SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 15, 2020

Prefeitura do Natal fará testagem rápida em pessoas acima dos 60 com sintomas

FOTO: LUCAS ALVES

A Prefeitura do Natal inicia, nesta terça-feira (16), a realização de testes rápidos para a Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, grupo que representa 80% dos óbitos registrados em Natal. A testagem será realizada em esquema drive thru na Arena das Dunas, das 8h às 17h. O acesso dos carros será pelo Portão P1. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é de que realizem exames os idosos que estejam há sete dias com sintomas leves e moderados da doença (febre, tosse, dor de cabeça, por exemplo).

“As pessoas que testarem positivo, serão encaminhadas para uma das 11 Unidades de Saúde da Prefeitura, que são referências para a Covid19, a fim de serem atendidas por profissional médico, que definirá a estratégia de tratamento a seguir. Essas unidades estão equipadas e preparadas para atender os pacientes, que receberão toda a orientação necessária. O município já tem um protocolo definido, com base no que foi aprovado pelo Conselho Regional de Medicina. Enfatizamos, contudo, que a decisão sobre o uso dos medicamentos a serem prescritos é exclusiva de cada profissional”, explicou o prefeito Álvaro Dias.

Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. Após o teste, a pessoa poderá esperar o resultado no local, o que leva cerca de 20 a 30 minutos, ou acessar o resultado pela internet com a senha que será fornecida na hora.

MAIS

Uma outra frente de testagem da Covid-19 está sendo feita com os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Natal.  A Prefeitura adquiriu testes rápidos e os profissionais da saúde do município já estão sendo testados. A testagem identifica o IgM e IgG, que são imunoglobulinas que estão relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao Coronavírus, identificando quem já teve ou está com a doença.  A Prefeitura também está realizando a testagem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos e com os moradores de rua assistidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas).

O prefeito Álvaro Dias aproveitou a coletiva para fazer um balanço das ações realizadas pela Prefeitura do Natal para combater o Coronavírus. “Além do Hospital de Campanha de Natal, com 120 leitos, ampliamos o horário de atendimento de dez unidades de saúde, acolhemos em nossos abrigos mais de 180 pessoas em situação de rua, convocamos profissionais da saúde para aumentar o nosso quadro de funcionários, distribuímos máscaras de proteção para a população, sem contar a higienização diária do transporte público e ônibus da cidade e a distribuição de cestas básicas para os alunos da rede municipal em substituição à merenda escolar”, disse Álvaro Dias.

UNIDADES DE SAÚDE COM HORÁRIO ESTENDIDO

Desde o dia 16 de abril, a Secretaria de Saúde de Natal estendeu o horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para auxiliar ao combate e proliferação do Covid-19 (Coronavírus) na capital. O atendimento estendido funciona de segunda à sexta, sempre até às 19h ou 20h, dependendo da unidade de saúde. A Unidade de Saúde Pedra do Sino, na zona Norte, apesar de não funcionar em horário estendido, também é referência para o atendimento de pacientes com sintomas da Covid-19.

Confira os endereços das Unidades de Referência:

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I

UBS PAJUÇARA – Rua Maracaí, S/N – PAJUÇARA – 7h às 19h

UBS NOVA NATAL – Rua do Pastoril, S/N, Conjunto – LAGOA AZUL – 7h às 19h

DISTRITO SANITÁRIO NORTE II

UBS PANATIS – Rua Milton Servita Brito, nº 994  – POTENGI –  7h às 19h

UBS VALE DOURADO – Rua irmã Vitória, 706 N. Srª. DA APRESENTAÇÃO – 7h às 19h

USF PEDRA DO SINO – Rua Pedra do Sino s/nº POTENGI – 7h às 16h

DISTRITO SANITÁRIO LESTE

UBS SÃO JOÃO – Av. Romualdo Galvão, nº891 – TIROL – 8h às 20h

UBS BRASÍLIA TEIMOSA –  R. Miramar, nº32 –  PRAIA DO MEIO – 7h às 19h

DISTRITO SANITÁRIO OESTE

UBS FELIPE CAMARÃO II – R. Santa Cristina, s/nº –  FELIPE CAMARÃO – 8h às 20h

UBS BOM PASTOR – R. Augusto Calheiros, nº01 BOM PASTOR – 8h às 20h

DISTRITO SANITÁRIO SUL

UBS NOVA DESCOBERTA – AV. XAVIER DA SILVEIRA NOVA DESCOBERTA – 8h às 20h

UBS ROSANGELA LIMA RUA SANTA BEATRIZ, 11, PLANALTO – 7h às 19h

Contrariando os empresários, Fátima Bezerra adia retomada gradual do comércio no RN para o próximo dia 24

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O Governo do Rio Grande do Norte adiou o início da retomada das atividades econômicas no estado para o dia 24 de junho. A retomada estava prevista para começar na próxima quarta (17), mas foi condicionada à taxa de ocupação de leitos.

