SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 21, 2020

Bolsonaro assina proposta de reforma administrativa; texto irá ao Congresso após o carnaval

NESTE MÊS DE FEVEREIRO, O GOVERNO AMEAÇOU DESISTIR DO ENVIO ‘POR FALTA DE CLIMA POLÍTICO’, MAS VOLTOU ATRÁS E AGORA TRABALHA PARA ENTREGAR A PROPOSTA LOGO DEPOIS DO CARNAVAL. FOTO: DIVULGAÇÃO/EBC

O presidente Jair Bolsonaro assinou a proposta de reforma administrativa, que será enviada ao Congresso somente depois do carnaval. Conforme o Estado apurou, a proibição ao servidor público de se filiar a partido político foi retirada do texto analisado e referendado por Bolsonaro. O ponto polêmico foi anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda no ano passado no início das discussões sobre o tema.

De acordo com interlocutores ouvidos pela reportagem, Bolsonaro resolveu bater o martelo de vez na proposta porque foi convencido por integrantes da equipe econômica da importância e da urgência do tema para a economia do País. A avaliação é de que a demora no envio da matéria foi uma sinalização ruim para os agentes do mercado, mostrando que a estratégia de continuar com as reformas perdeu ritmo dentro do governo.

Com o envio da matéria, equipe econômica e lideranças do governo no Congresso vão intensificar a articulação política em prol de 12 propostas tidas como prioritárias para a agenda econômica. A lista foi apresentada a Bolsonaro e inclui, além da reforma administrativa, a reforma tributária, a autonomia do Banco Central, o marco legal de cabotagem, nova lei do gás, privatização da Eletrobrás, PEC do Pacto Federativo, PEC dos Fundos Públicos, PEC Emergencial, marco legal do saneamento, alteração do regime de partilha e o marco legal do setor elétrico.

Estadão

Estados Unidos reabrem mercado para carne brasileira, suspenso desde 2017

EXPORTAÇÕES ESTAVAM SUSPENSAS DESDE A MALFADADA E ATRAPALHADA OPERAÇÃO CARNE FRACA. FOTO: REUTERS

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou pelo Twitter que os Estados Unidos liberaram a importação de carne in natura brasileira. O produto estava banido do país desde 2017, na esteira da atrapalhada Operação Carne Fraca, que, com estardalhaço desproporcional, causou um péssimo impacto para as exportações do país. “Mais um bom resultado para nossa economia. Reconhecimento da qualidade do produto brasileiro”, escreveu a ministra nas redes sociais. A liberação é fruto de uma série de negociações de Tereza Cristina pela ratificação da qualidade do produto brasileiro. Autoridades americanas fizeram inspeções em frigoríficos brasileiros para confirmar que o produto não seria nocivo para os consumidores estadunidenses.

Desde o início de sua gestão, a ministra — uma engenheira-agrônoma de 65 anos, nascida em Campo Grande (MS) e reeleita deputada federal em 2018 (DEM) — acumula milhagens atrás de investimentos e novos compradores. Atravessou o planeta dedicando seu tempo aos aliados mas também a governos reticentes com Bolsonaro, como o da França. Pela atuação, Tereza ganhou a pecha de “chanceler pragmática”. Bem avaliada na Câmara e no Senado, ela sabiamente rejeita a alcunha para não causar ciúme no comandante do Itamaraty, malquisto pelo Congresso.

Veja

Exército envia 200 militares do RN para patrulhar ruas de Fortaleza durante motim da PM

MILITARES DA 7ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA DE NATAL COMEÇAM A TRABALHAR NESTA SEXTA (21) NA CAPITAL CEARENSE. FOTO: JOSÉ LEOMAR/SVM

Cerca de 200 militares da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, localizada em Natal, foram enviados a Fortaleza para participar da operação de garantia da lei e da ordem na capital cearense. De acordo com a corporação, o comando, o estado-maior e uma parte da tropa já estão na cidade. O efetivo completo deve estar em condições de operar a partir das 16h desta sexta-feira (21).

