SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 19, 2020

DEM cogita indicar Baleia Rossi para disputar presidência da Câmara

NA SEXTA (18/12), PT, PCDOB, PSB E PDT ADERIRAM AO BLOCO DO ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA, RODRIGO MAIA, QUE JÁ CONTA COM 11 PARTIDOS. FOTO: IGO ESTRELA

O partido Democratas estuda indicar o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato do bloco do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa pela presidência da Casa. A informação é do Estadão.

Nessa sexta (18/12), os partidos PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram adesão ao bloco de Maia. Com isso, Maia já tem 11 partidos: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede.

Oficialmente, Rodrigo Maia ainda não anunciou quem apoiará, mas o nome de Baleia é um dos mais cotados para sucedê-lo como presidente da Câmara, assim como o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

De acordo com a Coluna do Estadão, integrantes do DEM argumentam que lançar a candidatura de Baleia significa “enfraquecer” o MDB no Senado, rival de Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Além disso, alguns aliados de Maia não têm simpatia com Baleia, mas avaliam que o nome de Aguinaldo Ribeiro como “inviável” na disputa à presidência.

No fim das contas, os parlamentares avaliam que o deputado do MDB também é “palatável às esquerdas”.

Metrópoles

Guedes cancela férias em meio a embate sobre 13º do​ Bolsa Família

FÉRIAS DO MINISTRO SERIAM ATÉ O DIA 8 DE JANEIRO, MAS FORAM SUSPENSAS. FOTO: EBC

Edição extra do Diário Oficial da União publicou neste sábado a interrupção das férias do ministro da Economia, Paulo Guedes, que deveria se iniciar neste final de semana e seguir até 8 de janeiro.

Fontes ouvidas pelo blog dizem que o ministro decidiu não viajar na próxima semana por conta da pandemia. Como ia ficar em Brasília trabalhando, foi aconselhado a cancelar as férias.

A interrupção das férias vem no momento em que os presidentes da República, Jair Bolsonaro, e da Câmara, Rodrigo Maia, trocam acusações em torno do pagamento do 13º salário para beneficiários do Bolsa Família.

Na quinta-feira (17), Bolsonaro afirmou que a Medida Provisória que autorizava o pagamento do 13º não foi votada no Congresso por falta de vontade do presidente da Câmara. Na sexta (18), Maia foi à tribuna da Câmara dizer que o presidente mentiu. Também anunciou a votação de MP sobre o auxílio emergencial, que o governo não quer que seja votada.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, afirmou que a MP do 13º do Bolsa Família não foi votada a pedido do governo.

Em entrevista de final de ano a jornalistas na sexta-feira, Paulo Guedes disse que era obrigado a recomendar que o governo não pagasse o 13º do Bolsa Família neste ano, por conta dos gastos com a pandemia. Guedes afirmou que poderia incorrer em rime de responsabilidade se encaminhasse o pagamento do valor extra.

G1

PT irá integrar bloco de Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara

PARTIDO TEM A MAIOR BANCADA DA CASA, COM 54 DEPUTADOS; CANDIDATO DO GRUPO, NO ENTANTO, AINDA NÃO FOI DEFINIDO. FOTO: EBC

O PT decidiu, na tarde desta sexta-feira, 18, integrar o bloco do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa pela presidência da Casa. A eleição será realizada em fevereiro de 2021. A informação foi confirmada à Jovem Pan por um integrante do partido. Com 54 deputados, o Partidos dos Trabalhadores possui a maior bancada da Casa. Como a Jovem Pan mostrou, em uma reunião na noite da quarta-feira, 16, o partido havia decidido não apoiar “nenhum candidato apoiado por Bolsonaro” na corrida pela sucessão de Maia. Na prática, tratava-se de um veto ao nome de Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão que já oficializou sua candidatura e tem a preferência do presidente Jair Bolsonaro. A sigla afirmava, no entanto, que iria buscar, com os demais partidos de oposição, a construção de uma candidatura do campo progressista.

