SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 28, 2020

TRE-RN responsabiliza Prefeituras e Governo do RN pela fiscalização contra aglomerações na campanha eleitoral

FOTO: REPRODUÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral (TER-RN) emitiu Nota sobre as aglomerações no início da campanha eleitoral nesse domingo (27), no Interior do RN. Em Nova Cruz, no Agreste potiguar, uma multidão participou de caminhada promovida por um dos candidatos à prefeitura. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram uma rua completamente tomada por pessoas que acompanhavam um carro de som. Na cidade de Serra Negra do Norte as imagens mostram centenas de pessoas também seguindo em passeata pelas ruas da cidade.

NOTA À IMPRENSA

A respeito das imagens de registros de aglomerações em atos da campanha eleitoral em municípios potiguares, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) esclarece que:

1. Conforme reconhece o Supremo Tribunal Federal, os Poderes Executivos estadual e municipal têm autonomia e dever de definir, e principalmente, de fiscalizar, o cumprimento das regras sanitárias estabelecidas por cada ente;

2.  A Justiça Eleitoral está dando sua contribuição, a título de recomendação, ao apresentar à sociedade o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, cujo objetivo é definir as medidas de proteção à saúde pública a serem implementadas durante a campanha eleitoral e as eleições municipais de novembro, no contexto da pandemia da COVID-19, e está à disposição para consulta pública no portal do TSE;

3. No último sábado (26), véspera da largada da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, fez pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em que reforçou as recomendações da Justiça Eleitoral para o período de campanha.

Apesar de o dever de fiscalizar as infrações de biossegurança – nas regras atualmente em vigor –  não ser da Justiça Eleitoral, o TRE-RN reforça as recomendações mencionadas e expressa preocupação e profunda consternação com as imagens divulgadas, orientando candidatos e partidos políticos para que se adequem às normas sanitárias, e solicitando ao Poder Executivo que tome as medidas cabíveis e de sua competência no que se refere à fiscalização do cumprimento de tais normas.

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN)

Médico cooperado à Unimed Natal recebe prêmio ao inovar no diagnóstico do ceratocone a partir do celular

FOTO: DIVULGAÇÃO

Entre 1655 projetos inscritos no Prêmio Euro Inovação na Saúde, sendo 105 selecionados pela equipe técnica, o do oftalmologista cooperado da Unimed Natal, dr.Francisco Irochima, ficou entre os 11 melhores segundo votação da classe médica. O Topograph Smartphone System consiste em um dispositivo de baixo custo que, acoplado ao celular, será capaz, assim que chegar ao mercado, de dar o diagnóstico precoce do ceratocone, uma das principais causas de transplantes no Brasil e no mundo, e que pode levar à cegueira. Só com o diagnóstico na fase inicial, o paciente poderá ser submetido ao tratamento que cessa a progressão da doença, evitando a baixa da visão e um futuro transplante de córnea.

Atualmente, os equipamentos convencionais que dão o diagnóstico da doença, além de ter um custo muito elevado, apresentam grandes dimensões, baixa mobilidade e necessidade de interpretação profissional. Sintonizado com a proposta futurista de que a medicina vem ultrapassando os limites das instituições de saúde, o oftalmologista Francisco Irochima desenvolveu em sua empresa um dispositivo de baixíssimo custo que, por meio de uma simples foto de anéis luminosos projetados no olho do paciente, analisará e dará o diagnóstico do ceratocone através de um algoritmo próprio.

O dispositivo ainda será capaz de ser operado por um leigo ou por professores em escolas, com suporte médico à distância. Dotado de geolocalização, ele permitirá identificar onde se encontram os pacientes com a doença e orientará de forma otimizada estratégias de saúde.  Após melhoramentos industriais o sistema será disponibilizado para o público mas já teve sua relevância reconhecida pela comunidade médica e científica com a conquista do Prêmio Euro Inovação na Saúde divulgado na última quinta-feira(24).

Secretário de Saúde do RN alerta sobre cuidados durante período eleitoral

FOTO: DEMIS ROUSSOS

O Secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, alertou sobre a importância de seguir medidas de segurança contra a Covid-19 durante processo eleitoral no estado, em entrevista coletiva desta segunda-feira (28). O chefe da pasta reforçou que tanto os eleitores quanto os candidatos e seus respectivos partidos devem respeitar todas as recomendações feitas pelo comitê de especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para que o estado não viva uma nova alta no número de casos da doença.

Para isso, a Secretaria de Saúde divulgou uma série de recomendações direcionadas para o momento de campanha e eleições, com o intuito de reforçar a importância das práticas e manter a população protegida. De acordo com o Cipriano, os partidos foram alertados sobre as medidas de segurança.

