SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 3, 2020

RN registra 26 novos óbitos e mais de 900 casos de Covid-19 nas últimas horas

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Rio Grande do Norte registrou 26 novos óbitos em decorrência de Covid-19, dos quais 7 ocorreram nas últimas 24h, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e soma agora 367 mortes. Os dados apontam ainda que há 9.148 casos confirmados da infecção, o que equivale a 915 novos registros (na atualização desta segunda eram 8.233). Suspeitos são 19.659 e descartados, 16.013. Há 69 mortes em investigação.

Segundo a Sesap, são 594 pessoas internadas no RN em função da doença, das quais, 293 estão em leitos críticos. A taxa de isolamento social está em 41%. O secretário-adjunto da pasta, Petrônio Spinelli, disse que a situação no estado continua dramática e renovou o apelo para que haja união frente às medidas de enfrentamento à doença.

“É momento de união e de responsabilidade. No país, o aumento do coronavírus está ocorrendo de forma muito grave. E a politização da pandemia é um dos fatores que contribuem para esse aumento. A situação é dramática”, disse.

Leitos

A taxa de ocupação de leitos críticos em todo o RN está distritribuída da seguinte maneira:

  • Mossoró: 100%
  • Alto Oeste: 100%
  • Natal: 97%
  • Seridó: 45,5%
  • Pacto Pela Vida

A Operação Pacto Pela Vida começa nesta quinta-feira (4), com o objetivo de fiscalizar se as regras de isolamento social determinadas em decreto pelo Governo do Estado estão sendo cumpridas. A Operação será comanda pela Polícia Militar, com apoio de outras corporações, como o Corpo de Bombeiros.

Agora RN

Auditor fiscal confirma pré-candidatura a prefeito de Natal pelo PCdoB

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de concorrer à Prefeitura de Natal no pleito eleitoral desse ano pelo PCdoB, o auditor fiscal e engenheiro Fernando Freitas pediu licenciamento do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern) nesta quarta-feira (3), ao qual exerce o cargo de diretor de Formação Sindical/Relações Intersindicais da entidade. Fernando tem 57 anos e entra no cenário político pela primeira vez, integrando a base do Movimento 65 na capital potiguar, que terá o lançamento oficial nesta quinta-feira (4).

Durante o evento será lançado um manifesto-convite à população natalense. O Movimento 65 persegue uma cidade mais democrática, sustentável, segura e garantidora de direitos. Pretende reunir trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, profissionais liberais, estudantes, empresários, lideranças sociais e comunitárias, agitadores culturais e pessoas simples do povo.

O evento será realizado a partir das 19h, por meio de uma conferência virtual, com a participação de todos os pré-candidatos a vereador do PCdoB na capital potiguar. No encontro, o vice-prefeito de Recife (PE), Luciano Siqueira, fará uma palestra em que abordará o tema: “Os desafios municipais diante da conjuntura nacional”.

Em nota oficial, Fernando Freitas relembrou sua atuação no serviço público e nas atividades sindicais em que esteve envolvido nos últimos anos, como na atuação junto ao Fórum dos servidores públicos do RN e a atuação junto à Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) e ao Fórum Nacional de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE).

Agora RN

CODERN disponibiliza testagem da Covid-19 aos colaboradores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para garantir a segurança e bem-estar dos seus colaboradores, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) está disponibilizando o teste sorológico da doença Covid-19 para todos que estão em trabalho presencial. Os portuários são considerados essenciais por garantirem o abastecimento do Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil, por isso atuam durante a pandemia.

Os testes estão sendo realizados por grupos de áreas para evitar aglomeração no laboratório. Se algum colaborador testar positivo, serão tomadas as providências pelo setor de Recursos Humanos.

A CODERN ressalta que, desde o início da pandemia, tem adotado medidas visando à proteção dos seus colaboradores, como a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual; vacinação contra a Influenza para auxiliar na exclusão do diagnóstico, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe; além de desinfecção dos portos e instalações administrativas e orientação permanente com divulgação de informações relevantes.

Trens da Linha Norte voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da regional Natal, informou que, a partir desta quinta-feira (4), as viagens da Linha Norte, que compreendem o percurso entre a capital potiguar e Ceará-Mirim, voltam a cumprir seu trajeto até a Estação Central de Natal, no bairro da Ribeira.

De acordo com a CBTU, a paralisação de parte das viagens ocorreu em virtude da interrupção da via férrea no trecho entre Igapó e Ribeira, provocada por danos na estrutura de uma galeria pluvial localizada abaixo do local onde os trens trafegam. O problema já foi solucionado, garantindo o retorno completo do serviço.

Cresce número de empreendimentos funcionando online e com entregas no RN, segundo Sebrae

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Pesquisa realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para avaliar os impactos da pandemia de coronavírus nas empresas revelou que 36,5% das pequenas e médias empresas potiguares estão funcionando de forma online e com sistema de entregas. A adaptação foi sentida especialmente entre comerciantes e donos de restaurantes.

