SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 2, 2020

Minuta do Plano Diretor de Natal propõe criação de lei específica para Ponta Negra

FOTO: FLÁVIO REZENDE

A Prefeitura de Natal disponibilizou, nesta terça-feira (2), a minuta com propostas para revisão do Plano Diretor da capital potiguar. O texto está publicado no Diário Oficial do Município e do Portal do Portal do PDN. As mudanças preveem novas construções na orla da cidade — com a possibilidade de lei específica para Ponta Negra.

A minuta foi aprovada, por votação, na reunião do Concidade (Conselho da Cidade do Natal) nos dias 16 e 17 de março. Esta foi a quarta etapa do processo de revisão do Plano Diretor. “O Plano Diretor é o principal instrumento de gestão pública do Município. Todo o desenvolvimento urbano passa pelo Plano. Além disso, não só o desenvolvimento, mas as questões sociais, ambientais e econômicas”, explica Albert Josua Neto, do Concidade.

Neto comenta que todo o processo contou com várias oficinas e debates com as comunidades, com segmentos técnicos da sociedade (empresários, universidade, etc). Ele revela que foram realizadas 14 oficinas, com ampliação do debate, uma vez que inicialmente estavam previstas apenas oito. Além das oficinas, estavam previstas quatro Audiências Públicas, mas durante o processo decidiu-se ampliar o debate e foram realizadas oito audiências. “Essas audiências são abertas para toda a sociedade discutir o assunto”, enfatiza o representante do Conselho.

Após as oficinas e audiências que tornam o processo de construção da revisão do Plano participativo, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que coordena a parte técnica do processo sistematizou as propostas, produziu uma minuta e encaminhou para o Concidade, que tem outros cinco conselhos agregados, como o Conselho de Planejamento Urbano (Conplan) e o Consab (saneamento).

“Esse ‘conselhão’ debateu durante dois dias a minuta e muitas propostas foram inseridas, de modo que o Plano Diretor anterior (2007), que tinha 124 artigos, passou a ter 231. Feito isso, devolvemos as observações para a Semurb, que fez uma nova compilação reencaminhando para o Concidade, que organizou a Conferência Final do Plano. Tudo isto estava previsto de forma presencial, mas, em função da pandemia, houve um atraso e, claro, que não há condições de reunir 200 pessoas como era a previsão. Enquanto isso, a minuta foi sistematizada pela Semurb e divulgada no DOM”, reforça Neto.

Segundo ele, o Concidade aguarda, agora, uma decisão judicial para a realização da eleição dos delegados que irão participar da Conferência Final. Estes serão os responsáveis para, em última instância, decidir o projeto final. “Serão em torno de 130 delegados, que serão divididos entre representantes do setor público e da sociedade civil. Esses últimos são eleitos pelos próprios segmentos”, explica.

Destaques

Segundo o representante do Concidade, pode-se destacar alguns pontos da minuta de revisão do Plano Diretor. Ele cita a possibilidade de alteração consorciada da orla de Natal. “Seria sentar com a comunidade e discutir com a participação dos vários segmentos o que gostaria que fosse executado. Além disso, a área non edificandi de Natal, em Ponta Negra, continua com regras restritivas com o limite de 1m acima da pista da Roberto Freire para que quem estiver caminhando na avenida Roberto Freire continue tendo aquela visão maravilhosa do Morro do Careca”.

Ele disse, ainda, que, na Redinha, a altura máxima de prédios subiu para 15m, ou seja cinco pavimentos. “Atualmente, está limitado a 7,5m. Também temos a alteração no adensamento populacional que vai considerar as estruturas dos bairros e principalmente da questão de saneamento básico. Lembrando que isso tudo é apenas proposta, pois ainda voltará para o Concidade e depois para a Câmara Municipal. Tudo isso só será válido quando se transformar em Lei”, conclui Josuá Neto.

Agora RN

Pré-candidato a vereador em Natal deixa presidência da Associação Nacional de Servidores do MP

FOTO: DIVULGAÇÃO

Obedecendo a legislação eleitoral, que determina o afastamento de cargos de comando em entidades de classe daqueles que disputarão cargos eleitorais, o ex-vereador de Natal, Aldo Clemente, anunciou esta semana o seu afastamento da presidência da Associação Nacional de Servidores dos Ministérios Públicos (Ansemp), assim como sua função na diretoria da Federação Nacional de Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). Assim, Aldo coloca seu nome à disposição para o próximo pleito.

