SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 22, 2021

Aumento de internações por Covid-19 leva Unimed Natal a promover abertura de mais leitos

ANÚNCIO DO AUMENTO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO COVID-19 FOI FEITO PELO DIRETOR DA UNIMED NATAL, DOUTOR FELIPE MARINHO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Diante do  aumento  de casos de Covid-19 no estado, que reflete na ocupação de leitos da rede  hospitalar e consequentemente no Hospital Unimed (HU) e nos outros 6 da rede credenciada, a Unimed Natal está se articulando para evitar  a superlotação e as interrupções no atendimento.   Hoje, segunda-feira (22), o diretor do HU, dr. Felipe Marinho, anunciou o aumento da capacidade de atendimento COVID-19 do Hospital Unimed que será incrementada em 25% a partir desta terça-feira(23) chegando a crescer  80% até o fim desta semana, caso a demanda continue crescente.  A medida só foi possível com a suspensão de procedimentos eletivos no hospital sendo mantidas a cirurgias de urgência, as obstétricas e oncológicas.

Desde o início do mês de fevereiro o número de casos de Covid vem aumentando e, em pouco mais de 15 dias, entre 05 e 22 de fevereiro, só na rede credenciada da Unimed Natal,  o número de internações  apresentou um aumento  de  82%, alcançando nesta segunda-feira(22) a marca de 104 internados com sintomas da doença.

Para auxiliar no diagnóstico, o Laboratório Unimed – Unidade Tirol tem realizado uma média de 130 testes diários para o diagnóstico do vírus. A realização de exames SWAB, em sistema drive thru, faz com que em 5 minutos, de forma rápida e segura, o paciente seja atendido e liberado. O laboratório está localizado na Rua Açu, 507, Tirol, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Não é necessária autorização prévia para realização dos testes RT-PCR para os clientes Unimed Natal.

Para evitar que os números aumentem ainda mais, é necessário seguir mantendo todos os protocolos de distanciamento social e  higienização das mãos além  do uso constante de máscara.

Impasse na negociação com a Pfizer trava entrada da vacina no Brasil

LABORATÓRIO E MINISTÉRIO DA SAÚDE NÃO ENTRAM EM CONSENSO SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DE POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS. FOTO: FABIO VIEIRA

No rol de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o imunizante desenvolvido pela Pfizer pode não chegar aos brasileiros. A proteção está sendo aplicada na população de 69 países.

Nesta segunda-feira (22/2), o laboratório afirmou a senadores que não aceita as exigências feitas pelo governo brasileiro para a venda da vacina ao país. O imbróglio envolve possíveis efeitos adversos após a imunização.

A Pfizer quer que o governo brasileiro se responsabilize por eventuais demandas judiciais ligadas à vacina, e que assegure o pagamento da compra por meio de um fundo garantidor.

Compareceram à reunião, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A farmacêutica norte-americana quer que qualquer litígio com o governo brasileiro seja resolvido em uma Câmara Arbitral de Nova York.

Há alguns meses, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou as condições impostas pela multinacional. “Vamos supor que está escrito o seguinte: ‘Nos desobrigamos de qualquer ressarcimento ou responsabilidade com possíveis efeitos colaterais imediatos e futuros’. E daí, vocês vão tomar essa vacina?”, questionou.

No começo do mês, a Pfizer pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o registro para o uso emergencial da vacina no Brasil. Até o momento, somente 25% da documentação a ser avaliada foi concluída.

Metrópoles

Obra do saneamento integrado da zona Norte de Natal atinge 80% e deve se estender por mais seis meses

AS MELHORIAS ALCANÇAM MAIS DE 300 RUAS E VÃO BENEFICIAR 19,6 MIL FAMÍLIAS NA REGIÃO. FOTO: DIVULGAÇÃO

As obras do saneamento integrado de bairros da zona Norte, que ao final contemplará mais de 300 ruas, atingiram na última semana 80% de conclusão.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), as empresas que estão tocando os lotes finais da obra ainda terão mais alguns meses de serviços. “Elas estão bem avançadas, mas ainda teremos, acredito, uns seis meses de trabalho”, ressaltou o secretário Carlson Gomes.

As empresas que estão na reta final de serviços, a Alcântara e a Certa Engenharia, estão com lotes que somam mais de 90 ruas. “A Certa tem no seu escopo 30 ruas, e a Alcântara tem sob a sua responsabilidade 66 vias”, explicou o secretário de Obras Públicas.

Etapas

As intervenções na capital potiguar estão divididas em duas etapas. A primeira consiste na implantação de sistema de abastecimento de água em três praças, duas quadras poliesportivas, duas escolas, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dois ecopontos. Já a segunda prevê ações como a construção de sistemas de drenagem e kits sanitários, obras de pavimentação asfáltica, instalação intradomiciliar à rede de coleta de esgoto e regularização fundiária.

Presidente da Câmara de Natal recebe presidente da União dos Vereadores do Brasil

GRUPO DISCUTIU SOBRE ATUAL MOMENTO DA POLÍTICA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (22), o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, recebeu a visita do presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, e de representantes de associações e uniões de vereadores municipais. Em pauta, o fortalecimento dos vereadores e câmaras e discussões sobre o momento atual da política com a eleição de novos vereadores.

