SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 28, 2021

STTU prorroga validade das carteiras de gratuidade e estudantil em Natal

CARTEIRAS DE GRATUIDADE (IMUNODEPRIMIDOS, IDOSOS E DEMAIS CASOS) GANHARAM 12 MESES DE VALIDADE. JÁ AS ESTUDANTIS ESTÃO VÁLIDAS ATÉ 31 DE MARÇO DE 2021. FOTO: DIVULGAÇÃO/G1RN

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) prorrogou nesta quinta-feira 28 a validade dos cartões do sistema de transporte coletivo – gratuidade e estudantil –, das carteiras, certificados e dos alvarás de tráfego para os operadores de transporte público da capital potiguar.

Segundo a STTU, as carteiras de gratuidade (imunodeprimidos, idosos e demais casos) ganharam 12 meses de validade. Já as estudantis estão válidas até 31 de março de 2021.

De acordo com a portaria que ampliou as datas de validade, que foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira 28, a medida foi tomada em decorrência da situação de emergência provocada pela Covid-19.

A portaria, inclusive, é uma das primeiras ações administrativas do novo titular da STTU, Paulo César Medeiros, que assumiu o cargo esta semana. Ele substituiu a exonerada Maria Elequicina dos Santos.

As carteiras de operador de transporte para os trabalhadores das empresas de ônibus e dos serviços de transporte opcional, táxis, escolares e motofrete tiveram ampliação da validade até 30 de abril deste ano.

Também para 30 de abril foram prorrogadas as validades dos alvarás de tráfego e certificado de vistoria dos veículos das empresas de ônibus e dos serviços de transporte opcional, táxis, escolares e motofrete.

Agora RN

Mais de 138 mil casos da covid-19 já foram confirmados no RN

OS DADOS MOSTRARAM QUE TAMBÉM HOUVE UM AUMENTO NO QUANTITATIVO DE MORTES PROVOCADAS PELO NOVO CORONAVÍRUS. FOTO: DIVULGAÇÃO/FIOCRUZ

O Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta quinta-feira (28), a marca de 138 mil pessoas infectadas pela covid-19. Em um dia, houve o aumento de 456 confirmações, elevando para 138.013 o número acumulado de casos confirmados da doença. As informações foram divulgadas na atualização diária da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os dados mostraram que também houve um aumento no quantitativo de mortes provocadas pelo novo coronavírus. O RN registrou quatro novos óbitos, sendo que três ocorreram nas últimas 24 horas nas cidades de São Miguel, Mossoró e Nova Cruz . Ao todo, 3.263  pessoas perderam a vida para a covid-19 no estado potiguar.

Há ainda 572 falecimentos que seguem em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o novo coronavírus. Além disso, mais de 78,8 mil casos seguem como suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, enquanto 320.117 já foram descartados desde quando começou o acompanhamento epidemiológico da doença no RN.

Sobre a situação dos leitos, após inúmeras semanas consecutivas, o estado potiguar tem taxa de ocupação geral dos leitos críticos inferior a 60%. Segundo o Regula RN, plataforma que monitora a ocupação dos leitos no território potiguar, esse percentual está, no momento, em 57,7%. Especificando por região, esse índice se apresenta da seguinte forma: metropolitana (56,5%), oeste (61,3%) e seridó (54,3%).

Ainda de acordo com o Regula RN, esse cenário de ocupação representa um total de 306 pessoas internadas com a covid-19 no Rio Grande do Norte, sendo 142 em leitos críticos e 164 em leitos clínicos.

Portal da Tropical

Polícia Civil recupera 12 celulares que tinham sido roubados em Natal e devolve aos donos

NO ANO DE 2020, A 5ª DP RECUPEROU 55 APARELHOS CELULARES COM REGISTRO DE ROUBO/FURTO. FOTO: CEDIDA

Policiais civis do 5º Distrito Policial de Natal realizaram, ao longo do mês de janeiro, mais uma etapa da Operação “Devolution”, que tem como objetivo a recuperação de aparelhos celulares. Nesta fase, foram recuperados 12 celulares furtados, roubados e apropriados de maneira irregular. Entre estes, quatro aparelhos eram pertencentes a uma associação.