As informações foram confirmadas ao G1 pela assessoria de comunicação da 10ª Região Militar. De acordo com a corporação, cerca de 2.500 pessoas serão empregadas na operação, até a sexta-feira (28). Além de militares do Rio Grande do Norte, há tropas do Ceará, Paraíba e Pernambuco. A medida foi tomada por causa de um motim de parte dos policiais militares do estado.

A violência disparou no estado. Entre as 6h de quarta-feira e as 6h de quinta, o estado teve 29 homicídios – quase cinco vezes a média diária de 2020, de seis por dia.

“O Comando da Operação terá sob seu Controle Operacional efetivos das Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança Pública federais, estaduais e municipais, disponibilizados para a operação. Esse esforço tem por finalidade a preservação da ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, contribuindo para o restabelecimento das condições de normalidade no Estado do Ceará, com foco no município de Fortaleza”, informou.

Os militares deverão atuar no patrulhamento ostensivo, com revista de veículos e pessoas. Denominada Operação Mandacaru, a ação cumpre determinação do decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro, após pedido do governador Camilo Santana, para Garantia da Lei e da Ordem em Fortaleza.

G1RN

Prefeitura estreia aplicativo Natal Digital no Carnaval 2020

PELO APLICATIVO, TAMBÉM SERÁ POSSÍVEL ACOMPANHAR EM TEMPO REAL O PERCURSO DE CADA BLOCO, FAZER SELF TEMÁTICA E ACESSAR TODAS AS NOTÍCIAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Está no ar o aplicativo Natal Digital. A nova ferramenta vem para auxiliar o cidadão e a cidadã no diálogo com a Prefeitura. E neste primeiro momento o foco é o Carnaval em Natal 2020. A ideia é que o natalense tenha a folia de Momo na palma da mão, com todas as informações sobre o evento.

Para acessar o Natal Digital é fácil e rápido. O usuário vai em sua loja no smartphone, tecla Natal Digital, baixa o app e acompanha toda a programação de shows nos setes polos do Carnaval 2020, dos blocos e das escolas de samba e tribos de índios. E nesta quinta-feira (20), na abertura do Carnaval, no polo Petrópolis, os recursos já estão disponíveis.

Pelo aplicativo, também será possível acompanhar em tempo real o percurso de cada bloco, fazer self temática e acessar todas as notícias sobre a festa mais popular do Brasil. O app está disponível nas lojas de aplicativos da Google Play (Android) e Apple (iOS) de forma gratuita à população.

Porém, outros modos de acessar a programação do Carnaval em Natal 2020 e ficar por dentro da folia é se conectar pelo Portal da Prefeitura de Natal ou pelo site criado exclusivamente para o Carnaval de Natal 2020

De acordo com o secretário municipal de Comunicação Social, Heverton Freitas, o aplicativo é mais uma ferramenta que surge para facilitar a comunicação com o cidadão natalense. “Já agora no carnaval o app vai facilitar a vida de quem quer acompanhar a programação ou saber o percurso dos blocos, e depois permitir o acesso aos serviços municipais”, informou.

Para além do Carnaval, o aplicativo disponibilizará notícias, obras da gestão, pesquisas, serviços e monitoramento meteorológico, por exemplo. Seguindo o conceito de cidade sustentável, o app terá quatro pilares, que são engajamento, transparência, mobilidade e sustentabilidade. O atendimento ao cidadão será em tempo real e os serviços serão definidos de acordo com a Prefeitura, com a estratégia da gestão e os objetivos a serem implantados gradativamente.

