SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 25, 2021

SUJOU: prefeito de São Gonçalo revela que decisão de fechar hospital de Campanha foi do secretário Cipriano Maia e que sobra vagas no “Belarmina Monte”

DECLARAÇÕES DO PREFEITO PAULO EMÍDIO ABRE QUSTIONAMENTO SOBRE O MOTIVO DE O GOVRNO DO RN TRANSPORTAR PACIENTES COVID PARA CIDADES DISTANTES DE NATAL, SE TEM TEM VAGA SOBRANDO NO HOSPITAL DA VIZINHA SÃO GONÇALO DO AMARANTE

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, disse hoje em entrevista ao programa O Povo no Rádio da rádio 96 FM que o hospital Belarmina Monte tem hoje 10 leitos de UTI destinado à pacientes com Covid 19 e que no período em que teve mais pacientes internados lá estavam ocupados apenas 4 leitos. As declarações do prefeito colocam uma interrogação sobre o motivo do governo do Estado estar transferindo pacientes da região metropolitana para cidades como Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, muito mais distantes.

As declarações do prefeito foram no sentido de desmentir o secretário de saúde de Natal, George Antunes, que havia reclamado do fato de São Gonçalo ter desativado um hospital de campanha por falta de recursos o que estaria sobrecarregando o atendimento prestado no sistema de saúde de Natal.

Segundo o prefeito Paulo Emídio, no pico da pandemia no ano passado foram abertos 10 leitos de UTI no Hospital Belarmina Monte numa parceria da prefeitura com o governo do Estado e o governo federal. “Eu fui a imprensa e disse que tinha um prédio pronto para abrir um hospital de campanha de até 100 leitos, mas o município não tinha como abrir sozinho um hospital de campanha, até porque eu já estava com 10 leitos de UTI no nosso hospital”.

FECHADOR DE HOSPITAL: SECRETÁRIO CIPRIANO MAIA FICA DE “SAIA JUSTA” DIANTE DAS REVELAÇÕES FEITAS PELO PREFEITO DE SÃO GONÇALO

Ele conta que então foi aberto o hospital de campanha numa parceria entre a prefeitura e o governo do Estado e os 10 leitos de UTI da prefeitura tinha dias que chegou a ficar sem nenhum paciente internado. “No nosso hospital de campanha, o governo do Estado entrava com 2/3 dos gastos e a prefeitura com 1/3. Foram 90 dias, eu falei com o secretário Cipriano que o município estava disposto a renovar por mais 90 dias, foram para seis meses, e o nosso hospital de campanha nunca chegou a ocupar todos os leitos, com um detalhe, tinha dias e mais dias que não tinha um paciente de São Gonçalo”, assegura o prefeito.

Ele afirmou que consultou o Estado sobre a intenção de manter o hospital aberto, mas o secretário Cipriano Maia achou melhor fechar a unidade pela baixa procura. “O hospital de campanha que tinha 110 funcionários chegou a ter um ou dois pacientes por dia, graças a Deus, então entrei em contato com o secretário Cipriano e disse que estava disposto a continuar por mais 90 dias. Mas naquele momento, agora no mês passado, o secretário disse que o Estado estava passando por dificuldades, como estava baixa a quantidade de pacientes, achava melhor fechar o hospital de campanha para reduzir despesas, mas na mesma hora eu abri 10 leitos para o povo de São Gonçalo no hospital Belarmina Monte, como fiz da primeira vez. Acredito que se fosse hoje, o secretário Cipriano não tinha fechado o hospital de campanha, porque logo depois começou a essa grande onda, mas eu preparei 10 leitos e esses 10 leitos, graças a Deus, tem dia que tem 4 pessoas internadas, tem dia que tem 5, tem dia que tem 3. Então nós estamos com leitos sobrando no momento e os 10 leitos tem sido mais do que suficientes para São Gonçalo como foi no início também. O hospital de campanha eu abri mais para ajudar o Estado e as várias cidades da região. Então tecnicamente o secretário achou que não seria viável continuar aberto naquele momento. O que disse ao secretário que o prédio está pronto, bonito, novinho e na hora que o Estado quiser abrir está a disposição do Estado, porque nosso hospital Belarmina Monte está dando conta da demanda de São Gonçalo”.