“Em respeito a legislação eleitoral estamos tomando esta decisão neste momento, mas com a consciência de que a Ansemp e a Fenamp estão em boas mãos, são colegas de grande competência e com muita capacidade de liderança para que possam manter o trabalho que estávamos realizando, de valorização desta categoria e de busca por melhorias para o MP em todo o país”, disse Aldo Clemente.

Além de ex-vereador da capital potiguar, o bacharel em Direito Aldo Clemente é membro do MPRN, e especialista em Gestão Pública, Direto Administrativo e Processo Civil.

MPF cobra limpeza de comportas do rio Ceará-Mirim

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação cobrando do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) o planejamento e a execução da limpeza periódica das comportas de maré do Rio Ceará-Mirim, recém-recuperadas e que ficam localizadas no município de Extremoz.

O pedido é reflexo de uma Ação Civil Pública impetrada pelo MPF contra o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – Dnocs (ACP 0800677-11.2018.4.05.8400). Entre outros andamentos, a ação resultou em uma solução consensual para a questão das comportas, incluindo a União e o Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Estado (Idema/RN), após uma audiência realizada em março de 2019.

Pela decisão conjunta, o Dnocs ficaria responsável por recuperar o funcionamento das comportas e o MPF acompanharia as tratativas e emitiria a recomendação ao Igarn, a quem caberá a limpeza periódica das grades do local. O departamento já informou a conclusão dos trabalhos de recuperação e o Idema atestou que a estrutura está funcionando adequadamente.

O representante do MPF, procurador da República Camões Boaventura, enviou a recomendação ao Igarn, estipulando um prazo de dez dias para que o instituto estadual informe e comprove as medidas adotadas em relação à limpeza do local.

Prejuízos – As comportas deveriam se abrir nas marés baixas, impedindo inundações, e fechar na maré alta, evitando que a água salgada do mar avance sobre o rio e prejudique a qualidade de sua água. Devido ao mau funcionamento, esses problemas vinham ocorrendo constantemente, “causando sérios prejuízos para as lavouras”. Quebradas, as comportas localizadas na comunidade de Estivas vinham funcionando como uma simples represa.

De acordo com as investigações relativas à ação civil pública, as principais causas da poluição da Bacia do rio Ceará-Mirim são três. A primeira é a falta de manutenção dos canais de drenagem do baixo vale, que se encontram assoreados.

A segunda é a presença da biomassa proveniente da vegetação crescida na época de chuva – em que há alagamento do vale – e apodrecida no período de seca. Essa biomassa consome o oxigênio do rio e põe em risco as espécies vivas existentes, além de produzir gás metano, 21 vezes mais potente como gerador do efeito estufa que o gás carbônico. A terceira causa era exatamente o mau funcionamento das comportas de maré.

Recursos naturais – A recomendação foi expedida em meio à Semana Nacional do Meio Ambiente (o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho), na qual representantes do Ministério Público Federal de todo o Brasil vêm reforçando a atuação da instituição em prol da qualidade de vida da sociedade, através da busca da preservação e da recuperação da fauna, flora e de todo o patrimônio ambiental do país (ar, água, energia, etc).

O caso das comportas de maré do rio Ceará-Mirim, especificamente, trata de um aspecto fundamental dessa luta do MPF, tendo em vista o direito da sociedade à proteção de seus recursos hídricos, já que a água, além de bem precioso e indispensável à vida, é fundamental também no desenvolvimento de atividades econômicas e de lazer.

Prefeito Álvaro Dias sanciona Lei para gratificar servidores da Saúde no enfrentamento à Covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os servidores efetivos, comissionados, municipalizados e contratados temporariamente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estiverem exercendo suas atividades durante o enfrentamento da Covid-19 (novo coranavírus), terão direito a uma gratificação transitória enquanto perdurar o estado de calamidade pública no âmbito do município de Natal. A lei complementar nº 190, de 28 de maio de 2020, aprovada pela Câmara Municipal de Natal (CMN), foi sancionada pelo prefeito Álvaro Dias e publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (02/06) e já se encontra em vigor.

