SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 24, 2020

Após recurso do MPRN, jipeiro acusado de assassinato em Extremoz é preso

FOTO; DIVULGAÇÃO

Após um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o jipeiro Ailton Berto da Silva, réu confesso do assassinato de Fantone Henry Filgueira Maia e da tentativa de homicídio de outras três pessoas a tiros, foi preso na tarde desta sexta-feira (24).

Os crimes foram cometidos durante uma confraternização de “jipeiros” na praia de Santa Rita, litoral Norte potiguar, em dezembro do ano passado. A Polícia Militar auxiliou o MPRN no cumprimento do mandado de prisão nesta sexta. Ailton Berto da Silva foi preso preventivamente por decisão do TJRN.

Na decisão, o TJRN destacou que a prisão “se justifica com base na aplicação da lei penal, pois o acusado se evadiu do local do crime, sendo encontrado somente uma semana após o fato delituoso”.

Além disso, ressaltou que “o fato de possuir residência fixa, trabalho lícito, primariedade e bons antecedentes não garantem ao acusado o direito de responder ao processo em liberdade, quando presentes os demais pressupostos da segregação cautelar”.

O réu confesso havia sido posto em libertado no dia 2 de abril passado. Os autos da soltura dele não haviam sido remetidos ao MPRN, tendo sido posto em liberdade sob as condições de não se ausentar da cidade onde reside sem prévia autorização judicial e uso de tornozeleira eletrônica.

O MPRN havia recorrido da decisão pela soltura porque essa decisão se valeu de fundamentação genérica para revogar a prisão preventiva.

No recurso, a Promotoria de Justiça de Extremoz destacou as hipóteses legais para manutenção da prisão preventiva, “não sendo pertinente e muito menos recomendável da concessão de cautelares diversas da prisão, já que foi amplamente demonstrada a periculosidade do agente, risco de reiteração delitiva e efetiva possibilidade de fuga do distrito da culpa”.

Nesta sexta,  Ailton Berto da Silva foi preso na própria residência.

Agora RN

PRONUNCIAMENTO: Bolsonaro sobre Moro: “Tem compromisso com seu ego, não com país”

FOTO; REPRODUÇÃO

Cercado pelo grupo de ministros, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começou pronunciamento na tarde desta sexta-feira (24/04), no Palácio do Planalto, para, segundo ele, “restabelecer a verdade sobre a demissão” de Maurício Valeixo, agora ex-diretor-geral da Polícia Federal, e a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, atacando o ex-aliado: “Hoje essa pessoa vai buscar uma maneira para botar uma cunha entre eu e o povo brasileiro”.

“Uma coisa é você admirar uma pessoa, outra coisa é trabalhar com ela”, afirmou. “Moro tem compromisso com seu ego, não com o Brasil.”

O presidente prosseguiu e, para questionar a afirmação do ex-subordinado de que tentara interferir na Polícia Federal, afirmou que o agora ex-ministro “se preocupou mais com Marielle (a vereadora do PSol do Rio assassinada ao lado do motorista Anderson Gomes) do que com seu chefe supremo”. Ele fazia referência ao que avaliou como menosprezo de Moro em relação à investigação sobre a facada que levou durante a campanha em Juiz de Fora.

Metropoles

Homem corta parte da língua em oferenda para ‘impedir avanço do coronavírus’

FOTO: DIVULGAÇÃO

O escultor Vivek Sharma, de 24 anos, estava trabalhando nos últimos dois meses na ampliação do templo Bhavani Mata, em Suigam (Índia), juntamente com o irmão e outras seis pessoas. No último domingo (19/4), Vivek, que é devoto da deusa Kali Mata, deixou o templo, dizendo que iria a um mercado. Ele não regressou.

No mesmo dia, o irmão ligou para Vivek e uma outra pessoa atendeu, contou o “Times of India”. Vivek estava num hospital.

O indiano havia decepado parte da língua em um outro templo – o Nadeshwari, em Gujarat – e a oferecido em sacrifício a Kali Mata como o objetivo de “impedir o avanço do coronavírus”.

