SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 24, 2020

Fátima veste carapuça de erro que não cometeu, recua e população do RN fica sem campanha educativa sobre o coronavírus

A governadora Fátima Bezerra está se caracterizando como uma governante que não aguenta pressão e desfaz de suas próprias decisões, mesmo quando essas estão corretas e respaldadas por órgãos como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e Defensoria Pública.

Foi assim com a questão envolvendo o contrato de emergência que o governo fez, destinando uma verba de 3 milhões de reais para divulgar ações educativas, voltadas para evitar a propagação do coronavírus no RN. 

Quem perde com isso – principalmente – é a população, mas também o combalido mercado da comunicação potiguar, que muito depende das verbas oriundas dos poderes públicos para a manutenção de empregos e a sua própria sobrevivência.

A campanha publicitária que a governadora abortou tinha a sua relevância pública pelo caráter informativo que se propunha, no sentido de massificar em todo o Estado as medidas preventivas e combativas à proliferação do coronavírus.

Outro aspecto é que o mercado publicitário potiguar vem perdendo espaço e diminuindo nos últimos anos. O Governo do estado, por erro estratégico e até mesmo picuinha politica, permitiu que o seu contrato com as agências de publicidade caducasse. E quando, ainda em 2018, época do governo Robinson Farias, se tentou fazer nova licitação, setores do PT, partido  vencedor da eleição, “melou” o processo  em andamento e que estava todo correto.

Essa decisão, obrigou a nova gestão – a de Fátima Bezerra – a trabalhar 2019 sob uma ação de excepcionalidade, com o compromisso de fazer nova licitação. O governo, no entanto, não conseguiu realizar o processo licitatório a tempo, e lançou, somente esse ano, o edital, que foi cancelado por conter erros. Com isso, foi aberto um novo edital que estava programado para 6 de abril e foi mais uma vez cancelado.

Vem a pandemia e o governo Fátima Bezerra, sem agência, faz um chamamento público, buscando dar transparência, quando já tinha sido autorizado pelos órgãos de controle, diante da gravidade do momento, a escolher uma agência para realizar a campanha. O governo, no entanto, preferiu fazer o tal chamamento que a agência Doisa ganhou licitamente. O tiro saiu pela culatra.

A verba de 3 milhões de reais, prevista para ser usada por um período de seis meses, seria um verdadeiro alivio, garantindo manutenção de salários e até mesmo a sobrevivência de alguns veículos de comunicação, principalmente emissoras de radio pequenas e do interior.

Mas, como a governadora capitulou diante pressão das redes sociais e de opiniões desinformadas, ela mesma tratou de jogar no espaço a campanha de orientação educativa.

O lamentável é que gente que não conhece a realidade do mercado, saia detonando a iniciativa sem saber dos fatos. Não existia nada de ilegal, nem de abusivo na campanha idealizada pelo governo estadual. Mas, infelizmente, como vivemos uma epidemia de histerismo nas redes sociais, onde a intolerância, a desinformação e a maldade assumem ares de legitimidade, o governo Fátima Bezerra, mesmo estando correto, vestiu a carapuça de uma ilegalidade que não cometeu.

Em tempos de coronavírus, o Governo Bolsonaro está veiculando campanhas educativas, outros governos estaduais também.

O do Rio Grande do Norte recuou, mesmo tendo tomado uma decisão acertada, no caso lançar uma campanha de conscientização sobre o coronavírus.

Agora, o que a governadora Fátima Bezerra tem que se policiar é para que a fraqueza não se torne a marca registrada da sua gestão.

Unimed Natal e Prefeitura promovem vacinação em Drive-Thru no Via Direta

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Unimed Natal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde criou um esquema especial para imunizar os seus beneficiários maiores de 60 anos com medidas para evitar a aglomeração de pessoas e impedir a proliferação do coronavírus.

Como num sistema de Drive-thru, os beneficiários não precisarão sair de seus carros para a aplicação da vacina contra a gripe Influenza e H1N1.

Data: 25/03/2020 (quarta) a 27/03/2020 (sexta)

Horário: 08:00 às 17:00h

Local: Estacionamento Centro Clínico Via Direta – Av. Senador Salgado Filho, 2233, Lagoa Nova

Obs: O Centro Clinico Via Direta e o Shopping estarão vazios e poderão receber na sua recepção os beneficiários que porventura se deslocarem para a unidade sem veiculo e não puderem entrar na fila de carros.

