SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 15, 2020

Zona Norte tem Espaço Cultural Jesiel Figueiredo revitalizado

FOTO: ALÉX RÉGIS

Um dos equipamentos culturais mais importantes da Zona Norte de Natal foi revitalizado pela Prefeitura e entregue à população nesta semana. O Espaço Jesiel Figueiredo é um complexo de cultura e lazer localizado entre os bairros de Lagoa Azul e Pajuçara, situado no lado esquerdo da rua Guararapes (sentido Santarém/Gramoré). A área teve seus dois anfiteatros totalmente recuperados e ficarão disponíveis para apresentações culturais.

Uma nova atração do espaço são os painéis de grafite de autoria de artistas potiguares. Os técnicos do setor de Operações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) concluíram a recuperação e pintura dos dois anfiteatros e na parte do passeio público de pedra. O busto de Jesiel Figueiredo também está revitalizado e o parque infantil recebeu novos brinquedos.

A obra de recuperação contemplou a estrutura física do espaço com todos os seus equipamentos. Foram feitas recuperação das muretas e pintura do gradil no entorno do perímetro, substituição de esquadrias, lixeiras, louças sanitárias e torneiras dos banheiros. Também foi realizada a revitalização total do caramanchão e do complexo paisagístico. Os anfiteatros ganharam nova iluminação de 12 postes com lâmpadas e refletores de LED.

O secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, celebra a entrega do espaço e destaca que o local tem sido um grande vetor da produção cultural da Zona Norte da capital potiguar, sobretudo para os amantes do Hip-Hop, repentes e bandas de garagem.

“Essa era uma reivindicação antiga da comunidade artística e cultural natalense. A gestão municipal vem tendo um olhar sensível para essa questão da valorização das diversas manifestações e gêneros e o Espaço Jesiel Figueiredo, totalmente revitalizado, chega para potencializar essa produção. Neste momento, vamos respeitar as medidas de isolamento social, mas já estamos planejando diversas atividades para movimentar a cultura na região, quando for permitida a realização de eventos”, destaca o secretário.

RN é o grande vencedor do 1° Hackathon sobre a Covid-19 da Agência Espacial Brasileira

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Rio Grande do Norte foi o grande vencedor do 1° Hackathon sobre a Covid-19 nas atividades espaciais, realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (13).

A equipe Cura Espacial, formada por professores e alunos do IFRN de Parnamirim e do Complexo Educacional Contemporâneo, foi a primeira colocada na categoria “Desafio Maker”, com um projeto para desinfecção de ambientes, utensílios e equipamentos de proteção individual (EPI’s).

De acordo com Sidney Pedro, de 15 anos, aluno do Contemporâneo, o projeto foi desenvolvido para a área espacial, mas pode ser aproveitado em locais que precisam ser desinfetados. “Mesmo na terra, pode ser usado em locais remotos, sem energia elétrica, ajudando assim no combate ao novo coronavírus, entre outros vírus e bactérias”, disse ele.

O professor Rodrigo Siqueira Martins, do IFRN de Parnamirim, conta que foi utilizada uma estrutura reflexiva e móvel para a idealização do esterilizador. “Conseguimos atingir o objetivo no piloto com uma caixa de papelão, uma lâmpada UV, um plástico reflexivo, reaproveitado de um suplemento alimentar, e uma bateria”, detalha o responsável pelo projeto, do qual os estudantes Daniel Luan Lourenço de Lima, Hartur Souza da Silva, Pedro Miguel Barbosa Cardoso Filgueira Jacinto e Vinícius Medeiros Xavier também fizeram parte.

O Hackathon Espacial da AEB contou com a participação de 27 equipes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste País. As equipes elaboraram soluções para mitigar os impactos causados pela Covid-19 nas atividades espaciais e observar a relação intrínseca dessa mitigação para o planeta Terra.

Sesap contrata empresa para implantação de 30 UTIs em dois hospitais

FOTO: ILUSTRAÇÃO/REUTERS

ASecretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) publicou, nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial do Estado, a contratação da empresa mineira Avante Social, vencedora do processo licitatório, que será a responsável pela implementação e gestão de 30 leitos de terapia intensiva (UTI), sendo 20 no Hospital Doutor João Machado, em Natal, e 10 no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, destinados ao enfrentamento da Covid-19.

O contrato emergencial foi assinado esta semana e terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado de acordo com a duração da pandemia. O valor do contrato é R$ 10.504.325,68.

O Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde – Avante Social atendeu a todos os critérios do edital de Chamamento Público Emergencial 02/2020, incluindo a comprovação de experiência na gestão de serviços de Urgência e Emergência. Após a assinatura do contrato, a empresa terá um prazo de 15 a 20 dias para implantação dos leitos. Essa contratação se insere dentro do programa de expansão assistencial, contido no Plano de Contingência da Covid-19 no RN.

