SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 21, 2020

Guarda reforça patrulhamento no Alecrim e Cidade Alta durante compras natalinas

OS GUARDAS MUNICIPAIS ESTÃO PATRULHANDO OS LOCAIS DE MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PESSOAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

A população que frequenta a área comercial do Alecrim e Cidade Alta está contando com um reforço na segurança. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) ampliou o patrulhamento realizado pelo Grupamento de Ação Patrimonial da Guarda Municipal (Gapa/GMN) devido a maior movimentação de pessoas por ocasião das compras natalinas.

Os guardas municipais estão patrulhando os locais de maior concentração de pessoas a exemplo das ruas comerciais, camelódromos, área dos magazines e principais paradas de transporte coletivo dos dois maiores locais de comércio popular de Natal. As viaturas estão sendo utilizadas na realização de constantes rondas e os guardas também estão fazendo ponto base e circulando nas calçadas.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, explicou que o objetivo do reforço é levar mais segurança, já que nesse período as pessoas realizam muitas compras, tanto no Alecrim como na Cidade Alta, e precisam de uma maior vigilância do poder público para evitar e combater roubos e furtos. “Com a presença da Guarda Municipal patrulhando atentamente esses tipos de delitos tendem a cair, além de termos viaturas próximas para dar pronta resposta no atendimento de qualquer ocorrência”, comentou.

O coordenador do Gapa/GMN, CGA Elson, informou que o trabalho mais intenso de patrulhamento deve seguir até o final do ano já que é o período de maior movimentação de pessoas. “Estamos com patrulhamento e ponto em locais de maior fluxo de pessoas e nos corredores de ônibus. Nesse período natalino e de comemorações de final de ano, o Gapa vem colaborar proporcionando uma maior sensação de segurança para os nossos munícipes”, falou.

O trabalho preventivo da Guarda Municipal na Cidade Alta e Alecrim já tinha sido reforçado desde a inauguração da Base Regional da GMN na Praça Gentil Ferreira. O local é utilizado como base operacional das ações de segurança empreendidas pela GMN no dois maiores polos do comércio de rua de Natal. A medida tomada pela Prefeitura contribui com a segurança do comércio, já que a nova Unidade Regional concede apoio ao patrulhamento colocado para garantir a segurança da Cidade Alta e Alecrim.

Casinha do Papai Noel no Mirassol é depredada e tem objetos furtados

SEMSUR DENUNCIA QUE OCORRÊNCIAS DE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO PÚBLICO TÊM SE TORNADO FREQUENTES. FOTO: ALEX RÉGIS

A Casinha do Papai Noel, localizada ao lado da Árvore de Mirassol, em Natal, foi alvo de vândalos no fim de semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o espaço montado pela prefeitura como parte integrante da decoração natalina da capital potiguar foi depredado e furtado por criminosos.

Os homens quebraram a janela e roubaram objetos de uso do Papai Noel, além de mesas de canto de madeira e material de isopor. A casinha é uma das atrações da Praça da Árvore há vários anos e, apesar da pandemia do novo coronavírus, foi aberta para visitação com restrições para evitar o contágio da doença – uso de máscara e distanciamento social.

A Semsur informou ainda que os reparos serão feitos na estrutura e os itens furtados serão repostos esta semana, sem atrapalhar o funcionamento do espaço.

A Casinha do Papai Noel fica aberta de quinta a domingo, das 18h às 21h – só não vai funcionar no dia 24 de dezembro.

G1RN

RN chega a 109 mil casos confirmados da covid-19 e 2.873 mortes pela doença

OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS PRELIMINARES FORAM APRESENTADOS PELA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA (SESAP). FOTO: ANASTÁCIA VAZ

Com novo aumento no número de pessoas infectadas, o Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta segunda-feira (21), a marca de 109 mil casos acumulados da covid-19. Em um dia, houve o crescimento de 800 novas confirmações para a doença. Ao todo, 109.734 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

O número de mortes também aumentou. Com quatro novos registros, o número total de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 2.873. Nas últimas 24 horas, duas pessoas perderam a vida em decorrência da doença, sendo uma em Jardim do Seridó e outra em Mossoró. As demais mortes notificadas ocorreram em outro momento, mas foram confirmadas somente agora. 

Os dados epidemiológicos preliminares foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Segundo eles, há ainda outros 455 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com o novo coronavírus. Quanto ao número de casos considerados suspeitos de infecção pela covid-19, o RN contabiliza um total de 53.557. Até o momento, 260.429  casos já foram descartados para a doença.

Sobre a situação dos leitos, a taxa de ocupação geral dos leitos críticos voltou a subir, em comparação ao dia anterior. Segundo o RegulaRN, plataforma que monitora a ocupação dos leitos no território potiguar, esse percentual está, no momento, em 65,9%. Especificando por região, esse índice se apresenta da seguinte forma: metropolitana (57,5%), oeste (81,2%) e seridó (62,9%).

