SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 18, 2021

Polícia Civil realiza operação e recupera aparelhos celulares em Natal

A POLÍCIA CIVIL PEDE QUE A POPULAÇÃO CONTINUE ENVIANDO INFORMAÇÕES DE FORMA ANÔNIMA, POR MEIO DO DISQUE DENÚNCIA 181. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Delegacia Especializada de Assistência ao Turista (DEATUR) divulgou, nesta quinta-feira (18), os resultados da Operação “Open Parking”, que teve como objetivo a recuperação de aparelhos celulares objeto de furtos. A ação aconteceu em conjunto com a Delegacia Especializada em Defesa ao Meio Ambiente (DEPREMA),

Durante as diligências, foram recuperados 12 aparelhos modelo S10 que haviam sido furtados do interior de um veículo em Ponta Negra. Os aparelhos pertenciam a uma empresa do Estado de São Paulo e eram interligados a um programa, avaliado em R$100 mil.

Os aparelhos foram recuperados em Natal, em municípios do interior e em Estados vizinhos como Paraíba, Pernambuco e Ceará, resultando na prisão de mais de 12 pessoas em flagrante e confecção de Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pelos crimes de receptação qualificada e culposa.

Ao final da operação, que durou cerca de seis meses, foram recuperados 33 aparelhos de celulares de diversas marcas e modelos. Os celulares foram devolvidos ao representante da empresa e aos demais proprietários dos aparelhos.

Praia da Pipa receberá 3º Encontro dos Profissionais do Turismo com o tema sobre turismo gastronômico

EM FORMATO COFFEE BREAK, O EVENTO É ABERTO A PROFISSIONAIS DO SETOR INTERESSADOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Hotel Sun Bay  na Pipa, receberá sexta-feira (26) , ás 19hs o 3º Encontro dos Profissionais do Turismo da Pipa,  O evento idealizado e promovido pela jornalista Cristina Lira  receberá como palestrantes, a presidente da Abrasel Pipa, Adrianne A Ciantelli e  o secretário de turismo de Tibau do Sul e Pipa, Lavoisier Macena.

Na pauta , o Turismo gastronômico. O evento terá apoio da Datashow Brasil  na transmissão e todo apoio técnico. Em formato coffee break, o evento é aberto a profissionais do setor interessados. No estilo cada um paga o seu.

ENCONTRO FAZ 10 ANOS

 Neste ano o Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira, celebra 10 anos. Encontro focado em networking, troca de idéias entre profissionais do setor  e sempre com um palestrante local, nacional ou internacional. Já aconteceu em 7 cidades do Brasil,  no Porto e em LIsboa, em Portugal e em Roma, na Itália. Em Natal, o encontro acontece sempre no SERHS Natal Grand hotel & Resort uma vez por mês, em formato palestra jantar, onde cada um paga o seu. O primeiro encontro do ano de Natal já está agendado e será dia 18 de março às 19hs no SERHS, com o novo valor de R$60,00.

PRESS TRIP PIPA

Na ocasião, Cristina Lira estará levando uma press trip (viagem de imprensa ) de jornalistas de Natal para vivenciarem a magia da Pipa. Os jornalistas convidados, ao todo 5, cada um com direito a um acompanhante,  serão hóspedes do Hotel Sun Bay até domingo (28). Terão uma programação com passeios de barco, conhecerão a gastronomia da Pipa. A press trip conta com apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turistica do RN- Emprotur, Potiguar Turismo, Preserve Pipa, hotel Sun Bay, Pipa Park passeios naúticos, restaurantes Aventureiro, Camarão na fazenda e Ponta do Barra Vento. Os jornalistas convidados são: Simone Silva, Caio Oliveira, Ramon Ribeiro, Elias Medeiros e Roberta Pimenta.

