SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 25, 2020

Justiça Federal do RN transfere mais de R$ 137 mil para o combate à pandemia

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A 2ª Vara da Justiça Federal no Grande do Norte determinou a transferência de R$ 137.366,00 (cento e trinta e sete mil, trezentos e sessenta e seis reais), recursos que estavam depositados em conta judicial originário do cumprimento aplicadas de penas e medidas restritivas na modalidade de prestação pecuniária. O valor foi destinado ao Comitê de Gestão em Emergência de Saúde Pública para ser empregado no combate ao Coronavirus.

A decisão foi do Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal. Ele observou que o pedido formulado pelo Governo do Estado encontra abrigo porque “o objetivo almejado é aplicar os recursos para a finalidade específica de combate ao novo vírus. Ademais, verifica-se em tal pedido nítida relevância social do objetivo, dada a peculiaridade da atual situação de pandemia, conforme declaração pública pela Organização Mundial da Saúde – OMS, de 11 de março de 2020, assim como em razão do reconhecimento de calamidade pública no Brasil”. Ele observou que a excepcionalidade da situação exige pronta e peculiar resposta dos órgãos públicos.

O magistrado ressaltou que, para facilitar a fiscalização da utilização dos recursos, a transferência só poderá ser perfectibilizada com a assinatura de termo de responsabilidade, na qual fique assegurado que a conta indicada para o recebimento dos recursos aqui liberados tem como finalidade exclusiva a aquisição de materiais e equipamentos voltados para o combate à COVID-19.

Brasil tem 57 mortes por Covid-19 e 2.433 casos de coronavírus

DADOS FORAM DIVULGADOS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DURANTE UMA COLETIVA DE IMPRENSA REALIZADA AO VIVO DE BRASÍLIA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Brasil possui 2.433 casos confirmados do novo coronavírus e 57 mortes causadas pela doença, de acordo com o novo boletim do Ministério da Saúde, divulgado esta tarde em coletiva de imprensa. Na tarde de ontem, eram 2.201 casos confirmados.

O Sudeste ainda concentra o maior número de confirmação de infecções, com 57,9% dos casos confirmados, sendo a maioria no Estado de São Paulo. Já o Norte, com 105 casos, representa apenas 4,3% das confirmações no país.

A coletiva conta com a presença do ministro Luiz Henrique Mandetta, além de Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, que trouxe mais detalhes sobre a hidroxicloroquina – medicamento em fase de testes para tratamento contra a nova doença.

Na tarde de ontem, a pasta ainda informou que vai adquirir 22.9 milhões de novos testes para o novo coronavírus, sendo 14.9 milhões bimoleculares, que precisam ser encaminhados ao laboratório para análise e outros 8 milhões de testes rápidos que irão para unidades de saúde.

A expectativa, segundo o ministério, é que os testes cheguem até o dia 30 de março, o que pode causar um salto no número de casos confirmados.

Pelo planeta há 194 países e territórios com a presença do coronavírus . Mas o dado pode ser maior, já que há países em que é difícil obter dados confiáveis. É o caso das nações que enfrentam conflitos armados, como Líbia, Sudão do Sul ou Iêmen. Contudo, alguns arquipélagos da Oceania e a Coréia do Norte não registraram diagnósticos positivos até o momento.

iG

Governadores do NE prometem manter medidas e cobram liderança de Bolsonaro; Fátima Bezerra divulga Carta na íntegra

CHEFES DE ESTADOS DA REGIÃO DISSERAM TEREM FICADO ‘FRUSTRADOS COM POSICIONAMENTO AGRESSIVO’ DO PRESIDENTE. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Depois de se reunirem por videoconferência na tarde desta quarta-feira para discutir o pronunciamento feito na véspera por Jair Bolsonaro, os governadores dos nove estados do Nordeste divulgaram carta em que se disseram “frustrados com o posicionamento agressivo do presidente”, cobraram liderança e se comprometeram a manter as medidas para evitar a propagação do coronavírus.

