SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 20, 2020

CDL Natal solicita ao prefeito Álvaro Dias reabertura de lojas de vestuário e calçados, além da adaptação nos processos e liberação de licenças da Semurb

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) solicitou nesta quarta-feira à Prefeitura Municipal de Natal, autorização para reabertura de lojas dos seguimentos de vestuário e calçados. Juntos os seguimentos amargam as piores quedas em volume de vendas, num total de 42% de redução. Vale ressaltar que o setor de vestuário é o mais importante em número de empresas, dentre as micro e pequenas do Estado. 

Para o funcionamento, as lojas seguirão protocolos sanitários determinados para cada uma das atividades econômicas, conforme foi feito por exemplo, para as atividades bancárias, que especificou o quantitativo de pessoas por metro quadrado para evitar aglomerações e permitir o distanciamento mínimo recomendado por autoridades de saúde.

A ação da CDL Natal busca minimizar os impactos do covid-19 nos negócios desses seguimentos que estão há 60 dias fechados, amargando prejuízos que ameaçam a manutenção dos CNPJs das empresas. “Estamos buscando dar condições de funcionamento a esses estabelecimentos comerciais. A situação é crítica para lojistas e colaboradores. Se não tomarmos uma atitude agora, os danos serão irreparáveis” enfatizou José Lucena.

A Entidade solicitou também à prefeitura adaptação nos processos e liberação de licenças por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).  Em documento enviado a secretaria, que leva em consideração o fechamento do comércio, redução de atividades, e necessidade de manutenção do isolamento social, foi pedido a regulamentação da licença unificada aos estabelecimentos e que, em quanto não for possível, que as licenças urbanísticas e ambientais, para os empreendimentos de baixo risco A, B e médio Risco, sejam simplificadas e automatizadas, exigido a autodeclararão e o Termo de Responsabilidade Técnica do profissional. Foi pedido ainda que não seja exigido a CLCB ou AVCB do Corpo de Bombeiro, como condicionante para emissão de Licenças Ambientais e Urbanísticas.

O presidente da CDL Natal reforça que o momento é de adaptação e não é restrito para quem empreende. “Estamos buscando o diálogo com o setor público. No novo contexto que vivenciamos, é preciso se adaptar e as leis devem ser inclusas nesse processo, para que todos possam dar andamento em seus negócios”, destacou o Lucena.

Público tem até amanhã para votar no seu artista favorito no edital do Som Sem Plugs

FOTO: DIVULGAÇÃO

A votação popular on-line do edital “Música Transforma 2020” do projeto Som Sem Plugs – SSP, segue até esta quinta-feira (21), através do WebApp disponível em https://edital.somsemplugs.com.br/. Agora é com você. Escolha entre os 30 artistas/bandas e vote quantas vezes quiser. No final, apenas cinco farão parte da temporada e receberão cachê, consultoria técnica, live via redes sociais do projeto e prêmios exclusivos. 

Veja a lista dos artistas/bandas que estão concorrendo: Pablo Jones, Rafa Barros, Ivando Monte, Maria Fxntes, Marcus Vinícius, Skarimbó, Lupe, Laryssa Costa & Daniel Ribeiro, Breno Slick, Família Além do Normal, Diniz K9, Felipe Nunes, João Salinas, Caio Padilha, BEX, Forró do Severo, Uma Senhora Limonada, maGodaSilva, Lee Araújo, Luisa & Os Alquimistas, Gabriela Mendes, Melly, Regional Choro da Terra, Pedras, Gabriel Garcia, Choro do Caçuá, John Fidja Gomes, Júlio Lima, Yrahn Barreto e André Rangell.

O resultado final será divulgado no dia 22 de maio em todas as plataformas digitais do Som Sem Plugs. A temporada 2020 do SSP é apresentada por Oi, Cosern e Instituto Neoenergia, tem o patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte através da Fundação José Augusto via Lei Câmara Cascudo e apoio cultural do Oi Futuro. Conta ainda com o apoio da Camaleão Studio, G7 Comunicação, Original Marketing & Eventos, Dom Justino Filmes, Studium Jota Marciano, INTER TV, Fecomércio, Casa Nacre, SEBRAE-RN, Sesc, Arte Musical, Flor de Hibisco e realização da Betapro Foto e Vídeo.

‘Não sustento homem’, diz apresentadora do SBT ao relembrar ‘rolo’ com namorado da mãe de Neymar

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Apresentadora do “Triturando”, do SBT, Flor relembrou o casinho que teve com Tiago Ramos, atual namorado da mãe de Neymar. Ela e o influenciador tiveram um breve caso antes do namoro dele com Nadine Gonçalves. Flor explicou que o relacionamento entre os dois acabou por ele não se fazer presente na hora de pagar a conta do restaurante.