Em seu discurso, o secretário de Saúde reforçou que a pandemia não acabou e a forma com que vamos viver esse período eleitoral vai influenciar no desenvolvimento ou retrocesso da síndrome no estado.

Entre a série de recomendações, Cipriano destacou as seguintes:

* Haverá a possibilidade de realização de comícios, passeatas e convenções presenciais desde que estejam dentro da fase do protocolo de retomada do setor de eventos, respeitando as regras de distanciamento social e proteção individual, e com autorização da Vigilância Sanitária municipal;

* O município deve ser o responsável pelo monitoramento dos eventos e garantia da implementação das medidas de biossegurança;

* Os eventos partidários e eleitorais devem seguir o protocolo de biossegurança conforme as recomendações do presente documento e conforme o “Plano Básico de Segurança Sanitária de condutas para a retomada do setor de eventos no Rio Grande do Norte”, desde que realize os ajustes indicados;

* Evitar o uso e compartilhamento de materiais de campanha impressos como cartilhas, jornais, santinhos, dando preferência sempre que possível ao marketing digital;

* As medidas de biossegurança e distanciamento social durante os atos de campanha e no dia da eleição deverão estar de acordo também com o preconizado no Plano de Segurança Sanitária do Tribunal Superior Eleitoral, disponível em: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/arquivos/plano-de-seguranca-sanitaria-eleicoes-2020/rybena_pdf?file=http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/arquivos/plano-de-seguranca-sanitaria-eleicoes-2020/at_download/file.

Por fim, Cipriano Maia reafirmou que “a campanha é um momento rico de debate, mas precisamos manter o distanciamento social, as medidas de higiene e o uso correto da máscara. Não podemos deixar que o nosso momento de exercer a democracia se transforme em um espaço para o contágio do coronavírus, o qual pode acarretar em um cenário de novas perdas”.

Natal passa a contar com Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Júnior

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) vai abrir oficialmente, às 15h, o Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Júnior, localizado na Rua Jaguarari, 2574, Candelária (antigo Hospital de Urgência Pediátrica Dra. Sandra Celeste).

A unidade conta com 41 leitos, sendo 15 de neonatal e 26 leitos clínicos de pediatria para internamento e também vai oferecer tratamento de sífilis e icterícia. Toda internação será regulada através das Unidades de Pronto Atendimentos – UPAs (Cidade Satélite, Cidade da Esperança, Pajuçara, Potengi e Hospital dos Pescadores), da Unidade Mista de Mãe Luiza e das maternidades Araken Pinto e Leide Morais.

As cinco UPAs e a Unidade Mista de Mãe Luiza foram reestruturadas e passam a contar com atendimento de urgência em pediatria 24 horas, de domingo a domingo, assim distribuídos:

  • UPA Esperança – 5 leitos
  • UPA Pajuçara – 4 leitos
  • UPA Potengi – 4 leitos
  • UPA Satélite – 5 leitos
  • UPA Pescadores – 2 leitos
  • Unidade Mista e Mãe Luiza – 2 leitos

Com a reestruturação da rede de atenção pediátrica, a rede municipal irá ampliar de 10 para 41 o número de leitos de internação e de 17 para 22 o número de leitos de observação pediátrica.

“Trabalhamos para dar uma melhor assistência às mães e bebês e aproveitamos o momento para homenagear o pediatra Nivaldo Júnior, que durante anos foi servidor do município e, infelizmente, não está mais entre nós. Ele foi um profissional que trouxe orgulho e inspiração para todos que trabalharam ou foram atendidos por ele”, enfatiza Álvaro Dias, prefeito de Natal.

Para George Antunes, titular da SMS Natal, o hospital municipal pediátrico é um marco. “Com muito trabalho e planejamento, agora as crianças terão um lugar específico para serem internadas e tratadas. Além disso, estruturamos nossa Rede, com as cinco UPAs e mais a Unidade de Pediatria de Mãe Luiza, que conta agora com Urgência Pediátrica 24h”, declarou.

HOMENAGEM

O Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Júnior é uma homenagem ao médico pediatra da Rede Municipal da capital. Nivaldo Júnior foi presidente da Sociedade Potiguar de Pediatria (Sopern) entre os anos de 2010 e 2016 e desde então passou a atuar como vice-presidente do órgão e era Diretor do Sinmed RN desde 2017.

Seus colegas de profissão relatam que ele era um pediatra abnegado, querido pelos colegas e pacientes, jeito meigo, juvenil, voz tranquila, meio menino, apaixonado pelo trabalho, pela profissão médica e pelas crianças a quem se devotava. Dr. Nivaldo Júnior foi diagnosticado com a Covid-19 e faleceu no dia 1º de julho de 2020.

