SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 24, 2020

RN é líder nacional em produção de energia eólica, aponta CCEE

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte tem a maior capacidade instalada de usinas eólicas em operação comercial do Brasil. Os dados foram analisados em abril e constam no InfoMercado Dados Gerais, que foi publicado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Ao todo, o RN tem capacidade de gerar 4.358,38 MW de energia.

“Esse marco é uma conquista e também representa a reafirmação do Rio Grande do Norte e da sua vocação para geração de energia eólica. O Estado tem aumentado sua capacidade instalada de maneira quase ininterrupta, sendo acompanhado por investimentos importantes nesse período”, falou Darlan Santos, diretor presidente do Centro de estratégias em Recursos Naturais e Energia do RN (Cerne).

De acordo com o Cerne, o estado atualmente tem 156 usinas em operação, 16 em construção e outros 51 projetos contratados, em que as obras ainda não foram iniciadas.

“Nossa posição geográfica favorece muito a qualidade dos ventos que sopram na nossa costa. Eles têm a característica de serem estabilizados, não são rajadas. Com isso, muitos projetos eólicos começaram a fazer medição de vento há muito tempo, e em 2009, quando o governo fez o primeiro leilão de energia eólica, nós já tínhamos muitos projetos.”

Atrás do RN, os estados que mais concentram capacidade de geração de energia pela força dos ventos são Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí. Segundo o CCEE, os dados ressaltam a predominância do Nordeste e do Sul neste tipo de fonte.

O relatório aponta que no mês de abril as eólicas tiveram uma geração média de energia de 4.220 MW – o número é o que 17% maior que o de abril de 2019. O consumo de energia registrado no Sistema Interligado Nacional (SIN), por sua vez, caiu 11,9%: de 65.186 MW médios para 57.442 MW médios em abril deste ano em comparação ao mesmo mês de 2019.

De acordo com o CCEE, o mercado regulado apresentou queda de 11,3%, chegando a 40.473 MW médios, enquanto o mercado livre viu a demanda recuar 13,2%, indo para 16.970 MW médios. Segundo a câmara, esse comportamento é explicado pela migração de consumidores e pelas medidas restritivas em função do coronavírus.

G1RN

Pré-conferência do Plano Diretor de Natal acontecerá de 8 a 10 de julho

FOTO: CANINDÉ SOARES

O  Núcleo Gestor para a revisão do Plano Diretor de Natal definiu as novas datas para realização da pré-conferência para a escolha dos delegados. A nova resolução 001/2020 foi publicada nesta terça-feira, 23 de junho, no Diário Oficial do Município. O processo será realizado de forma virtual, em razão da pandemia da Covid-19.

De acordo com o documento, a eleição vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 de julho, de forma virtual, iniciando a partir das 14h, do dia 8, e encerrando às 16h, do dia 10. O Concidade vai dar as orientações aos participantes do processo, com a realização de lives para capacitação tanto de candidatos quanto de eleitores, que foram previamente homologados pelo Conselho.

No dia 7 de julho, um dia antes da eleição, haverá uma reunião virtual, a partir das 10h, com os candidatos e eleitores dos segmentos Movimentos Populares e ONGs, com objetivo de orientá-los quanto ao processo eleitoral. Já no dia, 8 de julho, às 10h, o Núcleo Gestor vai realizar uma live por meio das mídias oficiais da Prefeitura Municipal de Natal, no Instagram @natalprefeitura e no YouTube, para demonstrar as regras e o funcionamento do sistema virtual de votação. E no dia 11 de julho, a coordenação técnica do PDN realizará uma capacitação para os delegados eleitos na pré-conferência.

Também foi publicada, nesta terça-feira (23), a relação dos eleitores que participarão da escolha dos delegados da Conferência Final do processo de revisão do PDN, conforme estabelece o art. 17, parágrafo 3º do Regimento Interno, que terão direito a voto na escolha dos representantes, de acordo com o segmento ao qual estão vinculados.

Sobre o Plano Diretor de Natal

O Plano Diretor é a principal legislação municipal que orienta o desenvolvimento urbano, sendo definido como um conjunto de normas, elaboradas pelo poder pûblico em parceria com a sociedade, com vistas a promover a cidade desejada e consequente melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município, com objetivo de garantir a função socioambiental da cidade.

Natal já tem um Plano Diretor, a Lei Complementar 082, em vigor desde junho de 2007. Segundo o Município, apesar de vigorar há 10 anos, alguns dos instrumentos não foram regulamentados. Por isso, o PDN está passando por um processo de atualização, para o qual os cidadãos são convidados a participar.

Esse processo é dividido em cinco etapas. Atualmente, a revisão está na quarta, a qual corresponde à eleição dos delegados e a Conferência para votação da minuta do projeto de lei. Além disso, também ocorre a sistematização pela SEMURB do material produzido na conferência, envio do projeto de lei ao Gabinete do Prefeito e posterior envio à Câmara dos Vereadores para votação final, cujas datas devem ser apresentadas na agenda da Revisão do Plano Diretor.

A quinta e última etapa é a de implementação do sistema de gestão, que abrange a etapa pós-aprovação da lei na Câmara dos Vereadores e sanção da Lei pelo Prefeito, na qual a Prefeitura Municipal do Natal deverá estruturar o sistema de gestão conforme as diretrizes aprovadas no projeto de lei.

Portal da Tropical

Desembargador dá 10 dias para presidente da ALRN se pronunciar sobre suspensão da CPI da Arena das Dunas

FOTO: CANINDÉ SOARES

O desembargador Cornélio Alves deu 10 dias para que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), se pronuncie sobre a suspensão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas. O Mandado de Segurança foi assinado nesta quarta-feira (24).

