SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 15, 2020

Anvisa inclui voluntários do RN em estudo da vacina de Oxford, através do Centro de Pesquisas Clínicas de Natal

PASSARÃO A FAZER PARTE DO ENSAIO CLÍNICO VOLUNTÁRIOS DE NATAL, PORTO ALEGRE E SANTA MARIA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a inclusão de mais 5 mil voluntários brasileiros nos estudos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Originalmente, os testes no país contariam com 5 mil participantes, número ampliado para 10 mil após pedido da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena os estudos no Brasil, e aval da Anvisa.

Passarão a fazer parte do ensaio clínico voluntários de Natal, Porto Alegre e Santa Maria. Os testes nesses centros serão conduzidos pelo Centro de Pesquisas Clínicas de Natal (CPCLIN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), respectivamente. Os novos participantes se somarão aos voluntários recrutados em São Paulo, Rio e Salvador.

De acordo com a Unifesp, não haverá uma divisão exata do número de voluntários em cada local. “Será livre recrutamento, até alcançar o número de cinco mil selecionados”, disse a instituição, em nota.

A partir de agora, idosos também poderão ser recrutados para o estudo. Inicialmente, somente participantes com menos de 60 anos eram aceitos. Segue valendo a regra de priorizar a inclusão de profissionais de saúde e outros trabalhadores em funções com alto risco de exposição ao coronavírus, como motoristas de ambulância, seguranças de hospitais e agentes de limpeza desses estabelecimentos.

“Isso é extremamente importante porque incluímos nessa fase pessoas que sabidamente têm risco mais elevado de complicações à Covid-19 e, assim, o estudo pode refletir ainda mais a realidade Isso, além de ampliarmos bastante o número de participantes, o que dará ainda mais robustez na análise de dados relacionados à segurança e eficácia da vacina”, disse, em nota, a professora Lily Weckx, responsável por liderar o estudo da vacina no Brasil

A vacina de Oxford está sendo testada ainda no Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos. Na semana passada, os estudos foram suspensos globalmente pela AstraZeneca após uma participante britânica apresentar reação adversa grave.

Os testes ficaram interrompidos por quatro dias para que um comitê independente de especialistas avaliasse se a intercorrência tinha relação com a vacina. Ao final da análise, o grupo concluiu que os estudos poderiam ser continuados e tiveram autorização dos órgãos regulatórios do Reino Unido e do Brasil para a retomada.

FONTE: CONTEÚDO / ESTADÃO

Prefeitura fiscalizou nesta terça-feira primeiras escolas privadas após início das aulas presenciais

FISCAIS DA PREFEITURA ANALISARAM PROTOCOLOS DE SEGURANÇA ADOTADOS PELAS ESCOLAS

As primeiras escolas privadas que iniciaram aulas presenciais em Natal passaram hoje (15) por uma fiscalização da Prefeitura envolvendo o Procon Municipal e as secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Serviços Urbanos (Semsur). Nesse momento, três escolas tiveram os protocolos de segurança sanitária exigidos pelo Decreto Municipal nº 12.024/2020 analisados pela equipe de fiscalização. 

Entre as medidas que fazem parte do protocolo das escolas para o retorno às aulas presenciais estão: medição de temperatura dos alunos na entrada, disponibilização de tapetes sanitizantes, sinalização de corredores, distanciamento de 1,5m das carteiras em sala de aula, divisão da turma em dois ou mais grupos e termo de responsabilidade assinado pelos pais. 

Dois pilares estão sendo pontos alvos da fiscalização, sendo um com referência às orientações e protocolos, a exemplo das medidas de prevenção no ambiente escolar, nas áreas comuns do estabelecimento, e outro relacionado ao distanciamento social, onde a direção da escola deve adotar medidas para aumentar o distanciamento e diminuir o contato pessoal entre alunos e colaboradores. 

Caso a fiscalização encontre desobediência às normas legais de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus cabe aos órgãos de fiscalização competentes interditar o estabelecimento de ensino.  Lembrando que o descumprimento se trata de uma infração administrativa previstas no artigo 10 da Lei Federal nº. 6.437/1977, que prevê crime contra a saúde pública, nos termos do artigo 268 do Código Penal, com pena de detenção de até um ano, e multa. 

