SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 29, 2020

‘Momento não é de flexibilizar nada que provoque aglomeração’, diz secretário adjunto de Saúde do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após reafirmar que o coronavírus está circulando em todas as cidades do Rio Grande do Norte, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, o médico Petrônio Spinelli voltou a demonstrar preocupação com o crescimento de casos confirmados de Covid-19 no estado. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (29), ele enfatizou que ainda não é hora de flexibilização do isolamento social – recomendado para evitar a proliferação do vírus. Apontou ainda a existência de “uma pressão de setores para a gente flexibilizar” e que “isso pode levar a um relaxamento subjetivo das pessoas”.

“Quando começa aparecer gente querendo começar o futebol, gente querendo abrir loja, dá a sensação para a população que o processo, que está só começando o momento mais difícil, já é possível de flexibilização. Nós queremos reafirmar claramente: o momento não é de flexibilizar”, declarou.

“O momento é de manter 60% de isolamento, que não é nem o ideal. Apuramos que poucos dias atrás nós tínhamos uma notificação de isolamento de apenas 49%. Isso é grave. Eu não quero dizer aqui ‘eu avisei’. A Sesap está avisando agora que o momento é de isolamento. O momento não é de flexibilizar nada que provoque aglomeração. Quero reafirmar com toda convicção de quem está trabalhando com números objetivos”, completou.

O Rio Grande do Norte tem 1.086 pacientes confirmados de Covid-19, além de 54 óbitos pela doença e 4.730 pessoas com suspeita, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Sesap nesta quarta-feira (29).

G1RN

Styvenson apresenta projeto para tipificar como crime o aumento abusivo de preços

FOTO: DIVULGAÇÃO

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) apresentou nesta terça-feira (28) o projeto de Lei 2.189, de 2020, que propõe alteração no Código de Defesa do Consumidor para tipificar como crime o aumento abusivo do preço de produtos ou serviços em situações de epidemia, desastres de grandes proporções e calamidade pública.

“Tais condutas atentam contra os direitos dos consumidores, pois, em situações de alta demanda e baixos estoques, privilegiam a busca pelo lucro desmedido em detrimento da saúde, da dignidade e do bem-estar dos consumidores. Chama a atenção o fato de existirem comerciantes que, de forma criminosa, buscam obter vantagens financeiras excessivas em situações emergenciais como essa”, argumentou o senador.

Ainda no projeto apresentado pelo senador potiguar há previsão de pena de seis meses a dois anos de detenção, além de multa, para quem infringir a lei.

O senador Styvenson lembrou que, conforme amplamente divulgado pela mídia, após o rompimento das barragens em Minas Gerais, houve uma série de aumentos abusivos no valor de produtos necessários à população atingida. Os preços da água mineral, de gêneros da cesta básica e de combustíveis dispararam após as tragédias, revelando extrema ganância de comerciantes das localidades em que ocorreu o desastre. Da mesma forma, itens como álcool em gel, luvas e máscaras tiveram os preços inflados com a chegada do Covid-19.

“Essa especulação de preços deve ser prontamente reprimida. Por isso, decidi apresentar projeto para criminalizar o comerciante que aumentar abusivamente o preço de produtos ou serviços em situações de epidemia, desastres de grandes proporções ou de reconhecida calamidade pública”, explicou o senador.

Nelter sugere mototaxistas para entrega de merenda escolar da rede pública

FOTO: REPRODUÇÃO

Após protocolar requerimento nesta quarta-feira (29) o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) defendeu, durante sessão remota da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a entrega de merenda para alunos da rede pública estadual de ensino através de mototaxistas filiados a cooperativas do segmento.

De acordo com o parlamentar a ideia, direcionada ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), propõe melhorar a logística para a entrega de merenda escolar e segue em consonância com recomendação conjunta emitida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/RN) e pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPE/RN) na última quinta-feira (23).

O texto da DPE/RN e do MPE/RN orienta que a SEEC utilize todos os recursos disponíveis para fornecer kit de alimentos ou voucher para aquisição de alimentos aos alunos da rede estadual de ensino enquanto perdurar a suspensão das atividades escolares em decorrência da pandemia da Covid-19.

“Pleito de grande importância e que merece urgência em sua análise e viabilização. A sugestão em questão tem grande alcance e importância social. Sua concretização beneficiará os alunos da rede pública de ensino, principalmente os mais humildes e vulneráveis, e os mototaxistas, profissionais esses que tiveram o desenvolvimento de suas atividades prejudicadas em virtude da pandemia”, ressaltou Nelter.