Confira a leitura da mensagem anual do prefeito de Natal, Álvaro Dias

ÁLVARO DIAS FEZ UM BALANÇO DAS AÇÕES DE SUA GESTÃO E ANUNCIOU AS PRIORIDADES DESTE NOVO MANDATO. FOTO: SECOM

O prefeito Álvaro Dias fez hoje a leitura de sua mensagem anual na Câmara dos Vereadores, na ocasião da abertura dos trabalhos legislativos. A sessão solene aconteceu no Plenário Érico Hackradt, por volta das 14h. Devido à pandemia do coronavírus, o acesso foi restrito e transmitido ao vivo pelo YouTube da Prefeitura de Natal e TV Câmara.

Na leitura da mensagem anual, o prefeito Álvaro Dias fez um balanço das ações de sua gestão e anunciou as prioridades deste novo mandato (2021-2024) para os vereadores e a população da cidade.

Com as normas sanitárias de combate à Covid-19, o acesso à solenidade foi restrito ao presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, e outros integrantes da Mesa Diretora da casa, ao prefeito Álvaro Dias e equipe, demais vereadores, Assessoria de Comunicação e TV Câmara. Não foi permitida a presença do público externo e também será limitada a entrada dos veículos de comunicação.

Confira a leitura

SAUDAÇÕES ÀS AUTORIDADES PRESENTES OU DE FORMA REMOTA

                Senhoras vereadoras, senhores vereadores:

Tenho a honra, nesta sessão especial, de apresentar nosso plano de metas para 2021, a primeira mensagem anual do segundo mandato, que traz a marca inapagável da aprovação do povo pela expressiva vitória nas urnas.

Há um pensamento do grande poeta Vinícius de Morais que diz: “O ser de humanidade plena é um ser imperfeito. Tem virtudes e defeitos. No homem comprometido com os bons propósitos, as virtudes diluem os defeitos. Porque nesse homem há o mais sagrado dos patrimônios: a emoção.”            E é a emoção que me impulsiona nesse momento, quando ajudamos a demarcar o tempo da história recente de Natal como parte integrante da mesma.

Protagonizamos recentemente, um embate político vitorioso, quando conseguimos uma das maiores votações dessa cidade, sendo reeleito no primeiro turno, com mais que o dobro da votação obtida pelos outros treze candidatos a prefeito. E quando uma expressiva maioria, duas vezes maior que a soma de todos os adversários, salta das urnas e transforma-se no gesto e na voz de uma cidade quase inteira, o sentimento não é de vitória, mas de um peso grandioso sobre os ombros. Lembrando Mahatma Ghandi: ”Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma nova história.” E é essa nova história que o povo tenta nos ajudar a construir com o resultado dessa eleição. 

 A emoção da vitória e a emoção de conduzir pela segunda vez e por um mandato inteiro, Natal, a praieira dos inigualáveis versos de Otoniel Menezes, se somam e se confundem nesse momento. Agora, nesse tempo que se chama futuro, apenas uma certeza a vislumbrar no horizonte: a de saber que enfrentaremos dificuldades. Com mais outra certeza, que vamos fazer tudo que for possível para vencê-las. A disposição de superá-las vem da certeza que Deus e o povo nos abençoarão nessa luta. Por isso, vamos em frente, vamos prosseguir, fazendo de cada instante, o passo firme de mais uma luta a ser vencida.

Nos últimos meses, esta é a terceira vez que mantemos um encontro oficial como este, dividindo responsabilidades e assumindo compromissos com a cidade de Natal e a população. Voltar a esta Casa de Frei Miguelinho é um motivo de satisfação, muito além do que apenas cumprir o dever constitucional de prestar contas à sociedade e dar transparência sobre como estão sendo administrados os recursos arrecadados de cada um de nós. O Poder Legislativo é o local legítimo para essa manifestação, sobre o que foi feito no pretérito e para acompanhar o desenvolvimento das políticas públicas, traçadas para o futuro da cidade.

