SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 20, 2020

Cássia Kis relata morte da mãe: “Dentro de um saco, sem me despedir”

FOTO: REPRODUÇÃO

“Ela partiu no fim de agosto, em plena pandemia. Não morreu de Covid, mas foi colocada dentro de um saco como todos; foi-se sem eu vê-la, sem eu me despedir. Enfiaram o corpo dentro de um caixão e não conseguimos nem colocar uma roupa, não a vimos no pós-morte”, comentou a atriz em entrevista à coluna de Patrícia Kogut.

“Sei que foi um até logo. Pedi muito para que minha mãe fosse bem recepcionada, bem cuidada, que os espíritos a conduzissem para um bom lugar. É tão forte. Sinto saudade, queria ter segurado a sua mão. Passei meses dizendo à minha irmã: ‘Dinha, estou me organizando para ir aí. Quero ficar segurando a mão da mamãe. Eu queria só estar perto segurando a mão dela’. Mas minha família me disse que, dias antes, ela estava cantando muito, estava divertida. Ela estava em paz. Estavam todos em paz, prontos”, disse.

A atriz, que viveu a icônica Maria Marruá em ‘Pantanal’, está na expectativa para o remake da novela. “Fiz essa novela emblemática no início dos anos 1990. Agora é um reinício de um novo jeito de fazer. O público pediu aquilo e veio. Foi lindo o que eu fiz. Agora quero nem que seja abrir uma porta. Se me convidarem para eu fazer uma passagem ali no fundo, no primeiro episódio, eu vou me sentir muito satisfeita. E agora provavelmente deve surgir uma velhinha (risos). Eu acho que sim (que fará a obra). Fico feliz de, aos 63 anos, com essa quantidade de rugas, ter muita vontade de mostrar um trabalho cada vez melhor, de estar ao lado de gente que faz tão bem”, finalizou.

IstoÉ

América abre o returno do Grupo A-3 na Arena das Dunas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O América volta a jogar na Arena das Dunas pela Série D do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (21), às 20h, diante do Atlético de Cajazeiras/PB. A partida abre o returno da primeira fase do Grupo A-3.

Líder da chave, o Alvirrubro terminou o primeiro turno no último domingo com uma vitória, justamente, sobre o adversário desta 8ª rodada, o Atlético, lá em Cajazeiras/PB: 2 x 1. O América divide a liderança com o Floresta/CE, ambos com 14 pontos, mas o time do técnico Paulinho Kobayashi tem a vantagem no saldo de gols: 7 x 5.

Jackson Ribeiro de Souza Sobrinho, de Sergipe, apita o jogo auxiliado por Luis Carlos de França Costa (auxiliar 1) e Reinaldo de Souza Moura (auxiliar 2), ambos do Rio Grande do Norte. O também potiguar Leonilson Fernandes Trigueiro Filho é o quarto árbitro.

Este ano, a Série D do Brasileirão apresenta um formato de disputa diferente na primeira fase, com 64 times divididos em 8 grupos de 8 clubes. Classificam-se os 4 melhores de cada grupo para a fase de ‘mata-mata’. Mandante do jogo desta quarta-feira (21), o América está no Grupo A-3 com: Campinense/PB, Afogados/PE, Atlético de Cajazeiras/PB, Floresta/PE, Globo/RN, Guarany de Sobral/CE e Salgueiro/PE.

Receita Federal realiza operação de combate ao descaminho de produtos eletrônicos em Natal e outras cidades

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Receita Federal realiza hoje, dia 20 de outubro, uma grande ação de combate à sonegação fiscal de âmbito nacional. A operação Colheita, que será deflagrada a partir das 11h, terá como alvo  produtos eletrônicos, celulares e acessórios importados de forma irregular e que são vendidos por uma grande franquia de produtos eletrônicos no país. Produtos descaminhados são aqueles originais que adentram as fronteiras do país de modo irregular. Contudo, a existência de eventuais produtos falsificados também será averiguada pelas equipes de fiscalização. Serão fiscalizadas 27 lojas da rede de franquias, localizadas nas cidades de Rio Verde/GO, Palmas/TO, Belém/PA, Macapá/AP, Manaus/AM, Cariacica/ES, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Natal/RN, Campina Grande e João Pessoa/PB, Salvador e Feira de Santana/BA, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

A rede de lojas, que conta com 83 unidades espalhadas por todo Brasil, apresenta-se como importador oficial, no país, da marca chinesa Xiaomi, quando, na verdade, esta tem importador exclusivo diverso do alvo da operação. As unidades que serão fiscalizadas apresentam movimentação financeira incompatível com o volume de suas vendas e compram mercadorias de empresas com características de noteiras, ou seja, aquelas que não apresentam compras nem importações e apenas servem para emitir notas de vendas. Esses alvos são selecionados através de um robusto sistema de inteligência que realiza o cruzamento de informações dos conhecimentos de transporte com o cadastro de empresas suspeitas.

