SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 26, 2020

Prefeitura amplia investimentos em Segurança Pública

A GUARDA ESTÁ RECEBENDO NESTE MÊS CINCO NOVAS VIATURAS — SENDO UMA DELAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA

A área da segurança pública e defesa social tem recebido investimentos maciços da Prefeitura de Natal, que, mesmo sem ter essa obrigação constitucional, está priorizando o setor. Além do plano da valorização funcional da tropa da Guarda Municipal, anunciado recentemente, a Prefeitura prepara para os próximos dias uma série de iniciativas que vão contribuir para o combate à criminalidade na cidade. Uma delas é a base localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O espaço vai servir como ponto de apoio para as guarnições que estiverem em operação, bem como será a sede do Grupamento de Apoio Patrimonial (GAPA), que contará com uma equipe em serviço 24 horas por dia para atender a toda a cidade.

Há poucos dias, a Prefeitura apresentou para os guardas municipais o Plano de Carreiras e Salários da categoria. A medida é mais uma que a gestão municipal implementa com o objetivo de fortalecer o enfrentamento a violência na capital potiguar. “O plano de cargos e salários era esperado há 29 anos pelos homens e mulheres que fazem parte dos quadros da Guarda Municipal de Natal e que agora vamos concretizar, dentro da política de compromisso, determinação e prioridade que a Prefeitura dá à segurança pública”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

O plano da GMN prevê a reorganização funcional da categoria com criação de classes; unificação de alguns postos; promoção de guardas após 29 anos; unificação de gratificações e vantagens; garantia de mobilidade funcional e progressão salarial ao longo da carreira. Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do RN (Sindiguardas), Souza Júnior celebra a implementação do plano. “Um sonho que está se concretizando, uma luta de quase 30 anos, desde a criação da Guarda Municipal em 1991. Vamos ter as carreiras estabelecidas, as devidas promoções e, ao longo do tempo, os guardas vão poder subir na carreira”, aponta Souza. 

Os avanços também estão acontecendo na parte estrutural e de equipamentos. A Guarda está recebendo neste mês cinco novas viaturas — sendo uma delas para a implementação da Patrulha Maria da Penha —, 160 coletes à prova de balas, 100 algemas, 290 dispositivos com spray de pimenta e 25 computadores. Todos esses equipamentos e materiais foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura. Ao longo de 2019, a GMN já havia sido equipada com cinco viaturas operacionais, 100 coletes balísticos dissimulados; 25 mil munições e 30 pistolas semiautomáticas da marca Taurus e calibre 380, rádios portáteis de comunicação e motocicletas.

Ainda na relação de ações do Município na segurança pública estão a criação da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN); da Ronda de Proteção Escolar (ROPE) e a Ronda da Saúde (RondaS). Além disso, a Prefeitura de Natal oficializou através de decreto o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas.

“Não podemos fechar os olhos para a questão da segurança pública. Quanto mais ajuda, melhor. Entendemos a importância dessas ações e a gestão municipal não se furta em contribuir no que estiver ao seu alcance. Temos orgulho de dizer que essa administração é a que mais tem investido na história da cidade em capacitação, aperfeiçoamento, valorização salarial e geração de condições de trabalho para a Guarda Municipal de Natal. Aliado a isso, temos um trabalho forte de inteligência e integração junto às demais forças de segurança para proteger o cidadão”, aponta o prefeito Álvaro Dias.

UFRN começa a fazer testes para coronavírus; capacidade é de 260 exames por dia

INSTITUIÇÃO COMPROU KITS QUE PERMITEM 3 MIL TESTES E AFIRMA QUE LABORATÓRIOS TRIPLICAM CAPACIDADE DE EXAMES DIÁRIOS DO LACEN. FOTO: DIVULGAÇÃO/TV TROPICAL

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começou a realizar testes para detecção do novo coronavírus – o Covid-19 – em pacientes do estado, nessa quarta-feira (25). De acordo com a instituição, foram comprados kits para realização de três mil exames com recursos próprios e do Instituto de Medicina Tropical (IMT).

“Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, todas as amostras estão sendo coletadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN) e, em seguida, testadas no IMT e no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT)”, informou a instituição.

Desde a semana passada, o departamento de análises clínicas já estava atuando na identificação de arboviroses e outras infecções respiratórias para reduzir esta demanda do Lacen.

De acordo com o chefe do DACT, Andre Ducati Luchessi, a força-tarefa permite uma capacidade de 260 testes por dia, mas tem a limitação na colheita das amostras, que é feita apenas pelo Lacen. “Optamos por isso, porque exige uma série de critérios de biossegurança e eles já tem esse know how (conhecimento e habilidade)”, explicou.

“Os três laboratórios estão processando três vezes o que o Lacen conseguiria processar em um único dia. Isso vai gerar um dinamismo muito grande”, relatou ainda.

Para ele, a força-tarefa consegue ajudar a dar agilidade à situação e com os casos positivos e negativos, os números se aproximam mais da realidade, facilitando a tomada de decisão dos gestores.