Apresentar:

Documento de identidade com Foto

Cartão beneficiário

Cartão vacina

Frota de ônibus será mantida nesta quarta-feira na capital potiguar

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após uma reunião de avaliação realizada na tarde de hoje, a Prefeitura decidiu que irá manter amanhã a mesma frota que operou no dia de hoje. Segundo a avaliação da STTU, foram registrados poucos problemas de veículos lotados, e só nas primeiras horas da manhã. No resto do dia, os veículos circularam sem registrar aglomeração de pessoas.

Também será publicado hoje um decreto formulado em comum acordo com a Federação do Comércio e Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA) determinando que o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta deve funcionar no horário das 9 às 17 horas, excetuando farmácias, supermercados, postos de combustíveis, padarias e unidades de saúde. Permanecem fechados durante todo o dia, conforme decreto estadual, shoppings centers, bares e restaurantes, que poderão atuar apenas no sistema de entregas domiciliares.

Governo do RN antecipa pagamento de aposentados e pensionistas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do RN iniciará o pagamento do mês de março já nesta quinta-feira (26), antecipando em até cinco dias a última parcela da folha salarial deste mês para aposentados e pensionistas. A intenção é evitar aglomeração nas agências bancárias.

Todos os pensionistas e inativos da administração indireta serão os primeiros a receber, com depósito dos salários nesta quinta-feira (26). Na sexta (27) é a vez dos inativos da administração direta, além dos alunos soldados da Polícia Militar.

Os ativos das administrações direta e indireta receberão normalmente de acordo com o calendário de pagamentos estipulado no início do ano, com salários depositados nesta segunda-feira (31).

Os R$ 111 milhões do restante da folha correspondem aos 70% restantes dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil (valor bruto) e o valor integral aos funcionários lotados em órgãos com recursos próprios.

Quem ganha abaixo deste valor já recebeu seu salário integral no último dia 14, além do adiantamento, também, de 30% a quem recebe acima desse valor e a integralidade do salário para a categoria da Segurança Pública.

Ala militar tenta controlar crise em meio a insatisfação com Bolsonaro e Guedes

EM MOMENTO DE FRAGILIDADE, PRESIDENTE FOI ACONSELHADO A MODERAR TOM COM GOVERNADORES. FOTO: REUTERS

A insatisfação com as reações iniciais do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, levou a ala militar do governo a tentar aplicar um freio de arrumação na gestão da crise do coronavírus.

Desde o fatídico episódio em que o presidente estimulou e participou de atos contra outros Poderes, no dia 15, o que era uma preocupação ganhou ares de emergência.

O descompasso entre o esforço do Ministério da Saúde e a atitude pessoal do presidente repercutiu muito mal entre fardados com assento no governo e também junto às cúpulas da ativa.

O fato de que dois integrantes das Forças na Esplanada, o general da reserva Augusto Heleno (Segurança Institucional) e o almirante da ativa Bento Albuquerque (Minas e Energia), foram infectados pelo novo coronavírus ajudou a ampliar o desconforto.

A situação recrudesceu ao longo da semana passada, com o incidente diplomático entre o filho presidencial Eduardo e o governo chinês, no qual o deputado endossou a teoria segundo a qual o Partido Comunista era culpado pelo alastramento do vírus.

A parceria estratégica entre Brasil e China é, em boa parte, uma obra de bastidor do vice-presidente, general da reserva Hamilton Mourão, que se empenhou pessoalmente em construir pontes com Pequim.

Com efeito, Bolsonaro ligou nesta terça para o líder da ditadura chinesa, Xi Jinping, para colocar panos quentes na disputa, que fora incentivada pelo chanceler Ernesto Araújo, protegido de Eduardo.

O filho e o ministro são expoentes do setor dito olavista do governo, embora até mesmo o guru da turma, o escritor Olavo de Carvalho, parece ter abandonado a fé em Bolsonaro em postagem recente.

Para um oficial-general da ativa, isso é boa notícia, até porque Olavo agora virou negacionista da epidemia do coronavírus. A própria presença de Araújo na ligação a Xi ensejou um enquadramento.

A ala militar não age em ordem unida, mas hoje tem seu eixo na atuação renovada de uma trinca de generais egressos do Comando Militar do Leste e do trabalho na Olimpíada-2016: Fernando Azevedo (Defesa), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Walter Braga Netto (Casa Civil).

