SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 13, 2020

Guarda Municipal localiza veículo roubado em área de dunas no Planalto

FOTO: DIVULGAÇÃO

O patrulhamento ostensivo da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) localizou nesse domingo (11), um veículo modelo Kia Picanto, placas NNP 1711, que havia sido tomado de assalto por homens armados. O veículo foi encontrado numa área de dunas no bairro Planalto, próximo a comunidade do Leningrado.

De acordo com as suspeitas dos guardas municipais o veículo estava escondido no intuito de verificar se o mesmo teria localizador e em seguida deveria ser utilizado para realizar assaltos ou mesmo retirar peças automotivas para revenda no mercado ilegal de peças. O automóvel apresentava algumas avarias nos para-lamas e não foi encontrado o estepe, nem as chaves de rodas e triângulo.

Segundo o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, o carro estava numa área considerada de perigo devido à criminalidade notificada no setor. “O veículo estava num local de acesso difícil e onde o patrulhamento é menor. Porém, nossos guardas conseguiram identificar o veículo e devolver o bem ao legítimo proprietário”, contou.

Os guardas municipais ainda realizaram diligências na área onde o veículo foi encontrado, porém nenhum suspeito do delito foi localizado. A guarnição da GMN conduziu o automóvel objeto do roubo até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi registrada a recuperação do carro e a devolução do mesmo ao proprietário.

Álvaro apresenta seu Plano de Governo ao Arcebispo de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Candidato à reeleição, o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) entregou nesta terça-feira (13) ao arcebispo da cidade, Dom Jaime Vieira Rocha, o programa de governo que pretende implementar em Natal no próximo mandato. A reunião aconteceu na sede da Arquidiocese de Natal. O plano contém os compromissos do líder da coligação Avança Natal em todas as áreas públicas, incluindo Saúde, Educação, Assistência Social, Turismo e Infra-estrutura.

“Iniciamos neste encontro com Dom Jaime uma série de audiências que teremos com segmentos representativos da nossa sociedade para apresentar as propostas que temos para Natal seguir avançando nos próximos quatro anos. Em nossa administração, já conseguimos realizar muitas ações em favor dos natalenses e agora queremos ampliar esses serviços, realizando ainda mais no mandato que virá”, destacou Álvaro.

Dom Jaime parabenizou a postura do candidato. “É muito importante o prefeito mostrar suas ideias e explicar como pretende continuar administrando a cidade nos próximos anos”, afirmou o representante máximo da Arquidiocese de Natal.

Além de entregar o seu Plano de Governo, o prefeito de Natal tratou de outros temas na audiência. Relatou, por exemplo, como está conduzindo sua campanha, enfatizando a decisão que tomou de não promover eventos que possam gerar grandes aglomerações, como comícios, caminhadas e carreatas, para conter a propagação da Covid-19. “É uma linha que tomamos para não dar margem a que o coronavírus se espalhe ainda mais por nossa cidade e, por consequência, com a finalidade principal de preservar vidas. Sabemos todo o mal que essa doença pode causar, inclusive com risco de morte para as pessoas e não podemos contribuir para que ela se prolifere”, explicou Álvaro.

O arcebispo, que já foi contaminado pela Covid-19, assim como outros membros da Igreja Católica em todo o Estado, elogiou a iniciativa do prefeito de não estimular as movimentações com muitas pessoas durante a campanha. “Temos a consciência de que precisamos colocar a saúde dos natalenses em primeiro lugar, deixando a política, as eleições e outros aspectos em segundo plano”, complementou o candidato da coligação Avança Natal.

Bombeiros controlam incêndio florestal na zona Sul de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado nesta terça-feira (13) para controlar um incêndio florestal em um terreno baldio, na Rua Lúcia Viveiros, no bairro Neópolis, Zona Sul de Natal.

Por volta das 12h, duas viaturas contendo 13 bombeiros militares foram encaminhadas para o local. O incêndio foi controlado em 120 minutos e aproximadamente 15 mil litros de água foram utilizados. “O tempo resposta das duas guarnições fizeram a diferença para evitar um incêndio maior que atingisse as residências e as arenas esportivas das proximidades”, disse o Capitão Daniel Gleidson, Oficial do Corpo de Bombeiros.

