SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 7, 2020

Morre Jair Marinho, ídolo do Flu e campeão do mundo pela Seleção

O ENTERRO ESTÁ MARCADO PARA AS 10 HORAS DESTE DOMINGO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Jair Marinho, que foi reserva de Djalma Santos na Seleção Brasileira que bicampeã mundial no Chile, em 1962, morreu na manhã deste sábado, aos 83 anos. O ex-lateral-direito, que também atuava como zagueiro, estava internado desde meados de fevereiro, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O velório será realizado a partir do fim da tarde deste sábado no Cemitério Maruí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O enterro está marcado para as 10 horas deste domingo.

Jair Marinho nasceu em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste do Estado do Rio, em 1936. Pelo Tricolor, por quem atuou entre 1956 e 1964, e conquistou os títulos do Campeonato Carioca, em 1959, e do Torneios Rio-São Paulo, em 1957 e em 1960. Ele ainda passou por Corinthians, Vasco, Portuguesa, Alianza Lima, do Peru, e Campo Grande, onde encerrou a carreira em 1970.

— Descanse em paz, meu amigo Jair Marinho. Obrigado pelo amor dedicado ao Fluminense e pelo enorme carinho que sempre teve comigo. Sentirei saudade do seu abraço e do seu doce sorriso — escreveu, no Twitter, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que, em homenagem ao ex-lateral-direito, será respeitado um minuto de silêncio em jogos da Copa do Nordeste neste sábado.

R7

Primeira mulher a ocupar cargo de coordenadora na Força Nacional é cearense

TENENTE-CORONEL KEYDNA AFIRMA QUE 20% DA FORÇA NACIONAL É COMPOSTA POR MULHERES E QUE PÚBLICO FEMININO NÃO OCUPA “LUGAR DE HOMENS”, MAS “SEU PRÓPRIO ESPAÇO”. FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Coordenadora-geral de Administração da Força Nacional (FN), Keydna Alves Lima Carneiro tem 43 anos, destes, 26 dedicados a carreira de policial militar (PM). Cearense, natural de Fortaleza, a tenente-coronel é a primeira oficial no Brasil a ocupar este cargo. Os que a antecederam foram todos homens.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, O POVO entrevistou a oficial sobre a representação feminina da Força Nacional e os desafios que as mulheres militares enfrentam longe dos seus respectivos estados e das famílias. Keydna vê o dia 8 de março como um dia de representação das vitórias femininas.

“É um dia de lembrança de uma luta e uma luta vencida pela força da mulher e a representação mundial. Como sobre a questão do Dia da Mulher para profissional de Polícia Militar, vejo como hoje, na idade contemporânea, a gente podendo viver a entrada em terrenos antes tão masculinizados, em castas tão fechadas, a mulher ocupa seu lugar em qualquer lugar”, relata.

A oficial lembra cearenses como a Jovita Feitosa, que fingiu ser um homem, cortou o cabelo e foi para a guerra contra o Paraguai. “Hoje, constitucionalmente, legalmente, a gente pode, a gente foi imersa nesse território. E isso foi importante nas nossas vidas. A mulher está nas forças policiais, não para tirar o lugar do homem, mas para ocupar uma lacuna que é o seu próprio espaço’, ressaltou.

A Força Nacional, por questão de segurança, não divulga o seu total efetivo, no entanto, a oficial afirma que pelo menos 20% do efetivo é feito de mulheres. A FN é uma tropa formada por homens e mulheres de todo o Brasil. As 27 unidades federativas passam por processo de seleção, arregimentando a tropa, que pode ser empregada em qualquer território brasileiro. No ano passado foi inaugurada a primeira missão estrangeira na África.

Atualmente, a FN se encontra em 52 operações no Brasil. É formada por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia. Nesse momento é dirigida pelo coronel Aginaldo, o primeiro nordestino a assumir a direção da Força Nacional.

O Povo

Fátima anuncia prorrogação do concurso da Educação e afirma que pagará piso aos professores

GOVERNADORA TRANQUILIZA A CATEGORIA COM RELAÇÃO AO PAGAMENTO DO PISO. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A governadora Fátima Bezerra anunciou em suas redes sociais que a validade do concurso da Educação será prorrogado e que os professores podem ficar tranquilos, já que o Governo do RN pagará o piso da categoria.

Príncipe saudita prende membros da própria família real

PRÍNCIPE MOHAMMED BIN SALMAN E SEU PAI, REI SALMAN. FOTO: DW / DEUTSCHE WELLE                                                                                  

O governo da Arábia Saudita ordenou na sexta-feira a prisão de três altos membros da família real do país: o príncipe Ahmed bin Abdulaziz – irmão mais jovem do rei Salman -, Mohammed bin Nayef e Nawaf bin Nayef – dois sobrinhos do monarca.

O motivo das prisões não foi divulgado oficialmente. Segundo o jornal New York Times, a ordem partiu do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tenta consolidar seu poder e sufocar potencias rivais.

Em 2017, Mohammed bin Salman já havia ordenado a detenção de centenas de membros da família real, empresários e membros fo governo em um hotel como parte de uma suposta campanha para combater a corrupção.