A gratificação terá como base de cálculo o valor de R$ 960,00, aos quais serão aplicados percentuais. Para os servidores que exercem atividades administrativas no Nível Central da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo todos os seus departamentos, nas sedes dos Distritos Sanitários, no Centro de Controle de Zoonoses, no Conselho Municipal de Saúde e na Ouvidoria do SUS será aplicado percentual de 10%. Percentual de 20% será aplicado para os servidores que exercem atividades assistenciais nas sedes dos Distritos Sanitários e Centro de Controle de Zoonoses.

Também serão aplicados 20% para todos os servidores que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) tradicionais, Estratégias de Saúde da Família (ESF), Policlínicas, Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpic), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Residência Terapêutica, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro Integrado de Saúde Pescadores (Centro de Convivência), Unidades Mistas, Centro Especializado em Atenção à Saúde do Idoso (Ceasi), Transporte Sanitário, Programa de Acessibilidade Especial Porta-a-Porta (Prae), Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (Prosus), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Serviço de Assistência Especializado (SAE), Saúde Prisional, Consultório na Rua e Laboratório Municipal.

O percentual de 40% – o maior -, sobre o valor de R$ 960,00, se destina a todos os servidores que trabalham na Rede de Urgência e Emergência, sendo compreendido como tal, o Hospital Municipal de Natal e seu anexo, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as maternidades, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Centro de Referência Odontológica Morton Mariz e o Hospital Municipal de Campanha.

“Por um dever de justiça com os servidores municipais da Saúde, estamos implantando essa gratificação que certamente ajudará os bravos colaboradores da gestão e suas famílias a atravessarem com mais conforto o período de pandemia da Covid-19. Os servidores da Saúde têm se esforçado diariamente no enfrentamento ao novo coranavírus e o município de Natal reconhece a agradece o empenho de todos nesta guerra contra o inimigo invisível”, destacou o prefeito Álvaro Dias. 

A lei estabelece que a gratificação transitória não será incorporada à remuneração para nenhum fim e não constituirá a base de cálculo de qualquer outra vantagem, bem como não incidirá sobre férias e décimo terceiro salário. O pagamento será calculado proporcionalmente aos dias efetivamente trabalhados e que as faltas consideradas legalmente justificadas não serão descontadas. Os servidores que a partir da quinta ausência, ou da segunda ausência, para aqueles que trabalham em regime de plantão, consecutivas ou não, perderão o direito ao recebimento da gratificação no mês.

A gratificação transitória será paga mensalmente ao servidor, a partir da folha de pagamento do mês de maio de 2020, enquanto perdurar o estado de calamidade pública no âmbito do Município de Natal, declarado pelo Decreto nº 11.923, de 20 de março de 2020. Os servidores que estiverem em teletrabalho/trabalho remoto não farão jus ao pagamento da gratificação.

As despesas decorrentes da execução da lei complementar correrão por conta da Atividade Orçamentária: SMS Natal no Combate ao novo Coronavírus (Covid-19), sob número: 10.122.001.1051.

Crea-RN emite comunicado se posicionando contra ‘lockdown’ no Estado

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) publicou um comunicado nesta terça-feira (2), se posicionando contra medidas de ‘lockdown’, um isolamento mais severo, no Estado. De acordo com o comunicado, o Conselho “entende que esta não é a melhor decisão visto que a paralisação de atividades poderá prejudicar o setor econômico já fragilizado com a pandemia”. As informações são da Tribuna do Norte.

O Crea-RN ainda defendo que as medidas de isolamento seja prioritária a pessoas dos grupos de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas graves. “Vemos o bloqueio total da operação de quaisquer atividade, com exceção das essenciais, com possibilidade de causar prejuízo a todos” diz na nota.

Leia o comunicado na íntegra:

“O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), na condição de uma entidade de fiscalização do exercício e das atividades profissionais, se posiciona, neste momento, contrário ao Lockdown no Rio Grande do Norte.

A discussão entre a classe política e alguns setores da sociedade intensificou, nos últimos dias, em relação ao possível isolamento social nas principais cidades do estado. O Crea-RN que regula e defende os interesses da engenharia, da agronomia e da geociências, através dos seus profissionais e empresas habilitadas e de toda a sociedade potiguar entende que esta não é a melhor decisão visto que a paralisação de atividades poderá prejudicar o setor econômico já fragilizado com a pandemia.

