SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 16, 2020

Covid-19: 350 mil trabalhadores da saúde correm risco de contaminação no Nordeste

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma análise demográfica publicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) traça o perfil dos profissionais de saúde na região Nordeste e chama a atenção para um universo de mais de 350 mil trabalhadores de serviços de saúde que podem estar sob risco de contaminação na pandemia da Covid-19. O estudo foi desenvolvido pelo Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19 (ONAS-Covid19) da UFRN e assinado pelas professoras da pós-graduação em Demografia Jordana Cristina de Jesus, Luana Junqueira Dias Myrrha e Karina Cardoso Meira

Segundo a pesquisa, além os profissionais de saúde expostos ao vírus há uma série de outras ocupações, igualmente essenciais, expostas aos doentes nas unidades de saúde e que precisam de atenção e proteção especial, como recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, copeiros, almoxarifes, auxiliar de lavanderia e limpeza, cozinheiros, coletores de resíduos, arquivistas, técnicos em nutrição, entre outras inúmeras funções.

O estudo do ONAS-Covid19, portanto, mapeou o tamanho desse grupo e analisou quais profissionais estariam em maior risco. Os dados foram subsidiados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2017, que identifica os trabalhadores vinculados a estabelecimentos de atividades de atenção à saúde, as quais compreendem “atividades de hospitais gerais ou especializados, hospitais psiquiátricos, centros de medicina preventiva, consultórios médicos e dentários, clínicas médicas e outras atividades ambulatoriais”.

De acordo com a RAIS, no Nordeste existem 350 mil trabalhadores vinculados a algum estabelecimento de atenção à saúde humana, tanto público como privado. A maior oferta desses trabalhadores está em Sergipe, onde há 998 trabalhadores no setor de saúde para cada 100 mil moradores. A menor disponibilidade está no Maranhão, com apenas 359 trabalhadores para o mesmo montante populacional. O Rio Grande do Norte tem o terceiro menor número na região, com 491 profissionais.

Mapa 1 – Número de trabalhadores com vínculo ativo a algum estabelecimento de atenção à saúde humana a cada 100 mil habitantes, Nordeste, 2017 (350 mil trabalhadores). Fonte: RAIS, 2017.

Ainda de acordo com a análise dos dados fornecidos pela RAIS, os trabalhadores estão distribuídos por 852 municípios distintos, sendo que cerca de 171 mil estão concentrados em apenas cinco capitais: Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Aracaju (SE). O estudo da ONAS-Covid19 ainda considera que 63,7% (221 mil profissionais do total de 350 mil) estão realizando atividades que os expõem diretamente ao risco de contaminação, conforme o gráfico que ilustra esta matéria.

As mulheres representam um grupo majoritário de 78% dos profissionais expostos ao risco e metade delas concentra-se na faixa etária dos 30 aos 42 anos. As mulheres com mais de 60 anos, considerada uma faixa etária de alto risco para a Covid-19, formam um grupo de 5.033 mulheres, distribuídas nas mais diversas atividades de cuidado com a saúde. O estudo chama a atenção para o fato de que, sendo mulheres, estas tendem também a acumular a responsabilidade pelo cuidado com as famílias.

Site ajuda produtores de queijos do Seridó a aumentarem as vendas

FOTO; ILUSTRAÇÃO

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE, com o apoio do Sebrae do Rio Grande do Norte, lançou nesta quarta-feira (15) o site https://queijosdoserido.com.br/  para divulgar as atividades dos produtores de queijos regionais do Seridó. Existem atualmente pouco mais de 300 produtores de queijo de coalho e de manteiga distribuídos pelos 25 municípios do Seridó norte-rio-grandense. Muitos deles produzem outros derivados do leite, como a manteiga do sertão, muito apreciada e utilizada na culinária regional por consumidores do Nordeste brasileiro.

A iniciativa é uma alternativa visando minimizar os efeitos da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) na cadeia produtiva do leite, que está praticamente estagnada por falta de locais para a comercialização desses produtos, devido ao fechamento do comércio local e isolamento social das famílias. Segundo o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó – COAFS, Joseilson Medeiros, a crise do coronavírus tem afetado diretamente a comercialização de queijos e, consequentemente, a produção de leite na região do Seridó, que sofreu uma queda vertiginosa.

Médica é presa por dirigir bêbada, bater em carros e dar tapa em PM na Zona Leste de Natal

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Uma médica foi presa por dirigir bêbada, andar na contra-mão, bater em veículos e ainda dar um tapa no rosto de um policial militar. Tudo isso, segundo Boletim de Ocorrência, aconteceu na noite desta quarta-feira (15) na avenida Bernardo Vieira, na Zona Leste de Natal, quando a médica estava a caminho de seu plantão.

A médica disse que trabalha no Hospital Municipal de Natal e Maternidade Leide Morais.

Antes de ser abordada pela Polícia Militar, a mulher ainda colidiu contra um um carro de lanches na avenida Alexandrino de Alencar, fugindo do local, e em um outro veículo, causando danos materiais aos respectivos proprietários.

A profissional da saúde, ainda de acordo com o BO, reagiu de forma agressiva à abordagem dos policiais, dando um tapa no rosto de um dos PMs que a abordou. Após a agressão, e diante de visível estado de embriaguez, a médica foi presa e levada para a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal para que fossem realizados os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil confirmou que a médica foi autuada por embriaguez ao volante, desacato e por ter se afastado do local do acidente.

A médica se recusou a fazer o teste do bafômetro.