A decisão foi anunciada nesta segunda (15) pela governadora Fátima Bezerra, em videoconferência realizada com o setor produtivo, representado pelas entidades do comércio, do turismo, da indústria e do transporte de passageiros.

Conforme acertado entre governo e as entidades Fecomércio, Fiern, FCDL e Sebrae, foi planejado um cronograma para reabertura gradual das atividades econômicas. O calendário para a retomada e os protocolos para funcionamento dos estabelecimentos serão definidos em portaria, a ser publicada pelo Governo do RN.

Dentre as alegações apresentadas pela equipe do governo na reunião, para a não autorização da retomada da economia, a principal é o nível de retransmissibilidade do coronavírus, que apesar de se observar uma desaceleração da taxa, os índices observados ainda não atingiram o patamar considerado aceitável, segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde OMS), que seria inferior a 1.

Com informações do G1.

Justiça pede urgência na contratação de novos funcionários para Hospital de Campanha de Natal

FOTO: CANINDÉ SOARES

Em ação civil pública conjunta ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pela Defensoria Pública do Estado (DPE/RN),a Justiça potiguar determinou que o Município de Natal efetue, em caráter de urgência, a contratação direta dos profissionais necessários à abertura, o mais rápido possível, de todos os 100 leitos clínicos e 20 leitos de UTI do Hospital Municipal de Campanha. A Prefeitura de Natal tem o prazo de 10 dias para comprovar o efetivo cumprimento da medida.

A decisão destaca que o Município contratou diretamente “somente os profissionais necessários à abertura dos primeiros leitos hospitalares, passando a deflagrar novos processos seletivos para as demais contratações”.

Mesmo com decisão anterior, determinando a contratação de toda a equipe necessária ao pleno funcionamento de todos os leitos, a equipe multiprofissional do Hospital de Campanha ainda não foi integralmente composta. Segundo a decisão, a situação só agrava o déficit de assistência em terapia intensiva no Estado do RN, em especial para os cidadãos natalenses. Segundo dados disponibilizados na plataforma COVID.Lais, na noite de 9 de junho, 132 pacientes aguardavam vaga em leitos de internação, sendo 47,1% deles, ou seja, 64 pessoas, com nível de criticidade 1 e 2.

Ao mesmo tempo, entre os dias 11 de maio e 9 de junho de 2020, a Defensoria Pública do Estado, no Núcleo de Natal, já propôs 13 demandas judiciais solicitando o deferimento de tutela provisória de urgência para tentar assegurar, ainda que na rede suplementar de saúde, internação de pacientes em estado gravíssimo de saúde e que necessitavam de internação em unidade de terapia intensiva, já que os leitos disponíveis não têm sido suficientes.

A decisão aponta uma série de medidas a serem tomadas pelo Município de Natal para garantir a celeridade na contratação, como a realização de chamamento direto de profissionais utilizando-se dos cadastros fornecidos por Conselhos de Classe (Coren); parceria com as escolas de formação profissional (enfermagem); parceria com as universidades que possuem cursos; publicação de anúncios e convocações em jornais de grande circulação, além de rádios e blogs; utilização de carros de anúncios em Natal, Região Metropolitana e cidades do interior; entre outras.

Agora RN

Setor produtivo espera retomada gradual da economia nesta quarta-feira, mas observa que decisão está nas mãos de Fátima Bezerra

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A economia potiguar se prepara para retornar as atividades a partir do Plano de Retomada Gradual da Economia do RN, elaborado pela FIERN em parceria com as demais federações do setor produtivo – Fecomércio, Fetronor, Faern -, Sebrae, AGN e universidades e adotado, posteriormente, pelo governo do estado. O plano traça uma ‘Agenda Urgente’ de ações governamentais e empresariais para conciliar as agendas de saúde e de economia. A perspectiva, de acordo com o último decreto do governo estadual, é de reiniciar nesta quarta-feira, dia 17 de maio, desde que os níveis de segurança sejam alcançados. Contudo, a definição da data cabe ao Governo do Estado, que deverá publicar quais as atividades irão participar da primeira fase da reabertura, bem como os protocolos de biossegurança.

A retomada está condicionada a dois fatores: a ocupação de leitos, públicos e privados, de UTI para Covid-19 do estado, que deve ser de até 70%, para se permitir a abertura, e a taxa de transmissibilidade, que é o quanto uma pessoa pode contaminar outras. Esse valor precisa ser igual ou menor a 1. Nesta segunda-feira, 15 de junho, a transmissibilidade é maior que 1 e a ocupação de UTIs está em 81%. E, para a iniciativa privada, condiciona a adesão e cumprimento aos protocolos de biossegurança específicos para cada segmento e as ações transversais. O Plano traz um conjunto de protocolos que foram submetidos e aprovado pelas federações do setor produtivo, governo, Comitê Científico, Conselhos de profissão e Ministério Público de Trabalho.