Empresários do RN apostam em cenário econômico favorável para 2020

ENTRE OS 60 LÍDERES EMPRESARIAIS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA REALIZADA PELO LIDE RN, 84% ACREDITAM NUMA RECEITA MELHOR DO QUE EM 2019. FOTO: DIVULGAÇÃO

A expectativa de receita para 2020 dos empresários natalenses é 84% melhor do que em 2019, segundo apontou uma pesquisa com 60 líderes empresariais, realizada durante o almoço do LIDE RN – Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte -, na terça-feira (18), no Marechal Restaurante.

O evento contou com a palestra do secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier: ‘Tributação como instrumento de incentivo econômico! Projeções para 2020’. Este foi o primeiro “termômetro empresarial” da série que será gerada durante os encontros empresariais do LIDE.

Ainda de acordo com o ‘termômetro’ do LIDE RN, elaborado em parceria com a consultoria Radar Nordeste, 71% dos empresários presentes no almoço apostam em uma situação melhor dos negócios neste início de 2020, enquanto 76% disseram pretender empregar mais do que no ano passado. Para 55%, a carga tributária foi apontada como o fator que mais impede o crescimento; 34% atribui ao cenário político.

Educação, Infraestrutura, política, saúde e segurança são as áreas em que o Brasil precisa melhorar, conforme revelou a pesquisa. Em nível de Brasil, Educação (39%) e Infraestrutura (34%) são os setores que merecem maior atenção. Já em relação ao Rio Grande do Norte, a maior preocupação é com Infraestrutura (32%) e segurança (29%). Os governos, Federal, Estadual e Municipal, foram avaliados como bom/regular por 53% dos líderes empresariais entrevistados e 71% estão otimistas em relação ao futuro da economia do Brasil.

Palestra Tributação

Durante o almoço, o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, expôs as bases principais e possibilidades de ajustes na previdência estadual. E com o intuito de retomar a competitividade do estado, combater a sonegação fiscal, a concorrência desleal e melhorar o atendimento ao público, o secretário de Tributação apresentou alguns números e ações do Governo do RN.

Alguns incentivos fiscais foram citados por ele, como: o PROEDI, os benefícios criados para o setor de Camarão, o fomento para a cadeia de carne e a redução do ICMS do querosene de avião (QAV).                                                              

75 mil passageiros devem passar pela Rodoviária de Natal durante o Carnaval

SEGUNDO O GERENTE DA UNIDADE, UMA MÉDIA DE 200 VIAGENS EXTRAS SÃO PREVISTAS PARA SEREM REALIZADAS DURANTE O PERÍODO CARNAVALESCO. FOTO: JOSÉ ALDENIR

A Rodoviária de Natal deve receber cerca de 75 mil passageiros durante os festejos de Carnaval. Segundo o gerente da unidade, Rodrigo Wanderley, uma média de 200 viagens extras devem ser realizadas durante o período de quinta-feira (20) até a quarta-feira (26).

No Rio Grande do Norte, os destinos mais procurados são Alexandria, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Já fora do estado, Recife, Salvador e Fortaleza registram a maior demanda de viagens. “Recife e Salvador são, tradicionalmente, destinos que tem uma alta demanda durante o Carnaval. Mas, neste ano, teve a chegada de Fortaleza, com um significativo interesse dos passageiro”, comenta o gerente.

Ainda de acordo com o gerente, a cada ônibus que sai de Natal com destino para Fortaleza, chegam dois ônibus da capital do Ceará no Rodoviária de Natal. “Esse número revela que os cearenses estão escolhendo a capital potiguar como rota no Carnaval”, conclui.

Achados e Perdidos

Neste mês de fevereiro, a Rodoviária de Natal está com 40 bagagens guardadas no setor de “Achados e Perdidos”. Segundo Rodrigo Wanderley, a não entrega das malas acontece por que os passageiros não preenchem os dados da etiqueta de identificação com o nome e telefone. “Se tivesse com as informações, poderíamos contatar o proprietário e tentar devolver o pertence da pessoa”, detalha.    