Estamos iniciando um novo mandato à frente da Prefeitura Municipal do Natal, com a vontade, a capacidade de trabalho e a disposição redobradas, em fazer ainda mais por esta cidade e, portanto, mais do que prestar contas do que foi feito, quero aproveitar esse momento para um chamamento à união de todos, em torno de projetos e ações para os próximos quatro anos.

Queremos fazer uma cidade que seja mais humana, mais saudável, mais inclusiva e com mais desenvolvimento, gerando empregos e oportunidades para nossa gente com sua inegável capacidade de trabalho e vocação empreendedora. Mais como dizia Vinícius de Morais, “A vida é a arte do encontro.” E o local desses encontros devem ser invariavelmente, as cidades. Ruas para pedestres, praças agradáveis, locais para caminhadas, parques com árvores, espaços saudáveis e áreas de convivência harmônica, têm de ser projetados e construídos como locais de sustentabilidade, promovendo a integração da natureza com o urbano, tornando mais leve e natural a vida na cidade.

Como afirma o arquiteto dinamarquês, Jan Gehl, no livro “Cidades para pessoas”, as cidades têm de ser pensadas e projetadas para pessoas, não para automóveis. Ele analisou e enfatizou a realidade dura das cidades atualmente, se somando a escritora americana Jane Jacobs que também abordou o assunto em Morte e Vida das Grandes Cidades, assinalando como a ideologia urbanística em voga, favorecendo o dramático aumento do fluxo de automóveis, poderia por fim ao espaço urbano e a vida das cidades, resultando em cidades sem vida, esvaziadas, sem pessoas.

Com essa ideologia por muito tempo utilizada e recentemente combatida por Jan Gehl e Jane Jacobs, as cidades aumentaram o trânsito, priorizando o tráfego e esquecendo os pedestres e as pessoas. No seu livro, Gehl prega que as cidades podem ser melhores se forem projetadas para aqueles que as criaram: as pessoas. Dessa forma, não poupa críticas ao estado atual, que queremos e vamos mudar: ”Uma característica comum de quase todas as cidades – independente de localização, economia e grau de desenvolvimento – é que as pessoas que ainda utilizam o espaço da cidade são cada vez mais maltratadas. Espaço limitado, obstáculos, ruídos, poluição, riscos de acidente e condições geralmente vergonhosas são comuns para os habitantes da maioria das cidades do mundo.” Temos de mudar e vamos mudar essa realidade em Natal, para tanto, encontram-se em andamento muitos projetos nesse sentido.

Estamos priorizando essa questão e para que isso possa acontecer o mais breve possível, criamos locais de encontro e convivência para bate papo, diversão e troca de idéias como o Beco da Lama, o Espaço Rui Pereira, a Avenida Praia de Ponta Negra e muitos outros locais e praças que estamos reformando como o Bosque das Mangueiras em Lagoa Nova, a Praça das Flores em Petrópolis, Praça Vovó Gurgelita no Conjunto Wilma de Faria, Praça Marcílio Dias no bairro Nordeste, Praça do Disco Voador em Ponta Negra, Praça Ney Aranha Marinho em Petrópolis, Praça Francisco Roberto em Felipe Canarão e Praça São Vicente de Paula em Igapó, que vão permitir um novo tipo de lazer e a integração da vida e da saúde com o urbanismo.

O ano passado foi marcado em todo o mundo pela pandemia. O assunto tomou conta das preocupações das pessoas e acabou ofuscando muitas outras realizações e avanços importantes obtidos. Não esperava que nos dois curtos anos de mandato, tivesse que enfrentar como médico e como prefeito, uma pandemia espalhando horror e medo, pavor e morte.

Sou médico, como sabem. Tenho a noção biológica e espiritual da vida humana como patrimônio de cada ser humano. Conheço muito de perto os sinais da vida e da morte. Jurei com as palavras de Hipocrates a defesa da vida com a absoluta determinação, mais também consciente dos limites da ciência. 