Publicado no dia 5 de maio, o plano apontava ações e medidas urgentes na expectativa de que pudesse haver um cenário favorável para a reabertura em 20 de maio, mas que não foram efetivadas, adiando o início das atividades.

Agora, explica o consultor da FIERN José Bezerra Marinho, coordenador do Mais RN, todos os indicadores estão sendo monitorados e medidas sendo implementadas para chegar a um cenário que permita progressivamente a volta ao funcionamento em segurança. “O plano foi adotado pelo governo do estado e estamos acompanhando cuidadosamente todos os indicadores de segurança que permitirão o início das sua implantação. A FIERN, neste período, continuou colaborando com o estado concebendo os protocolos necessários, participando de reuniões com o governo e a Procuradoria do Ministério Público do Trabalho. E, agora, é acompanharmos para saber se os níveis de segurança foram alcançados para que o plano seja posto em prática”, disse.

Comissão da Assembleia recomenda ao Governo do RN suspender repasses ao Consórcio Nordeste

FOTO: JOÃO GILBERTO

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta segunda-feira (15) uma recomendação para que o Governo do Rio Grande do Norte interrompa qualquer repasse de recursos para o Consórcio Nordeste, inclusive o destinado à manutenção. A proposta inicial, apresentada pelo presidente do colegiado Kelps Lima (SDD), tinha como objetivo não só evitar que o Estado continue enviando recursos para a entidade nordestina como também excluir o RN do colegiado, mas esta última foi rejeitada.

Para os integrantes da Comissão, é preciso investigar e punir eventuais casos de corrupção, mas é importante o RN continuar no Consórcio. Foram contra a proposta de Kelps os deputados Dr. Bernardo (Avante) e Francisco do PT. Votaram a favor, além do propositor, os deputados Tomba Farias (PSDB) Hermano Morais (PSB) e Getúlio Rêgo (DEM).

Kelps relatou que o Consórcio Nordeste está sendo utilizado para “desperdício e mal uso” do dinheiro público. O parlamentar fez questão de enfatizar que não é contra a implantação de consórcios, “mas contra o uso deles para roubar dinheiro público. Somos a favor do consórcio, desde que não roube dinheiro”.

O deputado citou que já há delação por parte dos empresários investigados, confessando o desvio de recursos. “Só a Comissão paga aos intermediadores pela compra de respiradores é de R$ 12 milhões. Imagine em um momento onde milhares de nordestinos estão morrendo, ou com negócios quebrando, ou perdendo empregos por causa do coronavírus”, disse.

O deputado criticou ainda a criação de cargos comissionados no Consórcio Nordeste, quando cada Estado poderia ter cedido servidores para atuar na instituição. Um dos comissionados é o ex-ministro da Previdência dos governos Lula e Dilma, Carlos Gabas, “que já foi alvo da operação Lava Jato”, completou Kelps.

Para o deputado Dr. Bernardo, há a “perspectiva de que a corrupção aconteceu”, mas a “saída do Consórcio é algo ruim” para o Estado. “Não precisa acabar com o Consórcio, mas tirar aqueles que praticaram corrupção. O Governo precisa suspender repasses até esclarecimentos dos fatos. Não tendo envio de repasses, o RN não perderá nada. A meu ver parece que ocorreu corrupção. Infelizmente desvirtuaram o objetivo, que era de ser algo bom para o Nordeste. Se houve corrupção, vamos afastar os que praticaram, mas que o Consórcio continue vivo”, disse.

Para o deputado Francisco do PT, é “precipitado” para o RN sair do Consórcio.  O deputado relembrou que estas instituições são importantes mecanismos até mesmo para Prefeituras no interior do Estado. “Não temos interesse de esconder nada de errado. Nós temos que ter cuidado de antecipação de juízo de valor”, disse o petista.

Já Hermano Morais, cobrou punição para os envolvidos. “Um crime absurdo em qualquer época, em uma pandemia, de tantas dificuldades para o país, alguém querer roubar dinheiro público, é pior ainda. Defendo punição exemplar para quem tem se comportado de forma reprovável durante esse período”. Mas o parlamentar também foi contra a saída do RN do Consórcio. “Foi bem concebido, se houve desvio de finalidade, que seja corrigido. Mas considero precipitado já pedir exclusão do RN, nós precisamos nos unir com outros estados, ter mais cuidado na aplicação dos recursos. Não é hora de se excluir diante desse grave episódio”, disse.