RN tem mais de 10 mil candidatos registrados nas Eleições 2020; número é 12% maior que em 2016

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Rio Grande do Norte superou a marca de 10 mil candidatos nas eleições de 2020. São 10.263 concorrentes aos cargos de prefeito e vereador registrados até a manhã desta segunda-feira (28) no sistema da Justiça Eleitoral.

O número é um recorde, e supera em 12% a quantidade de pleiteantes nas eleições municipais de 2016, quando o estado teve 9.126 registros de candidatura. Os dados disponibilizados pelo sistema da Justiça Eleitoral são a partir das eleições de 2004.

Embora o prazo tenha encerrado no último sábado (26), o sistema pode receber atualização de dados até às 19h e, portanto, o número de candidatos ainda pode aumentar.

Há 507 candidatos disputando 167 vagas de prefeito, e 507 candidatos a vice. Um total de 9.249 pessoas que buscam às 1.522 vagas de vereador e ou vereadora nas Câmaras Municipais. A concorrência é de três candidatos por vaga no Executivo e seis no Legislativo

Somente a capital potiguar registrou mais de 720 candidaturas, sendo 14 a prefeito, 15 a vice-prefeito e 693 a vereador. Dois candidatos já aparecem como inaptos por terem pedido renúncia da candidatura. O recorde na capital já era esperado, já que as convenções partidárias aprovaram mais de 700 candidaturas apenas para vereador.

As mulheres representam 33,7% das candidaturas no estado. Elas são 3.456, mas os homens ainda representam maioria dos candidatos, com 6.807 registros. 47,69% dos candidatos se declaram de cor parda e 41,5% de cor branca. Outros 9,02% se dizem de cor preta e 10 se autodeclaram indígenas.

Mais de 40% dos candidatos têm o ensino médio, 24,87% têm ensino superior completo e 193 disseram que apenas sabem ler e escrever. Estes representam 1,88% das candidaturas.

G1RN

Escola de Governo recebe mutirão de mamografias gratuitas nos dias 5 e 6

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Por ocasião do Outubro Rosa, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), firmou parceria com o Grupo Reviver para a realização de mamografias gratuitas no Centro Administrativo em 2020. O mutirão vai ser realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no estacionamento da Escola de Governo, e tem como principal intuito oportunizar acesso ao exame às servidoras públicas estaduais, embora a ação seja direcionada para todas as mulheres com interesse em fazer a mamografia.

Os atendimentos serão realizados por hora marcada no período das 7h30 às 17h30, mediante agendamento prévio na recepção da Escola de Governo, respeitando o limite diário estabelecido, que é de até 70 exames. Para agendamento, as mulheres poderão ligar para o 3190-0600,, ramal 1490. As vagas ficarão indisponíveis conforme forem sendo preenchidas.

Para realização da mamografia, será preciso apresentar a carteira do SUS de Natal, Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência, além de ter idade a partir de 40 anos. Além disso, as beneficiadas deverão estar utilizando máscara e manter o distanciamento social devido.

Em virtude da atual crise sanitária por causa da pandemia da Covid-19, a iniciativa vai seguir as práticas de prevenção de contaminação, recomendadas pelas autoridades sanitárias e também preconizadas na Portaria Conjunta nº 03/2020, das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead). Desse modo, algumas medidas adotadas serão a aferição de temperatura corporal, disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos e separação de cadeiras de espera com 1,5 metro de distanciamento, entre outras.

Na unidade móvel do Grupo Reviver, onde serão feitos os exames, as funcionárias também utilizarão capote e EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), além da máscara. Haverá ainda uma divisória de acrílico para a paciente em espera dentro da unidade e, a cada mamografia realizada, a máquina será devidamente higienizada.

“A realização de mamografia é de extrema importância para a prevenção do câncer de mama, por isso firmamos parceria com o Grupo para propiciar mais comodidade às servidoras estaduais, trazendo assim esse atendimento para mais perto do seu ambiente de trabalho”, pontua Ricardo Amaral, presidente da Comissão Estadual do Programa de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte.

O exame leva entre 10 e 15 minutos para ser concluído. Os resultados serão entregues na Escola de Governo cerca de 30 dias após sua realização.

No RN, 34,7% das cidades buscaram recursos da Lei Aldir Blanc

FOTO: JÚNIOR PALHARES

Dos 5.570 municípios do país, apenas 1.047 concluíram seus planos de ação para recebimento dos recursos da Lei 14,017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. O número representa apenas 18,7% do total de cidades que podem solicitar o montante direcionado pelo Ministério do Turismo para socorrer o setor cultural. As localidades que ainda não enviaram suas informações para o governo federal têm até o próximo dia 16 de outubro para fazê-la na plataforma +Brasil.