Porém, se a escola não for reincidente na mesma infração, o agente poderá realizar a advertência por escrito e determinar que seja sanada a falta para que a unidade pedagógica posso tornar a funcionar. 

A retomada das aulas presenciais nas escolas particulares foi aprovada pelo Comitê Científico do Município e é respaldada por estudos técnicos, a exemplo das quedas dos índices de transmissibilidade da doença e da taxa de ocupação de leitos Covid no município de Natal. 

Prefeitura do Natal: chapa formada por Coronel Hélio e Getúlio Batista será oficializada nesta quarta (16)

Marcada para esta quarta-feira (16), a convenção do PRTB irá oficializar a candidatura do bolsonarista Coronel Hélio Oliveira para a Prefeitura do Natal. A chapa terá como vice Getúlio Batista, do PTB. A convenção está marcada para às 16h e será realizada na sede do PRTB, a Casa 28, que fica localizada na Avenida Salgado Filho, 1693, bairro de Lagoa Nova. Na ocasião também serão escolhidos os candidatos que irão concorrer aos cargos de vereador.

O encontro será realizado de forma presencial, mas também terá transmissão ao vivo pelos perfis do @coronelheliooliveira nas redes sociais. 

Convenção do PL / MDB garante força da chapa Reno e Maguinho em São Rafael

AS CANDIDATURAS DE RENO MARINHO E MAGUINHO COMO PREFEITO E VICE-PREFEITO, RESPECTIVAMENTE, FORAM HOMOLOGADAS EM CONVENÇÃO

As candidaturas de Reno Marinho e Maguinho como prefeito e vice-prefeito, respectivamente, foram homologadas em convenção realizada no Laura Recepções, em São Rafael, na noite desta segunda-feira (14). O encontro aconteceu com capacidade reduzida, devido às medidas de prevenção a Covid-19, restrito a 100 convidados, mas teve amplo apoio da população por toda cidade, que vestiram as cores azul e verde, em alusão aos partidos PL-MDB, bem como ao símbolo do grupo político Pica-Pau. O evento ainda homologou a candidatura de 14 postulantes a vaga de vereador.

Em seu discurso, o prefeito e candidato homologado à reeleição, Reno Marinho, saudou todos da mesa, falou sobre a importância dos postulantes a vaga de vereador e contou um pouco de sua história com São Rafael. Ao citar os feitos de seu mandato, o gestor comentou sobre a luta para construir a adutora da prainha: “O ex-prefeito não fez. 8 anos sem lutar para adutora. Eu fiz em dois anos de mandato”, comentou lembrando do esforço realizado através de apoio do ex-governador Robinson Faria, garantindo a realização da obra em 60 dias no ano de 2018 e levando água limpa para vários rafaelenses.

“Eu vim aqui em um dia muito especial, dia em que São Rafael conhece a nossa chapa. Essa chapa vem resgatando a dignidade do nosso município”, destacou o deputado George Soares afirmando que Reno e Maguinho tem feito uma grande transformação em São Rafael. O parlamentar ainda lembrou de suas ações em prol da cidade, deixando claro que irá trabalhar para continuar ajudando. “Se Deus quiser, no dia 15 de novembro comemorar uma grande vitória do povo de São Rafael”, concluiu.

Também estiveram presentes o deputado federal e presidente estadual do PL, João Maia; o ex-prefeito Ribinha; o vereador Wagner Moura Brito (PRB); a presidente do PL Mulher e prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, entre outros. O deputado federal e presidente estadual do MDB, Walter Alves, não esteve presente, mas encaminhou um vídeo reiterando o apoio a chapa Reno e Maguinho.

Gustavo Carvalho diz que recuperação de estradas anunciada por Fátima Bezerra foi “mera falácia”

GUSTAVO CARVALHO É HOJE UM DOS PRINCIPAIS OPOSITORES DO GOVERNO FÁTIMA BEZERRA

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) criticou a situação das estradas do interior do RN e chamou a atenção para  a falta de manutenção. Para o parlamentar, o anúncio do governo de que estaria iniciando obras de recuperação asfáltica pelas estradas do interior foi “mera falácia”.

