SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 16, 2021

Governo inicia distribuição de 453 toneladas de sementes para agricultores do RN

PROGRAMA DEVE BENEFICIAR MAIS DE 52 MIL AGRICULTORES FAMILIARES. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) vai iniciar na próxima quinta-feira (18) a distribuição de 453 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo do Programa Bancos de Sementes. Os grãos serão distribuídos para 1.605 bancos, em 156 municípios do estado. Esse ano o programa deve beneficiar 52.912 agricultores familiares.

As primeiras regionais a receberem os grãos são as de Pau do Ferros e Umarizal. De acordo com a Sape, os agricultores beneficiados estão cadastrados junto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O investimento no Programa Bancos de Sementes 2021 é de R$ 6,3 milhões, provenientes do tesouro estadual.

As sementes são destinadas ao plantio de subsistência e forragem animal. As variedades de milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e Miranda, e sorgo Ponta Negra e SF 15 são adaptadas às condições do semiárido do RN, que garante uma colheita precoce e uma produção com menor necessidade de água.

As variedades são fruto de pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Das 453 toneladas de sementes, a maior parte é de milho: 176.560 kg. As duas variedades de feijão somam 143,66 kg e as duas variedades de sorgo 132,83 kg. As sementes serão entregues na sede da Emater nos municípios.

G1RN

Pente fino do governo reduzirá à metade beneficiários do auxílio emergencial

ENTRE OS BANCOS DE DADOS UTILIZADOS ESTÃO OS DO CAGED, INSS, MEI, CNIS. FOTO: ILUSTRAÇÃO

Um trabalho ao longo dos últimos 11 meses de cruzamento de bancos de dados permitiu que o governo federal realizasse um pente-fino e chegasse ao que considera o número de pessoas que precisarão de uma nova rodada do auxílio emergencial: cerca de 33 milhões de brasileiros, entre eles os 14 milhões que já estão no programa Bolsa Família.

A primeira rodada, paga a partir de abril do ano passado, chegou a mais de 65 milhões de pessoas. Já na segunda rodada, com metade do valor, a partir de setembro, já eram em torno de 57 milhões de pessoas.

O cruzamento foi feito a partir de 11 bases de dados. Foi utilizada também uma plataforma desenvolvida pelas secretarias de Governo Digital e de Previdência e Trabalho. A nova base será usada também para outros programas de renda e de emprego que venham a ser lançados.

Entre os bancos de dados utilizados estão os do Caged, INSS, MEI, CNIS. Apenas pelo CPF da pessoa, é possível identificar se é servidor público, militar, aposentado, pensionista, empresário e quem são seus dependentes no Imposto de Renda.

G1

Tibau do Sul tem crescimento de 95% nos casos de Covid-19 em apenas três meses

PIPA, PRINCIPAL PONTO TURÍSTICO, TEVE AGLOMERAÇÕES NO CARNAVAL, FIM DE ANO E FERIADÃO DE 7 DE SETEMBRO. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

O município de Tibau do Sul, onde fica localizada a praia de Pipa, um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Norte, teve um crescimento de 95% nos casos confirmados de Covid-19 do dia 1 de dezembro até a última segunda-feira (15) – menos de três meses.

No dia 1º de dezembro de 2020, Tibau do Sul tinha 523 casos confirmados da doença no município. Na última segunda-feira (15), menos de três meses depois, esse número chegou a 1.022 casos. Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que é divulgado diariamente.

Foram 499 casos a mais em 76 dias – apenas 24 a menos do que município havia acumulado de março a dezembro de 2020.

O número de mortes pela Covid-19 no município aumentou de quatro para sete nesses três meses.

Tibau do Sul é um município que conta com 14.440 habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2020. Com a praia de Pipa, um dos pontos turísticos mais visitados do estado, o município recebe turistas durante todo o ano e tem os meses de verão como alta temporada.

G1RN

RN registra 211 novos casos e mais três mortes por covid-19

O NÚMERO DE MORTES CAUSADAS PELA DOENÇA SUBIU DE 3.413 PARA 3.416. FOTO: ILUSTRAÇÃO

Após registrar mais de 8 mil casos represados, o Rio Grande do Norte acumulou, segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (16), mais 211 novos casos da covid-19. O número subiu de 156.939 para 157.150 nas últimas 24 horas.

O número de mortes causadas pela doença subiu de 3.413 para 3.416, um acréscimo de três ocorrências. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), não foram confirmados nem notificados óbitos nas últimas 24 horas.

Ainda segundo a secretaria, o número de casos suspeitos são 73.009. Outros 352 mil foram descartados. Já em relação aos falecimentos, 650 estão em investigação e 730 tiveram ligação com a covid-19 descartados.

Após descumprir medida protetiva contra ex-companheira, homem e irmão gêmeo morrem após confronto com a PM em Natal

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Dois irmãos gêmeos morreram em confronto armado com a Polícia Militar na tarde desta terça-feira (16), no bairro Lagoa Azul, na zona Norte de Natal. De acordo com a corporação, um desses homens descumpriu uma medida protetiva contra a ex-mulher.