Segundo a PCRN, durante a ação, 11 pessoas que estavam em posse desses aparelhos foram conduzidas à delegacia e responderão pelos crimes de receptação culposa, receptação dolosa e apropriação indébita. Todos os aparelhos foram devolvidos aos proprietários.

No ano de 2020, a 5ª DP recuperou 55 aparelhos celulares com registro de roubo/furto. A Polícia Civil ressalta a importância de informar número do IMEI do aparelho no momento da confecção do Boletim de Ocorrência.

Bula indica que Coronavac é contraindicada para algumas pessoas; saiba quais são

UM DOS PONTOS DESTACADOS NA BULA DIZ RESPEITO A QUEM DEVE PROCURAR UM MÉDICO ANTES DE RECEBER A VACINA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A bula da Coronavac mostra que a vacina tem poucas contraindicações e causa reações adversas principalmente em pessoas com alergia a algum componente usado em sua produção. A CNN teve acesso ao documento que é enviado a profissionais de saúde com dados do imunizante.

Um dos pontos destacados na bula diz respeito a quem deve procurar um médico antes de receber a vacina: pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão.

Caso a pessoa tenha alergia a algum componente da vacina e não saiba até o momento de aplicação, o Instituto Butantan afirma que os pontos de vacinação têm doses de adrenalina para reverter um possível choque anafilático.

Pelo regulamento, o Instituto deve garantir pronto-atendimento por trinta minutos após a aplicação. “A orientação é que, se a pessoa não tem certeza se é alérgica a algum componente ou não, ela fique no local por 30 minutos”, diz Luiz Gustavo de Almeida, microbiologista da USP e coordenador do Instituto Questão de Ciência.

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.

“Não quer dizer que vai ter problema, mas não temos como garantir que não terá. É simplesmente pelo fato deste grupo não ter sido testado, portanto, não é possível garantir a segurança”, diz Almeida.

O microbiologista também destaca restrições para pessoas com sistema imunodeprimido ou imunodebilitado.

“Principalmente aquelas que fazem uso de imunoglobulina humana. Ela deve ser vacinada com, pelo menos, um mês de intervalo para não interferir na resposta imunológica”, alerta.

“Mas a orientação na bula é de que podem sim, desde busquem a orientação medica.”

CNN Brasil

Giulia Costa sobre rumores de namoro com filha de Fátima e Bonner: “Não teria problema nenhum”

‘NÃO É VERDADE’, DISSE A FILHA DE FLÁVIA ALESSANDRA NAS REDES SOCIAIS. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Giulia Costa, de 20 anos, filha de Flávia Alessandra, usou as redes sociais nesta quinta-feira para falar sobre os boatos de que estaria namorando Bia Bonemer, filha de Fátima Bernardes e William Bonner.

“Não teria problema nenhum se fosse verdade. Mas simplesmente não é e é bem chato ficarem divulgando mentira sobre a sua vida”, escreveu a jovem, que também contou que as duas são melhores amigas.

Giulia também respondeu a um seguidor que quis saber se ela iria tomar a vacina contra a covid-19. “Óbvio. Isso não tem nem discussão. É tão surreal existirem pessoas que disseminam essa informação que não é pra tomar vacina. Isso é uma influência do mal, uma influência ruim”, respondeu a jovem.

O Dia

Idosa dada como morta é salva minutos antes de ser cremada viva

APÓS SER SOCORRIDA, A MULHER PASSOU QUATRO DIAS HOSPITALIZADA, MAS ACABOU FALECENDO. FOTO: ILUSTRAÇÃO/AFP

Um caso bizarro e que quase acabou em tragédia aconteceu em uma unidade de saúde na cidade de Resistencia, na Argentina, no último domingo. Após ser declarada morta, uma idosa de 84 anos foi salva pela filha segundos antes de ser cremada viva. Resgatada em estado grave, foi encaminhada novamente ao hospital, onde acabou morrendo “oficialmente” nesta quinta-feira.