“Todo mundo está em crise. Entenderam por que eu não quis o Tiago lá da mãe do Neymar?”, questionou Flor, que continuou: “Eu fui a primeira. Ele mandou, lá da Paraíba, uma declaração de amor. Silvio Santos passou”.

Nesse momento, Flor contou o date que teve com Tiago e que ficou muito incomodada quando a conta chegou. “Ele não rachou nada. Ele só foi até Campinas me visitar. Ele é maravilhoso, gentil, educado, mas amor, eu trabalho para caramba, se eu tiver que pagar conta e ajudar… Ele veio por amor, diz ele, e veio despreparado. Eu não sustento homem”, lembrou.

A apresentadora também comentou que não aceitou ter transado com o modelo por ele ser “gato demais”.  “O cara é um gato, educado, gentil. Eu fiquei me segurando, falei: ‘Esse homem vai me beijar já já’. Não cedi. Porque é muito gato. Você cede, e aí paga a conta, dá carro, dá calça jeans. Eu iria ficar pobre. Não, não”, afirmou.

Meia Hora

Após fazer duras críticas a Fátima Bezerra pela paralisação de obras da barragem de Oiticica, deputado Tomba Farias comemora a retomada

FOTO: REPRODUÇÃO

Após tecer, há seis dias, duras críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) por esta ter paralisado as obras da barragem de Oiticica, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) agradeceu nesta quarta-feira, 20, a gestora estadual por ter revisto a sua decisão e autorizado o reinício dos serviços referentes à execução das obras para a construção do empreendimento. “Sou grato a governadora por ela ter assimilado nossas críticas e o clamor da sociedade potiguar e da própria classe política. Pelo menos dessa vez, prevaleceu o bom senso”, disse  o parlamentar.

Na última quinta-feira, dia 14, Tomba, durante sessão remota da Assembleia Legislativa, acusou o governo Fátima Bezerra de “querer paralisar o Rio Grande do Norte e disse que “já estava na hora da gestora estadual “assumir o papel de sua governança”. Naquela ocasião, o parlamentar municipalista questionou se a governadora estava sem vontade e coragem para governar.

“Agora a hora é de reconhecer a atitude da governadora, que teve a humildade de rever o seu posicionamento anterior. Também é hora de reconhecer o esforços de todos aqueles que se somaram a nossa voz na luta pela retomada da obra. Desde o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de conflitos e cidadania, Uedson Uchôa, até os representantes do consórcio, o prefeito de Jucurutu e os moradores atingidos pelo serviço”.

Além das críticas do deputado Tomba Farias, a paralisação de Oiticica foi duramente contestada por membros da bancada federal e estadual, gerando, inclusive, uma nota do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Arquiteto é encontrado morto dentro de apartamento em Lagoa Nova e polícia vê indícios de latrocínio

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O arquiteto Eliedson Vinícius Marcelino de Menezes, de 39 anos, foi encontrado morto nesta quarta-feira (20) dentro do apartamento em que morava no bairro de Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. O caso está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De acordo com Dyego Marcelino, primo da vítima, a mãe de Eliedson pediu para que a irmã dela, tia do arquiteto, fosse até a casa dele nesta manhã, porque não estava conseguindo contato por telefone. Ao chegar no local, a mulher bateu na porta do apartamento e ninguém abriu.

“Foi aí que ela me avisou, avisou ao irmão dele e a um primo nosso, que é advogado. Fomos todos para lá”, conta Dyego. Ao chegarem, contrataram um chaveiro para abrir a porta.

“Do lado de dentro estava tudo bagunçado, e encontramos um papel com sangue em cima da mesa. A porta do quarto estava fechada por fora. Não tocamos em nada e acionamos a polícia, porque tudo ali é prova, né?”, relata Dyego Marcelino.

Quando a polícia chegou ao apartamento e abriu a porta do quarto, encontrou o corpo de Eliedson do lado de dentro. De acordo com a DHPP, ele foi morto com uma arma branca.

Ainda segundo a Polícia Civil, Eliedson Marcelino foi visto entrando no condomínio por volta das 18h desta terça-feira (19) em seu próprio carro, acompanhado de dois jovens. O veículo não foi encontrado no local. O caso está sendo investigado como latrocínio: roubo seguido de morte.

