SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 21, 2020

DECRETO: Prefeitura autoriza fechamento de ruas em Natal e bloqueio do acesso às praias para evitar aglomerações

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura de Natal publicou uma edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (21), que autoriza o fechamento de ruas e avenidas como medidas excepcionais para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 na cidade.

As Secretarias de Mobilidade Urbana (STTU) e de Segurança e Defesa Social (SEMDES) ficam autorizadas a promoverem o fechamento das vias públicas e em especial as que dão acesso às praias urbanas, com o específico fim de evitar a aglomeração de pessoas e resguardar o interesse da coletividade na prevenção de contágio e enfrentamento da pandemia.

Veja o decreto:

Art. 1º. Ficam autorizadas a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria

Municipal de Segurança e Defesa Social a promoverem o fechamento de ruas e avenidas, em especial as vias públicas de acesso às praias urbanas, com o específico fim de evitar a aglomeração de pessoas e resguardar o interesse da coletividade na prevenção de contágio e enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Parágrafo único. A autoridade municipal de trânsito disciplinará a proibição de estacionamento nas proximidades das respectivas praias.

Art. 2º. Fica proibida a realização de qualquer ação que implique em emissão sonora, através de quaisquer equipamentos, em logradouros e estabelecimentos particulares no âmbito do Município de Natal.

§ 1º. Fica excetuada do disposto no caput deste artigo:

I – a realização de atividade de utilidade pública que implique em emissão sonora;

II – o som ambiente com música ao vivo que envolva no máximo um cantor e um músico, com uso de máscara de proteção, vedada a interação com o público, em estrita observância às disposições do artigo 2º, §4º, inciso V, alínea “t” do Decreto Municipal nº. 11.988, de 29 de junho de 2020.

§ 2º. O descumprimento do disposto no art. 2º deste Decreto ensejará a apreensão imediata dos equipamentos utilizados para emissão sonora.

Art. 3º. A fiscalização caberá à SEMDES, PROCON, SEMURB, STTU, SEMSUR e SMS, que poderão, inclusive, interditar o estabelecimento que descumprir as regras estabelecidas pela Administração Pública Municipal.

Art. 4º. Aquele que infringir as disposições deste Decreto poderá ser processado por infração de medida sanitária preventiva, nos termos do artigo 268 do Código Penal, com pena de até um ano de detenção, e multa.

Art. 4º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Palácio Felipe Camarão, em Natal/RN, 20 de julho de 2020.

ÁLVARO COSTA DIAS

Prefeito

PROJETO: Prefeito assina contrato de R$ 20 milhões para transformar Acari na ‘Cidade da Moda’

FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito municipal de Acari, Isaias Cabral assinou na manhã desta terça-feira (21) o contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 20 milhões, um investimento em parceria com o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Regional que possibilita a implantação do projeto “Acari, Cidade da Moda”.

Por meio do projeto, será construído em Acari um centro de educação, produção, comercialização e eventos da indústria do vestuário com eixos de atuação definidos em infraestrutura para produção, comercialização de produtos, eventos de interesse do segmento industrial e da Região, e inteligência e qualificação no segmento de confecções, chapelaria e bonelaria.

De acordo com o prefeito Isaias Cabral, o investimento representa um grande avanço para impulsionar o desenvolvimento do município.

“Esse projeto é um grande avanço para o aquecimento da economia local pelos empregos que serão gerados, bem como pelas novas oportunidades para os lojistas de Acari, especialmente no segmento têxtil. O ‘Cidade da Moda’ é um equipamento que consolidará o Pró-Sertão, projeto apoiado diretamente pelo Ministro Rogério Marinho, que se soma às oficinas de costura já existentes e à construção da unidade industrial de corte de tecido em Parelhas”, disse o prefeito.