“Por tudo isso que relatei, eu quero aqui lamentar a falta de ação enérgica do Governo do Estado. E isso ocorre em todos os setores. Na Saúde já está muito evidenciado. Na infraestrutura, o governo fez esses anúncios, que não passaram de falácias, achando que a gente não iria ver. Mas a gente viu”, enfatizou.

Ainda na sessão desta terça-feira, Carvalho fez um relato sem retoques da situação das rodovias administradas pelo governo: “Hoje eu trago notícias sobre minhas visitas recentes ao interior do Estado. Pelo que se vem repercutindo há alguns meses e pelo número de requerimentos que apresentamos para recapeamento da malha viária do RN, eu achava que iria viajar com estradas parecendo tapetes. Mas não foi o que eu encontrei. Eu saí de Natal e logo tomei um susto. O caminho para o Alto Oeste está um caos. De Marcelino Vieira para Tenente Ananias, de Campo Grande para Messias Targino, em Patu há muitos buracos, em Almino Afonso também, enfim; há trechos esburacados por todos os lados”, denunciou.

O parlamentar contou ainda que foi à São Paulo do Potengi, Barcelona e São Tomé, e não encontrou nada diferente. “Trechos acidentados e cheios de buracos, reduzindo a segurança e a capacidade de escoamento da produção. Um completo absurdo”, disse Gustavo Carvalho.

Por fim, Gustavo Carvalho questionou por que o Governo do Estado divulgou o início de obras “tapa-buracos” que não começaram efetivamente. “É assim que o governo quer se comportar até o fim do seu mandato, tentando enganar a população? Quero deixar claro que nós não vamos deixar de reproduzir o sentimento de desgaste, indignação e desaprovação a um governo que prometeu sonhos e não realizou nada”, concluiu.

Nordeste, Europa e viagens curtas lideram vendas de operadoras; Natal não aparece no ranking dos mais comercializados

SALVADOR É UMA DOS DESTINOS MAIS COMERCIALIZADOS DO NORDESTE

O sexto levantamento mensal da Braztoa desde o início da pandemia de covid-19 aponta que 79% das operadoras associadas realizaram vendas em agosto. Em julho o índice havia sido de 78%, mas como agosto é um mês tradicionalmente de volume menor de vendas, essa estabilidade é vista como positiva pela entidade.

Ainda segundo o levantamento, o percentual de empresas que apontou ter vendido até 50% comparado ao faturamento do ano anterior deu um salto de 10% para 25% em agosto, dividindo o segundo lugar no ranking com as empresas que faturaram de 11% até 25% em relação ao mesmo período de 2019. O número de operadoras cujo faturamento ainda está até 90% menor do que em 2019, segue alto, em 40%, mas tem apresentado queda desde julho (era 45% em julho e 72% em junho). Para 87,5% das operadoras, agosto foi melhor ou similar a julho.

VIAGENS PARA 2021

A maior parte das consultadas disse ter vendido viagens cujos embarques se concentram no primeiro semestre de 2021 (67%), seguidas de viagens que se realizarão em novembro (50%) e dezembro (50%) deste ano. Depois aparecem outubro (46%), setembro (44%) e agosto (29%). As viagens para o segundo semestre de 2021 mantiveram-se no patamar indicado em julho e fizeram parte das vendas de 38% das empresas.

O levantamento mostra que, quanto mais próximo de 2021, maior fica confiança das pessoas em viajar, à medida em que elas se sentem mais seguras e, também, pela possibilidade da aprovação de uma vacina e abertura de fronteiras. E, segundo a análise da Braztoa, “chama a atenção que, embora o consumidor tenha se mantido recluso nesse período, ele tem aproveitado o isolamento para já planejar as viagens que desejam fazer logo depois”.

DESTINO NORDESTE
A região Nordeste se destacou mais uma vez, fazendo parte das vendas de 83% das operadoras, seguida das regiões Sudeste, indicada por 80% das pesquisadas, Sul (74%), Centro-Oeste (70%) e Norte (62%).
Entre os destinos nacionais mais comercializados em agosto, em cada região, figuraram: Salvador, Porto de Galinhas, Angra dos Reis, interior de São Paulo, Serra Gaúcha, litoral de Santa Catarina, Bonito e Amazônia.

No internacional, destaque para a Europa, que esteve presente nas comercializações de 75% das pesquisadas, seguidas da América Central/Caribe (62%), América Sul (55%), América do Norte e Ásia/Oceania (48% cada) e África (24%).