Ainda de acordo com o RegulaRN, do total de leitos clínicos, que é 259, 130 estão ocupados. Quanto aos críticos, dos 227 do total, 143 estão ocupados. Isso corresponde ao total de 273 pessoas internadas pela covid-19 no RN.

Portal da Tropical

Final de semana com interdições e autuações por descumprimento ao decreto municipal

AO TODO, FORAM QUATRO CASAS DE EVENTOS INTERDITADAS, DIVERSAS NOTIFICAÇÕES E AUTUAÇÕES A IGREJA, BARES E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. FOTO: FISCALIZAÇÃP/SEMURB

Com a chegada do período de festas de final de ano se intensificam os eventos, mesmo com as restrições impostas pelo município, devido a pandemia da Covid-19. Este final de semana foi de intenso trabalho para os fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que atuaram desde a sexta-feira (18) até a madrugada desta segunda-feira (21) para fazer cumprir os decretos municipais que visam evitar as aglomerações.

Ao todo, foram quatro casas de eventos interditadas, diversas notificações e autuações a igreja, bares e estabelecimentos comerciais por descumprimento aos termos do Decreto municipal 12.065/2020. As ações contaram com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Logo na tarde da última sexta-feira (18), os fiscais interditaram um campo de futebol, no bairro de Mãe Luíza, zona Leste e uma casa de festas no bairro Guarapes, zona Oeste da cidade. Todos os eventos estavam programados para acontecer, sexta e sábado, sem licenciamento e com shows musicais  de grande apelo popular, o que gerariam grandes aglomerações.

Já no sábado (19), foi interditado parcialmente o local, onde iria acontecer um evento de Rap, no condomínio Village de Prata, no bairro de Guarapes, situado na zona Oeste. A responsável pela festa foi autuada e avisada que não poderia realizar o evento. Durante a noite o local foi monitorado pela Guarda Municipal, mas o evento foi cancelado.

Ainda no sábado, uma arena Society, que realizava um evento irregular, teve que encerrar a festa. O estabelecimento recebeu auto de infração por descumprimento ao Decreto. Após isso, a casa foi fechada.

No domingo (20), a fiscalização esteve no bairro do Alecrim, onde havia muitas denúncias de poluição sonora de lojas, com porta para rua, mas poucas casas comerciais estavam abertas. Segundo o supervisor ambiental, Felipe Gomes, que estava no plantão, a orientação foi para que fosse reforçada a necessidade de manter os protocolos e evitassem a poluição sonora.

Os fiscais receberam a denúncia de que dois campos de futebol society um em Nova Descoberta e outro em Cidade Sátelite, estariam realizando supostamente eventos. Os dois receberam autos de infração por realização de eventos sem autorização. No mesmo dia, um bar também recém-inaugurado em Nova Descoberta também foi autuado por descumprimento as normas.

Ainda no domingo uma igreja, situada na avenida Ayrton Senna, zona Sul da cidade, teve suas atividades parcialmente interditadas. Os fiscais identificaram que no local não haviam tapetes de higienização de calçados, espaço entre as cadeiras, desocupação das fileiras da frente, como também não havia informações, de forma visível, acerca da capacidade de pessoas no templo e a metragem da área. “Os cultos estão suspensos, até que a Igreja, corrija todas as irregularidades identificadas. As demais atividades do templo estão liberadas”, disse Felipe Gomes.

E, já na manhã desta segunda-feira(21), um bar, no bairro de Nova Descoberta, também foi interditado e autuado por descumprir o decreto, em promover aglomeração e funcionar fora do horário estabelecido, que no domingo deve encerrar às 01h da manhã. “O Decreto 12.078/2020, prevê que serviço de alimentação deve funcionar de segunda a quinta-feira, das 11h as 23h, sextas, sábados e domingos das 11h até as 01h da manhã. Eles já havia ultrapassado em 3 horas, o horário previsto para encerramento”, relatou Gomes.

CDL Parnamirim conquista primeiro lugar no ranking Locomotiva de Vendas do RN

O PRESIDENTE DA CDL PARNAMIRIM BIRA MARQUES ENALTECEU A GRANDE CONQUISTA QUE PROJETA A CDL PARNAMIRIM EM NÍVEL NACIONAL. FOTO: REPRODUÇÃO

A diretoria e colaboradores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parnamirim estão comemorando o primeiro lugar do RN no Ranking da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

Com o primeiro lugar no RN, a CDL Parnamirim está entre as 33 Câmaras do Brasil e traz para a cidade “Trampolim da Vitória” uma importante conquista que coloca o município em destaque entre todas as cidades do país.

O presidente da CDL Parnamirim Bira Marques enalteceu a grande conquista que projeta a CDL Parnamirim em nível nacional e agradeceu aos diretores que compõem a entidade. Agradeceu também a coordenadora Fabiana do Nascimento Barbosa. “Nossa diretoria tem apenas três anos de mandato e se não fosse a dedicação de nossos parceiros não tínhamos conquistado nada. Esse resultado é fruto da união de todos que fazem a CDL Parnamirim”, disse Bira Marques.