“Foi uma reunião muito produtiva, na qual discutimos temas de grande relevância, como a importância da capacitação dos novos vereadores e dos reeleitos e principalmente a união de pensamentos para continuarmos o fortalecimento dos legislativos municipais”, disse Gilson Conzatti.

 “Os Legislativos municipais são a maior força política do Brasil e os vereadores são a base da democracia, os representantes mais próximos da população. Por isso, é sempre muito proveitoso estes momentos de alinhamento de ideias e metas”, destacou Paulinho Freire.

UVB

De forma federativa, a UVB congrega e representa todas as associações, federações, uniões de vereadores estaduais, associações regionais e microrregionais e câmaras de vereadores do território nacional. Sua missão prioritária é orientar e fortalecer os legislativos municipais para consolidar a eficiência na gestão pública com democracia e participação popular.

Sistema Fecomércio RN recebe missão técnica vinda do Sul do país para conhecer ações executadas pela entidade em prol do turismo local

APÓS O MOMENTO DE RECEPÇÃO, A COMITIVA REALIZOU UMA VISITA TÉCNICA NO HOTEL-ESCOLA SENAC BARREIRA ROXA. FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, uma comitiva de prefeitos e representantes do trade turístico da região Sul do país, que está em missão técnica no estado potiguar para conhecer as ações executadas dentro do Programa DEL Turismo.

No RN, o programa é desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), nos municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim.

“Estamos recebendo em nosso estado, uma comitiva de autoridades e especialistas em turismo que vieram conferir in loco o poder de transformação que o DEL tem levado aos municípios atendidos no RN. Este programa que é um verdadeiro conceito de inovação e otimização que o Sistema Fecomércio RN tem tido a honra de introduzir nas cidades potiguares e que é fruto de uma parceria que vimos lapidando há mais de uma década”, disse o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Metodologia inspirada no modelo alemão, com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico. Entre as diversas ações e resultados já contabilizados pelo DEL Turismo no RN, está a projeção internacional que o programa trouxe aos municípios participantes, reconhecendo-os entre os 100 destinos mais sustentáveis no mundo pela fundação holandesa Green Destinations. Além da certificação inédita na América Latina para Tibau do Sul, como o primeiro destino turístico brasileiro a receber a certificação Padrão de Destinos Verdes.

“O DEL Turismo tem contribuído com esses municípios, executando ações que envolvem governança e sustentabilidade. Um trabalho que conta com a valiosa participação de entes públicos e privados, por meio de Conselhos de Turismo e Câmaras Técnicas. Um esforço conjunto, que tem se tornado um enorme diferencial competitivo”, destacou Queiroz.

O diretor da Facisc, Rogério Maldaner, destacou sobre a parceria entre os munícipios. “Agradeço esse empenho e dedicação da Fecomércio em nos receber e organizar esse momento. Todo esse trabalho do DEL é feito por meio de uma estrutura que conta com várias entidades e essa é a riqueza do DEL: uma visão global, uma visão solidária e que compartilha boas práticas e que nos traz essa sensação de estarmos no caminho certo”, declarou o diretor.

Após o momento de recepção, a comitiva realizou uma visita técnica no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, complexo voltado para a formação de profissionais do segmento turístico. A missão cumpre agenda nos munícipios potiguares durante toda a semana.

Participam da comitiva o diretor do DEL-Fascisc, Rogério Maldaner; o Coordenador do DEL- Fascisc, Osmar Vicentim; a engenheira técnica da Prefeitura de Itá (SC), Marta Inês Bender; o diretor da ACIPEN SC, João Eduardo Sensei; a presidente da AEMB SC, Bianca Seibt; a técnica de Turismo de Bombinhas SC, Keli Regina; a coordenadora do Projeto Verena no Senai RN, Amora Cavalcanti; o prefeito de Piçarras SC, Tiago Maciel; o diretor Regional do Senac, Raniery Pimenta; a diretora Administrativo-Financeira do Senac, Rafaela Sampaio; o diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes; o consultor de longo prazo dos programas DEL Turismo e Verena, Andreas Dohle; e o coordenador Regional do DEL Turismo do Senac RN, Marcelo Milito.

Paraíba terá toque de recolher e fechará acesso a praias por 15 dias

MEDIDA FOI MOTIVADA PELO AUMENTO DE INTERNAÇÕES POR COVID-19 NO ESTADO. FOTO: SECOM

O governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), anunciou nesta segunda-feira (22) o toque de recolher em todo o estado entre as 22h e as 5h. Além da restrição, a capital também terá bloqueios de acesso às praias durante 15 dias, mesmo prazo previsto para o toque de recolher.

As medidas entram em vigor na terça-feira (23) e são motivdas pelo aumento no número de internações e ocupação das Unidades de Terapia Intensiva do estado, que já chega a 63%. As aulas presenciais da rede pública estadual, previstas para começar no dia 1 de março, também foram adiadas e não têm previsão de início.