Ainda de acordo com o deputado, sua sugestão também é direcionada às prefeituras potiguares e que além dos benefícios já citados anteriormente, a distribuição de merenda aos alunos através de mototaxistas evita a aglomeração social.

Em relação as providências de combate e convívio com a COVID-19 Nelter Queiroz também já propôs: remanejamento de recursos do fundo eleitoral para o Ministério da Saúde, medidas para amenizar o colapso econômico na vida do homem do campo, suspensão de tributos estaduais relativos ao emplacamento de veículos, suspensão da cobrança do ICMS dos estabelecimentos considerados “não essenciais”, ampliação da validade de concursos públicos enquanto durar a pandemia e o regramento para reabertura de academias de ginástica.

Além dessas sugestões, o parlamentar também já remanejou R$ 500 mil em emendas para o combate da doença no Rio Grande do Norte.

Clube proporciona suporte à empresas para reinventarem seus negócios em meio à crise

FOTO: DIVULGAÇÃO

Reinventar o seu negócio. É isso que crise econômica instalada pela pandemia do coronavírus têm obrigado muitas empresas a fazer, a partir do momento em que se viram diante de uma redução drástica de movimento e receita e precisam de saídas urgentes para se manterem ativas diante do desafio. Nesse contexto, a plataforma virtual de relacionamento Clube de Permuta tem se colocado como alternativa para que empresários mantenham serviços essenciais para seus negócios, como contabilidade, serviços de tecnologia, comunicação, mídias e assessoria jurídica, ou que possam investir em saídas para renovar sua atuação, sem que precisem desembolsar dinheiro para isso.

“O momento é de reinventar o seu negócio. É isso que nós, do Clube de Permuta, estamos enfatizando ao mercado. É importante que o empresário use o tempo que dispõe agora, durante a crise, para repensar o seu negócio e suas atividades, para analisar como será a nova fase pós-retomada. E para proteger o seu patrimônio, evitando ao máximo gastos que possam ser diluídos. Nesse momento, o Clube de Permuta pode ser um grande parceiro”, destaca o diretor executivo do Clube em Natal, Betinho Costa.

A plataforma, cujas transações ocorrem em ambiente virtual, reúne mais de 60 empresas em Natal das mais diversas áreas. Desde restaurantes, a assessoria de comunicação, mídias, consultorias jurídica, contábil e de exportação/importação, serviços de informática, segurança do trabalho, locação de imóveis, clínicas, entre uma série de outras oportunidades. Ao ingressar no Clube, a empresa recebe automaticamente um limite para transações em moeda virtual, e já pode, de imediato, começar a oferecer ou adquirir produtos e serviços, em um sistema de troca multilateral.

Para ingressar no Clube de Permuta, é preciso ser indicado por outra empresa ou prestador de serviço que já seja associado. Um dos caminhos é acessar o portal www.clubedepermuta.com.br e lá, no menu Associados, é possível conferir todos os que já fazem parte do clube em Natal e em qualquer outra cidade brasileira onde a plataforma esteja presente. “Identificar uma empresa que você já conheça ou tenha relacionamento comercial é o primeiro passo para fazer contato com o Clube”, explica Betinho Costa.

UFRN arrecada materiais de limpeza e higiene pessoal para sistema prisional do RN

FOTO: CÍCERO OLIVEIRA

Diante da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está participando de uma campanha para arrecadação de materiais de limpeza e higiene pessoal para o sistema prisional do estado potiguar. A ação é realizada por alunos de pós graduação do Departamento de Políticas Públicas e o Motyrum penitenciário, ambos da UFRN, em parceria com diversas organizações da sociedade civil do estado.

Os pontos de coleta estão instalados na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), localizada no Centro Administrativo do Estado, e a Arquidiocese de Natal, nas Rocas. Os produtos recomendados para doação na campanha são: sabonete, álcool líquido 70%, álcool em gel 70%, desinfetante, detergente e água sanitária. Na Sesap, a entrega deve ser feita das 8h30 às 18h, e na Arquidiocese, das 8h às 12h, da segunda a sexta-feira.