Pouco tempo depois, Rodrigo Maia anunciou a expansão de seu bloco em uma coletiva de imprensa ao lado de lideranças de diversas partidos, do PT ao PSL. Além dos petistas, aderiram ao bloco do presidente da Câmara os seguintes partidos: PDT, PSB, PCdoB e Rede. O PSOL decidiu não integrar o grupo – o partido, liderado pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), pretende lançar candidatura própria. Com isso, o grupo de Maia passa a ter mais de 280 deputados. Para vencer o pleito, o postulante precisa de 257 votos. O grupo de Lira, formado por PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, PTB, PROS, Avante e Patriota possui 202 parlamentares.

A posição dos partidos, no entanto, não garante que um candidato receberá a totalidade dos votos de uma bancada. O PSL, por exemplo, está dividido em duas alas: o segmento bolsonarista, formado por parlamentares como Carla Zambelli (PSL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) tende a apoiar o nome de Arthur Lira, que tem o aval do presidente Jair Bolsonaro, enquanto os bivaristas, ligados ao presidente nacional do partido, Luciano Bivar (PSL-PE), sinalizam voto no candidato de Maia. O mesmo ocorre nos partidos de oposição. Como a Jovem Pan mostrou, em uma reunião virtual, na quarta-feira, 9, a bancada do PSB aprovou um indicativo de apoio a Lira – dos 31 deputados, 18 manifestaram apoio ao líder do Centrão. Na sexta-feira, 11, porém, o Diretório Nacional do partido decidiu, por unanimidade, não endossar o nome de Lira.

Jovem Pan

Mortalidade por covid-19 é o triplo em relação à gripe, diz estudo

SEGUNDO O ESTUDO, O TEMPO DE PERMANÊNCIA NAS UTIS FOI QUASE O DOBRO NOS CASOS DE COVID-19. FOTO: AFP

A mortalidade em pacientes hospitalizados com covid-19 é o triplo em relação à gripe do tipo influenza, apontou estudo publicado na 5ª feira (17.dez) no jornal científico The Lancet Respiratory Medicine.

Leia a íntegra aqui (131 KB). Dados de 89.000 pacientes com covid-19 foram analisados em março e abril e comparados a 45.000 casos de gripe sazonal entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019.

Dos pacientes internados com covid-19, 16,9% morreram durante o período do estudo. O índice de mortes por gripes que exigiram internação foi 5,8%.

Segundo o estudo, o tempo de permanência nas UTIs foi quase o dobro nos casos de covid-19.

A médica Catherine Quantin, do Hospital Universitário de Dijon, na França, disse que as conclusões do estudo são alarmantes.

“Nosso estudo demonstra que a covid-19 é bem mais grave do que a gripe”, afirmou.

A pesquisa também traz um dado sobre pacientes menores de 18 anos, que vai na contramão de índices de hospitalizações e mortes entre adultos. O número de internados por covid-19 de pessoas até 18 anos foi 18% menor do que os hospitalizados por causa da gripe.

Poder360

Ministério da Saúde confirma segundo caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil

CASO É DE UMA MULHER DE 41 ANOS DE FERNANDÓPOLIS, DO ESTADO DE SÃO PAULO. FOTO: GETTY

O Ministério da Saúde confirmou na noite dessa sexta-feira (18) o segundo caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil. Trata-se de uma mulher de 41 anos, moradora de Fernandópolis, município do noroeste do estado de São Paulo. O ministério diz ter sido notificado na quinta-feira sobre o caso pelo Instituto Adolfo Lutz.

O estado de São Paulo confirmou na quarta-feira seu primeiro caso de reinfecção por Covid-19. Segundo a secretaria de Saúde, a paciente testou positivo pela primeira vez em junho e pela segunda em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico.

De acordo com o Ministério da Saúde, o caso foi investigado seguindo todos os critérios para a confirmação da segunda infecção pela doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Esse protocolo é constituído por dois testes positivos de RT-PCR em tempo real e com intervalo igual ou superior a 90 dias entre as duas testagens.

