SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 1, 2020

TV Globo demite veteranos e muda a cúpula do jornalismo em São Paulo

CORRESPONDENTE LUÍS FERNANDO SILVA PINTO, AO LADO DO DIRETOR ALI KAMEL. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A Globo anunciou nesta terça-feira (1º) a demissão de sete jornalistas veteranos, entre eles Luís Fernando Silva Pinto, que era correspondente em Washington desde 1986. As principais mudanças, no entanto, foram na direção de Jornalismo de São Paulo (sai Cristina Piasentini, há 12 anos no cargo, e entra Ana Escalada, seu braço direito) e no Globo Repórter, com o desligamento da experiente Silvia Sayão.

Ela era diretora do programa de grandes reportagens, que também perdeu a sua chefe de Redação, Meg Cunha, na reformulação. Outras baixas foram as de Maria Thereza Pinheiro, conhecida como Terezoca, e Teresa Cavalleiro, que comandavam a área de Projetos Especiais.

Marco Antonio Rodrigues, o Bodão, conhecido por participar de programas como Bem, Amigos e coordenador das aliadas de rede, sai da Globo após 41 anos. Todos eles trabalham até o próximo dia 31.

As substituições de veteranos são consequência da aposentadoria de Silvia Faria, número dois da hierarquia do Jornalismo da Globo. Em agosto, o Notícias da TV antecipou que Silvia, que ocupava o cargo de diretora de Jornalismo da Globo desde 2012, também sairá da função no m deste ano.

Ela será substituída em janeiro por Ricardo Villela, atualmente diretorexecutivo de Jornalismo.

UOL

Atacadão, do grupo Carrefour, é condenado pela Justiça por tolerância ao racismo

EX-FUNCIONÁRIA RELATOU QUE ENCONTROU O AVENTAL QUE COSTUMAVA UTILIZAR ESCRITO COM A FRASE: “SÓ PRA BRANCO USAR”. FOTO: REPRODUÇÃO/FORUM

A rede de hipermercados Atacadão, que pertence ao grupo Carrefour, foi condenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) nesta segunda-feira (30) foi condenado por tolerância ao racismo e à discriminação religiosa em processo movido por uma ex-funcionária, ajudante de cozinha de 31 anos, que é praticante do candomblé. As informações são do jornal O Globo.

Em sua decisão, o juiz do Trabalho Jose Dantas Diniz Neto diz que está “convencido de que o racismo e a prática de intolerância às religiões de matriz africana avançam no ambiente corporativo da empresa, em todo o país, o que expõe a falência do seu programa de ética e integridade, e a absoluta ineficácia do instrumento interno de comunicação de denúncias”.

A sentença obriga a rede de hipermercados a instaurar, no prazo de seis meses, uma política de combate à discriminação, estabelecendo multa de R$100 mil por cada obrigação descumprida, acrescida de R$ 50 mil por cada trabalhador vitimado.

No processo, a ex-funcionária relatou que encontrou o avental que costumava utilizar escrito com a frase: “só pra branco usar”. O recado era assinado por uma colega de trabalho.

Campanha da Poliomielite é prorrogada até 16 de dezembro no Rio Grande do Norte

63 MUNICÍPIOS ATINGIRAM A META DE VACINAR 95% DAS CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA INDICADA. FOTO: ILUSTRAÇÃO/PIXABAY

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 16 de dezembro em todo o Rio Grande do Norte. O público-alvo são crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade.

Na data prevista para o encerramento, 30 de novembro, o Brasil havia atingido a cobertura vacinal de 69,11%, e o Rio Grande do Norte havia vacinado 73,21% do público-alvo, ocupando o 13º lugar no ranking nacional e o quarto lugar no Nordeste. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI/DATASUS). A meta é que 95% das crianças sejam vacinadas contra a doença.

No Rio Grande do Norte, 63 municípios atingiram a meta de vacinar 95% das crianças na faixa etária indicada, e a região metropolitana de Natal está com 60,83% de cobertura vacinal. A região metropolitana de Natal está com 60,83% de cobertura vacinal. Os municípios de Natal e Macau estão abaixo dos 50%, com percentuais de 47,59% e 36,80%, respectivamente.

A Sesap reforça que os municípios devem adotar estratégias para ampliar a cobertura vacinal, realizando uma busca ativa das crianças não vacinadas, a vacinação de casa a casa, disponibilizando postos de vacinação em postos estratégicos e, nas maiores cidades, a realização de “drive thru” de vacinação, respeitando as orientações e cuidados para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

A Poliomielite é uma doença que afeta o sistema nervoso central e pode causar a paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. A única forma de prevenção é a vacinação.

Número de desempregados no País cresceu 35,9% em 6 meses

TOTAL DE PESSOAS À PROCURA DE TRABALHO CHEGOU A 13,7 MILHÕES EM OUTUBRO, 3,6 MILHÕES A MAIS QUE EM MAIO. FOTO: GETTY

A taxa de desemprego no País aumentou de 14,0% em setembro para 14,1% em outubro, maior resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) mensal, iniciada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mercado de trabalho absorveu 1,2 milhão de trabalhadores em apenas um mês, mas ainda não foi o suficiente para assimilar toda a mão de obra que busca por uma vaga.