O fiel foi encontrado caído no chão por um sacerdote do templo. A polícia foi chamada ao local e levou, que estava inconsciente, Vivek a um hospital na vizinha Tharad.

Um médico costurou a parte da língua decepada, mas ainda não se sabe se o procedimento vai vingar. O paciente continua em observação.

Companheiros disseram que Vivek está muito angustiado por não conseguir voltar para casa durante a quarentena.

Extra

Governo do RN conclama prefeituras a cumprirem decreto para conter a covid-19

FOTO: DEMIS ROUSSOS

Na apresentação dos dados epidemiológicos e ações do Governo do RN no combate ao novo coronavírus, nesta sexta-feira, 24, o secretário de Saúde Cipriano Maia destacou a importância de todas as Prefeituras assumirem e cumprirem as medidas dos decretos do Governo do Estado. A distribuição de máscaras, o controle das aglomerações, especialmente das filas em bancos, e a manutenção apenas do comércio considerado como essencial, funcionando dentro das normas determinadas, são medidas estratégicas para a contenção do vírus. “Precisamos de atuação conjunta e solidária, colaborativa. Já temos óbitos em 17 municípios e ocorrências em 50 cidades. Isto mostra que o vírus chegou a todas regiões do Estado”, argumentou Cipriano, para acrescentar que os municípios precisam, também, assumir a responsabilidade de estabilizar pacientes para serem regulados e encaminhados ao atendimento de casos críticos.

Na ocasião, o secretário reforçou a necessidade do isolamento. O Comitê de especialistas e cientistas que assessora o Governo – e realiza análises e projeções com base nos modelos matemáticos aplicados em todo o mundo – afirma que é preciso o mínimo de 60% da população em isolamento para desacelerar a disseminação. O RN tem média de 50% de isolamento e apresenta proporção significativa de mortes de pessoas com menos de 60 anos portadoras de comorbidades. “O número de casos no RN continua crescendo. A experiência internacional mostra que países que relaxaram as medidas protetivas tiveram grande aumento da contaminação. Ainda estamos em momento de ascensão dos casos. Quem não pode ficar em casa porque trabalha em atividades essenciais tem que se valer de toda a proteção, usar máscara, como prioridade, e manter o distanciamento social. O mesmo vale para quem precisa enfrentar filas e ir a agências bancárias”, enfatizou Cipriano.

Caixa permitirá código para trabalhador retirar auxílio em caixa eletrônico ou lotérica

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Caixa Econômica Federal informou nesta sexta-feira (24), que o trabalhadores que já tiveram o auxílio emergencial de R$ 600 liberado por meio da abertura de contas poupanças digitais do banco não precisarão enfrentar filas nas agências bancárias,  a partir de segunda-feira (dia 27) para retirar o dinheiro em espécie. Segundo a instituição, o interessado deverá acessar o aplicativo Caixa Tem, criado exclusivamente para a movimentação dessas contas e informar o valor que deseja sacar. A partir disso, será gerado um código autorizador para retirada em caixa eletrônico ou lotérica.

Segundo a Caixa, portanto, não é necessário os trabalhadores correrem às agências bancárias ou às casas lotéricas para realizar os saques. Vale lembrar, também, que o cronograma de retiradas deve respeitar o mês de nascimento do trabalhador. Confira o calendário abaixo. Nem todos estarão liberados na segunda-feira.

“Com o objetivo de evitar aglomerações nas agências e unidades lotéricas, expondo empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio, a Caixa escalonou o calendário de saque”, informou o banco.

iBahia

DENARC prende suspeitos com dez mil reais em notas falsas na Praia do Meio

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), com o apoio da 2ª Delegacia de Plantão (DP) Zona Norte, prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (24), dois homens e apreenderam um adolescente. As prisões aconteceram na Praia do Meio, localizada em Natal, pela suspeita da prática do crime de posse ilegal de arma de fogo e falsificação de dinheiro.

Diligências foram realizadas no local após o recebimento de denúncias anônimas. De acordo com informações, os suspeitos estariam com drogas, armas de fogo e notas falsas em um quarto de hotel. Durante a abordagem policial, foram presos Michael Robson Ferreira de Souza, Yuri César Ferreira de Souza e um adolescente foi apreendido.

