SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 18, 2020

Reservas hídricas do Rio Grande do Norte somam 45% da sua capacidade

A BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES, MAIOR RESERVATÓRIO DO RN, ACUMULA 1.290.865.183 M³. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta sexta-feira (18), indica que as reservas hídricas superficiais totais do Estado são de 1.998.022.933 milhões de metros cúbicos, equivalentes a 45,65% da sua capacidade total que é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.290.865.183 m³, que correspondem a 54,4% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do Estado, está com 175.096.010 m³, correspondentes a 29,2% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³.

O reservatório Umari, localizado em Upanema, está represando 219.996.145 m³, equivalentes a 75,13% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³.

A barragem Pau dos Ferros acumula 12.823.178 m³, que equivalem a 23,38% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³.

O açude Bonito II, localizado em São Miguel, armazena 1.864.025 m³, que correspondem a 17,16% da sua capacidade total, 10.865.000 m³.

O reservatório Marechal Dutra, localizado em Acari, acumula 10.346.695 m³, que correspondem a 23,29% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³.

O açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, está com 8.366.667 m³, equivalentes a 83,67% da sua capacidade total, que é de 10 milhões de metros cúbicos.

Atualmente, os reservatórios com volumes em torno dos 70% das suas capacidades são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 72,33%; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz, com 74,58%; Encanto, localizado em Encanto, com 70,43%; e Mendubim, localizado em Assu, com 78,9%.

Dos reservatórios 47 monitorados pelo Igarn, 3 estão em situação considerada “nível de alerta”, com volumes inferiores a 10% das suas capacidades totais, são eles: Flechas, localizado em  José da Penha, com 8,8%; Itans, localizado em Caicó, com 8,6% e Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 1,05%. Existe ainda o caso de Passagem das Traíras, que passa por obras e não pode acumular grande volume de água, que está com 0,15% da sua capacidade.

Já os açudes completamente secos, monitorados pelo Igarn, são: Inharé, localizado em Santa Cruz; e Trairi, localizado em Tangará.

Situação das lagoas

  • A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte de Natal, está com 10.801.106 m³, que correspondem a 98,02% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³.
  • Já a lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, que fornece água para a adutora Monsenhor Expedito, acumula 43.731.385 m³, equivalentes a 51,9% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³.
  • A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 9.919.949 m³, correspondentes a 89,57% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.

Câmara Municipal de Natal recebe serviço de desinfecção para prevenir a Covid-19

A INICIATIVA COMPLEMENTA MEDIDAS DE PREVENÇÃO JÁ ADOTADAS PELA CÂMARA PARA MANTER OS SERVIÇOS EM FUNCIONAMENTO EM MEIO À PANDEMIA. FOTO: CLÁUDIO OLIVEIRA

Visando reforçar o combate e a prevenção ao novo coronavírus, a Câmara Municipal de Natal recebeu nessa quinta-feira (17) o serviço de desinfecção, realizado pelo Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10).

A iniciativa complementa medidas de prevenção já adotadas pela Câmara para manter os serviços em funcionamento em meio à pandemia da Covid-19. Com o crescente número de casos e óbitos na capital, a Câmara ampliou as restrições no início deste mês de dezembro para reduzir a possibilidade de contágio do coronavírus nas dependências do Palácio Padre Miguelinho, sede do Poder Legislativo Municipal. Uma nova série de restrições, voltadas para o acesso e circulação de pessoas nos setores da Casa e gabinetes dos parlamentares, bem como medidas de controle, voltaram a ser efetivadas durante os trabalhos legislativos e administrativos da instituição que prosseguem na próxima semana, antes do recesso parlamentar.

O trabalho de desinfecção do prédio foi executado na tarde desta quinta-feira, em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura por militares das Forças Armadas, habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal.

RN estima imunizar 730 mil pessoas nas 3 primeiras fases de vacinação contra Covid-19

ESTADO CALCULA QUASE 804 MIL NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA VACINAÇÃO E DIZ QUE TERÁ ESTRUTURA PARA RECEBER LOTES PRONTA NA SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO. FOTO: ILUSTRAÇÃO/GETTY

O governo do Rio Grande do Norte espera vacinar cerca de 730,3 mil pessoas nas três primeiras fases de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o plano estadual de operacionalização divulgado nesta sexta-feira (18) em Natal. O documento foi produzido com base no plano nacional de imunização, lançado na quarta-feira (16), e também aponta como deverá ser a distribuição dos lotes das vacinas que chegarem ao estado.

Durante o lançamento do plano, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o estado estará com toda estrutura pronta para recebimento e distribuição dos lotes dos imunizantes até a segunda quinzena de janeiro, mas reforçou que o início da imunização dependerá do envio de vacinas pelo governo federal. Até agora a Agência Nacional de Vacinação (Anvisa) não autorizou nenhuma vacina no país.