O número do desemprego é inferior ao da Pnad Contínua, que estava em 14,4% no trimestre encerrado em setembro. A diferença se dá pelo fato de serem amostras e metodologia diferentes, portanto, não são dados comparáveis, segundo o IBGE.

O total de pessoas à procura de trabalho subiu a 13,763 milhões em outubro, cerca de 277 mil pessoas a mais que em setembro. Em relação a maio, quando teve início a pesquisa, a população desempregada saltou 35,9%, ou 3,634 milhões de pessoas a mais nessa condição.

O total de pessoas trabalhando também aumentou, totalizando 84,134 milhões de pessoas, 1,2 milhão de vagas a mais que em setembro. Apesar da melhora recente, o total de ocupados ainda não retomou o patamar de maio, quando somava 84,404 milhões de pessoas.

Terra

Fisiculturista se casa com boneca hiper-realista: ‘Casais precisam falar menos’

ELE DIZ QUE CONHECEU MARGO EM UMA BOATE, APÓS SALVÁ-LA DE ASSÉDIO. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O fisiculturista Yuri Tolochko se casou no último fim de semana com a boneca hiper-realista com quem mantém longo relacionamento.

Yuri e Margo disseram o “sim” diante de dezenas de convidados durante cerimônia tradicional, contou o “Sun”.

“Aconteceu”, escreveu fisiculturista, originário do Cazaquistão, ao postar foto colocando uma aliança em um dedo da amada.

O cazaque namorou Margo por oito meses até que, no ano passado, pediu a mão dela em casamento. Ele diz que conheceu Margo em uma boate, após salvá-la de assédio.

“Casais precisam falar menos e se conectar mais”, escreveu ele na rede social.

Extra

Lewis Hamilton testa positivo para Covid-19 e está fora do GP de Sakhir

MERCEDES COMUNICA QUE HEPTACAMPEÃO ACORDOU COM SINTOMAS LEVES E JÁ ESTÁ CUMPRINDO PROTOCOLO DE ISOLAMENTO. FOTO: GETTY

Lewis Hamilton está fora do GP de Sakhir. Em comunicado divulgado na manhã desta terça-feira, a Mercedes informou que o heptacampeão mundial de Fórmula 1 testou positivo para Covid-19 e, já cumprindo protocolo de isolamento, não participará da prova do próximo fim de semana. O piloto está bem e apenas segue as determinações de praxe. Sua participação no último GP da temporada, dia 13 em Abu Dhabi, no entanto, ainda dependerá de testes posteriores.

Antes de vencer o GP do Barein, Hamilton fora submetido a três testes, todos com resultados negativos. Porém, na manhã de segunda o britânico apresentou sintomas leves. Informado de que uma pessoa com a qual se contatou havia testado positivo, foi submetido a novo teste, que desta vez confirmou a suspeita. Assim, será a primeira vez que Hamilton ficará fora de uma corrida desde que estreou na Fórmula 1. Ele disputou 265 provas seguidas desde o GP da Austrália de 2007.

G1

COVID: Percentual de pessoas que não evitam o contato pessoal por causa aumenta 370% no RN


CRESCIMENTO FOI DE 370% ENTRE JULHO E OUTUBRO, SEGUNDO PESQUISA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. FOTO: DIVULGAÇÃO

No Rio Grande do Norte, 193 mil indivíduos não reduziram o contato pessoal em razão da covid-19. O número é recorde desde que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) COVID19 iniciou a investigação desse quesito em julho, quando 41 mil potiguares não tomavam medida alguma para reduzir o contato com outras pessoas.

Isso significa um crescimento de 370% nesse número entre julho e outubro, diz a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE).

Em outra direção, o número de pessoas que estavam rigorosamente isoladas caiu 51% no Rio Grande do Norte entre julho e outubro. Em julho, eram 1 milhão de potiguares nessa situação. Em outubro, o número baixou para 491 mil.

Essa é uma tendência regional e nacional. No Nordeste, 1,1 milhão de brasileiros não restringiram contatos por causa da pandemia em julho. Em outubro, 2,8 milhões de pessoas tiveram esse comportamento.

No Brasil, 4,1 milhões não tomaram medida alguma para restringir o contato pessoal por causa da covid-19 em julho. Em outubro, 9,7 milhões adotaram essa postura.

Vândalos depredam e furtam peças de bronze de túmulos no Cemitério do Alecrim

ADMINISTRAÇÃO DO CEMITÉRIO REGISTROU BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA POLÍCIA CIVIL PARA INVESTIGAÇÃO DO CASO. FOTO: CEDIDA

O tradicional Cemitério do Alecrim foi alvo de roubo e de depredação nos últimos dias. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) contabiliza até o momento que 12 túmulos sofreram ações de criminosos entre domingo (29) e segunda-feira (30).

De acordo com o órgão, os criminosos vão ao cemitério geralmente em busca de roubar os arcos de bronze que ficam nos túmulos. Assim, para retirá-los, às vezes quebram ou derrubam parte da estrutura.

Segundo a Semsur, o cemitério tem vigias que atuam durante 24 horas na proteção do local. A pasta alega que esse tipo de crime tem sido algo recorrente.

A administração do cemitério registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil para investigação do caso.

Inaugurado em 1856, o Cemitério do Alecrim é tombado como patrimônio histórico e cultural de Natal desde 2011.

Com informações do G1RN