A diretora do IMT, médica Selma Jerônimo, chamou atenção para a importância do esforço para acelerar o diagnóstico, já que um paciente sem confirmação do novo coronavírus acaba ocupando leito no isolamento e ficando exposto ao risco de ser contaminado por quem realmente tem o vírus.

“Esses testes são determinantes porque ajudam a distinguir os casos positivos de Covid-19. Com isso, temos condições de direcionar as pessoas acometidas para o tratamento adequado”, afirma Selma Jerônimo.

O IMT também disponibilizou uma linha de teleatendimento para orientação das pessoas com sintomas respiratórios ou suspeita da Covid-19. O serviço está disponível das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, através do telefone 3342-2300.

G1RN

Após governo do RN requisitar Hospital Papi no combate ao coronavírus, grupo suspende compra do imóvel

PARA DIRETORIA DO HOSPITAL RIO GRANDE, UNIDADE PRECISARIA DE REFORMAS ANTES DE TER CONDIÇÕES DE USO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois que o Governo do Rio Grande do Norte requisitou o prédio do antigo hospital Papi para fazer um hospital de campanha durante a crise do novo coronavírus – o Covid-19 – os empresários dos grupos Incor Natal e do Delfim Saúde, donos do Hospital Rio Grande, suspenderam o processo de compra do imóvel. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de imprensa do Hospital Rio Grande nesta quinta-feira (26).

Ainda de acordo com a direção do Hospital Rio Grande, apesar da requisição do prédio, a estrutura precisaria de uma reforma que levaria de quatro a seis meses para ter condições de uso. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) afirma que uma visita técnica foi realizada no local no início desta semana, após a publicação de uma portaria de requisição no último domingo (22). De acordo com a pasta, a utilização do prédio ainda está sendo estudada e há outros prédios em análise.

A venda direta, feita pela Justiça do Trabalho, foi anunciada no dia 12 de março, com valor em torno de R$ 19 milhões. Na ocasião, foi informado que a compra solucionaria a situação de 700 processos trabalhistas do antigo Papi. O processo estava em andamento, em fase de escrituração, mas nenhum valor havia sido repassado ainda.

A estrutura onde funcionou o hospital está fechada há alguns anos. O prédio possui aproximadamente 2.860 metros quadrados, comportando até 150 leitos, além centro cirúrgico, centro de cuidados intensivos, consultórios, entre outros espaços.

Ainda de acordo com a assessoria do grupo empresarial, os investidores não são contra a requisição e entendem a situação de emergência, mas só devem concretizar a compra a partir do momento em que o período de uso pelo Estado for concluído e se ainda houver interesse, considerando a situação do mercado.

DEU RUIM! Raniere e esposa testam positivo para Covid-19 em evento com cerca de mil pessoas em Natal

VEREADOR RANIERE BARBOSA E A ESPOSA KARLA VERUSKA TESTARAM POSITIVO PARA O COVID. FOTO: DIVULGAÇÃO

A notícia que muitos estavam temendo acontecer, apesar das possibilidades, infelizmente é fato: o vereador Raniere Barbosa e sua mulher Karla Veruska testaram positivo para o coronavírus. O resultado saiu nesta quinta-feira.

E o pior: ao lado de raniere, estiveram presentes os prefeitos Álvaro Dias (Natal) e Rosano Taveira (Parnamirim). Todos participaram, no último dia 13, de ato de filiação do Avante, no clube do América, no Tirol, que contou com a participação do presidente nacional do partido deputado Luís Tibé, e pelo menos mil convidados presentes.

Luís Tibé, que inclusive testou positivo para o Covid, na sexta-feira passada, permanece isolado em quarentena.

A correria de gente para realizar os testes do Covid deverá ser grande nos próximos dias na capital potiguar.

QUE SACADA! Aram Imirá Plaza Hotel abre vagas exclusivas para idosos acima de 60 anos como refúgio ao Covid

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na contramão dos principais resorts cinco estrelas da Via Costeira de Natal, que resolveram fechar suas portas por 30 dias, alegando cumprir as medidas de prevenção á disseminação do coronavírus, o Aram Imirá Plaza Hotel oferece suas instalações exclusivamente para idosos acima de 60 anos, garantindo padrão de higiene, conforto e segurança para esse período de quarentena, no sistema de mensalista, com atenção às recomendações do Ministério da Saúde para enfrentamento do Coronavírus.

No pacote, está incluso equipe de  enfermagem, higienização constante, funcionários confinados no hotel para melhor  atendimento.

Todos usarão máscaras e luvas.  Café da manhã, almoço e jantar, serviço de quarto e segurança total no local, garantindo o isolamento social. Ligue (84) 3219-3730 ou pelo WhatsApp: (84) 9 9221-4564

Reservatórios potiguares continuam a receber bom aporte hídrico

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quinta-feira (26), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do Estado, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos acumula atualmente 659.255.992 m³, percentualmente, 27,78% da sua capacidade total. No mesmo período de 2019 o reservatório acumulava 503.957.333 m³, correspondentes a 21% do seu volume máximo.

