SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 25, 2020

Boa notícia: números da covid-19 se mantêm em queda em Natal, no RN e no Brasil

Na décima primeira semana de monitoramento, apresentamos os gráficos e a análise da evolução epidemiológica da COVID-19, no Brasil, no RN e em Natal, elaborados pelo engenheiro Henrique Santana, com base em dados oficiais publicados pelo Ministério da Saúde (https://covid.saude.gov.br/) e pelo LAIS/UFRN/SESAP (https://covid.lais.ufrn.br/), a partir da média semanal do incremento diário de novos infectados e óbitos. Esta análise visa, tão somente, a avaliação da tendência nos números na evolução da pandemia. Semanalmente são atualizados os números que originam esses gráficos, pelo registro de casos diferidos e incluídos em datas passadas. Nesta semana voltamos a incluir a linha de tendência para melhor avaliação do leitor.

No Brasil, as médias das últimas três semanas confirmam a fase de queda de novos casos da COVID-19, com uma aceleração na redução média semanal. Na última semana a queda nesses números foi de 12%. Nas duas semanas anteriores essa redução foi igual em 3%. Quanto ao número de novos óbitos a tendência de redução também se mantém. Nas últimas 3 semanas a queda das médias móveis foi de 2%, 5% e 1%, respectivamente nos 7, 14 e 21 dias anteriores.

No Rio Grande do Norte, diferentemente do que vem sendo divulgado em outros veículos, a atualização dos dados confirmados de novos contaminados incluídos nas datas de seus registros, mostra um gráfico que repete a tendência de redução desses números. E essa redução é bastante estável e com percentuais muito representativos. As médias semanais comparadas com os últimos números de 7, 14 e 21 dias, são de -49%, -45% e -43%, respectivamente. Ou seja, nas últimas três semanas, os números médios semanais de infectados por dia foram decrescentes em mais de 40% a cada período de 7 dias. Em relação ao número médio de novos óbitos diários, a tendência volta a ser de queda após um repique na semana passada. As médias semanais comparadas com os últimos números de 7, 14 e 21 dias, são de -49%, +26% e -37%, respectivamente.

Natal repete a tendência do estado. Os dados ratificam o decréscimo, agora acelerado, nos números diários de novos contaminados, com quedas de 88%, 44% e 43% nos últimos 7, 14 e 21 dias, respectivamente. Da mesma forma, acompanhando os números do estado, houve um leve incremento positivo no número da média diária de óbitos na semana passada. Esta semana os valores voltam a indicar a fase de redução de mortos pela pandemia a cada dia. O incremento variou em -67% nesta semana, +40% e -56% nas outras duas.

Messi comunica ao Barcelona que deseja sair do clube, dizem jornais da Espanha e Argentina

FOTO: REPRODUÇÃO

Lionel Messi está de saída do Barcelona. Após seis dias da apresentação do novo técnico do clube, Ronald Koeman, o camisa 10 enviou um comunicado à diretoria no qual deixa claro o seu desejo de não seguir na equipe. O atual vínculo vai até junho de 2021, mas o jogador usaria uma cláusula de seu contrato que permite a rescisão unilateral ao fim de cada temporada.

A informação foi divulgada pela emissora “TyC Sports” e o jornal “Olé”, ambos da Argentina, e também pelo jornal “Marca”, de Madri, e amplamente divulgada por veículos do mundo. A rádio “RAC1” e a agência de notícias “AP” dizem que o Barcelona confirmou ter recebido o comunicado de Messi.

Segundo as publicações, o argentino teria mandado um “burofax” ao Barcelona, que é um recurso na Espanha para envio de documentos urgentes pelo correio, uma espécie de carta registrada que pode ser enviada pela internet. O camisa 10 escolheu tal alternativa para tornar o desejo oficial.

De acordo com o “Marca”, o prazo para exercer a cláusula que permite Messi encerrar unilateralmente o contrato expirou no último dia 10 de junho. O Barcelona teria recusado a rescisão e alegado que o prazo venceu. No entanto, o argentino e sua equipe acreditam que as mudanças no calendário impostas pela pandemia do novo coronavírus e a paralisação no futebol podem ajudá-lo na tentativa de romper o vínculo.

No último dia 20, o camisa 10 se reuniu com o novo treinador do Barça, Ronald Koeman, e segundo a rádio catalã “RAC1”, o jogador teria deixado claro que se via mais fora do clube do que dentro. Messi não faz declarações ou aparições públicas desde a derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões. O presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, afirmou que conta com o argentino e disse que ele só sairia se algum clube pagar a multa rescisória de 700 milhões de euros (R$ 4,6 bilhões).