De acordo com o governo, os 730 mil potiguares fazem parte dos grupos prioritários que serão atendidos nas três primeiras fases de vacinação, porém o número ainda pode ser acrescido. Ao todo, o estado estima até agora quase 804 mil pessoas dentro de todos os prioritários, alcançando também professores e servidores da segurança, que deverão estar nas fases seguintes.

“O RN já tem pronto o seu plano. A vacina chegando, vamos iniciar imediatamente a aplicação “, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT). Na quarta (16), Fátima cobrou data para início da vacinação no país.

Segundo o governo, a meta estabelecida pela própria Secretaria Estadual de Saúde é de alcançar pelo menos 95% do público-alvo da vacinação.

As primeiras fases são as seguintes:

1ª Fase

  • Trabalhadores de Saúde
  • Pessoas de 75 anos e mais
  • Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas
  • População indígena aldeado em terras demarcadas aldeada,
  • povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

2ª Fase

  • Pessoas de 60 a 74 anos

3ª Fase

  • Pessoas com diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).

G1RN

Juíza nega pedido do MP para suspender festa de fim de ano em São Miguel do Gostoso

DECISÃO É DA JUÍZA DA COMARCA DE TOUROS, LYDIANE MARIA LUCENA MAIA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A juíza Lydiane Maria Lucena Maia, da comarca de Touros, negou o pedido liminar do Ministério Público de cancelamento da festa de fim de ano de São Miguel do Gostoso. A festa está prevista para acontecer de 27 de dezembro a 2 de janeiro na cidade. O mérito da ação ainda será julgado.

O evento tem shows previstos de Thiaguinho, Pedro Sampaio, grupo Esbórnia e outros.

No dia 14 de dezembro, a prefeitura de São Miguel do Gostoso publicou decreto liberando as festas privadas de fim de ano no município com mais de 50 pessoas. O documento estabelecia que nos eventos não gratuitos seria necessária a apresentação de testes negativos de Covid-19 pelos participantes.

O mesmo decreto suspendeu “os eventos (shows, queima de fogos, entre outros) que possam gerar aglomeração patrocinados com recursos públicos”.

No pedido o MP alega que diante do novo contexto de aumento de casos de Covid-19 não há justificativa para manutenção de eventos de fim de ano em São Miguel do Gostoso. “Eventos da magnitude do “Réveillon do Gostoso 2021” poderão provocar o incremento de novos casos (e consequentemente da ocupação de leitos para COVID-19) em todo Estado e em um número imensurável de localidades, já que as praias de São Miguel do Gostoso atraem um grande número de turistas de diversas cidades do Brasil e até do mundo, especialmente nesta época do ano”, argumentou o MP.

Na decisão a juíza cita que a prefeitura publicou decreto com uma série de condicionantes para realização de festas privadas. “Com isso, cabe ao Município de São Miguel do Gostoso fiscalizar o “Réveillon do Gostoso 2021″ quanto ao cumprimento do art. 4º do Decreto Municipal nº 120/2020, e, caso atestado e comprovado o descumprimento de qualquer dos seus requisitos, tomar as providências cabíveis, inclusive, proibir a realização do evento”, diz a decisão.

G1RN

Protesto contra a proibição de réveillon em Pipa fecha a BR-101 em Goianinha

PROFISSIONAIS DE EVENTOS E TURISMO INTERDITARAM VIA NO SENTIDO JOÃO PESSOA-NATAL NA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA (18). FOTO: SÉRGIO HENRIQUE SANTOS

Profissionais do turismo e do setor de eventos fecharam uma via da BR-101 em Goianinha, na tarde desta sexta-feira (18), em protesto contra a proibição dos eventos de fim de ano na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. Uma decisão judicial suspendeu a festa Let’s Pipa, prevista para o período de 27 de dezembro a 2 de janeiro, que teria atrações nacionais como Jorge e Mateus, Banda Eva e Pedro Sampaio.

Pela manhã, o protesto foi realizado na frente do Fórum Municipal Desembargador Danilo Barbalho Simonetti. Os trabalhadores gritaram pela autorização da festa e reclamavam do prejuízo caso o evento não venha a acontecer. “Queremos trabalhar” e “Quem vai pagar minhas contas?”, apontavam alguns dos cartazes.

À tarde, o grupo seguiu para a BR-101 e chegou a fechar a via no sentido João Pessoa-Natal. Comerciantes e hoteleiros também estiveram na manifestação contra a decisão do juiz Witemburgo Gonçalves de Araújo, publicada na quinta-feira (17). “A população está revoltada. Os trabalhadores vieram demonstrar sua indignação com essa decisão”, falou José Odécio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), que esteve no protesto.