Além do Instituto Adolfo Lutz, o ministério diz que mais dois laboratórios brasileiros atuam na investigação dos possíveis casos de reinfecção por Covid-19 no país. Segundo a última divulgação oficial, pelo menos 58 casos de reinfecção estavam em análise. Os dois laboratórios envolvidos além do Adolfo Lutz são o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

iG

Coronavírus: ventilador pulmonar explode em hospital e mata nove na Turquia

APARELHO EXPLODIU EM UMA ENFERMARIA PARA TRATAMENTO DE PACIENTES COM COVID-19 DE UM HOSPITAL PRIVADO NO SUL DO PAÍS. FOTO: BBC NEWS BRASIL

Nove pessoas morreram depois que um ventilador pulmonar explodiu em um hospital que tratava pacientes com coronavírus no sul da Turquia, disseram as autoridades.

A explosão causou um incêndio na unidade de terapia intensiva do Hospital Universitário privado Sanko, na cidade de Gaziantep, informou o gabinete do governador local.

Pelo menos um dos pacientes morreu durante a transferência para outro hospital.

A Turquia registrou quase 2 milhões de casos de coronavírus e 17.610 mortes, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Não houve feridos em decorrência do incêndio, ocorrido na madrugada de sábado e rapidamente apagado.

As vítimas tinham entre 56 e 85 anos, disse o hospital em um comunicado.

Uma investigação está em andamento para determinar a causa da explosão.

Vários outros pacientes em tratamento na mesma enfermaria foram transferidos para receber tratamento em hospitais próximos, disse o gabinete do governador de Gaziantep.

Terra

Assessor do deputado Kelps Lima morre aos 55 anos, vítima da Covid-19

MARINHO CHEGOU A SER INTUBADO COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS CAUSADOS PELO VÍRUS. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Faleceu na noite dessa sexta-feira, aos 55 anos, o asssessor do deputado estadual Kelps Lima, Mário Benedito Fernandes de Oliveira, o ‘Marinho’, vítima da Covid-19. Ele estava internado no Hospital de Campanha de Natal e não resistiu após o agravamento das funções vitais em consequência da doença.

Marinho trabalhou na campanha de Kelps Lima no pleito deste ano.

Nas redes socviais, o deputado lamentou a morte e emitiu Nota de Pesar.

Governo do RN amplia pagamento do 13º para faixa até R$ 4 mil

O ANÚNCIO DE FÁTIMA FOI FEITO NO TWITTER, ONDE, EM TOM DESCONTRAÍDO. FOTO: ASSECOM

Como anunciado na semana passada, o governo estadual irá pagar o complemento do 13º salário para parte do funcionalismo público estadual na próxima quarta-feira (23). A novidade é que os servidores que ganhem até R$ 4 mil vão receber os 60% restantes de cada abono natalino, não mais só até os que ganham até R$ 2 mil. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nas redes sociais.  Nessa data, também irão receber os servidores dos órgãos com arrecadação própria. Os demais servidores que ganham mais de R$ 4 mil receberam o complemento do 13º no próximo dia 5 de janeiro.

O anúncio de Fátima foi feito no Twitter, onde, em tom descontraído, a governadora interagiu com os secretários Aldemir Freire (Planejamento) e Carlos Eduardo Xavier (Tributação). A governadora usou as hashtags #AMãeTáOn e #sextou. O pagamento do abono natalino pelo Governo do Estado foi iniciado no dia 10 de outubro, quando todo o quadro de mais de 104 mil servidores – ativos, inativos e pensionistas – recebeu 40% do valor quem tem direito. Esse pagamento representou uma despesa de R$ 180 milhões, aproximadamente.

De acordo com o Governo do Estado, 67 mil servidores, que representam 57% do funcionalismo, terão o vencimento concluído no dia 23 de dezembro. Os 43% restantes receberão o pagamento no dia 5 de janeiro.  Os demais servidores recebem no dia 5 de janeiro de 2021. A governadora informou ainda que até o final de 2020 anunciará o calendário de pagamento do funcionalismo para 2021.

Com informações da Tribuna do Norte