Entendemos como primordiais as medidas de isolamento que priorizam os grupos de risco como idosos e portadores de doenças crônicas graves. Nesse momento de incertezas, vemos o bloqueio total da operação de quaisquer atividade, com exceção das essenciais, com possibilidade de causar prejuízo a todos

Defendemos a saúde dos nossos profissionais, incentivando os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus com o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, e também o direito de exercerem as suas funções, nesse momento tão delicado para o país.”   

Francisco Vilmar Pereira Segundo

Presidente em Exercício do Crea-RN

Gleisi compara FHC a Lobão e diz que Lula precisa ser entendido

FOTO: METROPOLES

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou à coluna que não são sentimentos pessoais que têm levado Lula a descartar debates com Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.

Na segunda (1), Lula afirmou que não assinaria manifestos contra Jair Bolsonaro em que estivessem “determinadas pessoas”. Ele tem dito que os dois ex-presidentes não são democratas.

“Não é mágoa que levou Lula a não assinar o manifesto com FHC, Temer e outras pessoas que assinaram. Foi a trajetória deles, o protagonismo e a ação deliberadamente consciente que tiveram para construir o caminho que nos trouxe até aqui”, afirma ela.

A decisão de Lula teve ampla repercussão. Para a presidente do PT, a posição dele precisa ser compreendida.

Ela cita o fato de o escritor Marcelo Rubens Paiva ter se recusado a participar de uma entrevista no Roda Viva com Lobão para traçar um paralelo com a decisão de Lula.

O cantor já minimizou a tortura no Brasil afirmando que agentes da ditadura “arrancavam umas unhazinhas” das vítimas. Rubens Paiva, pai de Marcelo Rubens Paiva, foi assassinado pelo regime militar e seu corpo nunca foi encontrado.

“Eu entendo a posição do Marcelo Rubens Paiva de não querer ir na entrevista com o Lobão, de estar com o Lobão, pelo que ele significa. As pessoas podiam entender um pouco também o que o Lula coloca”, diz Gleisi.

Além de conversar com a coluna, ela enviou mensagens por Whasapp para explicar a posição de Lula.

Folha de S. Paulo

Rosalba adere ao ‘pacto pela vida’ e pede a Fátima mais leitos de UTI e estruturação de outros municípios para a Covid

FOTO: DIVULGAÇÃO

A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado da secretária de Saúde, Saudade Azevedo, participou na manhã desta terça-feira (02) de uma reunião por videoconferência com a governadora Fátima Bezerra para discutir medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. A governadora informou à prefeita que vai endurecer as medidas de prevenção da covid-19 no Estado ainda nesta semana. Rosalba explicou as ações que vem fazendo no Município desde o mês de março, como os decretos de funcionamento do comércio essencial, barreiras sanitárias e outras atividades do Município.

A prefeita Rosalba Ciarlini aproveitou a reunião para reforçar o pedido pela abertura de novos leitos de UTI em Mossoró. Ela argumentou que a cidade atende as regiões Oeste, Costa Branca e Vale do Assu e que mais de 50% dos leitos de UTI no município são ocupados por pessoas de outras cidades. “Mossoró atende pessoas de várias regiões. Os números de internações de pessoas de outras cidades são crescentes. Nós precisamos que novos leitos sejam abertos na cidade e que outros municípios também se estruturem minimamente para garantir atendimento preliminar a quem venha a precisar.”, afirmou Rosalba. Fátima Bezerra disse que entendia a situação da cidade e que espera a abertura de novos leitos no Hospital São Luiz até o fim desta semana.

A governadora foi enfática ao afirmar que o Governo do Estado vai endurecer as medidas de prevenção do novo coronavírus. Informou também que quinta-feira (04) vai ser publicado um novo decreto com todas as determinações a serem cumpridas no Rio Grande do Norte. “O nosso decreto de quinta-feira vai vir com o endurecimento das medidas. Terá mais rigor na fiscalização. A fiscalização através das barreiras sanitárias, rondas nos bairros e comércios, proibição da circulação de pessoas em espaços públicas, fechar acessos as praias. Estamos propondo oficialmente um pacto pela vida.”, pontuou Fátima Bezerra.