Globo Esporte

Coronel Azevedo: “Estamos vivendo 1 ano e 6 meses de preguiça no RN, enquanto o Governo Federal trabalha a todo vapor”

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Dia do Soldado, comemorado em todo Brasil no dia 25 de agosto, foi lembrado pelo deputado Cel. Azevedo em homenagem que fez aos “que dedicaram e dedicam sua vida à defesa da pátria e segurança pública e defesa social nos estados”. O parlamentar destacou que o presidente do Brasil “é um soldado eleito democraticamente”.

Azevedo fez uma paralelo entre as ações do Governo Federal e do Governo Estadual. “Estamos vivendo um ano e seis meses de preguiça no estado, enquanto o Governo Federal trabalha a todo vapor, incansável. Seja na duplicação da Reta Tabajara, que estava há anos sendo alvo de denúncias, seja o viaduto de Goianinha, que já está em pleno funcionamento ou os milhares de títulos de terra entregues”, elencou.

Vale do Açu e Seridó voltam a registrar queda de contaminação pela Covid-19

FOTO: ELISA ELSIE

As regiões do Vale do Açu e do Seridó Potiguar voltaram a registrar tendência de queda no registro de contaminação pelo novo coronavírus. As duas regiões do Rio Grande do Norte eram as únicas que estavam fora da curva descendente do estado em novos casos de    óbitos causados pela Covid-19.

Os dados foram detalhados em coletiva de imprensa realizada pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (25). Segundo a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, a situação no Seridó e no Vale do Açu segue sendo acompanhada de perto.

“Permanecemos observando a situação não só nessas regiões, mas em todo o estado. As semanas recentes apontam uma tendência de queda, que só poderá ser confirmada nos próximos 15 dias. De toda forma, ainda é preciso manter a vigilância em todo o estado”, explicou Lucchesi.

Para que a curva epidemiológica nestas regiões e em todo o estado permaneça em queda, a subcoordenadora pontuou a necessidade do cumprimento das medidas de segurança sanitária, principalmente neste momento de aumento da circulação de pessoas. “A nossa preocupação é permanente, mesmo agora com todas as regiões em queda. Para que curva não sofra alteração mantemos o trabalho conjunto entre as secretarias de Governo e seguimos à disposição dos municípios”, completou ela.

Entre as medidas coordenadas pela Sesap para manter a epidemia sob constante vigilância está a ampliação da testagem, tanto com a política de aumento no público-alvo dos exames RT-PCR, voltado para quem está até no 7° dia de sintomas, e na aquisição de 150 mil testes sorológicos, com foco em categorias de trabalhadores com maior risco de exposição ao novo coronavírus, que serão feitos nos próximos três meses.

AULAS

O Comitê Científico que assessora o Governo do Estado e a Sesap emitiu um parecer recomendando que a data de retorno às aulas no RN seja revisada no fim deste mês.

Observando mais de dez tipos de dados relacionados à pandemia no estado, o Comitê aferiu que ainda é preciso aguardar uma melhora mais sustentada nos indicadores para garantir a autorização das aulas presenciais nas redes de ensino, previstas para setembro.

DADOS

O RN, segundo os dados epidemiológicos apurados pela Sesap na manhã desta terça, chegou aos 60.161 casos confirmados. Outras 24.893 pessoas seguem o como suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus, enquanto 106.781 foram descartados.

A Covid-19 vitimou 2.192 pessoas no estado, sendo quatro nas últimas 24h. E mais 235 óbitos estão em investigação.

No levantamento feito às 11h, a Sesap registrava 305 pessoas internadas, entre casos confirmados e suspeitos de Covid-19, nas redes pública e privada do RN, sendo 130 em leitos críticos e 175 em leitos clínicos.

A ocupação média registrada nas UTIs da rede pública era de 52%, sendo 80% no Alto Oeste, 60% no Seridó, 51% no Oeste/Vale do Açu, 42,6% na Região Metropolitana e 25% no Mato Grande. As regiões do Potengi-Trairi e do Agreste seguem com todos os leitos vagos.

A fila da regulação contava com cinco pessoas, sendo três pacientes para leitos críticos e dois para clínicos, além de 13 pessoas aguardando transporte sanitário.