“O principal motivo disso aqui é a vontade de trabalhar e sensibilizar o juiz, o promotor, para que reveja o decreto e possa deixar que os eventos aconteçam. Da maneira que o decreto foi posto, não pode ter nenhum tipo de evento”, falou Erivaldo Costa Vale, hoteleiro e produtor de eventos. “Não estamos aqui só pelo Let’s Pipa. Estamos aqui pelo setor produtivo, pela minha família, pela família de todo mundo que está aqui. Estes eventos seguem todos os protocolos. Os hotéis, os restaurantes, todo mundo comprou equipamentos, treinou equipe, e a gente quer trabalhar de forma segura”, emendou.

G1RN

Governadora Fátima Bezerra lança do Plano de operacionalização da vacinação contra Covid- 19

NAS TRÊS FASES, A META É IMUNIZAR 730.381 PESSOAS EM TODO O ESTADO. FOTO: ASSECOM

Para garantir a proteção da população potiguar no combate ao novo coronavírus, a governadora Fátima Bezerra e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte lançam hoje o Plano Estadual de operacionalização da Vacinação contra Covid-19 em coletiva de imprensa, às 11h30 na Governadoria.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, o Brasil já garantiu 300 milhões de doses de vacinas covid-19 por  meio  dos  acordos  como  o  da  Fiocruz/AstraZeneca  (100,4  milhões  de doses, até julho/2020 + 30 milhões de doses/mês no segundo semestre); Covax Facility (42,5 milhões de doses); Pfizer -70 milhões de doses (em negociação).

No Rio Grande do Norte, a previsão de imunização está dividida em três fases e o objetivo principal da vacinação é contribuir para a redução de morbidade e mortalidade pela covid-19, por isso a necessidade de se estabelecer grupos prioritários.

Na primeira fase serão trabalhadores de Saúde: 79.638 (Doses aplicadas do ano de 2019, atualizadas como nova meta quem alcançou acima de 100%, as outras metas permaneceram as mesmas), Indígenas: 2.447 (Disponibilizada pelo DESAI em fev. de 2020) e pessoas com 75 anos ou mais: 133.621 (IBGE – Estimativa 2021). A segunda fase contemplará pessoas de 60 a 74 anos: 328.236 (IBGE – Estimativa 2021) e a terceira fase pessoas com comorbidades: 186.439 (Comorbidades 2 a 59 anos de idade 2019. A meta de vacinação nas três fases é imunizar 730.381 pessoas.

Apesar  da  meta  para  vacinação  não  ter  sido  definida  ainda  pelo  PNI, acredita-se que com base em campanhas anteriormente definidas esta seja de  pelo menos 95% de cada um dos grupos prioritários.

Cabe destacar que para incorporação da nova vacina no Calendário Nacional de Vacinação é necessária a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através de processo de submissão regular ou emergencial, bem como a recomendação de incorporação desta tecnologia pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que o Brasil possui hoje o maior programa de vacinação do mundo, sendo reconhecido nacional e internacionalmente, e atende atualmente 212 milhões de pessoas. Criado em 18 de setembro de 1973, o PNI é um patrimônio do estado brasileiro, mantido pelo comprometimento e dedicação de profissionais de saúde, gestores e de toda população.

Vacinas em estudos clínicos no Brasil

Até o momento, o Estado do Rio Grande do Norte sinalizou interesse na aquisição dos imunobiológicos que estão em produção pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac, a CoronaVac.

Das vacinas candidatas em estudos clínicos, treze estão em ensaios clínicos fase 3 para avaliação de eficácia e segurança, a última etapa antes da aprovação pelas agências reguladoras e posterior imunização da população.

Na esfera estadual, a   vacinação   está   sob   responsabilidade   da Coordenação Estadual do Programa  de  Imunizações,  da  Subcoordenadoria  de Vigilância  Epidemiológica  (SUVIGE)  da  Coordenadoria  de  Promoção  à  Saúde (CPS)   da Secretaria   de   Estado   da   Saúde   Pública   (Sesap).

As informações atuais indicam para  o  esquema vacinal composto  por  duas  doses,  sendo necessárias adequações  de  gerenciamento  dos  imunobiológicos  para  a  garantia  das  duas doses  do  mesmo  fabricante, considerando a possibilidade de serem  disponibilizados imunobiológicos de fabricantes diferentes visando atender a demanda nacional.