Tradicional “Busão Natalino” já circula pelas ruas de Natal

É O TERCEIRO ANO CONSECUTIVO DA CIRCULAÇÃO DO BUSÃO NATALINO. FOTO: DIVULGAÇÃO/STTU

Já circula pelas ruas da capital o tradicional “Busão Natalino”. Neste ano, o veículo temático é um modelo articulado da empresa Reunidas, linha 73, que vai da zona Norte até a zona Sul de Natal, passando pelos principais shoppings, além de escolas e supermercados. A ação é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN), em parceria com a STTU.

É o terceiro ano consecutivo da circulação do Busão Natalino. A ação tem o intuito de proporcionar uma viagem especial, em clima de “boas festas”, aos usuários do transporte público da capital. O ônibus personalizado de 2020 tem layout diferenciado e produzido especialmente para esse período, com decoração de lâmpadas na lataria externa, o que destaca e realça a originalidade do Busão Natalino por onde passar.

As viagens prometem ser especiais e os usuários poderão ser surpreendidos ao longo do seu itinerário durante esta semana que antecede o Natal. Confira os horários de circulação do Busão Natalino nos dias úteis da semana:

Saída da garagem: 7h18

Retorno garagem (intervalo): 11h53

Retorno às ruas: 14h33

Último retorno à garagem: 19h35

Prefeitura capta seis toneladas de alimentos para população em situação de vulnerabilidade social

INICIADA SE DÁ ATRAVÉS DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE ENFRENTAMENTO À COVID-19, CHAMADO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA). FOTO: SECOM

As pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, juntamente com os beneficiários atendidos pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição mantidos pela Prefeitura de Natal, terão acesso a gêneros alimenticios de qualidade e de forma gratuita. Isto graças à coleta de 6,4 toneladas de alimentos de agricultura familiar, iniciada neste mês de dezembro e que vai até junho de 2021, através do programa emergencial de enfrentamento à Covid-19, chamado Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os kits de alimentos distribuídos são compostos por 15 itens: cebolinha, coentro, abacaxi, abóbora leite, banana maçã e pacovan, batata doce, berinjela, coco seco, coco verde, feijão verde, macaxeira, rúcula, quiabo e tomate cereja. A agricultura praticada na periferia de Natal (agricultura periurbana) cultiva, produz, cria, processa e distribui uma diversidade de produtos alimentares e não alimentares, utilizando os recursos humanos e materiais, produtos e serviços encontrados dentro ou em redor da área urbana.

A iniciativa acontece em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Emater, PAA e o Banco de Alimentos, e vai beneficiar seis instituições inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social, além de três escolas: Escola Ambulatório Padre João Maria/Casa da Criança, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos-IERC/RN, Lar da Vovozinha, Associação Casa de Idosos Jesus Misericordioso, Lar Fabiano de Cristo, Lar do Ancião Evangélico – LAE e as Escolas Estaduais Eurípedes Barsanulfo, Hegesippo Reis e Leonor Lima.

Para a secretária Andréa Dias, titular da Semtas, essa é uma ação de extrema importância que assegura o direito à alimentação para a população em situação de vulnerabilidade social. Também gera emprego e renda, estimulando o programa de agricultura familiar, acrescenta ela. “Cadastramos produtores que se encaixam nos critérios do programa e que já participam da Feira da Agricultura Familiar, projeto fomentado e acompanhado pela Semtas, através do DAS. Além da Feira da Agricultura Familiar, temos o Banco de Alimentos, com os objetivos de reduzir o desperdício e de combater à fome; o Sopa Solidária, que atende a 15 comunidades e cerca de 8.000 pessoas, e nossa Central de Abastecimento, que recebe, armazena e distribui alimentos para a manutenção dos programas da Secretaria”, explica a secretária Andréa Dias.

Dez meses após 1° caso, governo não tem plano contra a Covid-19, diz TCU

TRIBUNAL DE CONTAS IDENTIFICOU, EM RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO, UMA SÉRIE DE ERROS NO COMBATE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. FOTO: ILUSTRAÇÃO/GETTY

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que o Ministério da Saúde ainda não tem um plano de combate à pandemia do novo coronavírus, mesmo após quase 10 meses do primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil.

O relatório de acompanhamento foi elaborado pela Secretaria de Controle Externo da Saúde (SecexSaúde) e apresentado pelo ministro-relator Benjamin Zymler. Essa é a quarta etapa do processo.

O Tribunal de Contas da União concluiu, inclusive, que a auditoria não apresentou “constatações diferentes dos relatórios anteriores no tocante à deficiência do planejamento das ações da pasta [Ministério da Saúde] referentes ao tema”.

A Corte também afirmou que os representantes do ministério, chefiado desde maio pelo general Eduardo Pazuello, não compreendem como função da pasta a articulação com os entes subnacionais para que seja elaborado um plano nacional contra a Covid-19.

Metrópoles