Apesar de o poder do país estar nominalmente nas mãos do rei do país, Salman, de 84 anos, a Arábia Saudita vem sendo governada de fato pelo príncipe herdeiro desde 2017.

Tanto Ahmed bin Abdulaziz quanto Mohammed bin Nayef, dois dos presos na sexta-feira, são encarados como críticos do príncipe-herdeiro de 34 anos. Abdulaziz também é visto como uma possível opção para substituir o príncipe herdeiro, já que conta com apoio de outros setores da família real e é visto com simpatia por outros governos.    

Terra    

Após assédio a Simony, SBT toma providências sobre Dudu Camargo

APRESENTADOR ESTÁ PROIBIDO DE DAR ENTREVISTAS A OUTROS CANAIS. FOTO: REPRODUÇÃO

O comportamento de Dudu Camargo com Simony não foi visto com bons olhos nos bastidores do SBT. De acordo com o colunista Fefito, o apresentador foi proibido pelo SBT de dar entrevistas a outras emissoras.

Para quem não lembra, ao ser entrevistado por Simony para a RedeTV durante a cobertura do Carnaval, Dudu Camargo beijou e apalpou os seios da cantora ao vivo. Chocada, Simony não tomou nenhuma atitude durante a transmissão mas, depois, prestou queixa contra Dudu.          

O Dia                

Planalto exclui Folha de S. Paulo da cobertura de jantar entre Trump e Bolsonaro

UM GRUPO DE 15 JORNALISTAS BRASILEIROS FOI SELECIONADO PARA ACOMPANHAR O ENCONTRO ENTRE OS PRESIDENTES. FOTO: REUTERS

O governo brasileiro excluiu a Folha da cobertura do jantar entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, neste sábado (7), na Flórida.

Um grupo de 15 jornalistas brasileiros foi selecionado pelo Planalto para ir a Mar-a-Lago, o resort de Trump perto de Miami, onde vai acontecer o encontro.

Entre os veículos escolhidos pela equipe de Bolsonaro estão as emissoras de TV Globo, Record, Band e SBT, as agências de notícia Bloomberg e Reuters, a rádio Jovem Pan, os portais BBC Brasil e Metrópoles, os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo e a emissora pública EBC.

Dos veículos brasileiros que possuem correspondentes nos EUA, somente a Folha ficou de fora do grupo.

A Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) afirmou que o critério utilizado para a formação da lista dos profissionais que iriam a Mar-a-Lago era o veículo fazer a cobertura diária do Planalto. A Folha tem dois ou mais repórteres responsáveis pela cobertura do Planalto todos os dias.                         

Folha de S. Paulo    

Por Bolsa Família, bancada do Nordeste pode romper com governo, diz Tasso

O SENADOR TUCANO PRETENDE APRESENTAR O DOCUMENTO EM URGÊNCIA NA PRÓXIMA TERÇA. FOTO: AGÊNCIA SENADO

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) pretende convocar o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para prestar esclarecimentos ao Senado Federal sobre possível discriminação na concessão do benefício do Bolsa Família. Para Tasso, essa é “uma das extravagâncias mais perversas que eu já vi de um governo”.

Se comprovada a segregação, isso pode significar o rompimento do Nordeste com o governo federal, diz o senador em vídeo publicado nas redes sociais.

O Estado de S. Paulo divulgou na quarta-feira (4) que o governo federal priorizou as regiões Sul e Sudeste na concessão de novos benefícios do Bolsa Família em detrimento da região Nordeste, que teria recebido apenas 3% das concessões.

O senador tucano pretende apresentar o documento em urgência na próxima terça (10) no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para que o ministro seja ouvido ainda na próxima semana.

Congresso em Foco

Pau dos Ferros sedia feira sobre negócios, ciência, tecnologia e inovação

ESTANDE DO INSTITUTO TÉCNICO CIENTÍFICO DE PERÍCIA (ITEP) | FOTO: DIVULGAÇÃO
                                              

O município de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar, recebe, desde essa sexta-feira (6), a Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti). O evento acontece na Praça de Eventos da cidade e segue neste sábado (7), das 17h às 22 horas.

Com entrada livre para todos os públicos, a Feira reúne empreendedores, empresários e pesquisadores da região com o objetivo de potencializar os negócios por meio de novas oportunidades. A ideia é impulsionar a economia do local e, consequentemente, a do estado do Rio Grande do Norte, com ênfase para os projetos nas áreas da apicultura, desenvolvimento de aplicativos, educação, saúde e alimentos.

O evento conta com mais de 80 estandes com empresas de vários segmentos. Confira:

Espaço Inovação, com universidades e centros federais de ensino; Promoções e sorteios; Mostra Ciência “Primeiros Passos”; Ação Cidadã (1ª via da identidade e outros serviços); Praça do Artesanato; Apresentações culturais e uma programação musical com shows neste sábado de André Luví e Everaldo Miguel, com início sempre às 22h.

Em um dos estandes estará o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) com equipes de Mossoró e Pau dos Ferros para expor aos visitantes o funcionamento da perícia criminal. No local, os peritos farão apresentações de tecnologias utilizadas na área e promoverão a interação do público por meio de um local de crime simulado.