CONFIRA TRECHOS DA MENSAGEM

NATAL SAUDÁVEL

Nós já tínhamos definido que a saúde será uma área prioritária em nossa gestão, mas nossa proposta de garantir mais investimentos em saúde ganhou celeridade e apelo com a pandemia. Posso confirmar aqui essa assertiva com dados. Embora a Constituição defina que os municípios devem investir ao menos 15% da receita corrente em Saúde, no ano passado, nós aplicamos em saúde 30% da receita corrente líquida, o dobro da obrigação legal.

No Hospital Municipal foi feita uma reestruturação e ele passou a contar com 24 leitos de UTI e 57 leitos clínicos, que hoje atendem aos pacientes em geral. As obras de implantação do Centro Cirúrgico foram finalizadas e os equipamentos necessários foram adquiridos, devendo iniciar os atendimentos em breve, assim que for equacionada a questão da mão de obra.

Ainda no momento de pico da Covid em Natal, implantamos 36 leitos no Hospital de Pescadores, mas com a diminuição do número de casos, não chegaram a ser usados com essa finalidade, e desde então servem ao atendimento a pacientes não-Covid.

NATAL HUMANA E INCLUSIVA

Fazer uma cidade que valorize o convívio humano, que seja inclusiva, buscando eliminar preconceitos e barreiras, é outro desafio ao qual vamos nos dedicar ainda mais. Muito já tem sido feito e temos também projetos e propostas nessa área que passo a citar aqui.

Embora a área social tenha se desdobrado para atender a uma demanda crescente com a pandemia, como já falei aqui, muitas outras demandas também foram atendidas. Reforçamos nosso quadro de pessoal com a convocação de 192 novos servidores efetivos entre psicólogos, pedagogos, orientadores sociais, assistentes sociais, cuidadores entre outros profissionais.

Reabrimos uma unidade de Cadastro Único na Ribeira, para atender os moradores da zona leste, oeste e sul; implantamos o Programa Primeira Infância com a contratação de 44 servidores. Esse programa atende gestantes e crianças de até 3 anos que recebem o Bolsa Família e de 3 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, com o propósito de fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento integral das crianças.

Abrimos também a Central de Interpretação de Libras para atender a população surda de Natal com um serviço gratuito de acompanhamento de interprete em Libras em determinadas ocasiões; Adquirimos dois micro-ônibus adaptados para atender pessoas com deficiência no serviço especializado; Assinamos o Termo de Adesão para a implantação do Escritório Social em parceria com o Conselho Nacional de Justiça para desenvolver ações para atender pessoas egressas do sistema prisional; Inauguramos a nova sede do Creas Sul, em Lagoa Nova, melhor localizada para atender a população moradora de toda a Zona Sul, já que antes funcionava em Ponta Negra.

NATAL HUMANA E INCLUSIVA

Fazer uma cidade que valorize o convívio humano, que seja inclusiva, buscando eliminar preconceitos e barreiras, é outro desafio ao qual vamos nos dedicar ainda mais. Muito já tem sido feito e temos também projetos e propostas nessa área que passo a citar aqui.

Embora a área social tenha se desdobrado para atender a uma demanda crescente com a pandemia, como já falei aqui, muitas outras demandas também foram atendidas. Reforçamos nosso quadro de pessoal com a convocação de 192 novos servidores efetivos entre psicólogos, pedagogos, orientadores sociais, assistentes sociais, cuidadores entre outros profissionais.

Reabrimos uma unidade de Cadastro Único na Ribeira, para atender os moradores da zona leste, oeste e sul; implantamos o Programa Primeira Infância com a contratação de 44 servidores. Esse programa atende gestantes e crianças de até 3 anos que recebem o Bolsa Família e de 3 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada, com o propósito de fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento integral das crianças.