A governadora disse também que vai fazer uma reunião ampliada amanhã (03) com outros municípios da região Oeste.

A reunião por videoconferência contou com a participação da prefeita Rosalba Ciarlini, governadora Fátima Bezera, vice-governador Antenor Roberto, secretária Municipal de Saúde Saudade Azevedo, secretário-adjunto Estadual de Saúde Petrônio Spinelli, secretário Estadual de Tributação Carlos Eduardo, secretário de Gestão de Projetos e Metas Fernando Mineiro e representantes da Comunicação do Governo e Município.

Plataforma on-line mantém processo de aprendizagem para alunos da rede estadual de ensino do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

As aulas presenciais no Rio Grande do Norte estão suspensas oficialmente desde o dia 18 de março, devido à medida de distanciamento social, proposta pelas autoridades de saúde para conter o avanço da disseminação da Covid-19. Os efeitos da crise instalada pelo coronavírus no sistema de educação do Estado têm sido abrandados por uma parceria com a Plataforma Clickideia, na qual estudantes e professores acessam conteúdos, jogos, interativas, ferramentas de autoria e colaboração, formação continuada de professores on-line.

A Escola Estadual de Tempo Integral Paulo Abilio, no município de Umarizal, distante cerca de 334 km de Natal, tem utilizado a plataforma com os pais e os estudantes, como explica o diretor Glauber Dias. “Como o nosso público são crianças, a maioria acessa pelo smartphone do responsável.  Os pais avaliam de forma positiva e relatam que o portal é muito interativo e que o conteúdo leva a uma aprendizagem significativa”.

De acordo com Vanessa Perez, coordenadora de formação da Clickideia, a plataforma é um auxílio para os educadores em tempos de aulas presenciais suspensas. “Os alunos acessam as atividades produzidas pelos seus professores em casa. Eles estão realizando exercícios objetivos que são corrigidos automaticamente pelo sistema”, conta Vanessa. Os estudantes umarizalenses, por exemplo, têm aprendido com ajuda da plataforma o sistema monetário. “Enviei orientações para acessar o jogo ‘qual é o troco?’, assim reforçamos com o game as lições que foram ensinadas”, relata o diretor Glauber Dias.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que os municípios devem trabalhar com competências que ofereçam meios para que os alunos sejam capazes de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação. O Secretário de Estado da Educação, Cultura, Esportes e Lazer do RN, professor Getúlio Marques, reafirma a importância desse modelo de ensino, principalmente com o distanciamento social.

“Esse momento é um ponto de inflexão no processo educacional, pois não se fará educação sem pensar no uso do meio digital. O portal Clickideia está sendo de grande valia para que a gente possa continuar com algumas ações que, se não substituem totalmente o processo de ensino e aprendizagem de uma aula presencial, ajuda muito para que essa interação entre professores e alunos continuem”, afirma o secretário.

Números

Na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, 21 escolas utilizam a Plataforma Clickideia. São aproximadamente mil professores e mais de cinco mil estudantes conectados. Com o cancelamento dos encontros presenciais nessas escolas, o trabalho formativo foi reestruturado para arranjos virtuais passando a ser on-line e, o uso dos inúmeros recursos e funcionalidades, têm auxiliado na manutenção das aulas, o que pode ser confirmado pelo aumento nos acessos. Em março, início da suspensão das aulas, foram visualizadas 93.439 páginas da Plataforma. Em maio, este número já ultrapassou a marca de 1 milhão de page views.

Mas não só as escolas contempladas pela parceria estão sendo beneficiadas com o acesso aos conteúdos e ferramentas digitais. Educadores e gestores de escolas que não fazem parte do projeto também utilizam os recursos digitais disponíveis por meio do Projeto ClickSocial, uma ação que liberou acesso à plataforma durante a pandemia. “Criamos o ClickSocial e disponibilizamos para todas as escolas do país o acesso a centenas de materiais digitais educativos como videoaulas, hipertextos, jogos, atividades interativas, podcasts, exercícios, ferramentas de autoria. Com esta ação, estamos atendendo instituições de ensino em todos os estados brasileiros. Atualmente já temos mais de 400 escolas e 600 professores cadastrados”, finaliza Vanessa Perez.