A abertura de novos leitos tem sido um esforço constante na gestão da Saúde, de forma a desenvolver o Plano de Contingência Estadual para a contenção da pandemia do coronavírus. Em Mossoró, por meio de parceria com a prefeitura local, serão instalados 35 UTIs e 65 leitos de enfermaria no Hospital São Luiz, geridos pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim).

Em parceria com a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, serão instalados 60 novos leitos, sendo 40 deles – 20 UTIs e 20 de enfermaria – na primeira etapa. O Governo também está reativando a UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado na capital, com mais 7 leitos de UTI, voltados para as crianças acometidas pelo novo coronavírus.

RN receberá recursos para compensar perdas com queda de arrecadação, tranquiliza secretário

FOTO: DIVULGAÇÃO/ALRN

O Rio Grande do Norte irá receber recursos para compensar perdas com a queda de arrecadação, disse Aldemir Freire, secretário de Planejamento e Finanças do RN, em entrevista à Agora FM (97.9) nesta sexta-feira (15). Os recursos estão sendo separados em dois blocos: um para aplicação direta na saúde, em relação à Covid-19; já o outro, é para compensar as perdas de receitas. Ele explicou que ainda não há datas para receber os recursos, pois o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda precisa sancionar o projeto de lei.

“O RN já perdeu, desde março pra cá, aproximadamente 265 milhões de reais. E recebeu até agora 40 milhões, em compensação. Só de lá pra cá, já estamos perdendo 225 milhões”, disse ele. Ele também afirmou que o mês de maio terá uma queda mais acentuada do que a queda do mês de abril e que em junho, dependerá do que vai acontecer, mas também haverá uma queda.

Ainda segundo o secretário, para amenizar estas quedas, o Estado realizou cortes, como suspensão de pagamentos de dívidas, renegociação de repasses aos poderes, contingenciamento de custeio e de investimentos. Desta forma, foi realizada uma redução para se readequar a este novo patamar de receita que o RN tem atualmente.

Ele prevê que a retomada do nível de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) só será possível no segundo trimestre de 2022, já que a receita vai demorar a estar no mesmo patamar de 2019. “2020 terá arrecadação menor que 2019. Já em 2021, haverá alguma recuperação de receita, mas não chegará ao mesmo patamar”, explicou o secretário. “A economia brasileira não irá recuperar o crescimento no próximo ano. A recuperação não será de imediato, ainda vai demorar pra que tudo volte ao normal”, continuou.

Em relação à retomada da economia, ele disse que o foco é a sobrevivência deste período, mas do que a recuperação. “O foco agora está em investir na saúde, para ampliar a capacidade e atender essa demanda crescente, e fazer com que as pessoas e que as empresas sobrevivam nesse período. O foco da recuperação, em algum momento, a gente volta a discutir em um segundo momento. Agora é garantir a sobrevivência e a travessia da crise”, afirmou.

Agora RN

Governo anuncia que RN tem até o momento 350 pacientes internados

FOTO:ELISA ELSIE

A atualização dos dados epidemiológicos e ações do Governo do Rio Grande do Norte no combate ao novo coronavírus confirma que há, nesta sexta-feira, 15, 350 pacientes internados em leitos de UTI, semi-uti e enfermaria para assistência à Covid-19 nas redes pública e privada. “Apesar de todos os esforços para abertura de novos leitos, é um número muito alto. Estamos vivenciando uma pressão acima do projetado na ocupação de leitos críticos”, avaliou Petrônio Spinelli, secretário adjunto de Saúde do Estado, durante entrevista coletiva na Escola de Governo, em Natal.

O secretário informou que a segunda semana de maio de encerra com taxa de ocupação de leitos melhor que a semana anterior. Mas isto ocorre em função da abertura de novos leitos, não por redução do número de casos. “Todo dia aumenta o número de internados.  A situação hoje é menos ruim que sexta-feira passada, mas ainda é muito grave”, disse. A gravidade se dá devido ao baixo isolamento social. Ontem foi de apenas 42,34%, índice muito aquém do ideal que seria, no mínimo, de 60%.

Esta semana o Governo do RN abriu 10 novos leitos no Hospital Rafael Fernandes e mais 5 no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Neste final de semana, outros 5 leitos estarão disponíveis no Tarcísio Maia, totalizando 20. Também em Mossoró, no Hospital São Luiz, está sendo trabalhada a expansão de leitos.

Esta semana, o Governo do RN abriu mais 11 leitos no Hospital Giselda Trigueiro, que passou a ofertar 33 leitos críticos. Os 11 novos leitos estão recebendo a montagem dos respiradores para atenderem como UTI.  Nesta sexta-feira, dos 23 leitos de UTI com respiradores do Giselda, 22 estão ocupados.

No Hospital da Polícia Militar, em Natal, o Governo do Estado abriu mais 5 leitos de UTI esta semana, ampliando a disponibilidade para 15 leitos. Destes, 11 estão ocupados. Para os próximos dias está programada a abertura de mais 5 leitos totalizando 20, somente no Hospital da PM.

