SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 4, 2020

Aeroporto de Dubai passa a usar cães farejadores para detectar Covid-19 em passageiros

FOTO: AFP

Além das inspeções de segurança e dos testes para detectar a Covid-19, obrigatórios para todos os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, agora quem chegar no país terá mais uma etapa a enfrentar. Neste semana, o local começou a usar cães policiais para detectar a doença. O faro dos animais podem produzir resultados em minutos com precisão de 92%, afirmam as autoridades locais.

Relatórios anteriores do uso de cães para detectar o coronavírus se provaram efetivos funcionar em ambientes controlados, e esse parece ser um dos primeiros casos em que ele é usado como uma solução no mundo real. Os cães também foram capazes de detectar várias outras doenças que podem afetar o odor corporal, como câncer ou malária.

A medida pode ser uma boa notícia para os viajantes, já que os resultados de exames laboratoriais pode levar horas ou até dias em alguns casos. Embora atuem apenas no país árabe, o conceito do uso dos cães pode se espalhar.

Como funciona

Quando os passageiros chegam a Dubai, passam por uma área especial de testes, onde são coletadas amostras de seu odor corporal. Pelo vídeo, as amostras são retiradas das axilas, um procedimento muito menos invasivo do que a sondagem nasal.

Enquanto o passageiro espera alguns minutos, a amostra vai para outra sala onde o cão a cheira através de uma construçao do tipo funil. Se o cão detectar Covid-19, o passageiro será instruído a fazer o teste de PCR nasal.

Atualmente, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos estão usando o teste canino como uma camada extra de proteção – todos os passageiros que chegam devem agora fornecer um certificado de teste de PCR negativo antes de embarcar nos voos.

Extra

Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda retomam atendimento presencial nesta terça

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda da Cidade Alta e do Alecrim retomam os atendimentos presenciais nesta terça-feira (04), das 9h às 16h, de segunda a sexta, com horário agendado por telefone e respeitando todas as regras de segurança sanitária para a retomada. Os Centros Públicos são unidades da Prefeitura do Natal, geridas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), para o enfrentamento do desemprego no município.

Nos Centros Públicos de Trabalho, Emprego e Renda, o trabalhador natalense pode dar entrada no seguro-desemprego, fazer cadastro para ser encaminhado para vagas de trabalho, fazer a emissão da Carteira de Trabalho Digital através de aplicativo no próprio aparelho celular, entre outros serviços.

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones 3232.4233, para atendimento no Alecrim (Rua Fonseca e Silva 1112, em frente ao Instituto dos Cegos); e 3232.4922, na Cidade Alta (Rua João Pessoa, em frente a Praça Padre João Maria).

“Em decorrência da situação de calamidade pública, muitas empresas fizeram dispensa em massa dos colaboradores e, sem emprego, muitos deles estão enfrentando dificuldades. Para inúmeros cidadãos, os serviços que oferecemos como dar entrada no seguro-desemprego representam não apenas sua sobrevivência, mas também dos seus familiares. Por isso, o trabalhador deve ter a vida facilitada, especialmente, nesse momento de calamidade”, defende a secretária Andréa Dias.

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional, Priscilla Lobo, boa parte da população ainda não tem acesso à internet e/ou, muitas vezes, tem dificuldade no uso de aplicativos para pesquisar vagas de emprego cadastradas no Sine, por meio do Portal Emprega Brasil ou através do aplicativo Sine Fácil.

“Orientamos desde a elaboração de currículos e como se comportar em entrevistas, bem como quanto a questões de previdência social, assistência social, direitos e deveres do trabalhador. O empresário que precisar contratar mão de obra pode entrar em contato com o Setor de Captação de Vagas dos Centros Públicos e, de acordo com o banco de dados das unidades, os candidatos são enviados com carta de encaminhamento, para seleção e entrevista de emprego”, explica.

Os servidores que atendem à população nos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda receberam equipamentos de proteção individual, como máscaras N95, máscaras descartáveis, face shield (protetor facial), toucas, luvas, álcool em gel e papel contato para facilitar a higienização de teclados e telefones. A Semtas também escalou técnico de segurança e saúde do trabalho para orientar os servidores quanto à importância e a utilização correta dos EPIs.