Desde o início da pandemia a Paraíba já registrou 4.356 mortes pela Covid-19, além de 1.004 casos, segundo o boletim mais recente. Durante o fim de semana, viralizaram nas redes sociais vídeos de aglomerações em bares e casas de festas, o que motivou a publicação de um apelo do governador e de profissionais de saúde também nas redes, pedindo que a população contribuísse com o distanciamento social.

iG

Polícia Civil prende suspeito por latrocínio contra verdureiro em Cidade Verde

A VÍTIMA TERIA TENTADO REAGIR À AÇÃO DOS CRIMINOSOS, MAS FOI ATINGIDA. FOTO: REPRODUÇÃO

Policiais civis da Força Tarefa de Homicídios de Parnamirim (DHPP) prenderam, nesta segunda-feira (22), Leandro Richard Santana, 18 anos. Ele foi detido em cumprimento a um mandado de prisão temporária pela suspeita da prática de crime de latrocínio.

De acordo com investigações, ele é apontado como autor do disparo que vitimou o idoso Raimundo Rodrigues de Oliveira, 69 anos, em seu estabelecimento comercial. O crime aconteceu no dia 17 de janeiro, no bairro de Cidade Verde, quando Leandro Richard e outro homem anunciaram um assalto.

Na ocasião, a vítima teria tentado reagir à ação dos criminosos, mas foi atingida. De acordo com imagens de câmeras de segurança, os autores do latrocínio deixaram o local em um veículo modelo Saveiro, cor vermelha, placa MYE 1629, dirigido por um terceiro envolvido ainda não identificado.

Outras diligências continuarão sendo realizadas, a fim de identificar os demais envolvidos no latrocínio. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do disque denúncia 181, para auxiliar na identificação dos autores do crime e na localização do veículo usado por eles na ação.

Com alta nos casos de covid-19, Natal estende horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde

O PREFEITO ANUNCIOU A ABERTURA DE 20 NOVOS LEITOS CRÍTICOS PARA TRATAMENTO DA DOENÇA NO HOSPITAL DE CAMPANHA. FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito Álvaro Dias, anunciou nesta segunda-feira (22) a ampliação no funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde em Natal, nas quatro regiões administrativas. De acordo com a prefeitura da capital, o foco é atender pessoas com sintomas leves da covid-19, que apresentem tosse, coriza e dor de garganta.

Segundo informou, em coletiva, para esses casos, não haverá necessidade de retirar ficha e uma equipe de profissinais da saúde estará pronta para atender a demanda. Veja todas as unidades com horários específicos e endereços ao fim desta matéria.

Ainda nesta segunda-feira, o prefeito anunciou a abertura de 20 novos leitos críticos para tratamento da doença no Hospital de Campanha, na Via Costeira. O acréscimo dobra a capacidade da unidade hospitalar, que atualmente conta com 20 leitos de UTI.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, que também participou da entrevista coletiva, reforçou a necessidade da população em manter os protocolos sanitários, evitando aglomerações, usando máscara e saindo de casa somente em situações de extrema necessidade.

“Estamos em um momento que precisa de cuidado e colaboração. Não vamos retroceder e para isso é preciso que a sociedade contribua. A Prefeitura vem fazendo um trabalho hercúleo desde o início da pandemia e precisamos que todos façam a sua parte. Vamos agir de forma conjunta para que a gente saia de desse período crítico o mais breve possível”, pontuou.

Além disso, Antunes comentou que a sobrecarga da rede pública municipal de saúde é fruto também da “invasão” de pacientes de outros municípios. Ele informou que entre janeiro e fevereiro mais de 2.000 pacientes de fora de Natal foram atendidos apenas na Unidade de Pronto-Atendimento da Cidade da Esperança. Ao todo, segundo a SMS, mais de 4.000 pessoas oriundas do interior foram atendidas na rede pública de Natal.

Confira as unidades que tiveram horário ampliado

Distrito Sanitário Norte I

UBS Pajuçara: Rua Maracaí, S/N – 7h às 19h;

UBS Nova Natal: Rua do Pastoril, S/N, Conjunto Lagoa Azul – 7h às 19h;

Distrito Sanitário Norte II

UBS Panatis: Rua Milton Servita Brito, nº 994, Potengi – 7h às 19h;

UBS Vale Dourado: Rua irmã Vitória, 706, N. Srª. da Apresentação – 7h às 19h;

Distrito Sanitário Leste

UBS São João: Av. Romualdo Galvão, nº 891, Tirol – 8h às 20h;

UBS Brasília Teimosa: R. Miramar, nº 32, Praia do Meio – 7h às 19h;

Distrito Sanitário Oeste

UBS Felipe Camarão II: R. Santa Cristina, s/nº – 8h às 20h;

UBS Bom Pastor: R. Augusto Calheiros, nº 1 – 8h às 20h;

Distrito Sanitário Sul

UBS Nova Descoberta: Av. Xavier da Silveira – 8h às 20h;

UBS Rosângela Lima: Rua Santa Beatriz, 11, Planalto – 7h às 19h.