O deputado Getúlio Rêgo disse que o Consórcio Nordeste na verdade foi criado para formatar um grupo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, e afirmou que o episódio da compra de respiradores “contamina o coletivo”. “Não estamos dizendo que Fátima tem responsabilidade por isso, mas há oportunidade de se refletir. Isso pode estar contaminando toda a região Nordeste. O mínimo a esperar é que governadora dê explicação”.

Tomba defendeu a saída do RN do Consórcio Nordeste e elencou suspeitas em torno das empresas envolvidas na compra de respiradores. “Empresa criada há menos de um ano, tirou sua segunda nota, é suspeita de superfaturar venda de respiradores, pagou intermediadores e na delação uma das sócias disse que pagou R$12 milhões, 24% do valor do contrato a intermediários. É um Papai Noel”, afirmou. Tomba disse que o Consórcio Nordeste perdeu a credibilidade. “Criado para facilitar e economizar recurso público, fazer economia. Nas duas primeiras compras, prejuízo total. Perdeu o recurso”.

O Consórcio Nordeste é formado por todos os estados da região, e foi criado com o objetivo de facilitar compras e negociações em comum para os nordestinos. Com a pandemia, utilizaram este mecanismo para comprar respiradores. Só que, em uma das compras, foram pagos mais de R$ 48 milhões de forma antecipada e os equipamentos não foram entregues. Nem o dinheiro devolvido, até agora. Dessa quantia, R$ 4,8 milhões são do Rio Grande do Norte.

O caso está sendo investigado pela Polícia e o processo está em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que envolve os governadores. No início deste mês, uma operação da Polícia Civil da Bahia levou para a prisão os empresários responsáveis pelo negócio fraudulento.

Com 87 casos confirmados para Covid-19, prefeito de João Câmara decreta ‘isolamento social rígido’

FOTO: OTTON ARAGÃO JUNIOR

A Prefeitura de João Câmara, município distante cerca de 80 quilômetros de Natal, determinou isolamento social rígido a partir desta segunda-feira (15) na cidade. O decreto 016/2020, com duração de 16 a 23 de junho, foi publicado no Diário Oficial do Município e, entre as principais medidas, proíbe a circulação de pessoas, circulação de veículos em alguns trechos e a entrada de visitantes na cidade.

O documento, que trata ainda do plano de reabertura gradual da economia local, foi motivado pelo aumento de casos do novo coronavírus em João Câmara. Entre os dias 5 e 13 de junho, os casos confirmados quase dobraram: eram 46 e chegaram a 87. De acordo com a secretaria municipal, a cidade tem duas mortes por Covid-19.

O decreto aponta que a proibição à circulação de pessoas acontece na busca para “alcançar o achatamento da curva de proliferação do vírus” em João Câmara. Saídas só estão permitidas para supermercados e similares, farmácias, atendimentos médicos, bancos ou para trabalhos considerados essenciais. Ainda assim, é obrigatório estar com documento em mãos, usando máscaras e com uma justificativa escrita sobre o motivo da saída.

Outro ponto do decreto trata sobre a proibição de circulação e estacionamento de carros e motos no centro da cidade, onde serão criadas barreiras de isolamento. Lá, só poderão circular veículos de moradores locais, de carga ou descarga e táxis e mototáxis cujos pontos comerciais estejam localizados dentro da área protegida.

G1RN

Marinha alerta para ressaca com ondas de até 3 metros no litoral potiguar

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a possibilidade de ressaca na faixa litorânea do Rio Grande do Norte com ondas de até 3 metros de altura entre esta segunda-feira (15) e a quarta-feira (17). Essa ressaca aconteceria do litoral potiguar até a Bahia, ao norte de Porto Seguro.

A previsão meteorológica, com o aviso de mau tempo, foi divulgada pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Todos os alertas podem ser encontrados no site do CHM.

A recomendação da Marinha é de que embarcações de pequeno porte evitem navegar nesses dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança Os navegantes devem consultar os avisos sempre antes de entrarem no mar.

Além da página do CHM, as informações meteorológicas podem ser encontradas na página do Serviço Meteorológico Marinho e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”.

G1RN

ATÉ TU? Secretário de Saúde de Natal, George Antunes, testa positivo para Covid-19

FOTO: HUMBERTO SALES

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, testou positivo para coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito da capital, Álvaro Dias, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda (15).

De acordo com o prefeito, George Antunes está bem, em casa, em isolamento. O secretário tem 62 anos.

“Sou um menino. Estou ótimo, de mente e disposição”, disse o secretário por mensagem de texto. Ele não vai se afastar das atividades à frente da secretaria e vai continuar trabalhando de casa.

A capital potiguar tem mais de 6 mil casos confirmados de coronavírus. Em todo o Rio Grande do Norte são 14.214 casos e 553 mortes por Covid-19.

G1RN