SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 27, 2020

Tomba quer que governo coloque UTI do Hospital da PM para funcionar e cobra detalhamento dos gastos do decreto de calamidade

TOMBA QUER QUE GOVERNO COLOQUE UTI DO HOSPITAL DA PM PARA FUNCIONAR E COBRA DETALHAMENTO DOS GASTOS DO DECRETO DE CALAMIDADE. FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) está defendendo que o governo do Estado destine parte dos recursos decorrentes do decreto de calamidade pública aprovado pela Assembleia Legislativa do RN para a implantação de dez leitos de UTI e 50 de semi-UTI do Hospital da Polícia Militar, unidade hospitalar que já se encontra pronta para funcionar. O parlamentar que é membro da “Comissão Legislativa de Enfrentamento ao Coronavírus no RN”, destaca que com cerca de 4 milhões de reais as UTI´s e semi-UTI´s poderão entrar em funcionamento. Segundo ele, depois da crise do coronavírus, os investimentos feitos no Hospital da PM ficarão à disposição do sistema de saúde estadual.

O parlamentar, também questionou a falta de informações de como estão sendo utilizados os recursos decorrentes do decreto de calamidade pública aprovado na última sexta-feira, 20, na Assembleia Legislativa do RN. 

“Mais uma vez a oposição demostrou um amadurecimento geral, diante da necessidade do Estado. Nós demos uma carta em branco ao governo estadual, mas o governo não explicou para o que era, para onde seriam destinados esses recursos, no decreto não informava nem até quando era essa calamidade pública, elencou o parlamentar. 

Com relação à região do Trairi, o deputado municipalista também cobrou o detalhamento de como o governo estadual vem gastando os recursos liberados e que ações já estão em andamento para ajudar a população de Santa Cruz. “Precisamos saber quantas pessoas foram contratadas para ajudar no combate a essa pandemia, quanto foi investido em equipamentos para ajudar no atendimento à população, o que o governo fez até hoje para combater o coronavírus em Santa Cruz e no Rio Grande do Norte, alguém sabe?, questionou o parlamentar. 

Tomba também informa que estuda remanejar suas emendas para a compra de respirador para o hospital de Santa Cruz, ajudando no atendimento dos pacientes de Jaçanã, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Lajes Pintadas, Sítio Novo, de Tangará. “Eu vou remanejar minhas emendas neste sentido. Esse momento é de união de todos, cada um fazendo a sua parte no combate a esse vírus”, ressaltou. 

CAMPANHA 

Tomba Farias tem aproveitado o período de quarentena para fazer através das redes sociais uma campanha de esclarecimento público sobre como evitar a propagação do novo coronavírus. O parlamentar cobra ainda transparência sobre como o governo estadual vem gastando os recursos do decreto de emergência aprovado pela Assembleia Legislativa do RN.

Com seguidores em todo o estado nos seus perfis do Facebook, Twitter e Instagran, o deputado está desenvolvendo uma campanha de conscientização sobre as formas de evitar a propagação do coronavírus.

A mídia digital exibe material gráfico explicativo, que tem ajudado a população a enfrentar essa pandemia com informações confiáveis, iniciativa que faz a diferença principalmente junto às comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Os banners abordam temas como “Quais os Principais Sintomas?”, “Como Posso me Prevenir?, “# Fique em Casa” e “Não Compartilhe Fake News – Informação e Prevenção”.

Em defesa de Bolsonaro, Girão avisa aos críticos do presidente: “Continue chorando ou vá morar na Venezuela ou Cuba”

FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Ainda convalescente da contaminação recente do coronavírus, o deputado Girão Monteiro se mostra fiel escudeiro do presidente Jair Bolsonaro. Em resposta a um grupo de parlamentares que procuraram o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar frear a campanha “O Brasil não pode parar”, ele disparou: “Outra atitude contrária ao País. Incrível! Essa turma, que funciona na base do contracheque nem imagina o que é ser trabalhador autônomo e só receber se tirar o amassador de sofá da cadeira e ir à luta”.