Na ocorrência, ninguém ficou ferido e a causa do incêndio não foi descoberta. A vegetação seca, os ventos fortes e as temperaturas elevadas têm potencializado incêndios florestais no estado. Nesse sentido, a Corporação recomenda que a população suspenda a prática de queima de lixo nas proximidades da vegetação para evitar o risco de novos focos de incêndio.

Capoeirista Mestre Índio é baleado e morre após tiroteio em granja na Grande Natal

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Um capoeirista de 47 anos foi morto na noite de segunda-feira (12) após um tiroteio em uma granja em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. Edvaldo Oliveira Barros, mais conhecido como Mestre Índio, estava trabalhando como segurança de uma festa no local.

O crime aconteceu na localidade Rio da Prata, em Macaíba. Segundo a Polícia Civil, o homem foi atingido com um disparo um pouco abaixo do peito.

As testemunhas relataram aos policiais que um tiroteio se iniciou após um grupo armado cercar a granja onde acontecia a festa. Foram diversos tiros disparados. Um deles atingiu Mestre Índio, que fazia bicos como segurança há alguns anos.

Ele estava trabalhando no evento desde 12h. A esposa dele, que preferiu não se identificar, recebeu a notícia da morte por volta das 18h. Ela conseguiu recuperar alguns pertences e lembranças do marido, como um relógio, uma máscara, um fone de ouvido e um carregador de celular – o aparelho não foi encontrado com ele.

O corpo de Mestre Índio já foi reconhecido e liberado do Instituto Técnico-científico de Perícia (Itep) por um filho dele. A Polícia Civil vai investigar o caso.

G1RN

Cerca de 231 mil presos podem ser beneficiados com soltura de André do Rap

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A fundamentação baseada em artigo do pacote anticrime usada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), para determinar a soltura de André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, pode beneficiar cerca de 231 mil* presos que estão sob o mesmo regime de obrigatoriedade da avaliação da prisão em 90 dias. Esse dado é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo o CNJ, 30% dos presidiários no país — cerca de 770 mil no total — se encontram nessa situação, ou seja, estão presos preventivamente. O comparsa de André do Rap, Gilcimar de Abreu (o Poocker), condenado no mesmo processo que o suposto chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) – uma das facções mais perigosas do Brasil –, aproveitou a brecha para pedir liberdade à Justiça.

O pacote anticrime, formulado pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro foi sancionado, com vetos, no final de 2019. De acordo com o dispositivo, a prisão preventiva deve ser fundamentada a cada 90 dias.

A justificativa é o caráter excepcional, visto que ainda cabem recursos ao preso. Caso não seja feita a reavaliação, o encarceramento passa a ser considerado ilegal, segundo a lei.

O advogado criminalista David Metzker, sócio da Metzker Advocacia, afirmou que essa medida trazida pelo pacote anticrime tem a finalidade de evitar que a prisão preventiva tenha caráter de cumprimento de pena.

“Prisão preventiva tem o objetivo de evitar que a liberdade da pessoa interferira prejudicialmente no processo. Há muito se reclamava que as prisões preventivas que duravam muito tempo acabavam caracterizando o cumprimento de pena antes do trânsito em julgado. Essa medida veio para sanar esse problema e evitar prisões desnecessárias após cumprir com seu objetivo”, avaliou.

Metropoles

Startup do Inova Metrópole/UFRN auxilia no diagnóstico e tratamento do autismo

FOTO: CÍCERO OLIVEIRA

O tratamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para o desenvolvimento da comunicação, processo de aprendizagem e interação social. Pensando nisso, a startup WayAba – empresa vinculada à Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) – desenvolveu uma série de novas funcionalidades para sua plataforma de auxílio ao diagnóstico e tratamento do autismo.

Implantadas no último mês, as funções já estão disponíveis para os usuários, que podem acessá-las tanto na plataforma web como no aplicativo mobile. Ambos funcionam de forma integrada, priorizando a metodologia da Análise de Comportamento Aplicada – tradução em português para a sigla ABA: Applied Behavior Analysis. Essas melhorias permitem, por exemplo, o compartilhamento de documentos entre analistas e os responsáveis pelo paciente, envio de mensagens entre usuários, agenda de compromissos, checklist de materiais pedagógicos e protocolos de avaliação.