Na operação Colheita, atuarão cerca de 110 servidores da Receita Federal, podendo contar ainda com o apoio da força policial dos Estados envolvidos. Estima-se a apreensão de cerca de 2000 celulares, com avaliação aproximada de 3 milhões de reais.

O nome Colheita remete à palavra Xiaomi, que em chinês quer dizer pequeno arroz. Trata-se da continuação da operação FranFake, realizada em 12 de março nas cidades de Recife/PE, Fortaleza/CE, Imperatriz/MA, Salvador e Vitória da Conquista/BA. Naquela ocasião, foram fiscalizadas 23 lojas e apreendidos cerca de 1.500 aparelhos celulares.

STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.

Com a decisão, os ministros do Supremo tornaram definitiva uma decisão liminar concedida pelo plenário às vésperas da eleição geral de 2010, a pedido do PT. O julgamento de mérito foi encerrado ontem (19) à noite no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral, de uma semana, para votar por escrito.

Em uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), o PT havia questionado a validade de dispositivos da minirreforma eleitoral de 2009 (Lei 12.034), que introduziu na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) a exigência de apresentação do título de eleitor como condição para votar.

Os ministros entenderam, agora de modo definitivo, que exigir que o eleitor carregue o título de eleitor como condição para votar não tem efeito prático para evitar fraudes, uma vez que o documento não tem foto, e constitui “óbice desnecessário ao exercício do voto pelo eleitor, direito fundamental estruturante da democracia”, conforme escreveu em seu voto a relatora ministra Rosa Weber.

A ministra acrescentou que a utilização da identificação por biometria, que vem sendo implementada nos últimos anos pela Justiça Eleitoral, reduziu o risco de fraudes, embora a identificação por documento com foto ainda seja necessária como segundo recurso.

Ela destacou também que, desde 2018, o eleitor tem também a opção de atrelar uma foto a seu registro eleitoral no aplicativo e-Título, e utilizar a ferramenta para identificar-se na hora de votar, o que esvaziou ainda mais a utilidade de se exigir o título de eleitor em papel.

“O enfoque deve ser direcionado, portanto, ao eleitor como protagonista do processo eleitoral e verdadeiro detentor do poder democrático, de modo que a ele não devem, em princípio, ser impostas limitações senão aquelas estritamente necessárias a assegurar a autenticidade do voto”, escreveu Rosa Weber, que foi acompanhada integralmente pelos demais ministros.

Agência Brasil

Ministro Fábio Faria defende que ninguém pode “impor vacina” contra Covid-19

FOTO: EBC/DIVULGAÇÃO

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, resolveu entrar na celeuma sobre a obrigatoriedade ou não de se tomar vacina contra a covid-19, apesar de sequer haver uma vacina de efeito confirmado para uso no País, até o momento.

Na esteira do presidente Jair Bolsonaro, que tem rivalizado sobre o assunto com o governador de São Paulo, João Doria, Faria foi para as redes sociais dizer que a vacina da covid-19 não “entra em sua casa”.

“Vivemos em um país democrático, governado por um Presidente que luta pela liberdade do povo. Isso significa que nós, brasileiros, temos o DIREITO de escolha. Ninguém pode impor vacina, sobretudo porque sabemos que vacinas seguras costumam demandar tempo. Na minha casa, não entram!”, escreveu o ministro, em sua página no Twitter.

Em outra postagem, Fabio Faria afirmou que “o governo irá oferecer a vacinação, de forma segura e gratuita, após comprovação científica e validada pela ANVISA, e sem imposição”. “Claro que a população quer se ver livre do vírus, e isso será feito com responsabilidade. O PR @jairbolsonaro quer o melhor para o seu povo.”

Na semana passada, o ministro testou positivo para covid-19, assim como diversos outros integrantes do governo que estiveram presentes em um jantar na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Este último também foi contaminado pelo vírus.

Quatro dias após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmar que a vacinação contra a covid-19 no Estado será obrigatória, o prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, negou a necessidade da medida na capital. A questão entrou no centro do debate político, e ontem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em contraposição a Doria, voltou a dizer que a vacina não seria obrigatória.

IstoÉ

Justiça do Trabalho do RN destina mais recursos para combate à Covid-19 no Estado

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) segue destinando recursos para combater à Covid-19 no Rio Grande do Norte. A 2ª Vara do Trabalho de Natal viabilizou, na última semana, R$ 30 mil para uso pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O valor havia sido depositado em juízo pela Jaguarari Ltda., em ação para o cumprimento de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que foi assinado pela empresa junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT-RN).