Coube ao último, novato no governo, o papel mais evidente na reorganização do trabalho palaciano. Ele passou nesta semana a ser o responsável por elencar as necessidades que os governadores passaram a apresentar na crise.

Folha de S. Paulo

Chico Anysio sofreu abuso sexual do irmão mais velho, diz viúva

MALGA DI PAULA AFIRMOU CHICO NÃO QUERIA QUE SUA VIDA FOSSE CONTADA PELA METADE, MAS NÃO CONSEGUIA FALAR SOBRE O ASSUNTO. FOTO: DIVULGAÇÃO/REDES SOCIAIS

Aviúva do ator Chico Anysio, Malga di Paula, revelou em entrevista ao canal Na Lata, de Antônia Fontenelle, que o artista sofria “todos os tipos de abuso” pelo seu irmão mais velho, Elano de Paula, morto em abril de 2015, aos 92 anos, em decorrência de problemas respiratórios.

“Eu vou dizer, porque ele pediu pra eu dizer. Ele pediu pra eu dizer, porque ele não conseguia falar sobre isso. O Chico, se fosse em uma família moderna, ele teria sido tomado dessa família. Não deixariam uma criança viver nas condições que o Chico vivia, porque ele era espancado quase todos os dias. O Chico sofreu todos os tipos de abuso pelo irmão dele mais velho, que se chamava Elano. Essa confusão dos filhos, foi ele quem criou. Ele infernizou a vida do Chico mesmo depois de morto. O irmão abusava dele e a mãe sabia”, contou Malga à Antônia.

Segundo a viúva, Chico não queria que sua vida fosse contada pela metade, mas não conseguia falar sobre o assunto. Malga afirmou que um dos motivos que fez Chico não tocar no assunto foi sua irmã Lupe Gigliotti, por não querer deixá-la triste.

Malga contou que, embora as pessoas não acreditem que Chico Anysio via em seu irmão mais velho um algoz, o ator era próximo de Elano para praticar o perdão.

Metropole

Hospital que atendeu Bolsonaro omite dois nomes em lista de contaminados por coronavírus

PRESIDENTE TEM SE RECUSADO A APRESENTAR EXAMES QUE, SEGUNDO ELE, DERAM NEGATIVO PARA CORONAVÍRUS. FOTO: EBC

O Hospital das Forças Armadas (HFA) apresentou ao Governo do Distrito Federal uma lista de infectados com o novo coronavírus, mas omitiu os nomes de duas pessoas que testaram positivo.

O presidente Jair Bolsonaro, que afirma não estar contaminado mas se recusa a apresentar os resultados de seus exames, e integrantes do alto escalão do governo fizeram testes para detectar a presença do vírus. As amostras foram colhidas por equipes da unidade de saúde, vinculada ao Ministério da Defesa.

Por ora, o HFA comunicou às autoridades sanitárias do Distrito Federal 17 casos de pessoas infectadas com o vírus causador da Covid-19, os quais estão sendo monitorados.

Segundo o Governo do DF, 15 desses pacientes foram identificados, e Bolsonaro não está entre eles. Porém, segundo o governo local, as identidades de outros dois são mantidas em sigilo.

Os dados sobre os doentes foram entregues depois de a Justiça Federal determinar a apresentação da lista para que, com isso, o Distrito Federal pudesse acompanhar a evolução da pandemia no seu âmbito e traçar políticas públicas.

Questionado pela Folha, o Governo do Distrito Federal confirmou que há “alguns” integrantes do governo entre os 15 identificados, mas informou que, seguindo o protocolo da Secretaria de Saúde, a lista não será divulgada.

Folha de S. Paulo

Xand Avião e sua esposa testam positivo para novo coronavírus

FOTO: DIVULGAÇÃO/INSTAGRAM

O cantor de forró Xand Avião revelou, em vídeo nas redes sociais, que foi diagnosticado com o novo coronavírus, nesta terça-feira. Além dele, a mulher, Isabele Temoteo, tiveram o resultado positivo para a Covid-19.

Xand contou que fez o teste na segunda-feira e a filha Maria Isabella não contraiu o vírus.

“Na segunda, fizemos o exame para o coronavírus e o resultado saiu e deu positivo”, revelou o cantor e compositor, que vem adotando, desde então, as recomendações médicas necessárias de ficar em quarentena. “A gente diminuiu o toque entre si. A gente dá beijo pelo cotovelo. Dá tchau de longe, pra vocês verem que ninguém tá livre disso”.

Tupi