No quarto, foram apreendidos dois revólveres calibre .38 municiados, balanças de precisão e aproximadamente 10 mil reais em cédulas falsas. Michael Robson e Yuri César foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Covid-19: MPF e MP/RN emitem recomendação para regulação de leitos no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN) emitiram uma recomendação para que as unidades e secretarias de saúde de todo o RN alimentem uma plataforma digital que permitirá a melhor utilização dos leitos disponíveis para o combate à pandemia do novo coronavírus no estado. O objetivo é garantir a atualização correta das informações, assegurando não só a melhor distribuição possível dos pacientes, bem como gerando números que possam ajudar na atuação dos gestores, com transparência e eficiência.

De acordo com a recomendação, as secretarias estadual e municipais de saúde irão manter atualizadas as informações sobre número de leitos disponíveis para Covid-19, através da plataforma RegulaRN (http://regulacao.saude.rn.gov.br/), sob a orientação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN. As unidades de saúde privadas e UPAs, que não possuem leitos regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), também devem manter atualizado o sistema de censo Leitos Covid (https://leitoscovidrn.imd.ufrn.br/leitos/).

Os gestores devem classificar esses leitos em UTI, semi-intensivo ou enfermaria/retaguarda e acrescentar também informações com relação à quantidade de respiradores em funcionamento, quebrados ou em manutenção. Com esses dados será possível uma adoção mais adequada do chamado “Fluxo de Admissão em Leitos Covid” (ver imagem anexa).

As unidades de saúde que necessitem transferir pacientes da doença devem requerer a vaga através do RegulaRN, preenchendo uma solicitação eletrônica específica. Enquanto a transferência não for efetuada, os estabelecimentos requerentes devem atualizar os dados da solicitação a cada 24 horas.

Às centrais de regulação caberá a gerência dos dados e pedidos feitos na plataforma, colocando os pacientes na fila de espera (quando for o caso) e estabelecendo os critérios de prioridades conforme as normas vigentes. Para o Conselho Regional de Medicina (Cremern) ficará a responsabilidade de – em cooperação com o LAIS/UFRN, Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN e Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) – capacitar os médicos para adotarem como rotina obrigatória o uso do RegulaRN.

Pelo MPF, a recomendação é assinada pelo procurador da República Fernando Rocha, como resultado da atuação do Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Medidas de Combate à Covid-19, criado peloMPF no Rio Grande do Norte e que vem monitorando as ações e omissões de gestores públicos e da sociedade como um todo, no enfrentamento da pandemia.

Tecnologia – A plataforma RegulaRN foi desenvolvida em um trabalho conjunto do IMD/UFRN, LAIS/UFRN e Sesap/RN. Somado a outro sistema, o “LeitosCovidRN”, permitirá a organização de informações sobre quantidade e localização dos leitos; status dos pacientes (suspeitos, positivos, descartados, curados e óbitos); e presença de dispositivos de ventilação mecânica – os respiradores – para o enfrentamento da covid-19.

A pandemia do novo coronavírus já resultou em mais de 180 mil mortes em todo o planeta, sendo aproximadamente 3 mil no Brasil. A necessidade de um grande número de leitos de UTI e de respiradores para os pacientes da doença provocada por esse vírus é a grande preocupação dos gestores, já que muitos países e vários estados brasileiros se encontram com sua estrutura de atendimento saturada, sem espaço para novos casos.

“Que renuncie antes de ser renunciado”, diz FHC sobre Jair Bolsonaro

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), não poupou o atual mandatário, Jair Bolsonaro, de críticas nesta sexta-feira (24). Após a notícia da demissão de Sergio Moro do posto de ministro da Justiça, que está repercutindo em todo o mundo, FHC foi ao Twitter cobrar que Bolsonaro renuncie ao cargo de presidente.

“É hora de falar. Pr está cavando a sua fossa. Que renuncie antes de ser renunciado. Poupe-nos de, além do coronavírus, termos um longo processo de impeachment. Que assuma logo o vice para voltarmos ao foco: a saúde e o emprego. Menos instabilidade e mais ação pelo Brasil”, escreveu o ex-presidente.

Exame