SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 27, 2020

Paulo Guedes revê Renda Brasil e quer anunciar junto com novo auxílio emergencial

FOTO: DIVULGAÇÃO

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, trabalha para rever os pontos da proposta do Renda Brasil. As alterações acontecem após o presidente Jair Bolsonaro reclamar da iniciativa e desautorizar publicamente Guedes em relação a extinção do abono salarial.

A ideia da equipe econômica é ampliar o número de beneficiários e o valor do Bolsa Família e para isso querem acabar com benefícios sociais considerados menos eficientes. Especialistas apontam como benefícios que podem ser cortados o abono salarial, o salário família e o seguro defeso.

Ainda não há definição sobre o valor do programa social, mas o objetivo é que seja igual à renovação do auxílio emergencial. O auxílio, que hoje está em R$ 600, vai ser renovado até dezembro, mas com um valor menor, a única definição até agora é que o valor será acima de R$ 200.

Um assessor de Guedes disse ao Congresso em Foco que o texto do Renda Brasil tem de ser lançado nos próximos dias junto com a prorrogação do auxílio emergencial. A renovação do auxílio tem urgência porque, pelas regras atuais, ele termina na próxima segunda-feira (31).

O objetivo é apresentar a proposta do Renda Brasil ao Congresso o quanto antes para que em janeiro os valores comecem a serem postos em prática.

Dada a recusa de Bolsonaro em cortar o abono, a equipe de Guedes trabalha para equacionar o que pode ser usado como fonte de receita e qual será o valor do auxílio e do Renda Brasil.

Bolsonaro disse na quarta-feira (26) que é contra excluir o abono salarial para que o Renda Brasil seja implementado. “Ontem discutimos a proposta, possível proposta do Renda Brasil, e eu ontem falei: está suspensa, vamos voltar a conversar”, disse Bolsonaro em Ipatinga (MG), durante a inauguração de uma usina.

“A proposta como a equipe econômica enviou para mim não será enviada para o Parlamento, não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos, não podemos fazer isso daí. Como por exemplo a questão do abono para quem ganha até dois salários mínimos, seria um décimo quarto salário, não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar para um Bolsa Família, Renda Brasil, seja lá qual for o nome desse novo programa”, declarou o presidente.

Congresso em Foco

Caso Flordelis: Filho adotivo conta em depoimento que mantinha relações sexuais com a mãe

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um dos filhos adotivos da deputada federal Flordelis, acusada de ser a mandante do assassinato do seu marido, o pastor Andersson do Carmo, revelou em depoimento ao Ministério Público, que manteve relações sexuais com a mãe.

Ele disse ainda que a parlamentar oferecia algumas das mulheres da casa a pastores estrangeiros.

A informação foi divulgada quarta-feira (26), em reportagem do ‘Jornal das Dez’, da GloboNews.

No depoimento à polícia, o filho adotivo contou que os religiosos eram negros e falavam em francês. Eles teriam ido visitar o Ministério e ficaram hospedados na casa da parlamentar, que ofereceu as meninas como uma “forma de recepção”, nas palavras do filho.

De acordo com o depoimento, o filho adotivo conta que além de oferecer as mulheres como favores sexuais aos pastores estrangeiros, Flordelis mantinha relações com os filhos adotivos. A testemunha relatou que em seu primeiro dia morando na casa do bairro Rio Comprido, no Rio de Janeiro, ele recebeu uma visita da cantora gospel e os dois transaram.

O relacionamento continuou até ele conhecer a atual esposa, frequentadora do Ministério Flordelis.

Forum

Comissão da Assembleia aprova projeto que visa combate à violência doméstica no RN

Mais uma ação de combate à violência doméstica, tema que vem merecendo atenção da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deu mais um passo à frente nesta quinta-feira (27). A Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho aprovou, em reunião pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o Projeto de Lei 127/2020, que assegura a gratuidade e prioridade na emissão de novas vias de documentos para as mulheres de baixa renda em situação de risco de violências doméstica, familiar e ocorrências que ponham em risco sua integridade física, moral, psicológica e social. A proposta também protege crianças e adolescentes sob a guarda ou responsabilidade dessas pessoas.

De acordo com o autor da propositura, deputado Francisco do PT, as pesquisas apontam que, no Brasil, cerca de 80% dos casos de agressão contra mulheres foram cometidos por parceiros ou ex-parceiros. Além disso, o parlamentar também afirmou que 56% de brasileiras e brasileiros conhecem um homem que já agrediu uma parceira e 54% conhecem ao menos uma mulher que sofreu algum tipo de agressão do parceiro. “Diante de uma lista de atitudes violentas contra mulheres, 56% dos homens admitem já ter cometido algumas delas e, na maioria dos casos, mais de uma vez”, explicou o deputado.

Ainda segundo o deputado Francisco do PT, os dados já bastariam para fundamentar a proposta, pois, além disso, em muitos casos as mulheres vítimas de violência têm seus documentos retidos, danificados ou extraviados pelos seus parceiros ou ex-parceiros. Nesses casos, as mulheres, além de lidarem com a violência, têm que arcar com os custos de emissão de novas vias de seus documentos e dos menores sob sua guarda ou responsabilidade.

