul Anderson foi até a sua casa e assassinou a facadas um tio e uma menina de 4 anos. Uma dia foi esfaqueada, mas conseguiu sobreviver. Os crimes ocorreram em 9 de fevereiro.

O caso provocou indignação porque o criminoso reincidente foi libertado da prisão no início de janeiro. Ele foi condenado em 2017 a 20 anos de prisão por tráfico de crack, mas saiu depois que o governador Kevin Stitt comutou a pena. Lawrence estava morando na casa dos tios desde a soltura. Antes, ele já havia cumprido dois anos de detenção por ter agredido a namorada.

Em Nota, Sethas esclarece que titular da pasta, Iris Oliveira, é alvo de mensagens falsas

IMPOSTOR SOLICITA UM CAMINHÃO DA PREFEITURA PARA “BUSCAR NO GALPÃO DA SECRETARIA O MATERIAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

A secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Iris Oliveira, repudia que estejam usando seu nome com promessas de doações para municípios do Rio Grande do Norte.

Circula em mensagens de whatsapp que a secretária Iris Oliveira estaria recebendo doações de indústria de empresas do Estado para doações a famílias que perderam o auxílio emergencial.

Em mensagem encaminhada à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barra de Maxaranguape, por meio do número +55 84 8153-3166, um impostor solicita um caminhão da Prefeitura para “buscar no galpão da secretaria o material”.

A mensagem é falsa, o número de telefone utilizado não é da secretária, e a SETHAS sequer tem galpão.

A secretária Iris Oliveira alerta que sua vida pública e privada é pauta pela lisura e ética, e ao mesmo tempo adverte que toda e qualquer mensagem com conteúdo similar sejam denunciados, ao mesmo tempo em que agradece à Assessoria da Prefeitura de Barra de Maxaranguape por ter feito o alerta.

Patrulha Maria da Penha em Natal completa um ano com bons resultados à sociedade

O BALANÇO GERAL DAS AÇÕES DA PATRULHA NESSE PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO CONTOU COM 2.739 ATENDIMENTOS. FOTO: SECOM

Destinada a reforçar os mecanismos em defesa das mulheres vítimas da violência doméstica na capital potiguar, a Patrulha Maria da Penha celebra o primeiro aniversário com ótimos índices de trabalho alcançados desde a sua implementação pela Prefeitura de Natal. De acordo com as estatísticas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), coordenadora do programa, em 2020 nenhum feminicidio foi registrado entre as mulheres atendidas pelo programa. O balanço geral das ações da patrulha nesse primeiro ano de atuação contou com 2.739 atendimentos.

Dentre as ações realizadas no último ano, constam visitas domiciliares; patrulhamentos em rotas de monitoramento; patrulhamento/saída do trabalho; monitoramento/telefone; prisão em flagrantes; reconhecimento de área e articulação de Rede. Ao todo, 80 agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) foram capacitados para atuar no programa e se revezam para atender as mulheres amparadas pela iniciativa.

O procedimento da Patrulha ocorre logo após a Justiça notificar o programa para conceder proteção à mulher em risco. Nessa situação, é realizada a primeira comunicação com a vítima, seguida da marcação da visita inicial, em que ela escolhe o lugar, a partir da sugestão da Patrulha, seja em casa ou ainda num órgão do município, como escola ou unidade de saúde próximas a sua residência.

“Atingimos uma marca significativa e esse resultado é fruto de todo o trabalho, dedicação e empenho da nossa equipe. No momento em que as estatísticas em todo o país apontam, infelizmente, o aumento do número de casos de agressão, assédio e óbitos de mulheres, conseguimos terminar 2020 sem nenhum feminicídio dentre as mulheres atendidas pelo programa em Natal. Isso é relevante”, destaca o prefeito Álvaro Dias, que tirou o projeto do papel, implementando a iniciativa em janeiro do ano passado. “Foi para isso que institucionalizamos a Patrulha Maria da Penha: para defender, proteger e salvar a vida das mulheres de Natal que são vitimas de violência”.

A secretária Sheila Freitas, titular da Semdes, destaca ainda que o sucesso da Patrulha está relacionado ao trabalho de preparação realizado pelas equipes. A capacitação dos agentes foi baseada em três eixos: conhecimento jurídico, atuação da rede de atendimento e serviço operacional de proteção efetiva às vítimas de violência. Os guardas municipais passaram por uma capacitação de 40 horas que foi construída levando em consideração disciplinas e instruções que forneceram ao agente de segurança a capacidade de atender as vítimas, zelando pela sua segurança física e emocional, principalmente no ato do atendimento da ocorrência em que a mulher for alvo, como também no processo técnico efetivo de execução das medidas protetivas.

“O intenso treinamento que proporcionamos foi de fundamental importância para a conquista dos resultados positivos. Atendemos mulheres muito fragilizadas, com medo e sem esperança. Só quem enfrenta essa questão na linha de frente sabe o sofrimento das vítimas e graças ao esforço e preparo das nossas equipes a aceitação tem sido imensa. O prefeito Álvaro Dias já determinou e vamos trabalhar para ampliar as nossas ações para que os índices de violência contra a mulher diminuam cada vez mais em Natal”, enfatiza a secretária.