Agora RN       

Bolsonaro indica pastor e produtora de cinema cristão para a Ancine

AO LONGO DA VIDA PROFISSIONAL, EDILÁSIO PERCORREU CAMINHOS NA ÁREA RELIGIOSA E CULTURAL. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS                                       

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou o pastor Edilásio Barra e a produtora de cinema cristão Verônica Brendler para ocuparem cargos na diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A escolha de Bolsonaro foi publicada nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.

Antes de serem nomeados, os dois indicados terão que passar por uma sabatina no Senado, que ainda não tem data prevista para acontecer.

O pastor Edilásio, mais conhecido como “Tutuca”, já ocupava o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico na Ancine. Nos últimos anos, o pastor estreitou as suas relações com figuras do governo, inclusive com o próprio Bolsonaro, com quem gravou um vídeo  há três anos e foi chamado pelo então deputado de “amigo”.

Ao longo da vida profissional, Edilásio percorreu caminhos na área religiosa e cultural. Em 1985, ele participou da novela Roque Santeiro, da TV Globo – produção estrelada por Regina Duarte, agora secretária de Cultura de Bolsonaro. Em 2011, ele fundou a Igreja Continental do Amor de Jesus, que não existe mais. Edilásio também grava vídeos para um canal no Youtube que possui pouco mais de 2 mil inscritos.

Em um vídeo publicado em março do ano passado ele comenta sobre a política brasileira e diz que é preciso “endireitar” o país. “Tiramos a esquerda do poder para a direita ter a oportunidade de endireitar esse país”, comenta no vídeo.

A produtora e cineasta Verônica possui um currículo com passagens na TV Globo, Record e SBT. Atualmente, ela coordena a equipe de comunicação do Festival de Cinema Cristão (FICC). A página oficial do festival descreve o evento como divulgador de filmes que” fomentam os valores da família, responsabilidade social, cidadania, acessibilidade, inclusão social e digital, sustentabilidade”.            

Congresso em Foco                                                         

Bolsonaro diz que deputado Hélio Lopes deu uma ‘queimadinha’ na gestação

METÁFORA DO PRESIDENTE ASSOCIA A GESTAÇÃO A UM FORNO; DECLARAÇÃO SOBRE HÉLIO ‘NEGÃO’ LOPES FOI DADA EM TRANSMISSÃO NAS REDES SOCIAIS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atribuiu a cor do deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), que é negro, ao tempo a mais que ele teria passado na barriga da mãe. Bolsonaro associou, por meio de uma metáfora, a gestação a um forno, e Hélio teria dado uma “queimadinha” ao demorar dez meses para nascer. A declaração, em tom de brincadeira, foi dada em uma transmissão nas redes sociais na quinta-feira, 20.

A conversa ocorria com a participação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Ele e o presidente falavam sobre a alimentação de soldados quando Bolsonaro chamou o deputado Hélio, que é militar, à conversa. “É isso mesmo, “Negão”? Dá um exemplo de cardápio do exército aí”. Veja a partir dos 12:55:

“O ‘negão’ é o Hélio, hein, meu irmão que demorou para nascer. Demorou dez meses para nascer. Deu uma queimadinha no Hélio aí… senão ele seria a minha cara”, disse o presidente, aos risos.

Hélio, que se elegeu para a Câmara dos Deputados em 2018 com o nome “Hélio Bolsonaro”, é amigo de longa data do Presidente da República. Figura constantemente vista ao lado do presidente, foi o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro, com mais de 345 mil votos.

Subtenente do Exército na reserva, é conhecido como “Hélio Negão” no círculo próximo ao presidente. “Vamos acabar com essa divisão de classe! Somos todos iguais! Minha cor é o Brasil! A força do Brasil é a união do seu povo!”, afirmou quando comemorava sua vitória nas urnas.

Nas redes sociais, Hélio já se posicionou contra as cotas raciais nas universidades, dizendo-se apenas a favor de cotas sociais. O presidente Bolsonaro costuma usar sua amizade com Hélio para rebater as acusações de que é racista. 

O Globo