Rede de Frio no Rio Grande do Norte

O Programa Estadual de Imunizações atua com suas ações de vacinação nas oito Regiões de Saúde do Estado, contando com uma Central Estadual de Rede de Frio localizada no município de Natal, e com suas Gerências de Imunização distribuídas  pelas  seis  Regionais  de  Saúde,  constituindo  assim  seis  Centrais Regionais de Rede de Frio, vinculadas às Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP),  localizadas  nos  municípios  de  João  Câmara,  São  José  do  Mipibu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Caicó.

Recursos vêm sendo destinados a Estados e Municípios pelo governo federal, de modo a propiciar a reestruturação da cadeia de frio nacional. Além disso, o Governo Estadual tem realizado adequações estruturais e demais aquisições de equipamentos e insumos, considerando que com o recebimento de imunobiológicos destinados à vacinação contra a Covid-19 será necessário o aumento da capacidade de  armazenamento.

Distribuição

A logística de distribuição dos imunobiológicos no estado do Rio Grande do Norte seguirá o esquema já realizado para as vacinas da rotina do calendário nacional de imunização, de modo que compete à Central Estadual de Rede de Frio distribuir os imunobiológicos às Centrais Regionais. Os municípios da região metropolitana (7ª Região de Saúde) devem fazer a retirada direta nesta central. Para os demais municípios a  retirada  dos  quantitativos  de suas vacinas nas Centrais Regionais de Rede de Frio deverá ser de acordo com o desenho do Plano Diretor de Regionalização.

“Estão quebrando o setor de hospedagem e alimentação”, afirma presidente do SHRBS-RN

PARA HABIB CHALITA, PROIBIÇÕES COMO ESSA FRAGILIZAM O TURISMO POTIGUAR, UM DOS MAIS IMPORTANTES SEGMENTOS DO RN. FOTO: REPRODUÇÃO

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) lamentou a decisão da Justiça que suspendeu as festas privadas de réveillon em Pipa e São Miguel Gostoso, dois dos principais destinos turísticos do estado. “Estão quebrando o setor de hospedagem e alimentação”, afirmou.

Além disso, apoiou os empresários e comerciantes que protestaram nesta sexta-feira (18) contra a decisão judicial.

Para o presidente do SHRBS-RN, Habib Chalita, proibições como essa fragilizam o turismo potiguar, um dos mais importantes segmentos do estado. “Qual a justificativa concreta para essas decisões? O que é preciso fazer para que possamos trabalhar?”, questionou.

Ainda segundo Chalita, os setores de alimentação, hospedagem e eventos têm atuado dentro dos mais rígidos protocolos de saúde e, mesmo assim, são penalizados por questões que “desconhecemos os fundamentos concretos para isso”. “Não se pode tratar iniciativa privada como bandido”, declarou.

Ele reforçou que o Sindicato tem acompanhado de perto os decretos e decisões a respeito dessa situação envolvendo o setor de hospedagem, alimentação e eventos em busca de soluções junto ao Poder Público. 

Guarda de Natal recebe nova carteira funcional de porte de arma com itens de segurança holográficos

O DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO FUNCIONAL E DE PORTE DE ARMA DE FOGO DO GUARDA DE NATAL TRAZ UM NOVO PADRÃO GRÁFICO. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) está disponibilizando novos documentos funcionais destinados aos guardas municipais da capital. A ação coordenada pelo Subcomando de Instrução e Material da Guarda Municipal do Natal tem o objetivo de conceder maior segurança a carteira funcional utilizando recursos modernos como novo tipo de papel para impressão e marcas holográficas.

O documento de identificação funcional e de porte de arma de fogo do guarda de Natal traz um novo padrão gráfico com a marca da instituição e itens de segurança associados. As funcionais agora possuem prazo de validade indeterminado e os portes de arma de fogo passam a ter validade de 10 anos, de acordo com a legislação atual. Outra novidade e o número funcional que traz o ano de ingresso do guarda na instituição.

A secretária da Semdes, Mônica Santos, comentou que a iniciativa agrega valor a profissão, concede mais segurança no registro e porte da funcional, como também mostra o respeito e prioridade que a Prefeitura do Natal trata o agente de segurança pública do município, entendendo ser esse profissional de extrema importância no desenvolvimento das ações que a sociedade demanda. “Além de ter uma funcional bem apresentável e segura, estamos dando valorização ao profissional guarda municipal”, disse.

O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Isaque Nicácio, informou que as carteiras funcionais antigas serão substituídas de maneira ordenada, ou seja, na medida que forem perdendo o prazo de validade serão substituídas pelo novo modelo. “Era um pleito antigo da corporação que agora é contemplada contando com mais segurança e melhor apresentação da identificação funcional”, comentou o subcomandante.

O Subcomando de Instrução da GMN já emitiu cerca de 410 novas carteiras funcionais que já estão sendo entregues ao efetivo da Guarda Municipal.