Em clima acirrado, eleição na Fecam-RN é adiada para o próximo dia 19

VEREADOR PAULINHO FREIRE NA DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO NORTE (FECAM/RN). FOTO: DIVULGAÇÃO

Diante do clima de guerra, a eleição da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) foi adiada para o próximo dia 19. Na manhã desta sexta-feira, os ânimos se acirraram na eleição da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte. Uma medida cautelar assinada pelo juiz Geraldo Motta derrubou o ato da Federação, que tentou impedir a candidatura do presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, na disputa com Lawrence Amorim (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal de Mossoró.

A atual diretoria da Fecam impugnou a candidatura de Paulinho Freire, alegando falta de documentos que não foram informados anteriormente.

Na ocasião, a vereadora Nina Souza, representante da Câmara de Natal mas presente na Federação como advogada, não baixou à cabeça ao que considerou intimidação do ex-vereador de São Paulo do Potengi, Diogo Alves, que sequer tem direito a voto no pleito mas fez barulho.

Ex-presidente da Fecam, Iron Júnior, que era vereador em Jardim do Seridó, mas ficou sem mandato depois de disputar sem sucesso a Prefeitura do município, também bateu boca com a vereadora.

A chapa encabeçada por Paulinho Freire reúne dirigentes de todas as regiões do Estado. A maioria é composta por Câmaras menores com até 10 mil habitantes. Articulações dos presidentes das Câmaras de Olho d’Água do Borges (Jéssica Queiroga), Janduís (Arthur Barbosa) e Juscelino (Messias Targino), além do presidente da União dos Vereadores e Vereadoras do Rio Grande do Norte (Uvern), Bruno Melo ganham muitas adesões no Alto, Médio e Oeste Potiguar.

No Seridó, um grupo que reúne a maioria dos votantes é articulado por Dr. Alyson Oliveira de Parelhas, Itan Lobo de Cruzeta e Ivanildo do Hospital de Caicó, além de Ronaltty Neri de Jardim do Seridó encabeçam as articulações com Diego Macedo, ex-presidente da Fecam/RN. No Agreste Potiguar, Mourinha (Tibau do Sul), Fagner de Irmã Maria (Monte Alegre), Toninho Madeiro (Baia Formosa, Maria Fernanda (Espírito Santo), Gelson (Nova Cruz), entre outros estão empenhados.

No Trairi e Vale do Açu, além do Potengi também os trabalhos estão em alta. Paulinho Freire também conta com a maioria nas regiões do Mato Grande, Litoral Norte, Salineira e Costa Branca. Na região Central, reforços e adesões foram recebidas nos últimos dias.

Paulinho Freire lidera até entre os ex-presidentes da entendida. O deputado estadual Albert Dickson, que foi presidente da Fecam/RN quando dirigiu a Câmara Municipal do Natal, defende a vitória de Paulinho Freire.

Com informações do Blog de Heitor Gregório, Blog de Thaísa Galvão e Agora RN

Hospital dos Pescadores de Natal agora é exclusivo para tratamento da COVID-19

O PERFIL PARA INTERNAÇÕES CLÍNICAS É DE PACIENTES COM TRATAMENTO DE CASOS LEVES DA COVID. FOTO: DIVULGAÇÃO

Devido a situação da pandemia de Sars-Cov2, o município de Natal teve que reestruturar sua rede hospitalar e destinou todos os 30 leitos de internação clínica do Hospital dos Pescadores direcionado exclusivamente para pacientes acometidos da COVID-19.

O Hospec passa a funcionar com porta regulada, a partir dessa sexta-feira (26), isso significa que os pacientes atendidos serão encaminhados através da Upas de Natal. O perfil para internações clínicas é de pacientes com tratamento de casos leves da COVID-19.

“Nosso trabalho avança a cada semana, abrimos 10 leitos de UTI no Hospital de Campanha, hoje contamos com 30 leitos de UTI na rede municipal, agora reestruturamos o Hospesc com mais 30 leitos clínicos. Estamos fazendo nossa parte, enquanto a vacinação ainda não está disponível para todos pedimos para população fazer a sua parte, evitando aglomerações, usando máscaras e mantendo a higienização das mãos” , disse George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

A SMS Natal faz o acompanhamento e monitoramento do número de pessoas que necessitam de internação na capital e constatou que nas últimas duas semanas houve um aumento no número de pacientes proveniente das UPAs que precisam de internação. A SMS Natal fez todo o planejamento e vai conseguir em tempo hábil reestruturar sua rede de hospitais e passar a oferecer um melhor tratamento aos munícipes de Natal.

RN confirma mais 1.535 casos de covid-19; total passa de 165 mil

O RN AINDA TEM 85.883 CASOS SUSPEITOS E 718 MORTES EM INVESTIGAÇÃO. FOTO: ILUSTRAÇÃO/REUTERS

O Rio Grande do Norte atingiu nesta sexta-feira (26) a marca de 165.050 casos de covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registradas mais 1.535 confirmações da doença. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), em boletim epidemiológico.

Segundo a secretaria, o total de óbitos chegou a 3.562, um aumento de nove mortes em relação ao dia anterior, sendo quatro nas últimas 24 horas, em Natal, Caicó, Mossoró e Senador Georgino Avelino.

De acordo com os dados da secretaria, o RN ainda tem 85.883 casos suspeitos e 718 mortes em investigação. Além disso, 361.297 casos e 730 falecimentos foram descartados para relação com a covid-19.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), o governo do estado definiu que os atendimentos presenciais na administração pública serão suspensos devido ao agravamento da pandemia no RN.