Ao determinar o envio dos recursos à Coordenadoria de Ações Estratégicas e Regionais da Sesap, o juiz Luciano Athayde Chaves atendeu a pedido do MPT. O magistrado destacou, na decisão, a grave situação “de emergência e calamidade pública, de escala global, que não poupa nosso Estado, que já conta com diversos casos confirmados de infecção e óbitos”. Ele ressaltou, ainda, as várias ações da Justiça do Trabalho para combater a pandemia do novo coronavírus. Os valores liberados pelo TRT-RN para essa finalidade já somam quase R$ 15,5 milhões. “É preciso destacar que o hospital de campanha de Natal foi instalado em imóvel penhorado pela Justiça do Trabalho e excepcionalmente cedido ao município”, consignou ele.

Todas essas parcerias, como lembrou o juiz em sua decisão, estão de acordo com o ato TRT GP nº 42/2020, da Presidência do Tribunal. O ato estabelece que os recursos provenientes de ações civis públicas sejam utilizados, prioritariamente, na compra de materiais e equipamento para o combate à Covid-19.

Hospital Regional do Seridó comemora 500 altas hospitalares de pacientes Covid

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, chegou à marca de 500 altas hospitalares de pacientes suspeitos/confirmados para Covid-19. A unidade, referência em traumato-ortopedia e urgências e emergências na Região do Seridó, atende também pacientes com Covid-19, reforçando o combate à pandemia no Estado.

“É com imensa satisfação que comemoramos a alta dos 500 pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Para nós, esse número representa muito mais que um mero quantitativo. São quinhentas vidas, quinhentos amores, quinhentas famílias, quinhentas vitórias diante de um mal que traz consigo medo e insegurança. Para nossa equipe é tempo de comemorar por cada cuidado implementado, por cada processo terapêutico bem sucedido, por cada acolhimento e informação ofertada. Tenho certeza que precisamos melhorar sim, mas em meu coração resta a alegria e a esperança de dias melhores para o povo do Seridó. Contudo, quero reforçar que nossa guerra contra a Covid-19 continua, e contamos com a parceria e apoio de cada cidadão, de cada família, no sentido de manter as medidas sanitárias em suas casas, comunidades e nos ambientes coletivos. Juntos somos mais fortes e unidos venceremos esta batalha”, afirmou o diretor geral do hospital, Caio Dantas.

Governo articula e confirma inclusão do RN nas rotas aéreas da Itapemirim

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do RN mantém entendimentos em São Paulo com o grupo Itapemirim para incluir o estado na rota de voos que a empresa começa a operar no Brasil. A Itapemirim é um grupo tradicional no transporte nacional de cargas e passageiros por meio rodoviário e está iniciando operações no transporte aéreo que é restrito a três grandes companhias: Latam, Gol e Azul. A Ita Linhas Aéreas começa a operar com dez aviões e tem previsão de adquirir outras 50 aeronaves nos próximos anos.

Por orientação da governadora Fátima Bezerra um grupo de trabalho composto por representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) para manter contatos com a Itapemirim. Como resultado dos entendimentos iniciais, a governadora se reuniu com a direção da companhia em São Paulo nesta terça-feira (20). “O Rio Grande do Norte possui localização estratégica, grande potencial competitivo, rede hoteleira de qualidade e um Centro de Convenções recentemente reformado. E foi o primeiro estado brasileiro a ter certificação internacional dos protocolos de segurança sanitária exigidos contra a pandemia da Covid-19”, afirmou Fátima Bezerra para justificar a destinação de um voo para o estado.

O presidente da empresa, Sidnei Piva confirmou que o RN vai integrar a malha aérea da Itapemirim e também as linhas rodoviárias. “Estamos ampliando a nossa atuação e o Rio Grande do Norte vai sim ter voos regulares da nossa empresa. Não só Natal, mas outras cidades no interior, como Mossoró, passarão a incluir nossa malha de mobilidade viária”, declarou.

Fátima Bezerra também destacou aos dirigentes da Itapemirim as medidas de incentivo implementadas pelo Governo voltadas ao fortalecimento e ampliação da malha aérea estadual como a modernização da legislação e redução do ICMS do QAv da aviação. A reunião contou ainda com a participação do diretor operacional Adilson Furlan e do integrante do conselho de administração, Jean Pejo. Acompanham a governadora os secretários de Estado Ana Maria Costa (Setur) e Carlos Eduardo Xavier (SET) e o presidente da Emprotur, Bruno Reis.