Ele afirmou ainda que o Seridó irá se consolidar como o polo de confecções do Rio Grande do Norte e Acari terá um protagonismo importante. “O ‘Acari, cidade da moda’, com o apoio de todos, será nos próximos anos um marco histórico de desenvolvimento da nossa cidade. Vamos todos abraçar esta nova causa da cidade e fazê-la efetiva da melhor forma possível, tanto agora na elaboração dos projetos, quanto, em breve futuro, com a consolidação da iniciativa,” concluiu.

Com informações do portal Grande Ponto

Dickson rebate Kelps: “Álvaro está fazendo um trabalho contra Covid reconhecido nacionalmente”

FOTO: DIVULGAÇÃO

O vereador Dickson Júnior (PDT) rebateu, nesta terça-feira (21), críticas do deputado estadual Kelps Lima ao prefeito Álvaro Dias. O parlamentar municipal se pronunciou durante Sessão Ordinária destacando que o Protocolo de Manejo para Síndromes Gripais, que foi adotado pela Prefeitura do Natal, com orientação do Comitê Científico do Município e do Conselho Regional de Medicina, está sendo exitoso e reconhecido pela população e pela imprensa até mesmo nacional.

“Essa medida, aliada a muitas outras, está tratando os natalenses desde os primeiros sintomas, com atendimento médico responsável, testagens e medicamentos, evitando que seus quadros evoluam e corram risco de agravamento e até morte! As medidas de contenção ao avanço da Covid-19 adotadas pelo Município têm contribuído para a redução de casos, óbitos e procura de leitos!”, destacou.

Para o edil, a Prefeitura está fazendo sua parte, agindo em várias frentes! “Por que é tão difícil as pessoas reconhecerem? Sou do time otimista, mas realista, que faz as coisas acontecerem e que reconhece as boas práticas nas políticas públicas. Tenho dado várias contribuições para enfrentar essa doença, com destinação de emendas pra ações com moradores de rua e para equipar o Hospital de Campanha. Também apresentei projetos de lei e fiz articulações como a distribuição de 10 mil livros nas cestas básicas de estudantes. Acredito que estamos, sim, no caminho certo!”. 

Dickson Júnior reforça as ações da Prefeitura, como as 10 UBS destinadas ao covid em horário estendido, criação do hospital de campanha, ampliação de leitos em toda a rede, testagens rápidas em drive-thru, testagem tipo SWAB/PCR e a criação do Centro de Enfrentamento Covid na zona Norte, que de tanto sucesso também provocará a abertura de outro Centro no Cemure, na zona Oeste. “Precisamos apoiar esse trabalho corajoso de zelar pelas vidas dos natalenses. Vemos muito compromisso e responsabilidade nessas ações que priorizam o tratamento precoce. Vamos vencer essa guerra! todos juntos! Minha solidariedade ao prefeito Álvaro Dias pelas injustas críticas”.

RN tem melhor situação de seca desde 2014, aponta Agência Nacional de Águas

FOTO: HERÁCLITO PATRÍCIO

O Rio Grande do Norte vive a sua melhor situação em relação à seca desde julho de 2014. É o que aponta o atual relatório do Monitor de Secas, ferramenta coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME)

De acordo com o monitor, os acumulados de precipitação em junho no Rio Grande do Norte variaram entre 10 milímetros, na faixa central do estado, e acima de 250 milímetros, na faixa litorânea.

O relatório da ANA aponta ainda que comparado ao mês de maio, houve uma “redução da área de seca fraca na faixa centro-oeste do estado, deixando toda esta área sem seca relativa”. Dessa forma, onde há presença de seca, os impactos são oriundos de longo prazo.

Entre maio e junho, houve o aumento da área sem seca em território potiguar, subindo de 57,44% para 73,23%. Esse número representa a melhor situação desde julho de 2014, quando o programa passou a monitorar a situação dos estados. De acordo com o Monitor, o RN registrou o recuo das áreas com seca na região centro-oeste do estado e tem somente regiões consideradas com “seca fraca”.