Na última quinta-feira (24.09), o MTur concluiu o pagamento dos 26 estados e do Distrito Federal, totalizando R$ 1,5 bilhão.

Entre os estados com as menores taxas de adesão estão: Roraima, onde dos 15 municípios, apenas a capital, Boa Vista, já recebeu o recurso; Pará, com 4,4% do total das cidades contempladas; além do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, onde menos de 10% das localidades concluíram o processo.

Na outra ponta, Rio Grande do Norte (34,7%), Paraíba (33,6%) e Piauí (32,1%) foram os que tiveram o maior percentual de municípios cadastrados, mas com apenas 1/3 do total. 

Do RN, Municípios de Touros, Santa Cruz e Georgino Avelino, por exemplo, sequer acessaram seus planos de ação na Plataforma + Brasil para receber recursos da Lei Aldir Blanc. Assim como Santana do Matos, Barcelona e Maxaranguape também não se cadastraram para ter acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc. Vale lembrar que esses recrusos podem ser destinados para o artesanato, bandas de música, quadrilhas e grupos folclóricos, compra de instrumentos, atividades de educação e cultura, museus.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pediu engajamento aos municípios para que todo o setor cultural possa ser atendido. “A Aldir Blanc foi uma importante ação do governo federal para atender o setor cultural, fortemente afetado pela pandemia. Mas precisamos de mais adesões para garantir que um maior número de municípios recém o recurso, já que menos de 20% deles cadastraram seus planos de ações na plataforma +Brasil. Precisamos fazer com isso chegue à todas as cidades e que possamos atender todos os artistas brasileiros”, destacou.

De acordo com o decreto nº 10.464/2020, estados, municípios e o Distrito Federal são responsáveis pela distribuição mensal do recurso para a manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas do setor, cooperativas e instituições/organizações comunitárias que foram afetadas pela pandemia. O recurso pode ser distribuído por meio de editais, chamadas públicas ou outros instrumentos aplicáveis para prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

Para o secretário Especial da Cultura, Mário Frias, o recurso direcionado para o município é essencial para dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido por esses espaços antes da pandemia. “Precisamos do apoio dos gestores municipais para que esse recurso chegue logo a esses locais que tiveram que ser fechados devido à pandemia. São eles que geram empregos e renda para milhares de famílias brasileiras”, pontuou.

Atualmente, a Pasta realiza o pagamento previstos no 2º lote – para os planos aprovados entre os dias 02 e 16 de setembro – e que será finalizado no dia 26 de setembro. Já o Lote 3 será destinado aos planos aprovados até 01 de outubro e deverão receber os recursos até 11 de outubro. O último lote, por sua vez, prevê que os planos sejam aprovados até 16 de outubro e determina o pagamento até 26 de outubro.

Os valores são transferidos do Fundo Nacional da Cultura, administrado pelo MTur, preferencialmente para os fundos estaduais, municipais e distrital de cultura. No caso de não haver fundo cultural, o dinheiro poderá ser repassado para outros órgãos responsáveis pela gestão desses recursos.

Tipicolocal/ Mário Jefferson

“Hoje tudo é racismo, preconceito e assédio. Um saco”, diz Glória Maria

FOTO: DIVULGAÇÃO

Glória Maria participou de uma entrevista virtual com a jornalista Joyce Pascowitch, do Glamurama, e falou sobre isolamento social, pandemia do novo coronavírus, a cura do câncer cerebral, entre outros assuntos.

A apresentadora do Globo Repórter, da TV Globo, contou que não acredita no “novo normal”: “Ou é novo, ou é normal, vamos ter que partir para novos olhares. Nada mudou, mas algumas pessoas se viram melhor, começaram a se observar. É preciso uma pandemia para olhar para o outro?”, disse.

Sobre ter se curado de um tumor no cérebro, Glória revelou que vivenciou outros momentos de superação, como a perda da mãe, Dona Edna:  “Passado é história, nem quero falar muito do que passou, estou aqui inteira, curada.”

Na sabatina, a artista ainda entrou em assuntos polêmicos como assédio e preconceito racial. “Eu acho tudo isso um saco. Hoje tudo é racismo, preconceito e assédio. A equipe com que trabalho me chama de ‘neguinha’, de uma forma amorosa e carinhosa. Estou mais de 40 anos na televisão, já fui paquerada, mas nunca me senti assediada moralmente. O assedio é algo que te fere, é grosseiro, desmoraliza. Existe uma cultura hoje que nada pode. Tem que ter uma diferenciação, não dá para generalizar tudo. O politicamente correto é um porre. Acredito que o politicamente correto é o caráter, a honestidade. Esse mundo que a gente está vem muito da amargura das pessoas, não aceito”, concluiu.

IstoÉ