Ele reafirmou que agora nessa nova onda da Covid, foi procurado pela governadora e se colocou a disposição para nova parceria que resultou nos 10 leitos que estão funcionando no hospital Belarmina Monte.”Começou esta semana e o dia que teve mais gente internado foi quatro pessoas de fora de São Gonçalo”.

Ele voltou a dizer que se a governadora Fátima Bezerra quiser abrir um hospital de campanha tem o prédio mais novo, mais moderno do Rio Grande do Norte, com o detalhe de ter um tanque de oxigênio grande e em nenhum momento faltou oxigênio quando o hospital de campanha funcionou.

Presidente da Femurn defende que governo federal continue liderando vacinação

OPINIÃO DO PRESIDENTE DA FEMURN SURGE POUCOS DIAS APÓS O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) AUTORIZAR ESTADOS E MUNICÍPIOS A COMPRAREM AS VACINAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn),  Babá Pereira, defende que as vacinas contra Covid-19 continuem sendo adquiridas e distribuídas de forma centralizada pelo governo federal. O gestor acredita que, caso estados e municípios passem a comprar o imunizante individualmente, causará uma disputa injusta entre grandes e pequenas cidades do país.

“Existem milhares de pequenos municípios no RN e em todo o país que não têm condições financeiras de comprar qualquer vacina, imagine de disputar este imunizante tão desejado por todos nós. Será uma corrida entre cidadãos brasileiros que só causará um problema ainda maior para todos”, disse Babá, que também é prefeito de São Tomé-RN.

A opinião do presidente da Femurn surge poucos dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar estados e municípios a comprarem as vacinas contra a Covid-19 mesmo sem aval da Anvisa. Os ministros da Corte, porém, acrescentaram que tal iniciativa só poderá ocorrer se o Plano Nacional de Imunização não incluir tais imunizantes na campanha nacional.

Segundo Babá, é importante que a compra e a distribuição das vacinas continue centralizada sob o comando do governo federal. “De forma que permita um equilíbrio no envio para todas as cidades do país de forma proporcional ou obedecendo a necessidade diante da pandemia em cada região”, enfatizou.

UPAs em Natal operam acima de 100% da capacidade e têm pacientes à espera de leitos de UTI


NO INÍCIO DA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (25), UNIDADES REGISTRAVAM 15 PACIENTES COM COVID-19 QUE PRECISAVAM DE UTI, MAS AINDA AGUARDAVAM VAGAS. FOTO: CARLOS DHANIEL

Todas as quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) de Natal operam acima da capacidade de atendimento no início da tarde desta quinta-feira (25), segundo confirmou a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, além de ter 100% de ocupação dos leitos, as unidades contavam com 15 pacientes confirmados por Covid-19 aguardavam uma regulação para leitos de UTI em hospitais.

Outros 10 pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus aguardavam resultados dos exames.

A capital do estado conta com quatro UPAs, localizadas em Cidade Satélite, Cidade da Esperança, Potengi e Pajuçara. A capital ainda atende pacientes com sintomas leves em 10 unidades básicas de saúde que tiveram o horário estendido e em três centros Covid-19.

O Hospital Municipal de Campanha opera com 100% dos leitos de UTI ocupados. São 30, na unidade. No início da tarde desta quinta (24), o sistema Regula RN registrava ocupação acima de 90% nos leitos de UTI da rede pública do estado.

Os hospitais privados da capital também enfrentam lotação dos leitos críticos. Durante a manhã, uma idosa de 93 anos com suspeita de Covid esperou mais de 6 horas dentro de uma ambulância por atendimento em uma unidade privada da capital.