G1RN

Atriz da Globo revela que foi estuprada por pai de amiga aos 12 anos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Karen Junqueira foi mais uma atriz que revelou ter sido estuprada, mas não quando era maior de idade. O abuso sexual aconteceu aos 12 anos de idade. Hoje, com 37 anos, ela revelou o autor da violência o pai de uma amiga, quando morava em Caxambu, Minas Gerais.

“Era aniversário da minha melhor amiga e acabei passando a noite na casa dela. Eu me lembro de cada detalhe. Estávamos juntas, lado a lado, dormindo na mesma cama. Era tarde da noite, usávamos o mesmo pijama branco estampado com palhacinhos vermelhos. Foi quando meu sono foi interrompido pelo pai dela”, relata em depoimento à revista Claudia.Na semana passada, a atriz Juliana Lohmann contou ter sido vítima de um estupro por um diretor de cinema.

“Naquele instante meu mundo parou. Eu congelei e sequer consegui abrir os olhos ou a boca para gritar. Lentamente, ele abaixou meu pijama e com seus dedos e língua começou a me tocar. Foram poucos minutos que se transformaram em uma eternidade massacrante”,relembra.

“Enquanto ele me abusava, sua filha dormia grudada em mim e eu escutava sua esposa tomar banho. Quando o chuveiro parou, ele rapidamente me vestiu o pijama e deixou o quarto. Eu me contorcia chorando e passei o resto da noite em claro, ainda estarrecida”.

“Aos 37 anos, decidi contar minha história. Senti necessidade de acalentar aquela menina que aos 12 anos sofreu abuso e ficou calada”, escreveu a Karen, que foi Jéssica em ‘Haja Coração’, em 2016, e interpretou Rita Cadillac na minissérie ‘Chacrinha’ na Globoplay. Ela também trabalhou na Record em ‘Caminhos do Coração’, ‘Os Mutantes’, ‘Poder Paralelo’ e ‘Sansão e Dalila’.

O Dia

Caern suspende abastecimento em 30 cidades para conserto de vazamento

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O abastecimento de água será suspenso em 30 cidades do Rio Grande do Norte desde às 6 horas desta terça-feira (21). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que a medida é necesária para realização do conserto de um vazamento no tanque de amortecimento da adutora Monsenhor Expedito, na cidade de Lagoa Salgada.

 A Caern prevê que o trabalho seja concluído ainda hoje e a religação do sistema está prevista para 17 horas. A companhia ressalta que após a retomada da operação, são necessárias 48 horas para total normalização do abastecimento.

As cidades que terão suspensão do abastecimento são: Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José do Campestre, Lagoa D’anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Tangará, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sitio Novo, Lajes Pintadas, Serra de São Bento, Jaçanã, Monte das Gameleiras, Campo Redondo, Japi, Coronel Ezequiel e São Bento do Trairi. A cidade de Santa Cruz, que também capta da adutora e é atendida por SAAE, também será afetada.

Sistema Fecomércio RN oferece capacitação gratuita para preparar escolas e educadores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Estão abertas, desde a segunda-feira (20), as inscrições para os cursos gratuitos do Programa de Assistência Educaciona oferecidos pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc e Senac RN. O sistema oferece um pacote de serviços gratuitos para orientação e capacitação, com foco nas tecnologias e biossegurança no ambiente escolar. O pacote inclui consultoria, cursos online, lives e aula experimental.

Nesta primeira etapa, o programa irá disponibilizar 300 vagas em cursos de aperfeiçoamento em ferramentas e aplicativos para a realização de aulas online; formação tecnológica para docência e capacitação de boas práticas de prevenção à covid-19 para creches e escolas.