O Hospital Rio Grande, da rede privada em Natal e contratado pelo Governo do Estado para atendimento SUS, está com 100% de ocupação dos leitos. Em Natal, o Hospital Municipal, administrado pela Prefeitura, tem 100% de ocupação dos leitos críticos, clínicos e de estabilização. Na Região Metropolitana de Natal a taxa de ocupação é de 88,8%.

A taxa de ocupação de leitos Covid-19 na região Oeste, nesta sexta-feira, chegou a 80%. Em Pau dos Ferros não há internações. Já no Seridó, em Caicó, a taxa de leitos ocupados é de 61%.

Nesta sexta-feira, 15, a fila de regulação para internações tem dois pacientes com prioridade 1 (UTI), seis pacientes com prioridade 2 (semi-uti) e 38 pacientes com prioridade 3 (leitos clínicos e enfermaria).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) mostra que hoje o RN tem 8.988 casos suspeitos, 2.786 confirmados, 7.052 descartados, 122 óbitos confirmados e 61 óbitos em investigação.

Os registros da Sesap apontam que dois indígenas vieram a óbito. Spinelli alerta que indígenas, quilombolas e populações vulneráveis, como moradores de rua, são do grupo de risco e devem ter maior acompanhamento da atenção básica em saúde e da assistência social, serviços que são de responsabilidade dos municípios.

Coronavírus: estabelecimentos da zona Sul de Natal passam por fiscalização

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os estabelecimentos comerciais localizados na zona sul de Natal passaram, nesta sexta-feira (15), por fiscalização da Polícia Civil para verificar supostos descumprimentos das medidas de segurança previstas em decretos estaduais para evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com a Polícia Civil, durante a ação, os agentes não identificaram irregularidades. Foi constatado que os supermercados estavam cumprindo as determinações de segurança estabelecidas pelo estado, colocando sinalização no piso para controlar o distanciamento entre os clientes e cartazes com orientações de prevenção. Além disso, os funcionários estavam devidamente protegidos com os equipamentos de segurança.

No entanto, em um dos estabelecimentos, os policiais presenciaram uma mulher tentando entrar no local acompanhada da filha. As consumidoras foram orientadas sobre a restrição contida na legislação. De acordo com o Decreto Estadual nº 29.583, de 1º de abril de 2020, deverá ser feito o controle de acesso a uma pessoa por família, de preferência fora do grupo de risco, sempre que possível, no caso de mercados, supermercados, farmácias, drogarias e similares.

Os policiais verificaram, ainda, a denúncia de que uma escola na zona sul da capital estaria aberta, com funcionários e professores ajudando em uma obra realizada no prédio e que eles estariam sem os equipamentos de proteção. Contudo, segundo a Polícia Civil, foi constatado que a escola estava fechada e não foram observadas irregularidades.

Jacaré de quase 2 metros é encontrado perto de lagoa de captação em Candelária

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um jacaré de aproximadamente um metro e 70 centímetros foi encontrado nesta sexta-feira (15) na calçada da lagoa de captação da Avenida Jaguarari, em Candelária, Zona Sul de Natal.

O bicho foi capturado pela Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipam) da PM e, à tarde, devolvido à natureza, em ambiente seguro.

O jacaré da espécie papo amarelo pesa 35 quilos. O animal foi avistado por pessoas que transitavam pela avenida de manhã cedo. Os policiais da Cipam acreditam que ele saiu da lagoa durante as chuvas da madrugada.

G1RN

Bolsonaro diz que ex-presidente é “boca mole”: fala bonito, mas rouba

FOTO: DIVULGAÇÃO/EBC

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se antecipou às críticas que prevê receber após a divulgação do vídeo da reunião ministerial citada pelo ex-ministro Sergio Moro, na qual, segundo ele, Bolsonaro teria demonstrado intenção de interferir politicamente na Polícia Federal. O presidente admitiu que falou palavrão durante a reunião, mas nega ter dito o nome da corporação.

O chefe do Executivo antecipa que irão dizer sobre ele que, por falar palavrão, não estaria à altura do cargo. “Eu espero nos próximos dias, talvez horas, que tudo que eu falei na reunião de ministros, todo o vídeo seja exposto. Daí, vão me criticar que eu falei palavrão”, disse.

“Vão dizer que um presidente que fala palavrão não está à altura do cargo. Eu acho que não está à altura presidente que rouba. O que rouba e mete a mão, esse está à altura e fala bonito, fala manso, como o ex-presidente Boca Mole aí. Continua falando besteira por aí”, disparou, sem especificar qual ex-presidente citava.

Bolsonaro voltou a afirmar que não se referia à Polícia Federal na reunião ministerial do ponto de vista do trabalho de inteligência e diz que falou apenas sobre segurança pessoal, a cargo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Metropoles