G1RN

Fátima vai discutir abertura de novos leitos críticos para covid-19 com ministro da Saúde

A LÍDER DO EXECUTIVO ESTADUAL VAI DISCUTIR A ABERTURA DE NOVOS LEITOS CRÍTICOS PARA TRATAMENTO DA COVID-19 NO RN. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A governadora Fátima Bezerra anunciou nas suas redes sociais que terá uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ainda nesta quinta-feira (25). No encontro virtual, a líder do Executivo Estadual vai discutir a abertura de novos leitos críticos para tratamento da covid-19 no RN.

Além disso, a governadora deve tratar de outras medidas urgentes para controle da pandemia e ampliar o processo de vacinação contra a doença. “Falei há pouco com o ministro Pazuello e ficou acertada uma audiência ainda hoje”, comentou.

“Precisamos do apoio do ministério para que possamos expandir novos leitos de UTI covid-19 no Rio Grande do Norte. A situação da pandemia é muito delicada. A superlotação maior ainda aqui em Natal e Grande Natal e o tempo urge”, acrescentou.

Na tarde desta quinta-feira (25), mais de 90% dos leitos críticos para tratamento da doença estão ocupados no Rio Grande do Norte. Na Região Metropolitana de Natal esse número é ainda mais grave, com ocupação de mais de 94%. A situação é semelhante no Seridó. O Oeste Potiguar é a única região que ainda está abaixo de 90% de ocupação. Já em Natal, as quatro UPAs do município estão operando com mais de 100% da capacidade.

Portal da Tropical

Concurso público em São Gonçalo do Amarante permanece suspenso devido pandemia de Covid-19

CERTAME ENVOLVE MAIS DE 44 MIL INSCRITOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN suspendeu a realização das provas objetivas do concurso público para provimento de vagas, que aconteceria no dia 22 de março de 2020, com mais de 44 mil inscritos, em virtude das medidas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus.

Devido ainda durar o estado de pandemia, crise mundial de saúde, o município e o IBFC ainda não tem data para aplicação da prova objetiva, de forma que o certame permanece suspenso até a autorização e definição de protocolos sanitários apropriados pela comunidade científica.

Confira nota da Secretaria de Administração:

Em relação ao CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 01/2019, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos do Município de São Gonçalo do Amarante/RN – SEMARH, tem a informar que, em virtude das condições sanitárias decorrentes da pandemia do COVID-19, bem como em obediência às leis e decretos vigentes, restou suspensa a realização das provas que ocorreriam em 22/03/2020, conforme ampla divulgação aos candidatos e demais interessados.

O Município de São Gonçalo do Amarante está vigilante quanto ao estado pandêmico que, infelizmente, ainda nos aflige, de modo que tem seguido e criado protocolos de segurança à saúde e à vida dos cidadãos em geral. Assim, tem-se ocorrido o retorno gradativo das atividades, porém com estrita observância das regras impostas pela vigilância sanitária.

Quanto ao concurso público, o Município reconhece sua extrema relevância e a decisão de suspendê-lo, diante dos fatos já mencionados, mostra prudência e sensatez da Administração. São mais de 44.000 (quarenta e quatro mil) inscritos, de diversos Estados, que se submeterão ao exame de avaliação do certame. Isto eleva a responsabilidade do Município com a saúde e vida de cada um, não se mostrando, neste momento, razoável já designar uma nova data para a realização das provas, se ainda não há, por parte dos órgãos sanitários, segurança suficiente para permitir a sua efetivação.

É de interesse público que o concurso se realize e, assim, o Município de São Gonçalo do Amarante não hesitará em leva-lo a efeito, com a realização das provas em data oportuna, sempre prezando pela saúde e vida de todos.

Diante disso, pedimos a compreensão de todos os envolvidos na realização do citado concurso público, especialmente porque o ato que motivou a suspensão do concurso decorreu de evento imprevisível, afetando também a municipalidade, como é notório. Em momento oportuno deverá ser anunciada a realização das provas.  

MAIS UMA VEZ: Ladrões furtam cabos na Alameda Campos Sales, prejudicando a iluminação pública

FURTO PREJUDICOU A ILUMINAÇÃO DA METADE DA ALAMEDA NA CAMPOS SALES. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Depois do prejuízo com o furto de cabos de iluminação pública na Alameda da Avenida Maranguape, na zona Norte da capital, no período do Carnaval, a Prefeitura do Natal amarga novamente outro delito, desta vez, na Alameda da avenida Campos Sales, no Tirol.  