Por se tratar de um problema de saúde pública, a pandemia do coronavírus deve ser combatida em toda a sociedade. Para os organizadores da campanha, essa questão é mais acentuada no sistema prisional, onde a população encarcerada já possui uma condição de vulnerabilidade maior, por estar em um ambiente fechado e com muitas pessoas. Por causa disso, o risco de contágio e transmissão pode ser aumentado e consequentemente provocar a proliferação do vírus também para policiais, agentes penitenciários, profissionais dos hospitais prisionais, além das famílias e comunidade como um todo.

Entre os meios de prevenção da Covid-19 está a adoção e reforço nas medidas de higiene e limpeza de ambientes e pessoas, por isso a relevância da campanha. O Rio Grande do Norte possui uma população carcerária de cerca de 10 mil internos, distribuídos em 17 unidades prisionais. 

Tomba Farias solicita a Fátima Bezerra que solucione falta de água que atinge 300 famílias de comunidade rural em Tangará

FOTO: REPRODUÇÃO

Destacando que o fornecimento regular de água potável é essencial à saúde das famílias, principalmente diante da pandemia causada pelo novo coronavírus, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) solicitou à governadora Fátima Bezerra (PT) que determine à CAERN que solucione em regime de urgência o problema da irregularidade do abastecimento de água, que atinge cerca de 300 famílias localizadas no Assentamento Uirapuru, no município de Tangará.

Durante sessão remota da Assembleia Legislativa, realizada nesta quinta-feira, o parlamentar municipalista defendeu que, após estudos de viabilidade técnica, se realize a instalação de um sistema de abastecimento de água que seja interligado diretamente à Adutora Monsenhor Expedito, iniciativa essa que é de fundamental importância para resolver a situação de escassez de água existente no Assentamento.

“O Assentamento Uirapuru não possui um sistema eficiente de abastecimento de água. Segundo relatos das famílias, as constantes ausências de água em suas residências ocorrem pelo fato de que a rede que abastece o Assentamento não é interligada diretamente à Adutora Monsenhor Expedito e sim a uma caixa d’água, que também abastece outras localidades do município”, explica o parlamentar.

Para consolidar seus argumentos, Tomba Farias enfatiza que outras comunidades rurais que possuem as suas redes de abastecimento interligadas diretamente à Adutora não sofrem com as constantes faltas de água. “A falta de água no Assentamento Uirapuru chega a perdurar cerca  20 dias ao mês, segundo relatos de Regilene, que é a presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Uirapuru. Trata-se de uma situação preocupante, pois água potável é essencial à saúde das famílias”, reforça.

Bolsonaro acena ao STF e diz que brevemente Ramagem será diretor da Polícia Federal

FOTO: DIVULGAÇÃO/EBC

Em cerimônia na tarde desta quarta-feira (29) no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) destacou a independência, harmonia e respeito entre os Poderes, citando Legislativo, Executivo e Judiciário. “Assim que me comporto e dirijo essa nação”, disse o presidente. “Não posso admitir que ninguém ouse desrespeitar a nossa Constituição.”

O discurso, de improviso, ocorreu em solenidade de posse do advogado André de Almeida Mendonça, 47, como substituto de Sergio Moro no Ministério da Justiça.

No mesmo dia, horas antes, o ministro Alexandre de Moraes (STF) havia cancelado a nomeação de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da PF, feita um dia antes pelo presidente. Após decisão do Supremo, Bolsonaro revogou a nomeação para o comando da Polícia Federal.

“O senhor Ramagem, que tomaria posse, foi impedido por uma decisão monocrática, foi impedido de tomar posse hoje. Gostaria de honrá-lo hoje dando posse como diretor-geral da PF. Tenho certeza que esse sonho brevemente se concretizará para o bem da nossa PF e do nosso Brasil”, disse.

Folha de S. Paulo

Girão critica politização do STF e defende indicação de Ramagem para direção geral da PF

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O deputado federal General Girão Monteiro criticou nesta quarta-feira, em suas redes sociais, a postura dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) frente às decisões políticas do País.

Para o parlamentar da bancada, é preocupante que os ministros do STF se esqueçam do cargo que ocupam e se transformem em advogados de partidos, ou até mesmo em ativistas políticos. “Não é isso o que a população espera da principal corte do País”.

Em contradição à medida tomada pelo ministro Alexandre Moraes sobre a nomeação do novo diretor geral da Polícia Federal, Girão esclarece que a escolha de Ramagem foi aprovada, inclusive, pelos próprios integrantes da Polícia Federal. “Não há absolutamente nada de errado na indicação feita pelo Presidente da República”.