SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 7, 2020

Ministro Rogério Marinho virou peça-chave para Bolsonaro no Nordeste, diz Veja

FOTO: CAROLINA ANTUNES/PR

Mal chegou ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro rasgou uma promessa de campanha de não disputar a reeleição. Ainda que 2022 esteja distante e o país se encontre em meio a batalhas mais urgentes, contra a Covid-19 e a recessão, o presidente vem gastando energia para intensificar nos últimos tempos discursos e ações em clima de palanque eleitoral. O foco do momento dessa estratégia é a conquista do Nordeste, um reduto eleitoral da esquerda e um desafio para Bolsonaro, derrotado pelo petista Fernando Haddad nos nove estados da região no segundo turno de 2018. Em junho, o capitão fez questão de entregar pessoalmente um trecho da transposição do Rio São Francisco no Ceará. “É uma novela enorme que está chegando ao fim”, anunciou na ocasião, em referência ao fato de o projeto se arrastar desde o governo Lula. O périplo pela região teve uma breve interrupção devido ao tratamento do presidente para se curar do coronavírus, mas foi imediatamente retomado após a cura. Na mais recente viagem, realizada no fim do mês passado, em São Raimundo Nonato (PI), colocou na cabeça um chapéu de vaqueiro típico da região, emulando gesto do petista em suas caravanas nordestinas. Em Campo Alegre de Lourdes (BA), inaugurou um sistema de abastecimento de água e, em clima explícito de palanque, dividiu o mérito com deputados e senadores que o apoiam. “Sentimos a felicidade de um povo quando chega água naquela região, isso amolece os nossos corações”, discursou.

Nessa corrida rumo à conquista do Nordeste, o capitão tem contado com o apoio fundamental de um “coronel”. A ida recente aos três estados da região — não por acaso, governados pelo PT — foi articulada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ao ser convidado para a pasta em fevereiro, no lugar de Gustavo Canuto (considerado distante da política), Marinho, que é do Rio Grande do Norte, impôs uma condição: tocar um programa de ação para o Nordeste, exigência que ia ao encontro das pretensões de Bolsonaro não só de alavancar a popularidade, mas de servir como um trunfo para a aproximação que já desenhava com o Centrão. À frente de uma pasta com 33 bilhões de reais de orçamento, Marinho vem liderando um plano de investimentos em infraestrutura de grande impacto social — baseado em água, moradia, saneamento e melhorias urbanas — e que atinge em cheio um eleitorado que vota de acordo com as benesses recebidas do governo.

A pedra de toque tem sido os projetos hídricos, como as obras no São Francisco, o Ramal do Agreste (Pernambuco), a Vertente Litorânea (Paraíba) e barragens no Rio Grande do Norte. “Só o Lula havia tido receptividade como a de Bolsonaro”, disse o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos caciques do bloco, sobre a visita que acompanhou a São Raimundo Nonato. O recurso às armas do inimigo vai além. Marinho também destravou outro projeto símbolo dos anos petistas, o Minha Casa Minha Vida, que estava longe de ser prioridade. Uma versão atualizada do programa vai incluir a oferta de novas moradias na região. Também foram retomadas as obras de 11 000 unidades, número que deve chegar a 50 000 até o fim do ano. O Bolsa Família, outro símbolo dos anos petistas, que não vinha aceitando novos beneficiários, reabriu o cadastramento e chegou a 14,2 milhões de famílias, o segundo maior número da história — 49% das que recebem o benefício estão no Nordeste. A bola da vez agora é o auxílio emergencial. Os estados da região concentram também 32,7% do total pago pelo benefício. Nos últimos dias, o governo passou a estudar uma nova prorrogação do auxílio.