Segundo informações do jornal argentino Clarín, a cremação só foi evitada porque a filha da mulher de 84 anos percebeu que a máscara que ela usava ainda estava se mexendo por conta de sua respiração. Porém, isso só foi acontecer quando o caixão já estava prestes a ser levado ao forno crematório.

Em entrevista ao periódico, um porta-voz da polícia local informou que a idosa foi encaminhada ao Sanatório La Sagrada Familia após passar mal em casa. Por precaução, acabou sendo internada na UTI da unidade de saúde. No dia seguinte, durante visita, a filha foi informada que ela teria morrido após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O Dia

Salários atrasados: Diante de impasse com Governo do RN, PMs e bombeiros convocam Assembleia Geral Unificada

REUNIÃO ACONTECERÁ NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (3), ÀS 9H, EM FRENTE À GOVERNADORIA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de várias tentativas de acordo com o Governo do RN sobre o pagamento dos salários atrasados de 2018, as entidades representativas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN decidem convocar Assembleia Geral Unificada para a próxima quarta-feira (03), às 9h. O ato será em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, para decidir os próximos passos diante de tal desrespeito com os profissionais de segurança, como eles defendem.

A decisão aconteceu após reunião com a governadora na tarde desta quarta-feira (27), quando não foi anunciada qualquer sinalização real sobre o pagamento dos passivos de 2018. “O Governo anunciou apenas que em maio e novembro de 2021 quitará o 13° atrasado de 2018, não havendo qualquer previsão sobre o pagamento de dezembro de 2018”, informa nota oficial emitida em conjunto pelas entidades.

O comunicado acrescenta ainda que em determinado momento da reunião, a governadora cortou o microfone dos representantes das entidades presentes e, em seguida, se retirou da reunião, deixando o assunto a ser tratado por seus secretários.

Para a subtenente Márcia Carvalho, vice-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), “é absurdo que diante de mais de dois anos de atraso seja feito um anúncio vago, sem data exata, sem informar qual faixa salarial vai ser abrangida, especialmente diante do acordo que foi feito em 2019 sobre priorizar as demandas da Segurança”.

A representante da entidade reforça que o Governo deve apresentar uma proposta mais precisa. “Diante deste vácuo, vamos nos reunir com a tropa para explicarmos a situação e discutirmos juntos alguma solução. Não vamos ser porta-vozes de uma notícia sem fundamento e sem previsões concretas”, enfatiza.

Governo justifica leite condensado e chicletes: “potencial energético” e “higiene bucal”

APESAR DA SÉRIE DE GULOSEIMAS NA LISTA, O MINISTÉRIO DA DEFESA DIZ SER RESPONSÁVEL PELA PROMOÇÃO DA SAÚDE E DE UMA ALIMENTAÇÃO NUTRICIONALMENTE BALANCEADA. FOTO: REPRODUÇÃO

Mais de um dia após a divulgação pelo portal Metrópoles de que o governo federal gastou mais de R$ 17 milhões em alimentos como leite condensado e chicletes, o Ministério da Defesa divulgou uma nota na tentativa de explicar os gastos.

De acordo com o portal, dados do Ministério da Economia revelam que em 2020 o governo federal gastou R$ 1,8 bilhão em alimentos, valor 20% maior do que o registrado em 2019.

A explicação sobre os valores veio do Ministério da Defesa porque, segundo a Economia, a maior parte das despesas são com a alimentação das tropas das Forças Armadas em atividade.

A lista de compras é longa, diversa e também inclui legumes, verduras, carne, mas também geleia de mocotó, chantilly, batata frita, bacon defumado, etc.

Apesar da série de guloseimas na lista, o Ministério da Defesa diz ser responsável pela promoção da saúde e de uma alimentação nutricionalmente balanceada às Forças Armadas.

Congresso em Foco