Abrimos também a Central de Interpretação de Libras para atender a população surda de Natal com um serviço gratuito de acompanhamento de interprete em Libras em determinadas ocasiões; Adquirimos dois micro-ônibus adaptados para atender pessoas com deficiência no serviço especializado; Assinamos o Termo de Adesão para a implantação do Escritório Social em parceria com o Conselho Nacional de Justiça para desenvolver ações para atender pessoas egressas do sistema prisional; Inauguramos a nova sede do Creas Sul, em Lagoa Nova, melhor localizada para atender a população moradora de toda a Zona Sul, já que antes funcionava em Ponta Negra.

Prefeitura avança no trabalho de recuperação da malha asfáltica de Natal

O PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE VIAS REALIZADO PELA PREFEITURA ESTÁ AVANÇANDO PELAS QUATRO REGIÕES DA CIDADE. FOTO: SECOM

As principais ruas e avenidas da capital potiguar estão passando por novo processo de recapeamento asfáltico. A ação conta com investimentos na ordem de R$ 9 milhões e acontece em parceria entre a Prefeitura de Natal e o governo federal. A via que recebeu melhorias mais recentemente foi a Avenida 6 (Interventor Mário Câmara), no trecho compreendido entre as avenidas Bernardo Vieira e Capitão-Mor Gouveia.

“Essa era uma reivindicação antiga dos comerciantes, moradores e motoristas que utilizam diariamente esse importante corredor viário da nossa cidade. Agora poderão transitar pela região de forma mais confortável e segura”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que foi ao local da obra nesta segunda-feira (17) para acompanhar a execução dos serviços.

O programa de recuperação de vias realizado pela Prefeitura está avançando pelas quatro regiões da cidade. Além da avenida Interventor Mário Câmara, a Prefeitura executou o recapeamento das ruas Rua Maristela Alves (Felipe Camarão); Rua Rainha do Mar (Felipe Camarão); Av. Nossa Senhora do Rosário (Felipe Camarão), na Zona Oeste.

Já na região Leste, foram recuperadas a Av. Rui Barbosa (Tirol); Rua Zacarias Monteiro (Tirol) e rua Rua Santo Antônio (Cidade Alta). Na Zona Norte, os trabalhos avançaram pela rua Araruna (Lagoa Azul) e Av. Florianópolis (Potengi). Por fim, na Zona Sul, as ruas Praia de Muriú (Ponta Negra); Historiador Francisco Fausto de Souza (Capim Macio); Maria Nazaré de Araújo (Capim Macio); Rua Fabrício Gomes Pedroza (Ponta Negra); Praia de Ponta Negra (Ponta Negra); Raimundo Chaves (Lagoa Nova); Nelson Geraldo Freire (Lagoa Nova) também receberam os serviços.

Nos últimos dois anos, diversas ruas passaram por melhorias, como a avenida Rio Branco, rua Ulisses Caldas, Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais, Alexandrino de Alencar, rua Raimundo Chaves, avenida da Integração, Cerro Azul (trecho entre Av. Itapetinga rua Piracanjuba), rua Governador Antônio de Melo e Souza e Régulo Tinôco.

“Vamos avançar ainda mais nesse trabalho de recuperação de ruas e avenidas para melhorar a nossa malha asfáltica. É um trabalho paulatino que já havíamos iniciado em 2020 com os principais corredores de transporte público da cidade e agora estamos dando continuidade, oferecendo ainda mais fluidez ao trânsito, comodidade e segurança para as pessoas”, afirma Álvaro Dias.

Hermano expõe risco de colapso no abastecimento de água no Trairi e Potengi

FOTO: EDUARDO MAIA

O risco de um colapso no abastecimento de água nas regiões Trairi e Potengi do Rio Grande do Norte motivou o deputado estadual Hermano Morais (PSB), a propor a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o tema. O parlamentar abordou o assunto durante pronunciamento no horário das lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (18).

“Essas duas regiões são atendidas por adutoras ligadas a Lagoa do Bonfim, e há problemas sérios de abastecimento. É preocupante também a situação das lagoas. Já temos naquele entorno três lagoas completamente secas. Enquanto isso a água que sai não é suficiente para alguns municípios, como Monte das Gameleiras e Serra de São Bento”, disse Hermano.