No dia 9 de junho, a ALRN decidiu paralisar os trabalhos da CPI, instalada no fim do mês passado, para investigar o contrato do Governo do Estado com a administração da Arena das Dunas. A suspensão vale por tempo indeterminado, até que a Casa retome as sessões presenciais.

A interrupção dos trabalhos da CPI foi aprovada por 12 votos a 8. Por maioria, os parlamentares acataram um requerimento apresentado durante a sessão pelo deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), que argumentou que as reuniões da comissão por videoconferência prejudicam os debates.

A CPI foi instalada no dia 29 de maio. Na ocasião, os membros elegeram o deputado Coronel Azevedo (PSC) como presidente e Sandro Pimentel como relator. Além deles, a comissão especial tem como integrantes os deputados Isolda Dantas (PT), Allyson Bezerra (Solidariedade) e Tomba Farias (PSDB).

Agora RN

Capim Macio e Ponta Negra recebem aplicação de asfalto nesta quarta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta quarta-feira (24), os bairros de Capim Macio e Ponta Negra, na zona Sul, recebem os serviços da Operação tapa buracos, da Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov). O destaque é a aplicação de asfalto.

Aas equipes do setor de Conservação estão com o serviço nas ruas Manoel Coringa de Lemos, em Ponta Negra, e Walter Duarte Pereira, em Capim Macio. “Duas vias de bom fluxo de veículos. Por isso, a manutenção é imprescindível”,ressaltou o secretário de Obras Públicas, Carlson Gomes..

Os serviços continuam com a manutenção da rede de drenagem nas ruas Planta Nativa, na Redinha, Cônego Monte, nas Quintas, Caicós, Av. Presidente Quaresma, no Alecrim. Os trabalhos continuam com a manutenção e limpeza da lagoa de captação do Nova Cidade, na zona Norte.

Os serviços serão finalizados com a manutenção de vias pavimentadas com paralelepípedos nas ruas Cláudio G. Teixeira, em Ponta Negra, Mirassol, em Felipe Camarão, e Av. João XXIII, no bairro de Mãe Luíza.

Ministro Rogério Marinho libera R$ 552 mil para obras da Passagem das Traíras no Seridó

FOTO: DIVULGAÇÃO

A presidente da Câmara Municipal de Caicó (RN) Rosângela Maria, acompanhou a visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, à região do Seridó nesta quarta-feira (24).

Marinho foi à Barragem Passagem das Traíras, onde anunciou o repasse de R$ 549 mil para serviços de modernização e recuperação da infraestrutura, executados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Além de Rosângela, formaram a comitiva ao lado do ministro o diretor-geral do DNOCS, Fernando Leal, os diretores do departamento, Gustavo Adolfo (Infraestrutura) e Joaquim Izidio Neto (Administrativo), além do secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcante.

Rosângela aproveitou para mostrar ao ministro Rogério Marinho a importância de se construir um canal de escoamento. “A estrutura levaria a água da Passagem das Traíras para o açude Itans, evitando o transbordamento e, por consequência, o desperdício da água armazenada”, disse a presidente. Já existe um projeto de integração dos dois reservatórios parado em Brasília.

Preso homem que sacrificava animais em ritual de magia negra no cemitério de Pau dos Ferros

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Policiais civis de Pau dos Ferros prenderam em flagrante, ontem (23), Francisco Canindé Lima Pereira, 38 anos.

Há cerca de uma semana, a Polícia investigava fotos nas redes sociais de um gato morto de forma aparentemente cruel, sobre uma sepultura de um cemitério da cidade, cercado de velas, cigarros e bebida alcoólica. Ontem (23), outro caso: uma galinha morta, em circunstâncias semelhantes.

O suspeito foi identificado pelos policiais e conduzido à delegacia, onde confessou a prática dos crimes. Ele alegou que estava fazendo cultos para se curar de ulcerações que estavam aparecendo em seu corpo.

Francisco Dantas foi preso pelos crimes de profanar sepultura e maus-tratos contra animais.

Após denúncia, polícia prende homem por vender medicamentos pelo ‘Whatsapp’

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal autuaram em flagrante nesta quarta-feira (24), um homem de 37 anos pela suspeita de venda clandestina de medicamentos, no loteamento Vale Dourado na Zona Norte de Natal.

As investigações se iniciaram após o recebimento de uma denúncia anônima, por meio da Delegacia de Plantão para atendimento de ocorrências relacionadas à Covid, vinculado à Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN). O documento informava que um homem, aproveitando-se da demanda decorrente da pandemia do novo coronavírus, estava comercializando medicamento de forma irregular, inclusive realizando serviço de “delivery”, com contato via aplicativo “Whatsapp”.

Os policiais conseguiram identificar o homem e, em sua residência, encontraram diversas caixas do medicamento Ivermectina e outros antiparasitários, além de antibióticos, como a azitromicina. O suspeito confessou a venda dos produtos, sem a devida autorização, sendo conduzido à delegacia para autuação em flagrante.

Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), o homem foi liberado. O procedimento será encaminhado à Justiça e o suspeito poderá responder pelos crimes de fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica e de exercer profissão de médico/farmacêutico, sem autorização legal.

Banco Central e Cade suspendem pagamentos pelo WhatsApp no Brasil

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam ontem (23) a função de pagamentos e transferências por meio do WhatsApp no Brasil. Ao suspender os pagamentos via WhatsApp, o BC determina que as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard, que viabilizavam as operações financeiras, paralisem a função para que o órgão possa avaliar riscos e garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Já o Cade vê potenciais riscos para a concorrência.

O WhatsApp, empresa controlada pelo Facebook, anunciou na semana passada que o Brasil seria o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que permitiria envio e recebimento de dinheiro, usando cartões cadastrados, além de pagamentos por produtos e serviços para contas do WhatsApp Business.

G1