Na reunião, da qual participaram os deputados Gustavo Carvalho (PSDB) e Isolda Dantas (PT), foram aprovados mais sete matérias. Uma que altera a Lei 10.536 de julho de 2029, também de autoria do deputado Francisco do PT, que Institui o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária; outra de iniciativa de Gustavo Carvalho, que Torna Obrigatória a Fixação de Placa Informativas em Obra Pública Paralisada no Estado, expondo os motivos da interrupção.

De autoria de Hermano Morais (PSB) o Projeto de Lei que Dispõe sobre a Prioridade na Contratação de Empreendedores Individuais, Micro e Pequenas Empresas e Empreendimentos Econômicos Solidários, pela Administração Pública Estadual durante o período de Calamidade Pública gerada pela Pandemia do Novo Coronavírus; matéria de Sandro Pimentel (PSOL) que Institui o Código de Defesa e Proteção aos Animais; Projeto de Lei 185/2020 de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PL) sobre a obrigatoriedade da Implementação por parte das Entidades Públicas do Estado e Municípios, do Uso de Tecnologias para Oportunizar a População Maior Transparência na Realização de seus Processos Licitatórios.

Por último a Comissão aprovou um Projeto de Lei da deputada Cristiane Dantas (SDD) que obriga os Hospitais Públicos e Privados a comunicarem às Delegacias de Polícia, quando do Atendimento em suas Unidades de Pronto Atendimento, os casos de Idosos, Mulheres, Crianças e Adolescentes vítimas de Agressões Físicas;  e o projeto 187/2020 com origem no Ministério Público Instituindo os Instrumentos de transação Administrativa Disciplina e de Suspensão do Processo Administrativo Disciplinar como Medidas Alternativas à Aplicação das Penalidades Disciplinares de Advertência e de Suspensão aos Servidores do MP.

“Posei nua por prazer, não pelo dinheiro”, diz atriz Marisa Orth

FOTO: REPRODUÇÃO

Marisa Orth nunca decepciona. Sempre rende bons momentos na TV, seja atuando ou como entrevistada. Na quarta-feira (26), a artista foi a convidada especial do Saia Justa. Entre os assuntos abordados estavam o ‘exposed’, a superexposição criminosa de mulheres fotografadas ou filmadas sem consentimento.

Ao comentar a importância de a mulher ter a liberdade de exibir seu corpo como quiser, a atriz relembrou a repercussão de quando foi capa da Playboy em agosto de 1997, no auge do sucesso da personagem Magda do seriado Sai de Baixo. Naquela época, em viagem a Lisboa, ela se surpreendeu com a reação dos portugueses.

“Eles perguntavam: ‘Mas precisastes assim do dinheiro?”, contou, em hilária tentativa de reproduzir o sotaque lusitano. “Eu dizia que não, mas isso eu acho mais indecente do que dizer que fiz por prazer.” E acrescentou mais irreverência. “Sou minha própria cafetina, se quiser me chamar de puta.”

O aguardado ensaio de nudez com Orth está entre as seis edições mais vendidas da revista, com 835 mil exemplares. Nas fotos, ela encarnou pin-ups, as divas curvilíneas da cultura pop. A nudez da atriz rendeu muitos elogios e aumentou ainda seu fã-clube masculino. A edição histórica é disputada por colecionadores na internet.

Terra

Retorno das atividades escolares é complexo, diz membro do Comitê Científico do RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Ainda não há uma solução definitiva sobre a retomada ou não das atividades escolares presenciais, no Rio Grande do Norte, em meados de setembro, data de validade do último decreto do estado relacionado a suspensão das aulas. 

Ricardo Valentim, membro do Comitê Científico do Estado, explicou que a equipe esteve reunida na última quarta-feira com representantes das escolas particulares, o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, e com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, tratando do assunto. “O Comitê científico está debruçado sobre esse problema. É uma questão extremamente complexa, difícil de tomar decisão”, informou.

Segundo Ricardo, 53% dos alunos coabitam com idosos no estado, sendo necessário analisar todos os setores envolvidos no retorno. A área da educação, segundo ele, tem complexidades maiores do que as apresentadas nas atividades econômicas. Também ressaltou a diferença do estágio da pandemia do RN em relação a outros estados. “São parâmetros que não podem ser medidos e nem comparados com outros estados porque outros estados que estão iniciando esse processo de retomada das aulas, eles estão em um espaço e num tempo diferente da pandemia aqui do Rio Grande do Norte”.

Ficou decidido que as escolas irão elaborar um plano de retomada e apresentar aos Ministérios Públicos que deverá analisá-lo e repassar um posicionamento crítico sobre o assunto ao comitê.

Portal da Tropical

UFRN estuda líquido resistente contra radiação solar

FOTO: DIVULGAÇÃO

Programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e em Engenharia Têxtil (PPGET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão estudando o desenvolvimento de um líquido que adiciona capacidade de resistência à radiação ultravioleta, além de propriedade luminescentes, quando aplicado na superfície de tecidos, papel, plásticos, cerâmicas, tintas e fibras.