O parlamentar revelou temer que a crise no abastecimento chegue também a outros municípios e, embora exista a possibilidade de que um bom período de chuvas se aproxime do RN, cobrou um trabalho prévio para evitar que o problema aumente. “É preciso buscar solução antes que a situação se agrave mais”, completou.

Já a deputada Eudiane Macedo (Republicanos) destacou em seu discurso a entrega de títulos de regularização fundiária para quase 400 famílias da zona Norte de Natal. A parlamentar destinou emenda no valor de R$ 300 mil para viabilizar a iniciativa. O documento garante a propriedade do imóvel às famílias, valorizando a moradia e permitindo que o mesmo seja utilizado para obtenção de crédito junto a instituições financeiras.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) dedicou o seu pronunciamento a Campanha da Fraternidade 2021, lançada nesta quarta-feira (17) pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para este ano o tema escolhido foi “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, enquanto o Lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

“A Campanha da Fraternidade nasceu no RN e se expandiu pelo Brasil. Campanha importante que a igreja realiza todos os anos, e que agora convida os fiéis a escutar o outro. Principalmente nesse momento em que vivemos, de dificuldade na saúde, onde pessoas não se entendem, instituições não se relacionam bem. É uma missão de superação, obstáculos, união, desconstrução das diferenças. Respeito a igualdade racial, religiosa e cultural. Campanha importante para gerar ambiente de convivência pacífica e respeitosa”, disse Ubaldo.

O deputado ainda acrescentou que enviou um requerimento à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) onde solicita os dados da vacinação de idosos no Estado. O parlamentar deseja saber quantos idosos já foram vacinados no RN, quantos ainda faltam receber a imunização contra Covid-19 e qual a expectativa dos gestores públicos em relação a uma data para se atingir 100% dos maiores de 60 anos.

Governo do RN entrega 38 caminhonetes S10 para reforçar policiamento ostensivo na capital e Interior

VEÍCULOS LOCADOS IRÃO SUBSTITUIR VIATURAS ANTIGAS, DE FORMA A RENOVAR PARTE DA FROTA DA SEGURANÇA PÚBLICA. FOTO: ASSECOM

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), concluiu a entrega de 38 novas viaturas para reequipar o policiamento ostensivo na capital e interior (áreas urbanas e áreas rurais). Os veículos, todos locados, são caminhonetes modelo S10, e foram entregues a batalhões e companhias distribuídos em todas as regiões do estado.

De acordo com o planejamento dos Comandos de Policiamento Metropolitano e do Interior (CPM e CPI), as caminhonetes serão distribuídas para os seguintes Batalhões/Companhias:

1°BPM/Natal: 2 viaturas

2°BPM/Mossoró: 4 viaturas

3°BPM/Parnamirim: 1 viatura

6°BPM/Caicó, Jucurutu e Ouro Branco: 3 viaturas

7°BPM/Portalegre, Marcelino Vieira e Umarizal: 3 viaturas

8°BPM/Serra de São Bento, São José do Campestre, Santo Antônio, Brejinho e Tibau do Sul (Pipa) : 5 viaturas

9°BPM/Natal: 2 viatura

10°BPM/Assu, Campo Grande e Pedro Avelino: 3 viaturas

11°BPM/Ceará-Mirim: 1 viatura

12°BPM/Mossoró, Grosso e Tibau: 3 viaturas

1ª CIPM/Guamaré: 1 viatura

2ª CIPM/Rio do Fogo e Touros: 2 viaturas

3ª CIPM/Acari: 1 viatura

4ª CIPM/Bom Jesus, São Tomé e Tangará: 3 viaturas

Patrulhamento Rural (CIOPAR): 4 viaturas

“Estas 38 caminhonetes estão sendo entregues a estes batalhões e companhias em substituição a outras viaturas modelos Gol que estão há bastante tempo em uso. Desta forma, renovamos parte da nossa frota, e assim estamos dando mais segurança para a população e  também aos policiais que utilizam estes veículos”, destacou o coronel Alarico Azevedo, comandante-geral da Polícia Militar.