Funcionando há 3 meses, Hospital de Campanha de Natal tem 75,77% de cura

FOTO: ALEX RÉGIS

Em funcionamento há três meses, o Hospital de Campanha de Natal (HCN) tem sido uma das peças fundamentais no sucesso obtido por Natal no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Nesse período, foram 611 pacientes admitidos e tratados na unidade. A taxa de pessoas curadas, que receberam alta na unidade, atingiu o patamar de 75,77% (419 pacientes). Já o número de óbitos foi de 134, com um percentual de 24,23%.

Até o último levantamento realizado pela direção do Hospital no dia 28 de julho, 52 pacientes estão internados no local, sendo 41 nos leitos clínicos e 11 na Unidade de Terapia Intensiva. O HCN conta com 120 leitos, sendo 100 de enfermaria e 20 UTIs com respiradores, monitores cardíacos, bombas de infusão, estrutura para realização de hemodiálise. Além disso, contam com tomógrafo, laboratório, farmácia, sala de assistência social e necrotério.

“Viabilizamos o Hospital de Campanha de Natal em tempo recorde. A taxa de pacientes curados comprova o acerto da gestão em implementar a iniciativa que reforçou nossa rede. Além do HCN, também ampliamos os leitos no Hospital Municipal, reestruturamos as Unidades de Pronto Atendimento, definimos horário maior de funcionamento para 10 Unidades Básicas de Saúde, implementamos os Centros de Enfrentamento à Covid, realizamos ações de testagem e estamos intensificando medidas de fiscalização. Graças a tudo isso e à contribuição do natalense, estamos atingindo essa queda da doença. Vamos seguir trabalhando para manter esses bons números”, ressaltou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Diariamente, 450 profissionais da saúde atuam na linha de frente do HCN somando esforços à Prefeitura do Natal no combate ao Coronavírus na capital. São médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos bioquímicos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, engenheiros clínicos, técnicos de laboratório, técnicos em radiologia e auxiliares de farmácia que cuidam das pessoas que chegam à unidade com a Covid-19.

Em atenção aos que trabalham na linha de frente, ainda no final de julho, foram iniciadas no Hospital de Campanha atividades de Práticas Integrativas Complementares, oferecendo alguns serviços para os profissionais que lá atuam com: Auriculoterapia; Massoterapia; Relaxamento; Reflexologia. Outra iniciativa importante que tem ajudado a humanizar o atendimento no local é a terapia através de música.

A dinâmica de recebimento de pacientes é bem clara no Hospital de Campanha. O HCN é uma unidade de porta fechada, ou seja, não é para o cidadão que está com os sintomas se dirigir direto para o local. Ele deve buscar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde, os Centros de Enfrentamento a Covid ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que irão fazer a avaliação dos casos e a posterior regulação do paciente para o Hospital de Campanha, se assim for preciso.

Corpo de Bombeiros já salvou 78 pessoas de afogamento em praias da Grande Natal em 2020

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Nos primeiros seis meses de 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte resgatou 78 pessoas que estavam se afogamento em praias da Região Metropolitana de Natal. Além disso, realizamos mais de 20 mil orientações e advertências para os banhistas. Os nossos guarda-vidas estão presentes nas praias alertando sobre os riscos nos meios aquáticos e garantindo a segurança da população potiguar.

Além do trabalho de prevenção, é necessário também que os banhistas tenham cuidado ao entrar no mar e sempre atenda as orientações dos nossos guarda-vidas.

Já no interior do estado, a recomendação também é de muito cuidado. Durante o período de cheia dos mananciais os riscos de afogamentos e outros tipos de acidentes aquáticos aumentam consideravelmente. A subida do nível das águas devido às fortes chuvas exige cuidados para pescadores e banhistas que estão nos rios, barragens e açudes.

Por isso, para evitar afogamentos ou acidentes aquáticos, o Corpo de Bombeiros pede a população que evite trafegar com botes durante o período de cheias. Além disso, não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas no banho e nem durante a viagem. Caso a travessia seja necessária, as pessoas devem usar colete salva-vidas.