Embora boa parte dos planos da dupla Bolsonaro-Marinho ainda não tenha saído do papel, a estratégia de concentração de recursos para a região já apresenta resultados — o que demonstra o potencial de avanço do presidente daqui para frente. Levantamento feito para VEJA pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 21 de julho revelou que a aprovação ao governo no Nordeste saltou de 30,3%, em abril, para 39,4%. O percentual dos que pretendem reeleger Bolsonaro em 2022 foi de 17,6% para 21,6%.

Curiosamente, antes de entrar para o governo e assumir um dos papéis mais estratégicos para o Palácio do Planalto, Rogério Marinho estava prestes a desistir da vida política após não ter obtido votos suficientes para se reeleger deputado federal em 2018, o que agradava à família, preocupada com o fato de ele ter passado por uma cirurgia cardíaca. Os pedidos para que desacelerasse foram suplantados, porém, pelo convite para ser o secretário especial encarregado de aprovar a reforma da Previdência, a primeira batalha de Bolsonaro no Congresso. A difícil missão foi cumprida com louvor, rendeu elogios e o lugar no primeiro escalão. A capacidade de articulação, construída em três mandatos na Câmara — desde 2007 era filiado ao PSDB, que deixou em junho —, colocou-o em posição de destaque em uma gestão marcada pela falta de traquejo político.

Disciplinado, Marinho vai continuar tocando a missão dada pelo presidente com afinco. A próxima viagem está marcada para o dia 13 ao Pará — onde Bolsonaro também perdeu para o PT —, com parada obrigatória em alguma cidade nordestina. Com a perda de apoio em setores da classe média, em razão principalmente do comportamento errático na pandemia e da evasão de Sergio Moro, o presidente aposta na conquista de nacos do eleitorado onde o PT sempre dominou. A rachadura na trincheira adversária já é visível. E, ao que parece, o cerco do capitão e do seu “coronel” está apenas no começo.

Veja

Via que dá acesso à orla de Ponta Negra será interditada neste fim de semana

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Prefeitura do Natal informou que vai continuar com o trabalho preventivo para evitar aglomerações e fiscalizar o cumprimento dos decretos municipais que normatizaram as atividades durante este período de pandemia neste fim de semana. As forças de segurança e equipes de fiscais farão o trabalho nos bares, na orla das praias e nos centros comerciais do Alecrim e Cidade Alta. A atuação terá início a partir das 17h desta sexta-feira (7).

Na ação, a Prefeitura disse que também vai interditar algumas vias durante o período, a fim de evitar aglomerações. O acesso para a avenida Erivan França será fechado para a passagem de veículos das 10h às 15h, no sábado (8) e domingo (9). Só será permitida a passagem de carros de moradores e hóspedes. O acesso de pedestres estará liberado. Já na Praia do Forte, a interdição ocorrerá só no domingo. Também das 10h às 15h, próximo à Ponte Newton/Navarro.

Os agentes de mobilidade vão oferecer apoio no entorno das agências da Caixa Econômica Federal da rua João Pessoa (Cidade Alta); Potengi e Ribeira, para organizar o acesso de beneficiários ao auxílio emergencial, no sábado.

Força tarefa

O trabalho consiste na fiscalização dos estabelecimentos e orientação da população quanto as normas de distanciamento social, higienização e distribuição de máscaras. A força tarefa tem um caráter pedagógico e de conscientização, mas quem insistir em não cumprir os decretos estará sujeito a sofrer as sanções previstas na legislação.

“Graças a Deus, as pessoas estão se mostrando conscientes e apoiando a fiscalização. Quando verificamos algo em discordância com os decretos, orientamos e vem sendo corrigido prontamente. Não há interesse nosso em punir ninguém, porém se houver necessidade podemos interditar o estabelecimento ou, quem desacatar nossos agentes e fiscais, poderá ser conduzido para a delegacia”, destacou a secretária municipal de Defesa Social e Segurança Pública, Mônica Santos.