“Ficamos frustrados com o posicionamento agressivo da Presidência da República , que deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil “, afirma o documento.

Os governadores também disseram que o momento vivido pelo país por causa do coronavírus “é gravíssimo”. “Vamos manter as medidas preventivas gradualmente revistas de acordo com os registros”, disse.

Na manhã desta quarta-feira, em entrevista na saída do Palácio do Alvorada, Bolsonaro havia afirmado que “alguns poucos governadores estão fazendo no Brasil alguns poucos governadores e alguns poucos prefeitos é um crime, estão arrebentando com o Brasil, estão destruindo os empregos”.

Agora, à tarde, haverá uma reunião do Fórum dos Governadores, com os representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.

iG

RN recebe apoio da Câmara Brasil-China para combater coronavírus

MENSAGEM ENDEREÇADA À GOVERNADORA FÁTIMA PONTUA QUE A CÂMARA ESTÁ ‘À DISPOSIÇÃO DO RN PARA CONTRIBUIR, NO QUE FOR NECESSÁRIO, PARA O COMBATE À PANDEMIA’. FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSECOM

O Governo do Rio Grande do Norte recebeu da Câmara de Comércio Brasil-China (CCIBC) uma oferta de cooperação no combate à pandemia do novo coronavírus. A mensagem endereçada à governadora Fátima Bezerra pontua que a Câmara está “à disposição do Estado do Rio Grande do Norte para contribuir, no que for necessário, para o combate à pandemia do Covid-19”.

O órgão informa que já mobilizou uma gama de fabricantes de insumos como máscaras dos tipos cirúrgicas e N95, com disponibilidade imediata de fornecimento. “(…) Desejamos muita força e sucesso nesse momento crítico para o país”, finaliza a mensagem.

O apoio da Câmara de Comércio Brasil-China é fruto do trabalho de aproximação com o país asiático que é realizado pelo Governo do Estado, sob o comando da govenadora Fátima Bezerra, desde o início de 2019.

Como resultado, o RN já assinou uma série de protocolos com empresas chineses, tanto em solo potiguar quanto durante a visita da governadora à China em 2019, além de ter recebido uma missão diplomática chinesa para prospectar investimentos e parcerias.

O próprio presidente da CCIBC, Charles Tang, esteve reunido com a governadora Fátima Bezerra no início do ano para tratar de investimentos no estado.

Agora RN

Prefeitura de Macau aluga hotel para transformar em leitos hospitalares

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Macau alugou um hotel e vai trasformar a estrutura para atender a população durante pandemia de Covid-19. O imóvel alugado pela Secretaria de Saúde é um prédio na praia de Camapum. A estrutura conta com 18 apartamentos mobiliados, com televisores, frigobar e banheiro. De acordo com o município, todos os quartos serão transformados em leitos para receber pacientes que necessitem de isolamento e tratamento para o coronavírus.

Além do hotel, a Prefeitura também vai adaptar o prédio da Unidade de Pronto Atendimento que está em construção, possibilitando que a cidade passe a ter duas unidades de atendimento para receber os infectados pelo Covid-19. A Unidade possui uma área com três grandes salas, que serão isoladas do resto da obra com divisórias e ficarão disponíveis para a instalação de 18 leitos.

O prefeito de Macau, Túlio Lemos, conta que está “trabalhando na prevenção e lutando contra a contaminação, mas caso o vírus chegue à população, estaremos preparados”.

Portal da Tropical

SBT tem primeiro caso de Covid-19 confirmado entre funcionários

EM COMUNICADO, A EMISSORA DISSE QUE O CASO É DE SÃO PAULO E O FUNCIONÁRIO JÁ ESTAVA AFASTADO DESDE 16 DE MARÇO E QUE ESTÁ SE TRATANDO. FOTO: REPRODUÇÃO

O SBT confirmou que um funcionário da emissora, em São Paulo, testou positivo para o novo coronavírus nessa terça-feira (24). A confirmação foi feita através de um e-mail corporativo enviado pela emissora de Silvio Santos para seus colaboradores.