Os dados são do estudo realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae-RN, entre os dias 21 e 26 de maio. No levantamento, foram ouvidos 361 empresários donos de Microempresas (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI) em todo o estado.

O total de empresas que passaram a operar com o sistema de entregas e de vendas online passou de 31,5% para 36,5%, mais de 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa realizada em abril. Entre as ferramentas digitais usadas para as vendas estão o WhatsApp (57%) e o Instagram (48,4%).

Conforme o estudo publicado pela Agência Sebrae, subiu para 57,5% o número de empresas que mudou a forma de operar. Cerca de cinco pontos percentuais a mais em comparação com a pesquisa feita em abril, quando foi constatado o percentual de 52,4%. Aumentou também o percentual daqueles que não tiveram que se adaptar ao novo formato, saindo de 17,2% do registro anterior para 23,9%.

Porém, a grande maioria passou a operar mesmo com horário reduzido. O quantitativo de empresas que adotaram essa estratégia representa 62,6% dos empresários potiguares entrevistados. Antes, esse número era de 74,2%. O sistema de teletrabalho também teve uma redução na adoção pelas empresas, diminuindo de 25,2% para 15%.

Ainda conforme o estudo, houve uma redução no número de empresas fechadas temporariamente, passando de 29,1% aos atuais 16,9%. Os empreendimentos que fecharam as portas de vez somam agora 1,6% de acordo com a sondagem realizada pelos pesquisadores.

 Também foi verificado o impacto direto da crise do coronavirus no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, 75% dos empresários disseram não ter demitido especificamente em função da pandemia. No mês anterior, esse percentual era de 78%. Mas em compensação, a média de funcionários demitidos aumentou de quatro para cinco empregados por empresa.

“Vimos que não houve aumento significativo do número de demissões e ainda é pequeno o número de empresas que buscam empréstimos, porém, as que buscaram empréstimo, apenas 24% conseguiram” comemorou Paulo Bezerra, analista do Sebrae.

A boa notícia é que a quantidade de empresários que tiveram diminuição do faturamento caiu em relação a pesquisa feita abril. Naquele mês o total afetado com a redução das receitas do negócio era de 88,4% e no mês seguinte diminuiu para 84,1%. Aqueles, cujo faturamento subiu, também registraram aumento, saindo de 3,6% para 7,8%. Por isso, a redução média de faturamento em maio ficou em 64,8% contra 67,3% em abril.

Covid: Governo do RN convoca 229 profissionais de saúde para reforçar quadro

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte convocou, nesta quarta-feira (3), 229 profissionais da área de saúde para reforçar o quadro de pessoal da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) durante o período de combate à pandemia do novo coronavírus. A lista dos candidatos convocados, aprovados no Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público em atendimento ao Plano de Contingência Hospitalar para o enfretamento da Covid-19, regido pelo Edital nº 001/2020-SESAP/RN, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, essa é ação contínua que o Governo do RN coloca em prática para combater a pandemia. “De forma transparente, estamos trabalhando incansavelmente para encontrar soluções que minizem os efeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Cada médico, enfermeiro e técnico de enfermagem que chega, representa uma chance a mais de salvarmos vidas”, destacou.

Foram convocados enfermeiros (37), fisioterapeutas (31), técnicos de enfermagem (105), técnicos em radiologia (9), higienista hospitalar (5) e maqueiros (9) para a região VII. Para a região II, foram chamados 4 enfermeiros, 3 fisioterapeutas, 2 técnicos em radiologia e 2 maqueiros. Outros 2 enfermeiros, um farmacêutico, um biomédico, 10 técnicos de enfermagem e 3 técnicos em radiologia foram convocados para a região IV . Já para a região VI, foram chamados 4 enfermeiros e 1 fisioterapeuta.

Os profissionais deverão se apresentar, na sede da Sesap, no período de cinco dias úteis contados da data da publicação da convocação, prazo que pode ser prorrogado por três dias úteis, caso o candidato apresente pendências em sua documentação. Quem não se apresentar terá sua vaga destinada para candidatos de cargos análogos do quadro de reserva.

Para ser atendido na Sesap, o candidato deve fazer o agendamento prévio, através do link: http://centraldocidadao.rn.gov.br. Além disso, precisa antes entrar no link http://portalsei.rn.gov.br/ e, na aba de acesso ao SEI, criar seu usuário externo e senha, na opção ”clique aqui se você ainda não está cadastrado” ou usando este o link direto.

Após a criação do usuário externo, o candidato deve enviar e-mail para [email protected], informando nome e CPF com o título “LIBERAÇÃO CONCURSO SESAP”, para que seu usuário seja liberado. Na data e horário agendados, o candidato deve comparecer primeiramente à sede da Secretaria Estadual da Saúde Pública, na Avenida Deodoro, 730, Cidade Alta, Natal/RN, para abertura de processo eletrônico.