Cientista envolvido na descoberta científica, José Heriberto Oliveira do Nascimento destaca que a invenção tem potencial para beneficiar a saúde humana, ao proteger a pele da agressão das radiações UVA e UVB, além de benefícios estéticos.

“A característica multifuncional deste material desenvolvido pelo grupo faz com que ele tenha uma caraterística diferenciada que permite ser utilizado em diferentes tipos de materiais têxteis e poliméricos, naturais, sintéticos ou regenerados. Cientificamente, falamos que ele adere às superfícies tanto catiônicas quanto aniônica. Podem ser aplicados por diferentes métodos, como spray, processos de tingimento e estamparia têxtil, além de impressão digital”, colocou o docente do Departamento de Engenharia Têxtil.

Heriberto listou ainda algumas características do produto que tornam sua viabilidade e importância realçadas: fácil aplicação, excelente adesão nas superfícies, ecológico e não tóxico, diferente dos corantes e pigmentos florescentes existentes hoje. Além disso, acrescenta às superfícies dos materiais uma luminescência e proteção à radiação únicas.

Assassino de John Lennon tem liberdade condicional negada pela 11ª vez

FOTO: REPRODUÇÃO

Mark Chapman assassinou John Lennon em 8 de dezembro de 1980. Foi preso na hora, e está na cadeia desde então. Nesta semana, o 11º pedido por liberdade condicional dele foi negado, informa The Guardian. O próximo pedido só pode ser feito em dois anos.

Yoko Ono, esposa de Lennon, estava ao lado dele quando Chapman atirou quatro vezes. Ela é abertamente contra a condicional e sempre escreve cartas e comentários para o conselho do caso de Chapman. De acordo com o advogado dela, o conteúdo é “consistente com as cartas anteriores.”

Chapman foi condenado aos 20 anos a prisão perpétua, e desde 2000 pode apelar pela condicional. Em 2018, os advogados publicaram uma transcrição da audiência dele. “Há 30 anos eu não poderia dizer que me envergonhava, mas agora sei o que é vergonha. É quando você cobre seu rosto e não quer, sabe, pedir nada.”

Em 2010, da mesma maneira, Chapman explicou que matou John Lennon pela notoriedade. “Sinto que, ao matar John Lennon, eu me tornaria alguém. No lugar, virei um assassino, e assassinos não são alguém.” Não foi nem pessoal: queria matar qualquer pessoa famosa, mas Lennon era acessível. “Se não fosse ele, seria outra pessoa.”

Revista Rolling Stone

Prefeito Álvaro Dias anuncia advogada Aíla Cortez como sua vice para disputa das eleições em Natal

FOTO: ALEX RÉGIS

O atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou na tarde desta quinta-feira, 27, que vai concorrer à reeleição à Prefeitura de Natal nas eleições de 2020. O nome da candidata a vice-prefeita será a advogada Aíla Ramalho Cortez, por indicação do PDT.

A escolha do nome de Aila Cortez veio após conversas e reuniões com a cúpula do PDT, partido presidido atualmente pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo. O prefeito Álvaro Dias quer usar o apoio do partido, com nove vereadores na Câmara Municipal, para tentar a reeleição. O chefe do executivo citou ainda o andamento dos projetos da atual gestão como outro balizador para a decisão de tentar a reeleição.

“Tive dúvidas durante muito tempo se seria candidato a reeleição. Divergências familiares, resistência, porque a política, administração, exige muito do chefe do executivo municipal, e isso às vezes rouba o tempo da família de outras atividades. Entendendo que temos projetos muito importantes em desenvolvimento, em andamento em Natal, precisamos dar continuidade a todos eles, como por exemplo, 330 dias que estamos calçando, drenando e pavimentando na zona Norte de Natal. O complexo turístico da Redinha que vai transformar num belo lugar para ser usufruído pelo povo de Natal e os turistas, a engorda de Ponta Negra, que vai melhorar nosso cartão postal que mais gera emprego em Natal”, disse Álvaro, citando ainda outras obras.

Esta será a primeira vez que a Aíla Ramalho Cortez, advogada de formação, concorrerá a um cargo público. Ela já esteve a frente de cargos em secretarias tanto na gestão de Álvaro Dias, quanto na antiga gestão de Carlos Eduardo. Ela chefiou o Procon Natal e também a Secretaria Municipal de Tributação (Semut).

“É muito gratificante, muita responsabilidade, mas é importante, porque a mulher precisa fazer parte da política, ocupar espaços, e nós estamos aqui para isso, para que tenhamos essa representatividade, para que possamos desenvolver mais ações voltadas para a mulher, para a família, então a proposta e o principal motivo seria esse. É uma grande honra poder estar com o nome à disposição da candidatura com o prefeito Álvaro Dias concorrendo em 2020”, disse.

Álvaro Dias está a frente da prefeitura de Natal desde o dia 10 de abril de 2018, quando o então prefeito Carlos Eduardo deixou o comando do Executivo para a disputa eleitoral visando o Governo do RN.

Tribuna do Norte