As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são de 1.233.200.950 m³, o que corresponde a 28,17% da capacidade total das bacias potiguares juntas, que é de 4.376.444.842 m³. Em comparativo com 2019, no mesmo período, o volume das reservas hídricas do RN era de 999.744.119 m³, percentualmente, 22,84% do volume total que conseguem acumular.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade total, o que corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são 3, percentualmente, 6,38% dos açudes monitorados. No mesmo período do ano passado os reservatórios com menos de 10% da sua capacidade total eram 9, percentualmente, 19,14% dos mananciais monitorados. Já os secos eram 6, percentualmente, 12,76%.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente, 152.247.518 m³, percentualmente, 25,39% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o manancial estava com 135.915.601 m³, o que correspondia a 22,66% da sua capacidade total.

Já o reservatório Umari, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente, 105.464.012 m³, percentualmente, 36,02% do seu volume máximo. No dia 26 de março do ano passado o manancial estava com 98.562.845 m³, percentualmente, 33,66% da sua capacidade total.

A barragem Pau dos Ferros, com capacidade para 54.846.000 m³, acumula atualmente 8.306.804 m³, o que corresponde a 15,15% da sua capacidade total. O manancial não atingia 15% do seu volume máximo desde agosto de 2013, embora tenha recebido recarga em anos posteriores, e estava seco até o dia 3 de março deste ano.

O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, com capacidade para 44.421.480 m³, acumula atualmente, 11.448.873 m³ chegando, portanto, a 25,77% da sua capacidade total. No mesmo período de 2019 a barragem estava completamente seca.

O açude Santana, localizado em Rafael Fernandes, com capacidade para 7.000.000 m³, e que estava seco até o último dia 12 de março, recebeu bom aporte de águas e acumula atualmente 1.645.000 m³, o que percentualmente representa 23,5% da sua capacidade total.

Os reservatórios que já sangram na quadra invernosa deste ano foram: Dourado, localizado em Currais Novos; o açude de Encanto; o açude Riacho da Cruz II; o açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu e o açude Beldroega, localizado em Paraú.

Os reservatórios que estavam em nível de alerta até o último relatório, divulgado no dia 18 de março, e que já acumulam mais de 10% da sua capacidade total são: Bonito II, localizado em São Miguel, que estava com 5,17% e agora acumula 12,3%; Flechas, em José da Penha, que estava com 9,05% e agora está com 10,37%; a Barragem Pau dos Ferros, já citada anteriormente, que estava com 6,65% e agora acumula 15,15%; o açude Jesus, Maria, José, em Tenente Ananias, que estava com 9,81% e agora está com 10,03% e o açude de Cruzeta, que estava com 9,23% e agora está com 11,31%.

Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 7,86% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 2,45% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,88%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,45%.

Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz; o açude Trairi, em Tangará e Japi II, em São José do Campestre.

Ex-ministra de Lula ressurge e diz que Bolsonaro precisa se isolar e ‘parar de infectar o Brasil’

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A ex-senadora e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-AC), criticou o pronunciamento feito recentemente por Jair Bolsonaro (sem partido), cujo tom minimizou a gravidade da pandemia do novo coronavírus. Marina chamou as ideias do presidente de “suicidas” e defendeu “isolamento político” de Bolsonaro para que ele pare de “infectar o Brasil”.

“O ministro da Saúde terá que fazer uma escolha: continuar honrando seu diploma de médico ou ceder às chantagens do presidente Jair Bolsonaro, com suas ideias irresponsáveis, autoritárias e suicidas”, disse a ex-senadora em vídeo publicado nas redes sociais. “Ele, Jair Bolsonaro, precisa ser colocado no seu devido lugar, em isolamento político, para parar de infectar o Brasil.”

UOL

Guarda Municipal suspende cinco feiras em Natal em cumprimento ao Decreto

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Guarda Municipal do Natal (GMN) deslocou viaturas durante a manhã desta quinta-feira (26) para atuar na suspensão de cinco feiras livres na capital. A ação apoiou a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e atuou nas feiras do Planalto, Panorama, Cidade Praia, Nova Natal e a feirinha da Avenida das Alagoas.

De acordo com informações repassadas pelo subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, a maior parte do serviço foi realizado de maneira tranquila abordando os feirantes e explicando os motivos para a suspensão da comercialização devido a aglomeração de pessoas e os perigos de disseminação do coronavírus (Covid-19). “Durante o trabalho registramos apenas uma alteração na feira do Panorama, sendo necessários a intervenção dos guardas municipais devido uma ameaça de feirantes aos fiscais da Semsur, porém tudo foi resolvido no local”, comentou.

Nessa situação, os fiscais da Semsur estão agindo orientando os feirantes para a necessidade do fechamento e de evitar a aglomeração de pessoas no intuito de conter o avanço do coronavírus. Informações sobre as determinações dos decretos sancionados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Natal são explicadas e é solicitado o fechamento até a revogação das medidas de contenção expedidas pelo poder público.

As viaturas de patrulhamento ostensivo da GMN vão continuar o trabalho de fiscalização que ocorre durante as rondas preventivas sistemáticas em todas as regiões da cidade.