“O esforço e o trabalho realizado nos últimos meses por todos os que fazem a Prefeitura de Natal está sendo recompensado com números mais animadores relacionados à Covid-19. Mas não é momento para relaxamento. A gestão autorizou a retomada gradual de diversas atividades e mesmo assim seguimos em um patamar satisfatório em relação a número de novos casos, ocupação de leitos, óbitos e taxa de contágio. Seremos intransigentes quanto ao cumprimento das normas e ampliação da fiscalização para que sigamos nessa tendência positiva”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

Tribuna do Norte

Controlador Geral do RN nega irregularidades na contratação de ambulâncias

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Controlador Geral do Estado do Estado, Pedro Lopes, negou que a contratação de ambulâncias pelo Governo do RN tenha qualquer irregularidade. Em entrevista ao 12 em Ponto 98 desta sexta-feira (7), ele informou que a denuncia de superfaturamento não tinha procedência.

“Não procede essa informação do superfaturamento. O preço praticado está de acordo com o mercado. É bom salientar que este contrato de R$ 2,5 milhões é pago por requisição de ambulâncias. Não é um carro, está se contratando uma ambulância com todos os equipamentos de UTI e com todos os profissionais. É um pacote completo.”

Sobre uma contratação parecida em Roraima, por um preço bem menor, o controlador-geral afirmou:

“Temos uma contratação que é um pouco mais barata e aconteceu em Roraima, mas cada Estado tem a sua realidade, os seus próprios preços, né? Então, você não pode comparar a realidade do Rio Grande do Norte com a realidade de outro Estado.”

Nesta semana, o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB) afirmou que encontrou possíveis irregularidades em uma contrato do Estado com uma empresa que estaria alugando ambulâncias para o serviço público. Até então, o Governo do Estado não tinha dado nenhuma explicação sobre o assunto.

98FM

Brasil chega a 98.650 mortes por Covid e 2.918.554 casos confirmados

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Brasil tem 98.650 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta sexta-feira (7) segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Desde o balanço das 20h de quinta-feira (6), 2 estados atualizaram seus dados: GO e RR.

Veja os números consolidados:

  • 98.650 mortes confirmadas
  • 2.918.554 casos confirmados

Na quinta-feira (6), às 20h, o balanço indicou: 98.644 mortes, 1.226 em 24 horas. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.038 óbitos, uma variação de -2% em relação aos dados registrados em 14 dias.

Sobre os infectados, eram 2.917.562 brasileiros com o novo coronavírus, 54.801 confirmados no último período. A média móvel de casos foi de 43.396 por dia, uma variação de +1% em relação aos casos registrados em 14 dias.

Progressão até 6 de agosto

  • No total, 7 estados apresentaram alta de mortes: PR, RS, SC, MG, MS, TO e RN.
  • Em relação a quarta-feira (5), TO voltou ter a média de mortes subindo e BA e AC entraram em estabilidade.

Estados

  • Subindo: PR, RS, SC, MG, MS, TO e RN.
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: SP, DF, GO, MT, AC, AM, RR, BA, CE e PI.
  • Em queda: ES, RJ, AP, PA, RO, AL, MA, PB, PE e SE.

G1

Governo Bolsonaro destina R$ 1,99 bilhão para viabilizar vacina contra covid-19

FOTO: EBC

O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem (6) a medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e aquisição da vacina contra a covid-19, que está sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. A transferência de tecnologia na formulação, envase e controle de qualidade da vacina será realizada por meio de um acordo da empresa britânica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. Com isso, caso a eficácia do imunobiológico seja comprovada, o Brasil deverá produzir 100 milhões de doses.

“Assinamos esse protocolo no passado e passamos a fazer parte desse seleto grupo. A nossa contrapartida é basicamente financeira no momento, quase R$ 2 bilhões. Talvez em dezembro ou janeiro exista a possibilidade da vacina e daí esse problema estará vencido poucas semanas depois”, afirmou o presidente, durante cerimônia de assinatura da MP, no Palácio do Planalto.