Segundo a mensagem do SBT , o colaborador já estava afastado de suas atividades desde o dia 16 de março. “Reforçamos que ele está recebendo os devidos cuidados médicos e todas as medidas necessárias serão tomadas pelo SBT, visando a sua rápida melhora, bem como a segurança de seus colegas de trabalho”, dizia o e-mail.

A mensagem ainda pedia a cooperação de todos. “Juntos conseguiremos superar tudo isso”, concluiu o e-mail do SBT .

iG

Governo do RN nega fechamento e anuncia medidas de prevenção ao coronavírus na Ceasa

COMO MEDIDAS DE CONTENÇÃO DO VÍRUS, A CEASA RECOMENDOU QUE OS PERMISSIONÁRIOS DISPONIBILIZEM ÁLCOOL EM GEL 70% PARA OS CLIENTES . FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Rio Grande do Norte esclareceu nesta quarta-feira (25) que a Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN) não irá fechar por causa do coronavírus. Segundo o Governo, novas medidas de prevenção à doença estão sendo tomadas desde essa terça-feira (24).

“É fake. A Ceasa não vai fechar. A Ceasa está funcionando normalmente no horário das 3h às 12h”, divulgou o governo.

Como medidas de contenção do vírus, a Ceasa recomendou que os permissionários disponibilizem álcool em gel 70% para os clientes e equipamentos de proteção individual para os colaboradores, além da limitação do número de pessoas dentro das lojas e mercados.

Outra ação de prevenção é o fechamento dos bares, restaurantes e lanchonetes nas dependências da central; fechamento da portaria da Avenida Jerônimo Câmara para controle de entrada e saída de veículos e pessoas; suspensão temporária do acesso de ambulantes e fechamento temporário da Feirinha da Ceasa.

O horário de funcionamento também foi modificado. O acesso de caminhões e carretas para carga e descarga será realizado no horário das 00h às 03h; a entrada do público externo das 03h às 12h e o fechamento total será às 20h.

Estudiosos das profecias não creem que coronavírus seja “fim dos tempos”

“NOSSO FOCO É ISRAEL. ESSE É O RELÓGIO PROFÉTICO DE DEUS”, AFIRMA TEÓLOGO. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A pandemia global do novo coronavírus, Covid-19, tem trazido à tona um questionamento recorrente no meio cristão: estamos diante dos últimos dias?

Para Chuck Pierce, líder do ministério Glory of Zion [Glória de Sião], definitivamente “não”. “O Senhor me mostrou [o que acontecerá] até 2026, então eu sei que esse não é o fim dos tempos”, afirmou à reportagem do Washington Post.

Muitos estão recorrendo a Palavra de Deus por respostas quanto aos últimos acontecimentos. Por mais apocalíptico que tudo pareça, a maioria dos estudiosos das profecias bíblicas não crê que estamos diante do fim.

“Se uma pessoa simplesmente ignorar completamente o que a Bíblia diz sobre o Fim dos Tempos, ela poderia pensar agora: É isso”, afirma Jeff Kinley, teólogo e escritor.

Kinley relaciona o verso 8 do capítulo 6 de Apocalipse, onde a Bíblia prevê morte em todo o mundo por “espada, fome e peste” às palavras de Jesus sobre os acontecimentos do fim em Lucas 21:11: “Haverá grandes terremotos, fome e peste em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais no céu”.

Para o escritor, isto se refere “a um tempo futuro”. “Eu não acho que isso [coronavírus] seja um cumprimento real disso [profecia bíblica]”. A Bíblia é muito específica sobre o que acontecerá antes do fim dos tempos, diz Kinley, e esses eventos ainda não foram revelados. É necessário, segundo o teólogo, a reconstrução do templo em Jerusalém.