STF deve relaxar prisão de deputado e determinar uso de tornozeleira

DANIEL SILVEIRA PODE PASSAR ALGUNS DIAS ATRÁS DAS GRADES ANTES DE SER SOLTO. FOTO: DIVULGAÇÃO

O STF (Supremo Tribunal Federa) deve relaxar a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ).

A ideia, de acordo com ministros ouvidos pela coluna, é que ele passe pelo menos o fim de semana na prisão, mas depois seja solto.

O parlamentar, no entanto, deve ser submetido a medidas cautelares, como por exemplo usar tornozeleira e ser impedido de divulgar mensagens nas redes sociais.

A própria PGR (Procuradoria-Geral da República) propôs na quarta (17) ao STF uma série de medidas cautelares para que o deputado possa ser solto. Além do uso da tornozeleira e de ficar afastado das redes, os procuradores sugeriram que ele mantenha distância das instalações do tribunal.

Folha de S. Paulo

Servidores municipais da educação protestam contra demissão de terceirizados nas escolas de Natal

CERCA DE 400 TRABALHADORES QUE PRESTAVAM SERVIÇO ÀS ESCOLAS FORAM DESLIGADOS E NÃO HOUVE NOVAS CONTRATAÇÕES. FOTO: AYRTON FREIRE

Diretores e funcionários de escolas municipais de Natal, protestaram na manhã desta quinta-feira (18), em frente a Secretaria Municipal de Educação contra a demissão de funcionários terceirizados. Cerca de 400 trabalhadores que prestavam serviço às escolas foram desligados e não houve novas contratações. Nesta quinta (18) estava marcada a retomada das aulas da rede municipal de ensino no formato remoto.

Mas os servidores efetivos afirmam que as unidades não possuem condições para retomada, sem a presença dos terceirizados. Os trabalhadores desligados desempenhavam funções porteiro, merendeira, auxiliar de cozinha e de secretaria, entre outras. Durante o protesto, os servidores exibiram cartazes com os nomes dos colegas demitidos.

Os trabalhadores terceirizados contam que foram pegos de surpresa com a notícia da demissão. Francisca da Paz, de 52 anos, foi uma das demitidas, ela trabalhava há 7 anos no CMEI Luiz Godeiro, no Gramorezinho, como auxiliar de cozinha. “Eu dava a vida por aquele trabalho. A gente era pra tudo, o que precisasse lá eu tava disponível. Fui pega de surpresa. Mandaram assinar um papel, eles chamaram na firma, e eles disseram que era da secretaria e que não podiam fazer nada pela gente”, contou Francisca.

Rossana Séphora, é diretora administrativa do CMEI Maria Eulália, no bairro do Alecrim e contou que na unidade 4 funcionários terceirizados foram desligados: 1 da limpeza, 2 porteiros e o único funcionário da secretaria. “Então nós não temos condições de voltar, porque, fizemos todos os protocolos de volta e eles estavam envolvidos nesses protocolos. E agora a gente vai ficar sem esses funcionários. A gente não vai voltar”, explica a servidora.

A secretária de educação de Natal, Cristina Diniz, informou a demissão de cerca de 400 servidores não foi motivada pela secretaria. Segundo ela, as empresas terceirizadas, contratadas através de licitação tem autonomia para contratar e demitir os colaboradores. “Nós lamentamos a saída de funcionários que já estão há algum tempo nas escolas e CMEIS, que fazem vínculos com as crianças, com os gestores, professores, mas nós não podemos obrigar as firmas a contratar todos os mesmos funcionários sempre”, disse a secretária.

Cristina não informou quando serão encaminhados novos servidores terceirizados para as escolas, mas disse que isso já está acontecendo em algumas unidades.

G1RN