MPRN denuncia ex-prefeito de Afonso Bezerra (RN), ex-secretário e administradores de construtora por desvio de recursos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou denúncia contra ex-prefeito de Afonso Bezerra, ex-secretário de obras e os administradores de uma construtora. O grupo está sendo acusado por crimes de peculato, lavagem de dinheiro e outras infrações penais cometidas em desfavor do Município, em 2015. A ação ministerial é um desdobramento da operação Ajuste, deflagrada em maio deste ano.

O MPRN constatou, após investigações, que, de junho de 2015 a setembro de 2016, o então prefeito Jackson de Santa Cruz Albuquerque Bezerra e o secretário de obras, Paulo Robson Ferreira da Cunha, ordenaram despesas não autorizadas e em desacordo com a legislação. Com esses atos, desviaram verba pública em proveito dos sócios-administradores da construtora MD Tavares, Maria Daiana Marcolino Tavares e Joab Ferreira Tavares, através do pagamento por serviços não prestados e de encargos sociais não repassados aos trabalhadores, no valor total de R$ 124.650,92. Em alguns momentos, houve inclusive antecipação do pagamento de quantias destinadas à empresa.

Na denúncia, o MPRN aponta que Maria Daiana e Joab Ferreira, administradores de fato da empresa, concorreram para a consumação das ilegalidades, beneficiando-se dos desvios de verbas realizadas, ante a estreita ligação social e patrimonial que possuem com o ex-prefeito. A confusão social e patrimonial foi reforçada por provas coletadas em busca e apreensão na sede da empresa: canhotos de cheques destinados ao ex-gestor de Afonso Bezerra, enquanto ele ainda era Prefeito.

Os ex-gestores do Município também chegaram a alterar objeto contratual em desobediência à lei de licitações, através de planilha de readequação, adjudicando novos serviços (e, consequentemente, frustrando nova e necessária licitação) à construtora MD Tavares, em proveito de Joab e de Maria Daiana.

O MPRN constatou também que os administradores da empresa ocultaram por 30 vezes a origem e propriedade dos valores provenientes dos crimes objetos da presente denúncia. Os valores que vinham da Prefeitura apenas transitavam pela conta da empresa, indo desembocar nas contas de Joab Tavares, administrador de fato da companhia, que não podia contratar com o Município, por ser servidor público local.

A empresa contratada não tinha qualquer expertise na execução de obras de engenharia. Para se ter uma ideia, a construtora, apesar de se destinar a atividades de Engenharia Civil, ostenta em seus cadastros operar também no comércio de alimentos, no ramo de obras de arte especiais e no serviço de transporte escolar, atividades manifestamente distintas e que geram desconfiança sobre a sua capacidade técnica.

Os fatos agora serão objeto de deliberação do Juízo de Direito da Comarca de Angicos, em ação penal própria.

Carlos Eduardo culpa Fátima pela saída da Petrobras no RN, critica omissão da bancada e silêncio de Fábio Faria e Rogério Marinho

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves comentou nesta terça-feira, em sua conta no Twitter, a recente notícia da saída da Petrobras do RN e a consequente decisão da venda de todos os ativos da estatal em águas rasas e campos de produção terrestres em território potiguar.

Segundo Carlos, além de afirmar que o Governo do RN não moveu uma palha para evitar o que classifica como golpe na economia, o ex-prefeito também criticou uma suposta omissão, por parte da bancada potiguar federal, e ainda o silêncio dos atuais ministros Fábio Faria e Rogério Marinho.

Decreto regulamenta instalação de parklets em Natal

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Prefeitura de Natal editou, no fim de semana passado, Decreto que permite a instalação de parklets na capital potiguar. Os parklets são “mini praças” que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas, aumentando a extensão das calçadas. A publicação institui as regras e o processo de licenciamento para esses equipamentos. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb – e a Secretaria de Mobilidade – STTU – irão analisar, liberar e fiscalizar.

“O atual Decreto sobre instalação de Parklets foi publicado diante da alta demanda de interessados na implantação do equipamento e do incentivo que o poder público vem introduzindo no sentido de garantir uma cidade voltada para pessoas; proporcionando o convívio e maior circulação da população em áreas públicas”, justifica Alessandra Marinho, secretária adjunta de Fiscalização e Licenciamento da Semurb.

A ideia dos parklets surgiu na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Nesses locais, podem ser colocados bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos. A ideia é valorizar o pedestre e manter os veículos em casa. “Os parklets trazem a essência da cidade em um pequeno espaço, que pode servir para uma pausa, para um descanso, para encontrar um amigo, ler um livro e tantas outras coisas positivas, de forma democrática”, ressalta Alessandra Marinho.

