Sesc RN apresenta projeto nacional Identidades Brasilis
A promoção e visibilidade da expressão artística-cultural dos povos indígena e negro estarão em debate no projeto Identidade Brasilis, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, o evento acontece entre os dias 17 e 19 de dezembro, dentro da programação virtual da Aldeia Sesc Seridó, desenvolvida pela entidade do Sistema Fecomécio RN.
O objetivo central está na valorização das produções artísticas, pesquisas e questões ligadas ao tema, chegando à sociedade de maneira proporcional e democrática, criando conexões e inspiração a partir dos conteúdos que serão apresentados. A ideia tem como referência as políticas públicas nacionais, como o Artigo 215 da Constituição Federal, a lei nº 11.645/2008 que trata de questões relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, entre outras.
Na quinta-feira (17), as atrações começam com o teatro de “Maleme: Valei-me Tony Silva”, seguida pelo diálogo “Por uma educação antirracista: Identidade e desconstrução”. Na sexta-feira (18), a programação segue com o podcast; “Uma conversa sobre troncos e raízes com Graciliano Soares e Meyriane Costa- Aldeia Catu”, depois com a música da “Apresentação pluriartística e introdução histórica”, de Frank Lemos, encerrando com outra rodada de diálogo tratando dos “Territórios indígenas: os caminhos entre os saberes ancestrais para uma educação decolonial”.
No sábado (19), último dia do Identidades Brasilis começa com a oficina “Por uma pedagogia decolonial e pluriversal”, com Ana Paula Campos, em que o interessado deve enviar e-mail ([email protected]) para efetuar inscrição. Logo em seguida começará o diálogo “Encruzilhando saberes: representatividade e ancestralidade”, e o enceramento com “Africanidades do Povo Potyguar Nação Zambêracatu”.
A programação completa você encontra em nosso site (sescrn.com.br) com os horários e participantes do projeto. Com apoio do Departamento Nacional, o tema se destina a todos os públicos por meio da internet, integrando a Aldeia Sesc Seridó que acontece desde o início do mês em plataformas digitais do regional norte-rio-grandense.
Comentários