Em defesa do presidente da República, Girão ainda mandou recado desaforado para os eleitores desafetos de Bolsonaro: “Pergunta que não quer calar: Quem na verdade foi eleito para PR em Out 2018? Se não foi você, se vale. A maioria dos Eleitores do Brasil elegeu o Jair Bolsonaro. Se você não gostou, desculpe, mas as eleições acabaram. Solução: continue chorando ou vá morar na Venezuela ou Cuba”

Mais de 89 mil declarações do Imposto de Renda foram entregues no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Receita Federal recebeu 89.477 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2020. Os dados são equivalentes até as 11h50 deste sexta-feira (27). O valor representa 26,6% das 336 mil declarações que devem ser entregues no estado.

No Brasil, já foram enviadas 7.691.366 declarações. A estimativa da Receita Federal é de que sejam entregues 32 milhões a nível nacional. O prazo limite para o envio é 30 de abril, às 23h59.

A Receita Federal disponibiliza ao contribuinte a ferramenta da auto-regularização, que permite ao contribuinte acompanhar o processamento da sua declaração de imposto de renda, verificar a existência de pendências e corrigir eventuais dados incorretos. Tudo isso pode ser feito pelo próprio contribuinte e sem a necessidade de se deslocar a uma unidade de atendimento.

O contribuinte pode consultar quais as pendências existentes na sua declaração e suas possíveis causas, utilizando Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), disponível no Portal e-CAC, no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), desde que tenha certificado digital ou código de acesso, seguindo os seguintes procedimentos:

1) Gere seu código de acesso ao portal e-CAC (caso ainda não o tenha);

2) Acesse dentro do Portal e-CAC “Declarações e Demonstrativos

3) Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)

4) Clique em ” PENDÊNCIAS EM DECLARAÇÃO ” no título ” Alertas “, ou

5) Escolha e selecione ” PENDÊNCIAS DE MALHA ” no título “Serviços”.

Caso não possua código de acesso, o contribuinte pode gerar seu Código de Acesso, na página inicial do sítio da RFB (receita.economia.gov.br), clicando na aba <ONDE ENCONTRO?>, selecionando a opção <Código de Acesso>.

“Alertamos aos contribuintes que após a Intimação Fiscal não será mais possível a retificação da Declaração e contribuinte ainda arcará com o ônus da multa de ofício de 75% sobre a omissão declarada.

Se após consulta ao seu extrato constar erro no preenchimento de sua Declaração, o contribuinte deve apresentar Declaração retificadora, complementando as informações e corrigindo os erros cometidos, com base nos documentos comprobatórios”, informou.

Contudo, se após a consulta, constatar que não houve erro no preenchimento, e o contribuinte possuir os documentos comprobatórios das informações declaradas, deve aguardar comunicação da Receita Federal pra prestar esclarecimentos ou solicitar atendimento para antecipação da malha fiscal, para apresentação de documentação comprobatória. Mais informações diretamente pelo link.

A Receita ressalta que para a DIRPF do exercício corrente, exercício 2020, só é possível solicitar o agendamento para antecipação de malha fiscal a partir de janeiro do ano seguinte.

Por fim, a Receita Federal alerta aos contribuintes que a utilização documentos falsos pelos contribuintes poderá ensejar a emissão de representações fiscais para fins penais para apuração pelo Ministério Público Federal, pela prática, em tese, de crime contra a ordem tributária.

Atendimentos no setor de traumas caem quase pela metade no Walfredo Gurgel

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Em meio à pandemia da infecção por coronavírus e às medidas de isolamento adotadas para tentar conter o avanço da covid-19 no Rio Grande do Norte, o setor de traumas do Hospital Walfredo Gurgel, referência em urgência e emergência no estado, tem registrado uma redução significativa no número de atendimentos nos últimos dias.

Antes das atuais medidas, os atendimentos no setor – que recebe principalmente vítimas de acidentes de trânsito e de disparos por arma de fogo – giravam em torno de 150 pacientes por dia. Mas atualmente, essa média foi reduzida para 80 atendimentos diários, quase metade do que era registrado antes.