“A novidade trazida através desse Decreto, não só estimulará mais o uso da cidade por pessoas, como ajudará a valorizar o comércio, o uso de elementos sustentáveis, de fácil remoção, que não causem poluição com lixos e entulhos. Além disso, darão mais vida à cidade, aos percursos do nosso dia a dia, através de espaços bonitos e agradáveis, fazendo-nos ter vontade de andar a pé”, comenta a secretária adjunta.

Segundo o Decreto, os parklets só poderão ser instalados em vias locais, que são aquelas caracterizadas por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas, com limite de velocidade de 30km/h e em vias coletoras, que são aquelas destinadas a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade, com limite de velocidade de 40km/h também podem receber as estruturas.

“Em hipótese alguma será autorizado o uso de vagas especiais para o determinado fim, tampouco a obstrução de guias rebaixadas ou travessias para pedestres.  Qualquer pessoa, física, jurídica, de direito público ou privado, poderá solicitar a instalação do parklet, desde que atenda aos critérios do decreto e se responsabilize pela sua construção e manutenção. A viabilidade é feita através de um termo de cooperação que envolve o requerente e os órgãos de licenciamento (Semurb) e trânsito (STTU)”, explica a secretária adjunta, Alessandra Marinho.

DNA Center oferece exames complementares para a Covid-19 que auxiliam no diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença

FOTO: DIVULGAÇÃO

Diagnosticar a Covid-19 passou a ser algo fundamental para tentar diminuir os riscos de transmissão da doença e conter os efeitos severos que ela pode trazer para o organismo. Entretanto, a observação da evolução do quadro de cada paciente, necessita de uma série de outros exames que, são imprescindíveis para definir as estratégias de acompanhamento e tratamento mais eficazes contra o coronavírus. Os exames complementares são realizados no Rio Grande do Norte pelo laboratório DNA Center, que tornou-se referência por oferecer ferramentas importantes para estratificação dos riscos e monitoramento da severidade da Covid-19 nos pacientes.

Dos diversificados exames oferecidos pelo DNA Center, a critério médico para o acompanhamento da COVID, destacam-se: Interleucina-6, D-Dímero, Proteína C Reativa – P CR, Ferritina, Pró-calcitonina, TGP, TGO, Bilirrubina, Albumina, Hemograma, LDH, TAP/TTPa, Bilirrubina, CPK, Troponina, Fibrinogênio e Zinco.

Dentre os exames destacados, os mais procurados são D-dímero, Hemograma, PCR, TGO, TGP, Ferritina, CPK, Troponina, Fibrinogênio, TAP/TTPa e LDH. Com a evolução da doença, as dosagens de IL-6 e procalcitonina (PCT) também têm sido bastante requisitadas.

“Alguns desses exames são solicitados junto com o RT-PCR (Swab), ao diagnóstico, exatamente para ter algum parâmetro de comparação em relação a evolução da doença. Alguns outros, são solicitados mais na fase intermediária e na fase tardia. A maioria é entregue ainda no mesmo dia da dosagem”, explicou a diretora técnica do laboratório, Andrea Fernandes.

Abaixo, mais detalhes sobre os exames complementares para a Covid-19 em uma entrevista com a farmacêutica e bioquímica Gioconda Leão, diretora Estratégica e de Pessoas do DNA Center:

 Entre os exames para Covid-19 estão aqueles que podem indicar um agravamento da infecção no organismo do paciente. Quais os sinais que eles indicam?

Tivemos o cuidado de implantar dois exames imprescindíveis para o monitoramento da COVID-19. A quantificação da Procalcitonina (PCT) tem sido bastante utilizada para indicar coinfecção bacteriana em pacientes com COVID-19, que pode levar ao agravamento do quadro.

Outro marcador importante é a dosagem da Interleucina-6 (IL-6), pois, observa-se um aumento significativo nos níveis da IL-6 devido a uma hiperativação do sistema imune, denominada tempestade inflamatória de citocinas, uma complicação comum nos pacientes em fase crônica.

Há indicativos de que a Covid-19 também pode afetar a coagulação sanguínea, as funções do fígado e até mesmo o funcionamento do coração. Esses exames complementares também auxiliam nessa observação?

Sim. A COVID-19 pode levar o organismo a um estado pró-trombótico. Nesse contexto, há relevância nas dosagens de D-dímero, Fibrinogênio, além da avaliação do TAP/TTPa, sendo essas recomendadas pela International Society of Thrombosis and Haemostasis (ISTH).