PORTO DE GALINHAS, EM PERNAMBUCO, TAMBÉM SE DESTACA ENTRE OS MAIS COMERCIALIZADOS EM AGOSTO

PERFIL DO VIAJANTE

Segundo o estudo da Braztoa referente a agosto, as maiores preferências dos turistas se dividiram entre viagens com aéreo de curta distância (voos com menos de duas horas de duração), seguidos de roteiros completos com voos de longa distância (voos superiores a duas horas de duração), além das hospedagens em locais de curta distância (até 400 quilômetros).

Os resorts aparecem com maior destaque entre as opções para acomodação. A locação de carro se mostrou constante e os cruzeiros marítimos começam a aparecer no ranking das escolhas, o que pode ter ligação, de acordo com a associação, com o maior volume de vendas concentrado no primeiro semestre de 2021.

Destinos de praia, campo e cidade ficaram empatados no ranking de buscas, seguidos de locais de natureza e ecoturismo.

Em relação ao tempo, as viagens mais comercializadas foram as de média duração (cinco a nove dias), seguidas das de curta duração (até quatro dias). As escapadas de final de semana aparecem em terceiro lugar e, na sequência, estão as viagens de longa duração (dez dias ou mais).

FONTE: PANROTAS

RN SEM SORTE: atividades turísticas crescem 18,9%. Em Pernambuco.

Crescimento do Turismo pernambucano ficou acima da média no Brasil
CRESCIMENTO DO TURISMO EM PERNAMBUCO FICOU ACIMA DA MÉDIA BRASIL

Segundo levantamento do IBGE, anunciado na última sexta-feira (11), o índice de atividades turísticas em Pernambuco cresceu 18,9% em julho, numa comparação com o mês anterior. O bom resultado coloca o Estado em posição de destaque no mapa da retomada do Turismo brasileiro; a média nacional no mesmo período e com a mesma base de comparação ficou em 4,8%.

Para o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, “com um trabalho conjunto com o trade, na elaboração dos 12 protocolos de segurança para o Turismo, seguimos reativando todos os segmentos, dos hotéis aos jangadeiros, empresas de receptivo e todas as demais que compõem a cadeia turística em Pernambuco. Sempre com muito cuidado, preservando o bem maior que é a saúde de todos”.

No ranking montado pelo IBGE, Pernambuco lidera a recuperação em julho. Na sequência apareceram destinos como Distrito Federal (15,4%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (5,5%) e São Paulo (5,4%). Em sentido oposto, Ceará (-23,0%) e Santa Catarina (-4,8%) exerceram os principais impactos negativos.

Entre as opções pernambucanas, os destaques positivos da retomada são as regiões litorâneas, Recife e Porto de Galinhas. Esse último citado anotou 80% de ocupação hoteleira no feriadão de 7 de setembro.

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em Santa Catarina recomendou aos órgãos estaduais e municipais dos partidos políticos do estado que observem a obrigatoriedade da audiodescrição e a interpretação para Libras ao veicularem quaisquer espécies de propaganda eleitoral na televisão, relativas às eleições de 2020.

Tanto na exibição em rede quanto nas inserções de 30 e 60 segundos é obrigatória a utilização simultânea e cumulativa, entre outros recursos, da subtitulação por meio de legendas, janela com intérprete de Libras e audiodescrição, sob pena de adoção de medidas judiciais e extrajudiciais correlatas.

A obrigatoriedade provém da Lei Brasileira de Inclusão (lei 13.146/2015), que regula o direito à participação na vida pública e política, e também da convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência – incorporada no Brasil com status de norma constitucional. Conforme o artigo 21 dessa convenção, os estados devem adotar “todas as medidas apropriadas para assegurar que as pessoas com deficiência possam exercer seu direito à liberdade de expressão e opinião, inclusive à liberdade de buscar, receber e compartilhar informações e ideias, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas e por intermédio de todas as formas de comunicação de sua escolha.”

A recomendação, assinada pelo procurador regional eleitoral André Stefani Bertuol determina que seja dada ciência dessa determinação aos promotores eleitorais que atuam nos municípios catarinenses, a fim de que notifiquem os órgãos partidários municipais para a observância dessas normas.