A função central da WayAba é servir como um suporte para digitalização e tratamento das informações que são geradas pelo paciente durante a terapia, permitindo que o terapeuta possa arquivar tais dados ainda durante a sessão, poupando tempo e também agregando recursos que proporcionam a geração de relatórios e gráficos, que ajudam no diagnóstico e auxiliam o processo terapêutico.

O CEO da startup, Assis Barbosa, destaca que outra função específica é a capacidade da própria plataforma de analisar e comparar crianças com perfis parecidos e, a partir da identificação de um padrão, indicar ao terapeuta qual seria o melhor tratamento para determinado paciente. Ele explica que essa sugestão dada pela plataforma é baseada nos próprios dados armazenados ao longo de seu uso pelo terapeuta.

Diferente de outras soluções que existem no mercado, a WayABA é elaborada exclusivamente para aqueles profissionais que utilizam o método ABA em suas rotinas.

Havan lança ‘boneco patriota’ de Luciano Hang, como novo super-herói brasileiro

FOTO: REPRODUÇÃO

O empresário Luciano Hang, das Lojas Havan, ganhou um boneco para chamar de seu: o Capitão Brasil. O brinquedo começou a ser vendido na última semana, nas vésperas do Dia das Crianças, nas lojas da rede por R$ 14,99.

“Por conta da visibilidade que o Luciano estava tendo como patriota, levantando a bandeira do Brasil, a Sulamericana decidiu homenageá-lo e criar um boneco”, diz Kiko Smitas, presidente da Sulamericana, empresa de fantasias e brinquedos que fabrica a miniatura, encomendada pela Havan.

O Capitão Brasil é feito de borracha e tem um sistema na perna que abre e fecha para poder ser fixado em qualquer lugar. “Não é só para crianças. Ele pode ser fixado em crachás e computadores também”, afirma Smitas.

A Sulamericana também comercializa a fantasia do Capitão Patriota, inspirada em Hang, e tem a expectativa de lançar uma linha dos bonecos com vários figurinos diferentes, como o terno verde e amarelo e as camisetas com mensagens políticas pelos quais o empresário é conhecido nas redes sociais.

A empresa, que também detém o licenciamento da linha de super-heróis da DC, coloca o Capitão Patriota no mesmo patamar.

O Tempo

PRF registrou 15 acidentes, 1 óbito e 33 autuações por embriaguez ao volante durante feriadão no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma morte em rodovias federais no RN durante a Operação Nossa Senhora Aparecida 2020. A ação ocorreu entre a última sexta-feira e o dia da Padroeira do Brasil, nesta segunda-feira (12). No total, 15 acidentes foram computados no período, com quatro desses sendo considerados graves e deixando 16 pessoas feridas.

O efetivo da corporação contou com um aumento na operação com o objetivo de diminuir a incidência de acidentes graves e ocorrências criminais, com o policiamento ostensivo preventivo. Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de 4.754 pessoas e 4.230 veículos. E para coibir a perigosa combinação de álcool e direção, os agentes realizaram mais de 451 testes do etilômetro.

Os PRFs autuaram 33 motoristas por alcoolemia ao volante, sendo dois deles presos pelo crime de embriaguez. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou 75 autuações.

No ranking de imprudências mais observadas pelos policiais estão ainda o não uso do capacete para os ocupantes de veículos de duas rodas. 68 pessoas, condutores e garupas, foram flagrados sem esse equipamento que pode salvar vidas. Quando o assunto é ultrapassagem proibida, não importa qual o veículo: motos, automóveis ou veículos de carga, ao todo, 185 condutores foram flagrados realizando essa manobra perigosa.

Criminalidade

Em paralelo às ações preventivas de segurança viária, a PRF dava continuidade ao trabalho de combate ao crime. Da última sexta a esta segunda-feira, 18 pessoas foram detidas pelo cometimento de diversos crimes, entre eles os crimes de trânsito (seis). O total de veículos recuperados foi de cinco só nesse período, estando três deles adulterados.