G1RN

Petrobras anuncia reajuste de 12% para a gasolina a partir desta quinta

FOTO: ILUSTRAÇÃO/GETTY

A Petrobras informou, nesta quarta-feira (20/5), às distribuidoras que vai aumentar a gasolina em 12% a partir da quinta-feira (21/5). É o terceiro aumento em maio, seguindo a recuperação do preço do petróleo no mercado internacional.

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o aumento será de R$ 0,1350 por litro.

A medida agrada importadores e também o setor de etanol, que reivindica aumento no valor da gasolina para reduzir as perdas com as vendas observadas desde o início da pandemia, quando o combustível fóssil caiu cerca de 5% nos postos de abastecimento

Recentemente, a Petrobras elevou também o preço do diesel, em 8%, o primeiro aumento após o início da pandemia. Este reajuste passou a valer a partir da terça-feira, 19.

Correio Braziliense

Enfermeira é suspensa de hospital após usar apenas roupas íntimas sob EPI

FOTO: TULSKIE NOVOSTI

Uma enfermeira na Rússia foi suspensa do hospital onde trabalhava após usar apenas roupas íntimas por baixo do equipamento de proteção individual. O caso aconteceu na cidade de Tula, que fica a 160km de distância de Moscou.

A funcionária trabalhava na ala masculina de pacientes em tratamento do coronavírus do hospital. Segundo alegou a mulher, que não teve o nome revelado, ela não usou roupas pois estava com “muito calor”. São informações do New York Post.

O avental usado pela enfermeira é feito de vinil transparente, e isso revelou o que havia por baixo da roupa. Posteriormente, ela alegou que não achou que a proteção seria tão transparente a esse ponto.

Embora nenhum paciente tenha reclamado das vestimentas da profissional, os chefes do hospital puniram a enfermeira por “não cumprir os requisitos para uso de roupas médicas”.

Metropoles

Governo do RN entrega mais de 600 cestas básicas e kits de higiene à população

FOTO: DIVULGAÇÃO

As ações dos Programas RN+ Unido e RN+Protegido, do Governo do Estado, estão voltadas esta semana para entrega de 610 cestas básicas, 339 litros de álcool 70%, 6.637 máscaras e 302 kits de itens de higiene e limpeza a 706 famílias para artesãos, marisqueiras, carroceiros e pescadores artesanais, e também o atendimento de instituições filantrópicas que atendem crianças e adolescentes, além de casas de recuperação, ressaltou a secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira.

A secretária participou na manhã desta quarta-feira (20), da entrega de 87 cestas básicas à Associação de Carroceiros de Natal, no bairro Dix-Sept Rosado. “Esse grupo da população sobrevive da atividade informal e depende da movimentação da cidade, da economia, em época de normalidade, e neste momento não está conseguindo renda por meio de sua atividade produtiva”, explicou a Iris Oliveira.

A doação atendeu carroceiros que atuam nas regiões Oeste, Leste e Norte de Natal com as cestas básicas e 35 litros de álcool 70%. No início da manhã havia diversas famílias à espera das doações, que aconteceram primeiro na sede da Associação em Dix-Sept Rosado e, depois, na Associação na zona Norte. “É importante destacar que esse grupo de famílias de carroceiros, em situação de normalidade, vive em situação de vulnerabilidade e, na pandemia, essa situação se agravou”. 

Em Caicó e Currais Novos, no Seridó, a secretária participou da distribuição na terça-feira, 19, para o público de artesãos ainda não havia sido beneficiado e é uma das categorias que mais sofre com os impactos da pandemia porque não consegue comercializar sua produção, o que dificulta ainda mais a obtenção de seu sustento, frisou.  Foram entregues para bordadeiras ligadas ao Comitê de Bordadeiras, bordadeiras e artesãos de Timbaúba dos Batistas de Caicó e em Currais Novos para grupos envolvidos no Fórum de Mulheres que envolve as cidades de Acari, Currais Novos e Parelhas.  A ação também atendeu a artesãos de Jucurutu e de Jardim do Seridó.

As entregas são uma oportunidade de minimizar a situação de carência alimentar a partir dessa entrega de cestas básicas, ressalta a secretária. “É importante reiterar a necessidade de os artesãos procurarem as unidades de Cadastro Único de seus municípios, e também aqueles que são MEI e se enquadram nas condições de recebimento do Auxílio Emergencial por meio do aplicativo da Caixa, devem procurar a equipe do Proarte/Sethas para obter apoio e orientação para acessar essa renda”.

De acordo com a secretária, a entrega de cestas básicas é importante e reduz a vulnerabilidade e atende uma situação emergencial, porém o mais importante é garantir a renda temporária do Auxílio Emergencial enquanto durar a situação de pandemia.