De acordo com a assessoria do hospital, a diminuição está relacionada às medidas de prevenção à covid-19. “Esta queda se deve ao advento do coronavírus e da quarentena, que vem sendo obedecida por grande parte da população. São menos carros e menos pessoas circulando, portanto, menos acidentes e demais ocorrências de trauma no estado”.

Agora RN

Polícia fecha fábrica clandestina de álcool em gel em Currais Novos; professor de química seria responsável

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma fábrica clandestina de álcool em gel foi fechada em Currais Novos, no Seridó Potiguar. Os produtos eram confeccionados nos fundos da casa de um professor de química da rede estadual, identificado pela Polícia Civil como responsável pelo local. Para produzir o item de limpeza que, com o avanço do coronavírus ficou supervalorizado, o homem usava gel de cabelo, álcool e outros produtos. A Polícia Civil chegou até o local após um chamado da vigilância sanitária municipal, na quinta-feira (27).

O professor responsável pela fábrica clandestina não foi preso, porque não estava na residência quando os policiais chegaram. Porém o homem se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado no dia seguinte.

De acordo com o delegado Paulo Ferreira, titular da delegacia de Currais Novos, o produto era vendido no comércio da cidade, inclusive para farmácias. Em depoimento, o suspeito contou que repassava por R$ 10 cada 500 ml da solução. Ele ainda garantiu que o produto tem concentração de 70% e que serve para a limpar as mãos e objetos.

Todo o material foi apreendido e, de acordo com o delegado, as amostras encontradas na fábrica clandestina serão analisadas pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Por não ter sido detido em flagrante, o homem responderá ao processo em liberdade.

O delegado informou que o professor de química pode ser condenado por falsificação e produção de substâncias terapêuticas ou medicinais sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com pena de 10 a 15 anos de prisão e pelo crime ambiental de produzir substâncias que causem danos à saúde humana, com pena de um a quatro anos de reclusão.

Azul Linhas Aéreas suspende todos os voos para o RN até 30 de abril

DECISÃO SE DÁ POR CONTA DAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS, QUE ‘LIMITAM SIGNIFICATIVAMENTE A MOBILIDADE DE CLIENTES, TRIPULANTES E PARCEIROS’. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Azul Linhas Aéreas comunicou nesta sexta-feira (27) que os todos os voos para o Rio Grande do Norte estão suspensos até o dia 30 de abril. Os cancelamentos atingem os aeroportos de Natal e de Mossoró.

A empresa informou que os cancelamentos acontecem “em função das medidas de contenção e quarentena (por conta do novo coronavírus) que estão sendo implementadas em todo o país e que limitam significativamente a mobilidade de clientes, tripulantes e parceiros”. Por isso, a empresa reduziu a sua capacidade de atuação em cerca de 90% até o dia 30 de abril.

Neste período, a empresa vai operar de maneira reduzida, com 70 voos diários para 27 cidades: Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Belém (PA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fernando de Noronha (PE), Fort Lauderdale (EUA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Juazeiro do Norte (CE), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Orlando (EUA), Palmas (TO), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro – Santos Dumont (RJ), São Luís (MA), Salvador (BA), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Uberlândia (MG) e Vitória (ES).

Segundo a Azul, os clientes que tinham voos marcados para esse período estão sendo contatados. Eles vão poder remarcar ou deixar o valor gasto como crédito para outros voos com a empresa.

De acordo com a Azul, clientes com voos domésticos até 30 de novembro de 2020 podem:

Alterar a viagem, sem taxas, mas com a cobrança da diferença tarifária, podendo mudar o voo para até 30 de novembro de 2020;

Cancelar a viagem, deixando o valor como crédito para outros voos com a Azul, sem a aplicação de taxas por esse cancelamento;

Clientes prejudicados pelas alterações e que optem pelo reembolso poderão receber o valor em 12 meses, de acordo com a Medida Provisória 925;

Clientes não prejudicados pelas alterações, mas que optem pelo reembolso, estarão sujeitos às taxas vigentes em contrato e só receberão o valor em 12 meses, de acordo com a Medida Provisória 925.