Segundo a PM, os militares foram acionados pela mulher vítima das ameaças e agressões feitas pelo ex-companheiro. Na chegada das equipes ao local, os irmãos atiraram contra os policiais e foi iniciado um confronto armado.

No embate, os homens foram baleados. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram antes de serem socorridos. A Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionada para tomar as medidas cabíveis.

Um revólver calibre .12, com munições deflagradas, foi apreendido pelos policiais militares. Nenhum PM ficou ferido na ação na zona Norte de Natal.

Prefeita de Carnaubais pretende gastar quase 6 mil reais por dia com locação de veículos, revela blog

FOTO: DIVULGAÇÃO

A prefeita de Carnaubais, Marineide Diniz, parece que vem na contramão de tudo o que pregou nas vésperas das eleições, e a qualquer momento pode ser investigada pelo Ministério Público. As informações são do Blog do VT.

Carnaubais é uma cidade de média de 10 mil habitantes, ou seja, relativamente pequena, que não precisaria de muitos carros a serviço da prefeitura. Mas Marineide Diniz prefere seguir um caminho duvidoso, com um gasto quase de 500 mil reais por 90 dias de locação de veículos.

A matemática é bem simples de fazer, e a prefeita deve gastar uma média de 5.449,66 reais por dia, durante 90 dias com locação de veículos. Alguns prefeitos da região do vale já foram suspeitos de investigações no ano de 2019, exatamente por manter gastos excessivos em locação de veículos.

Uma coisa é certa, o discurso do moralismo da gestão Diniz, o povo não vai engolir, pois assim que iniciou o mandato já fez um decreto de calamidade nanceira, que só funciona no papel.

Blog do VT

Fátima Bezerra e outros governadores se reúnem com Pazuello nesta 4ª para discutir entrega de vacinas

GOVERNADORA DO RN JÁ ANUNCIOU QUE PRETENDE ACELERAR A DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS. FOTO: ASSECOM

O Fórum dos Governadores do Brasil se reúne na 4ª feira (17.fev.2021) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir medidas de combate à pandemia de covid-19. O encontro foi anunciado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), nesta 2ª feira (15.fev.2021).

Eis os tópicos na pauta:

  • Cronograma de entrega de vacinas até abril;
  • Avanço das negociações para adquirir doses da Sputinik V e da Covaxin;
  • Sanção da medida provisória dá 5 dias para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize o uso emergencial de vacinas contra covid-19 que já tenham aprovação internacional;
  • Pagamento de UTIs exclusivas para pacientes com covid-19 e ampliação da demanda;
  • Medicamentos em falta ou que os preços subiram de forma abrupta.

APROVAÇÃO DE VACINAS

De acordo com Dias, os governadores procuraram o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Querem que os 2 ajudem no diálogo com o presidente Bolsonaro para que “seja sancionada, e logo” a MP (medida provisória) que acelera a aprovação de vacinas para uso emergencial no Brasil.

Lira já se pronunciou a favor da medida. Já o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, considera o prazo de 5 dias um risco grave para o país.

A agência já dispensou análise própria para autorizar o uso emergencial de imunizantes da Covax Facility, o consórcio internacional coordenado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A vacina de Oxford, por exemplo, obteve aval da organização nesta 2ª (15.fev).

O presidente Bolsonaro tem até 1º de março para sancionar a MP. Ele pode confirmar ou vetar mudanças feitas na versão original do texto.

Dias criticou o fato da medida ainda não ter sido sancionada. Comparou com a celeridade em que 4 decretos foram aprovados para facilitar o acesso a armas no Brasil: “Neste decreto, trata de armas, armas que matam. E vacina, arma para salvar vidas, após apoio científico, debate na Câmara e no Senado, demora para sancionar”.

Nova variante do coronavírus – mais agressiva e transmissível – já se encontra em estado vizinho ao RN

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O FATO DE QUE A NOVA CEPA DO VÍRUS É MAIS TRANSMISSÍVEL, AGRESSIVA E TAMBÉM SE DESENVOLVE EM PESSOAS SEM COMORBIDADES. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A nova variante do coronavírus, que foi identificada pela primeira vez em Manaus (AM), já se encontra em 12 estados brasileiros. A nova variante está sendo chamada de P.1.

Governantes e especialistas alertam para o fato de que a nova cepa do coronavírus é mais agressiva, inclusive com pessoas mais jovens e sem comorbidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, a nova cepa do vírus já foi identificada em Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraíba, São Paulo, Ceará, Piauí, Santa Cantarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Amazonas e São Paulo já possuem transmissão local, ou seja, a nova variante do coronavírus já se espalhou pelos dois estados.

O prefeito da cidade de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), declarou, em entrevista ao O Globo que, por conta da “velocidade de contaminação e agressividade dessa nova cepa, o ano de 2021 será pior que 2020 em relação à pandemia”.

Além da disseminação mais rápida do vírus, Edinho também aponta que “os problemas também serão enormes em relação ao gasto com a saúde pública”.

Forum