Agência Brasil

Prefeitura do Natal lança nesta sexta-feira “Cartilha para as Mulheres” e “0800 Acolhe Mulher”

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), lança nesta sexta-feira, 07, a cartilha “Conheça as regras, vire a página e vença esse jogo – Cartilha para as mulheres de Natal”, um material de linguagem direta e acessível a todas as mulheres, conteúdo didático e de fácil fixação de aprendizagem. A Cartilha traz, de forma sucinta, as tipificações da violência segundo a Lei Maria da Penha, onde ela pode ir buscar ajuda, plano de segurança, entre outras informações importantes.

Agosto Lilás também é tempo de chamar a atenção das mulheres para mais um canal de acolhimento que elas dispõem, dentro de toda uma rede de proteção já existente, o Acolhe Mulher, que é o 0800 281 8000 da Prefeitura do Natal. Trata-se de uma prestação de serviço de grande importância que oferece um atendimento qualificado realizado por assistentes sociais e psicólogas, com orientações e encaminhamentos específicos. Vinculado à Semul, funciona no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), localizado na Avenida Bernardo Vieira, 2280, Dix Sept Rosado, de segunda à sexta-feira, em horário especial de pandemia, das 9h às 16h.

Nota Potiguar retoma sorteios e aumenta prêmios para usuários

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A campanha Nota Potiguar retoma a partir deste mês os sorteios de prêmios em dinheiro entre os 252 mil participantes da campanha. E a volta traz novidades para os usuários, a principal delas é o aumento da quantidade de pessoas que serão premiadas a cada sorteio, passando de seis para 45, com premiações regionais para garantir que usuários de todas as regiões tenham chances de receber os recursos assim como as instituições filantrópicas escolhidas pelos ganhadores. Até agora, o Governo já repassou um total superior a R$ 2,7 milhões através da campanha.

Durante a interrupção dos sorteios, que são baseados pelos números da loteria, o dinheiro da premiação foi direcionado ao Fundo de Cultura do Estado para ajudar artistas que foram afetados com os efeitos negativos das medidas restritivas devido à pandemia. No entanto, as instituições cadastradas continuaram recebendo os repasses fixos do rateio. Mas, com a retomada, serão realizados dois tipos de sorteios regionais e global. 

Serão seis prêmios de R$ 1 mil para usuários de cada uma das sete regiões onde a Secretaria Estadual de Tributação possui Unidade Regional de Tributação (URT), cobrindo assim todos os municípios do Rio Grande do Norte e totalizando 42 sorteados por mês. Todos os usuários, entretanto, também concorrem aos prêmios do sorteio global, que são de maior valor: R$ 10 mil, R$ 20 mil e R$ 50 mil.

Marinha brasileira envia expedição para socorrer navio bengalês afetado pelas explosões no Líbano

FOTO: AFP

A Marinha do Brasil comunicou que a Fragata Independência enviou uma lancha com uma equipe de militares médicos e especialistas em reparos para prestar assistência e apoio a Corveta Bijoy, de Bangladesh, atingida por diversas avarias provocadas pelas explosões que aconteceram na última teça-feira (4) em Beirute, no Líbano.

A nota divulgada pela Marinha brasileira, por meio do Comando de Operações Navais, informou também que além dos danos na embarcação bengalesa, há integrantes da tripulação que foram feridos. “Uma equipe médica de militares especializados em Controle de Avarias da Fragata Independência apóia, desde o dia 4 de agosto, a Corveta Bijoy, da Marinha de Bangladesh, que teve alguns de seus tripulantes feridos e sofreu danos materiais”, diz a nota.

Além disso, a Marinha do Brasil ainda fez uma sondagem e patrulha preliminar do canal de acesso ao porto da cidade de Beirute e berços de atracação dos navios da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTMUNIFIL). “O Comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano e a Fragata Independência permanecem participando das ações de mitigação da destruição causada pelas explosões do último dia 4 de agosto. O navio opera no mar, nas proximidades do porto de Beirute”, acrescenta o informe.

Diário de Pernambuco