“Desde o início da crise instalada pela pandemia covid-19 o Sistema Fecomércio RN vem investindo em ações e medidas que atendam todos os profissionais e também empresas. O Programa de Assistência Educacional é parte dessas ações. Uma iniciativa construída pelas equipes do Sesc e Senac RN, com o objetivo de auxiliar os educadores e escolas nesse novo ambiente educacional”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

As aulas dos próprios cursos serão ministradas no ambiente virtual, com toda a estrutura de apoio aos alunos. O curso básico de aperfeiçoamento em tecnologias digitais para sala de aula, por exemplo, é voltado preferencialmente aos educadores de escolas públicas e privadas, conduzido pela equipe pedagógica do Sesc RN, por meio do Google Meet, Classroom e WhatsApp. São 50 vagas e os conteúdos abrangem a plataforma Google e seus principais aplicativos como atividades remotas e sala de aula on-line.

As interações em tempo real serão de duas horas, com aulas de segunda a sexta-feira, respectivamente nos horários das 8h às 10h e das 14h às 16h. Inclusive, o ensino online foi destaque no Censo de Educação realizado pelo Sesc RN com os pais e responsáveis dos alunos das escolas Sesc. O índice de aceitação das aulas virtuais foi de 92%, o que indica a satisfação com a nova metodologia adotada.

Os outros dois cursos oferecidos dentro do programa são o de Formação Tecnológica para Docência, com 150 vagas, e o de Boas Práticas de Prevenção à covid-19 em creches e escolas, com 100 vagas. Ambos os cursos serão online e ao vivo, por meio da Sala de Aula Virtual do Senac RN, através da plataforma Microsoft Teams. As escolas também terão acesso a um serviço de consultoria, que orientará as tecnologias adequadas a cada realidade.

As vagas são limitadas. O período de inscrição é de 20 a 27 de julho, por meio dos sites www.sescrn.com.br e www.rn.senac.br. Os participantes recebem o certificado digital após conclusão do curso, mediante o cumprimento de carga horária estabelecida.

No dia 21 julho será realizado uma live de lançamento, às 18h30, com o tema “Os desafios das escolas e dos educadores para enfrentar as mudanças em virtude da covid-19”. O bate papo será transmitido nos canais do Sesc e Senac no Youtube e que conta com a mediação da jornalista e educadora, Érika Zuza, com participação dos diretores regionais do Sesc e do Senac, Fernando Virgilio e Raniery Pimenta.  Já no dia 23 de julho haverá uma aula experimental, aberta ao público e também virtual, na qual qualquer pessoa poderá conhecer melhor o programa e os cursos.

Exército financiou festa com prostitutas usando dinheiro de esquema de corrupção, diz revista

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma decisão da Justiça Militar, proferida pelo magistrado Alexandre Quintas nesta terça-feira (21), condenou 26 pessoas pela participação em um esquema de corrupção no CMA (Comando Militar Amazônia) que envolve 19 militares e 7 empresários da área de alimentos em uma série de fraudes em contratos de compra de alimentos, que estiveram vigentes entre os anos de 2005 e 2006.

Entre os 11 oficiais militares envolvidos estão dois coronéis, um tenente-coronel, um subtenente, um major e cinco capitães. Todos receberam pena de prisão, sendo a maior delas a de um dos coronéis, que deveria cumprir 16 anos – mas que, na verdade, cumprirá a pena em liberdade, como todos os demais condenados, por serem considerados “réus primários”.

A sentença também relata o esquema foi gerado a partir da proximidade entre dois dos capitães envolvidos e um dos empresários. O texto conta que os valores chegaram a ser usados para “promover uma festa em um motel de Manaus, para a qual foram contratadas prostitutas para os referidos oficiais”.

O esquema foi revelado pela Polícia Federal em 2006, através da chamada Operação Saúva, que encontrou gravações e documentos comprovando as fraudes em licitações de compra de alimentos, pagamento de propina, manipulação de preços, fraude no recebimento dos produtos em qualidade e quantidade.

Segundo as informações da Polícia Federal, o esquema chegou a movimentar cerca de 620 mil reais, em valores de 2005, não atualizados.

Forum