Segundo a Prefeitura do Natal, nessa quarta-feira, os criminosos levaram 300 metros de cabeamento e destruíram a tubulação por onde passa a fiação elétrica. Isso comprometeu a iluminação de mais de 40 luminárias, praticamente a metade da Alameda.

Segundo o prefeito Álvaro Dias, nas redes sociais, a equipe vai tomar todas as medidas necessárias para que a Alameda da Campos Sales volte a ficar acesa em sua totalidade.

“A Prefeitura do Natal está fazendo a parte dela, mas sem a ajuda do cidadão não é possível manter nossa cidade iluminada. Furto de cabeamento é crime! É dinheiro que sai do seu bolso que está sendo roubado por esses criminosos. Não deixe de denunciar!”, observou Álvaro.

Governo começa a tirar Correios e seu passivo de R$14 bilhões das costas do cidadão

NUM PRIMEIRO MOMENTO, GOVERNO PROPÕE O FIM DO MONOPÓLIO, NO QUAL A ESTATAL SE REFESTELOU ATRIBUINDO-SE PENDURICALHOS, REGALIAS E PRIVILÉGIOS. FOTO: EBC

A privatização da estatal Correios é tão necessária quanto urgente, e por essa razão o ministro Fábio Faria (Comunicações) deflagrou o processo nesta quarta-feira (24) levando o projeto de lei ao Congresso.

Em um primeiro momento, o governo propõe o fim do monopólio, no qual essa estatal se refestelou atribuindo-se penduricalhos, regalias e privilégios que custaram muito dinheiro e produziram um passivo de R$14 bilhões. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Após o fim do monopólio e com a abertura do mercado a empresas privadas, a privatização, por meio de leilão, será o passo seguinte.

Nem mesmo os atuais empregados dos Correios negam que o serviço está longe do seu auge e veem a privatização como “inevitável”.

O pagador de impostos paga 80% dos R$2 bilhões e 34 milhões anuais dos benefícios de assistência (planos) de saúde dos funcionários.

Diário do Poder

Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que prevê multa para quem furar fila de vacinação contra Covid-19 no RN

DOCUMENTO É DE AUTORIA DE HERMANO MORAIS (PSB) E MULTAS PODEM CHEGAR A R$ 20 MIL. FOTO: JOÃO GILBERTO

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (25) um projeto de lei que prevê multa quem furar fila durante a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado.

O projeto agora segue para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).

O projeto é de autoria do deputado estadual Hermano Morais (PSB) e prevê multas que variam de “10 mil a 20 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs)” para quem desrespeitar o cronograma do Plano Estadual de Operacionalização para a Vacinação contra a Covid-19.

Cada UFIR no estado vale R$ 1, segundo decreto nº 29.483, publicado pelo Governo do RN no dia 5 de março de 2020. A multa é válida também para quem tentar beneficiar outra pessoa. Para servidores públicos, o valor é dobrado.

“A Assembleia Legislativa faz a sua parte para conter essa conduta gravíssima, que coloca em risco a saúde das pessoas que têm vacinação prioritária por pertencer a grupos mais vulneráveis, sendo a multa um instrumento pertinente para tanto”, falou Hermano Morais após a aprovação.

A multa do projeto de lei não exclui outras sanções de natureza civil ou penal. Os recursos adquiridos com as multas serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES/RN).

“Esperamos que isso não aconteça. Mas havendo aplicação da multa, esses recursos serão também aplicados no combate à Covid-19, inclusive para aquisição de mais vacinas. Esperamos que chegue logo para todos”, disse o deputado.

Em relação aos servidores da Sesap, as multas são de um a cinco salários mínimos vigentes “para aquele que fraudar a ordem de preferência da vacinação contra a Covid-19, antecipando a imunização para si ou outrem, não integrando os grupos prioritários”. Par servidores da administração, a pena é dobrada.

G1RN