Portadores de doenças graves serão isentos de IPTU em Natal

VEREADORES DERRUBARAM VETO DO EXECUTIVO AO PROJETO DE LEI DA VEREADORA NINA. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Câmara Municipal de Natal derrubou hoje (04) o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei Complementar 09/2018, de autoria da vereadora Nina (PDT). Pelo texto, proprietários de imóveis na capital potiguar, acometidos por doenças como HIV, câncer, nefropatias e problemas neurológicos graves, ou que tenham em sua família cônjuge ou filho diagnosticado com uma dessas doenças residindo no imóvel, estarão isentos do pagamento do IPTU.

O direito será concedido aos cidadãos com renda familiar não superior a dois salários mínimos, no período em que estiverem acometidos pela enfermidade. Em caso de morte ou ao cessar a necessidade, a isenção é revogada.

“Esse projeto é um dos maiores resgates sociais que essa Casa fez nos últimos tempos. Essas pessoas precisam de uma alimentação diferenciada, terapias e medicamentos, que já geram grandes gastos. E o que ganham dá para arcar apenas com as despesas básicas.  Retirar o valor do IPTU do orçamento faz muita falta. Derrubamos o veto e, desse modo, podemos melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, enfatizou a vereadora Nina. O texto será publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias.

Brasileiros estão bem, mas explosão em fábrica de fogos de artifício foi muito séria, diz embaixada

FOTO: AFP

Segundo a embaixada do Brasil em Beirute, no Líbano, não há relatos de brasileiros feridos pelas duas explosões que aconteceram nesta terça-feira, 4, em uma fábrica de fogos de artíficio perto do porto, na região central da cidade. Pelo menos dez pessoas morreram e centenas foram atingidas por estilhaços — várias se encontram em estado grave. O tráfego de ambulâncias no local é intenso.

“Todos os funcionários da embaixada estão bem e felizmente não há relatos de vítimas na comunidade brasileira que mora em Beirute”, disse Roberto Salone, encarregado de negócios da embaixada do Brasil, em entrevista à EXAME. “Mas a explosão foi muito séria.”

A embaixada do Brasil fica na região central. Os funcionários devem avaliar, nas próximas horas, a extensão dos danos sofridos pelo prédio.

O clima é de grande tensão na cidade. A explosão reverberou em mais de 5 quilômetros de distância da fábrica de fogos de artífico. Apartamentos em prédios em bairros distantes do porto foram devastados. Até o momento, a principal hipótese é que a explosção tenha sido acidental.

A região central da cidade abriga escolas, universidades, hospitais e lojas. Depois de uma quarentena de dois meses pelo coronavírus, o comércio reabriu. Julho e agosto são meses de férias escolares no Líbano. O fluxo de pessoas no centro, no entanto, costuma ser intenso.

Segundo a rede televisiva libanesa LBCI, foram registrados danos na residência do ex-primeiro-ministro Saad Hariri, que fica no centro de Beirute.

Exame

Após dizer que RN desce ladeira sem freio e governo, Carlos Eduardo afirma que PT tenta esconder que não tem projeto

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Apesar de não ser candidato no pleito deste ano, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo parece estar em clima de campanha, pelo menos nas redes sociais. Depois de afirmar que o Rio Grande do Norte está descendo a ladeira sem freio e governo, ele agora alfineta a agenda administrativa da governadora Fátima Bezerra.

Segundo Carlos, “o PT que apoiou e participou dos governos Wilma, Ibere e Robinson, com várias secretarias e liderança na AL, sócios do passado que critica hoje, apenas tenta inultilmente esconder que não tem projeto, uma agenda que corrija o passado e organize o presente e o futuro”.

Operação da PF contra fraude nos Correios aponta desvios de R$ 94 milhões

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4/8), a segunda fase da Operação Postal II, que apura fraude nos Correios, com suspeita de desvio estimado de R$ 94 milhões. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Praia Grande (SP), São Vicente (SP) e Rio de Janeiro.

Investigação aponta envolvimento de um empresário dono de agências franqueadas dos Correios e sete funcionários da empresa pública, que auxiliavam em postagens ilegais.

Segundo a investigação, iniciada em novembro de 2018 em Santa Catarina, os funcionários controlavam o fluxo postal, fazendo com que grandes cargas de seus clientes fossem distribuídas no fluxo sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido. Com isso, subfaturavam valores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), além de desviar para si grandes clientes.

Correio Braziliense