G1RN

Vereadora Nina solicita ao Governo do RN medidas emergenciais de ajuda para os motoristas de aplicativos em Natal

CATEGORIA SOFRE COM A DIMINUIÇÃO DRÁSTICA DO NÚMERO DE CORRIDAS SOLICITADAS NA CAPITAL POTIGUAR. FOTO: DIVULGAÇÃO

A disseminação do novo Coronavírus no país e o período de quarentena que envolve fechamento de escolas, shoppings e comércio, fizeram com que os motoristas por aplicativo tenham um desafio duplo: precisam se proteger da doença e contornar a queda na suas rendas, devido a diminuição do número de corridas solicitadas. Preocupada com a situação, a vereadora Nina (PDT) conversou com o presidente da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), Evandro Henrique, para encontrar medidas de apoio voltadas à categoria. Os profissionais contam com uma lei de regulamentação municipal da atividade, que foi uma iniciativa da parlamentar.

Entre as solicitações enviadas ao Governo do Estado nesta sexta-feira (27), estão a isenção do IPVA 2020 para os veículos usados pelos motoristas para fazerem o transporte por aplicativo, além da isenção do ICMS sobre o GNV durante todo o período da pandemia. Ainda foi solicitada a liberação de vouchers da Potigás, para abastecimento de GNV pelos motoristas por aplicativos e taxistas.

De acordo com a parlamentar, outras categorias, inclusive os taxistas, também serão favorecidas. “É um momento crítico para a economia local. A isenção do ICMS pelo Governo do Estado diminuirá o valor do combustível para todos. Cidadãos, taxistas, motoristas de aplicativo serão beneficiados nesse momento de crise”, destacou Nina.

“A realidade dos motoristas por aplicativos é dramática. Atendendo às solicitações, a governadora irá contribuir de forma significativa para que milhares de profissionais possam minimizar suas dificuldades e enfrentar essa situação”, destacou o presidente da AMAPP-RN, Evandro Henrique.

Governadora Fátima elogia trabalho excepcional que o prefeito Álvaro Dias vem prestando a Natal, mesmo na crise da pandemia

PREFEITO ÁLVARO DIAS VEM TRABALHANDO COM AFINCO NA MELHORIA DE VIDA DOS NATALENSES. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O trabalho intenso que o prefeito de Natal Álvaro Dias vem desempenhando diante da pandemia do COVID-19 na capital potiguar arranca elogios dos potiguares e até mesmo da governadora do Estado.

Em sua conta no Twitter, Fátima Bezerra parabenizou o chefe do executivo municipal, destacando sua iniciativa em preparar em tempo hábil o primeiro hospital de campanha na cidade, localizado no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira.

Desde que surgiu o primeiro caso suspeito de contágio da doença em Natal, Álvaro Dias, que também é médico por formação, vem trabalhando diuturnamente em busca de soluções para amenizar os prejuízos econômicos causados pela pandemia, sobretudo na atenção especial voltada aos infectados pelo vírus. Desde a semana passada, ele vem traçando com êxito inúmeras estratégias para melhorar a saúde no município, conseguindo a proeza de vacinar contra a gripe, mais da metade da população idosa de Natal em apenas três dias.

Paralelo à atenção especial quem vem tendo à questão do coronavírus, o prefeito de Natal não descuida nem um só minuto da segurança da capital, realizando constantes investimentos na Guarda Municipal, a exemplo da entrega de equipamentos e viaturas nesta sexta-feira. Também hoje, Álvaro anunciou a antecipação do pagamento da folha salarial dos servidores, ocasionando mais tranquilidade aos munícipes, diante do tenso isolamento social pelo qual a população atravessa.

Até nos finais de semana, o prefeito supervisiona obras recentemente inauguradas, a exemplo das praças revitalizadas, quadras de esporte, além dos serviços na malha viária de Natal.

Apesar do sucesso e do expertise em promover grandes festas públicas na cidade, como o Carnaval, Natal e Ano Novo, Álvaro Dias foi sensato em suspender as festividades juninas, diante da problemática da disseminação do coronavírus.