Agora RN

Prefeitura prorroga novamente prazo para pagamento do IPTU das zonas Norte e Oeste de Natal

FOTO: CANINDÉ SOARES

A prefeitura prorrogou nesta quinta-feira (16) mais uma vez o prazo para o pagamento da parcela única e da primeira parcela do IPTU, além da Taxa de Lixo e da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), para os moradores das zonas Norte e Oeste. O vencimento da parcela agora é na próxima segunda-feira (20). Os demais vencimentos seguem mantidos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), a extensão do prazo aconteceu por um problema operacional na impressão e distribuição dos carnês do IPTU para as unidades imobiliárias dessas duas regiões da cidade. O prazo já havia sido adiado para o dia 13 de abril anteriormente.

A portaria nº 026/2020-GS/Semut, publicada em 14 de abril, autoriza os bancos a receberem os boletos vencidos em 20 de março de 2020. Não há, portanto, necessidade de reemissão de novos carnês por parte da Secretaria de Tributação ou do próprio contribuinte.

A portaria considera também o decreto municipal de 17 de março que instituiu situação de emergência em Natal e definiu medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

PRF prende no RN dois procurados da justiça por descumprimento de pensão alimentícia

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no final da noite desta quarta-feira (15), na unidade operacional da BR 304, em Lajes, dois homens com mandados de prisão em aberto, por descumprirem o pagamento de pensões alimentícias.

Na primeira abordagem, foi fiscalizado o condutor de uma strada, um homem de 34 anos, vendedor ambulante, residente em João Câmara/RN. Após consultas, foi constatada a existência do mandado de prisão, expedido pela 2ª vara de família e sucessões da comarca de Natal, por atraso de pensão alimentícia.

Em uma outra abordagem a um HB20, o condutor, de 51 anos, foi fiscalizado e constatada a existência de mandado de prisão, expedido pelo Tribunal de Justiça do estado do Ceará, também por atraso de pensão alimentícia. O homem é um médico português residente em Fortaleza/CE e que também trabalha em regime de plantão no estado do Rio Grande do Norte.

As ocorrências foram encaminhadas para a Central de Flagrantes em Natal.

MP recomenda que escolas particulares revisem valores de mensalidades no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação para que as escolas privadas do Estado revisem os custos e, caso economizem durante o período de suspensão das aulas por causa da pandemia do novo coronavírus, concedam desconto correspondente à economia que a escola tiver. A orientação foi encaminhada a todas as instituições da rede privada de ensino localizadas em Natal.

No Rio Grande do Norte as aulas estão suspensas desde o dia 18 de março. O primeiro decreto tinha validade de 15 dias, mas já foi renovado e agora as aulas estão suspensas até o dia 23 de abril. No entanto, o governo já estuda a ampliação desse prazo.

A recomendação diz que as escolas devem conceder o desconto correspondente à economia que a escola tiver nos custos durante a suspensão das aulas presenciais, como no exemplo da diminuição da conta de energia, água, dentre outros, a serem demonstrados em planilha comparativa, caso não ofereça a reposição integral das aulas presenciais após a pandemia.

A recomendação será publicada na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O MP recomenda ainda que as escolas encaminhem aos contratantes planilha de custos referente aos meses compreendidos no período de suspensão das aulas, bem como a relativa ao ano letivo de 2020, elaborada, à época, sem a previsão na pandemia de COVID-19.

O MPRN também está recomendando que as instituições de ensino informem aos pais contratantes sobre eventual realização de aulas presenciais em período posterior, com a consequente modificação do calendário de aulas e de férias. Será importante comunicar também se fará a reposição integral das aulas presenciais ou se serão contabilizadas nas horas-aula aquelas não presenciais.

Outras medidas sugeridas pelo MP são:

buscar flexibilizar as sanções contratuais para aqueles que não puderem realizar o pagamento das mensalidades praticados no período, bem como fornecer condições de pagamento posterior sem encargos financeiros;

envidar todos os esforços no sentido de se evitar a judicialização das situações ocorridas durante a pandemia;

G1RN

Presidente do TSE, ministra Rosa Weber, nega pedido de adiamento das eleições municipais de 2020

FOTO; DIVULGAÇÃO/STF

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou um pedido do senador Major Olimpio (PSL-SP) para adiar as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Segundo a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, o prazo é estabelecido por lei e qualquer alteração feita judicialmente extrapola os limites de atuação da Justiça Eleitoral. O Tribunal entende, portanto, ser possível ainda a realização do pleito no prazo estabelecido.

O calendário eleitoral está sendo cumprido, apesar da crise sem precedentes no sistema de saúde do país causada pela pandemia do coronavírus. No dia 4 de abril, data que marca seis meses antes do pleito, foi concluído o período para que novas legendas, que participarão das eleições, registrassem seus estatutos no TSE. Nesta data, se encerrou também o prazo de filiação de candidatos, que devem ter o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar o pleito em outubro.

“Lamentável essa decisão, uma vez que não sabemos quando esse momento crítico da Pandemia irá passar”, disse o senador Major Olimpio.

Congresso em Foco

Cirurgião plástico morre em Mossoró vítima de coronavírus; RN soma 21 óbitos

FOTO; DIVULGAÇÃO

O cirurgião plástico Elio Cesar Marson é a sétima pessoa a ir a óbito provocado pela covid-19 em Mossoró. Ele estava internado desde o início de abril no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

No Rio Grande do Norte são 21 óbitos por covid-19, sendo um terço deles em Mossoró, cidade com maior número de fatalidades no Estado.

Com informações do Blog do Barreto.