Ceasa-RN intensifica desinfecção das áreas externas de lojas e mercados

FOTO: DIVULGAÇÃO

Buscando garantir a segurança sanitária de permissionários, colaboradores e clientes, a Administração da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) intensificou a desinfecção das áreas externas das lojas, das vias e dos mercados. A ação faz parte das diversas medidas sanitárias que estão sendo tomadas para prevenção e combate ao novo coronavírus.

A ação de desinfecção está sendo realizada de segunda a sábado, das 00h às 6h. Nas terças, quintas e sábado o serviço também é executado no período da tarde, das 14h às 18h. Segundo o diretor técnico, Manoel Batista, o principal objetivo é reduzir a contaminação pelo vírus e seguir as recomendações sanitárias dos órgãos fiscalizadores.

“A Ceasa possui mais de 300 lojas e uma grande circulação de pessoas de vários municípios. Precisamos garantir que os ambientes estejam desinfetados. Todas as lojas estão seguindo as recomendações sanitárias e essa medida é mais um complemento para evitar a propagação do vírus e seguir as recomendações sanitárias de prevenção”, explica Manoel Batista. 

O controle sanitário na Ceasa-RN é executado, diariamente, iniciando-se pelo uso obrigatório de máscara de proteção em todos os ambientes externos e interno e pela desinfecção dos caminhões e carretas na portaria e segue com outras medidas como a higienização das mãos com álcool 70% de todos que entram no órgão, fechamento de bares, lanchonetes e restaurantes, instalação de pias nos mercados e intensificação da limpeza dos banheiros.

O diretor-presidente da Ceasa-RN, Flávio Morais, reforça que as medidas visam prevenir a disseminação do coronavírus e garantir um ambiente seguro para todos que utilizam a Ceasa. “A administração não está medindo esforços no combate ao coronavírus e estamos cumprindo todas as medidas sanitárias estabelecidas pelos decretos estaduais e municipais. Nosso compromisso é manter o funcionamento da Ceasa-RN e garantir o abastecimento de  hortifrutigranjeiros para todo o Estado.”, ressalta.

A Ceasa-RN é o principal polo de comercialização de hortifrutigranjeiros do Estado. São mais de 300 lojas que comercializam frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, derivados do leite, entre outros. A Ceasa-RN funciona de segunda a sábado, na Av Capitão-Mor Gouveia, 3005, Lagoa Nova, Natal, nos seguintes horários: Acesso de caminhões e carretas para carga e descarga: 00h às 03h; Entrada do público externo: das 03h às 13h; Fechamento total: às 20h.  

Homens têm mais coronavírus porque perdem zinco na ejaculação, diz deputado Albert Dickson

FOTO: DIVULGAÇÃO

O médico oftalmologista e deputado estadual Albert Dickson (Pros-RN) recomendou aos seus seguidores nas redes sociais que aumentem o consumo de alimentos ricos em zinco, como medida para fortalecer o sistema imunológico contra o novo coronavírus. De acordo com ele, a deficiência de zinco tem levado os homens a contraírem mais a Covid-19 do que as mulheres.

Segundo Albert, os pacientes do sexo masculino têm tido mais Covid-19 porque perdem zinco durante a ejaculação. “O zinco está presente no espermatozoide. Toda vez que perde espermatozoide (a pessoa que está com a vida sexual normal), o homem perde 1 grama de zinco. Então, o que vai acontecer? Ele vai ter uma deficiência de zinco”, afirmou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais na última sexta-feira (29).

O deputado-médico disse, ainda, que o zinco está presente em poucos alimentos, como a castanha-de-caju e a ostra. Albert Dickson sugeriu aos seus seguidores que consumam os produtos como prevenção à Covid-19. “Tem que se abastecer com zinco. O vírus odeia zinco”, afirmou.

Ainda durante a transmissão, que está publicada nas redes sociais, Albert Dickson defendeu o uso da ivermectina para tratar o novo coronavírus. Ele disse que tem prescrito o remédio para os seus pacientes que contraíram a Covid-19 e que os sintomas têm desaparecido. Ele sugeriu também que o medicamento seja usado mesmo entre os que não têm sintomas, como prevenção.

O médico disse, inclusive, que ele e sua família têm usado a ivermectina como prevenção. Ele chegou a sugerir dosagens específicas do medicamento que devem usadas por quem não tem a Covid-19 e por quem vier a ficar doente. Ele também disse que não há problemas em associar o medicamento à hidroxicloroquina, desde que o paciente não seja cardiopata.

Albert Dickson chegou a sugerir, ainda, que o consumo da ivermectina deve acontecer uma vez por mês, pelo menos, para que o medicamento continue presente na corrente sanguínea e, assim, ser eficaz caso a pessoa seja exposta ao coronavírus. Ele frisou que não há estudos que comprovem a eficácia do remédio como prevenção. “Mas é o que se tem ouvido falar”, ressaltou.

Zinco e sistema imunológico

Apesar de o zinco ser uma substância com atuação reconhecida no funcionamento do sistema imunológico, até o momento não há consenso científico sobre seu emprego específico em pacientes com o novo coronavírus. Também não é recomendado que as pessoas façam suplementação de zinco sem orientação médica.