SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 18, 2020

Sesap inicia transferência dos serviços de assistência vascular no RN

A PRIMEIRA ETAPA, QUE JÁ ESTÁ SENDO REALIZADA, É A TRANSFERÊNCIA DO AMBULATÓRIO E DO SERVIÇO DE ORTOPEDIA PARA O HOSPITAL DA POLÍCIA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o propósito de garantir uma assistência vascular de qualidade, a Secretaria de Estado da Saúde Pública iniciou o plano de ação para transferência dos serviços hospitalares do Rui Pereira para outras unidades do Rio Grande do Norte.  Os trabalhos iniciaram logo após a decisão judicial, resultado do acordo entre a Sesap e Ministério Público Estadual e Federal e Conselho Regional de Medicina, no final da última semana. O processo de transferência deverá ser concluído até o final de março.

A primeira etapa, que já está sendo realizada, é a transferência do ambulatório e do serviço de ortopedia para o Hospital da Polícia. Entre as atividades desempenhadas estão avaliação de pacientes com fixador externo, ambulatório de egressos e turnos cirúrgicos.

Em seguida, os pacientes clínicos vasculares do Rui Pereira serão transferidos para o Hospital João Machado, que servirá como hospital de retaguarda para o da Polícia, e contará com 30 leitos. A etapa seguinte é a transferência da UTI e do Centro Cirúrgico para o Hospital da Polícia; logo após, os pacientes com cirurgias marcadas começarão a ser levados a essa unidade. Essas três etapas estão previstas para ocorrer só após o Carnaval e é importante ressaltar que não haverá descontinuidade da assistência prestada à população durante o desenvolvimento desse processo.

Paralelo a esses procedimentos, a Sesap realizará a publicação de um edital de credenciamento para cirurgias eletivas, que possibilitará que as atividades realizadas de forma concentrada no Hospital Rui Pereira sejam promovidas na região metropolitana e nas demais regiões de saúde, com o propósito de levar aos pacientes o atendimento próximo dos locais em que residem.

A Sesap ressalta que a decisão de realizar a transferência dos serviços tomou por base a estrutura precária que o espaço possui, comprovada a partir de laudos técnicos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária – sendo a responsabilidade financeira para reformar o local do proprietário do imóvel.

Já os recursos destinados para o Rui Pereira serão redirecionados para outras unidades hospitalares, os servidores lotados neste hospital serão encaminhados para o Hospital da Polícia e o número de leitos abertos é o mesmo que já estava em funcionamento: 70 leitos, sendo 10 de UTI, 40 para o Hospital da Polícia e 30 para o João Machado.

Prefeito diz que enviará Plano Diretor à Câmara Municipal de Natal em até 30 dias

CHEFE DO EXECUTIVO CONVERSOU COM A IMPRENSA NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA (18) DURANTE A LEITURA DA MENSAGEM ANUAL AOS VEREADORES DA CAPITAL. FOTO: JULIANNE BARRETO/INTER TV CABUGI

O prefeito Álvaro Dias (MDB) afirmou que enviará o Plano Diretor à Câmara Municipal de Natal em até 30 dias. O chefe do Executivo conversou com a imprensa na tarde desta terça-feira (18) durante a leitura da mensagem anual aos vereadores da cidade.

Em outubro, o secretário de Turismo de Natal e presidente do Núcleo Gestor do Plano Diretor, Fernando Fernandes, disse ao G1 que a expectativa era de que o projeto fosse mandado à CMN até o final deste mês de fevereiro. Foi a primeira vez que o Município adiou o prazo. Antes disso, a ideia era enviar até novembro do ano passado.

Na época, o presidente da Casa Legislativa da capital, vereador Paulinho Freire (PSDB), declarou que seriam necessários, pelo menos, três meses para apreciar e votar o Plano. Sob a expectativa de que o projeto de lei chegasse até o final de fevereiro, foi projetada a votação para maio naquela ocasião.

Fernando Fernandes explicou em outubro que a alta demanda de propostas sugeridas ao Plano Diretor provocou a mudança de prazo. Foram quase 2,4 mil sugestões, que ainda passam por apreciação do corpo técnico da prefeitura.

A revisão do Plano Diretor começou em agosto de 2019. É a primeira desde a implementação do Plano na capital potiguar, em 2007. Uma série de oficinas foi realizada nas quatro regiões administrativas da cidade, com representantes da prefeitura e de segmentos da população. O objetivo foi debater as mudanças para o Plano Diretor. Daí surgiram as mais de 2 mil propostas.

G1RN

Prévias animam a cidade e projeção é de incremento econômico no Carnaval de Natal

O PRÓPRIO PREFEITO TEM PARTICIPADO DE ALGUMAS PRÉVIAS E CONSTATADO O CRESCIMENTO DO CARNAVAL NATALENSE . FOTO: MARCO POLO VERAS

Os foliões de Natal estão se preparando com muita alegria, animação e respeito à espera do início do reinado de momo. Neste último final de semana, a capital potiguar foi tomada por diversos blocos e bailes nas famosas prévias carnavalescas com apoio da Prefeitura de Natal, por meio da lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão.  E esse ritmo vai se manter até a abertura oficial do Carnaval de Natal nesta próxima quinta (20).

No sábado (15), o  bloco Habeas Corpus reuniu os funcionários da justiça estadual e saiu pelas ruas dos bairros de Tirol, Petrópolis e Cidade Alta. A folia também tomou conta da Praça Cívica, com o “Nem se Acaba Nem Fica Pouco”, fazendo a alegria do público. Outro bloquinho de Carnaval que caiu no gosto do natalense foi o “Enquanto Campos Corre, Sales Só Caminha”. Para o público que curtiu os carnavais do passado, a pedida foi o encontro da Bandagália. Ainda no sábado, o tradicional bloco Baiacu na Vara realizou a sua prévia na praia da Redinha. Não faltou animação.

O domingo (16) teve espaço para a criançada. Os blocos Pipoca Doce e Pipoca Picolé reuniram os foliões mirins que não economizaram na criatividade das fantasias. Muitas famílias presentes, dando ainda mais alegria e colorido à prévia do Carnaval de Natal. O bloco Suvaco do Careca foi outro que fez o seu ensaio geral na Praia de Ponta Negra. Em Cidade Satélite, a farra foi da turma do Timbu no Tacho. Já na Cidade Alta, as Kengas realizaram a feijoada do bloco, dando uma pitada do que será mostrado durante o desfile do carnaval, no próximo domingo (23).

E a festa não para. Ainda antes da abertura do Carnaval nesta quinta, a cidade vai contar com os blocos “Se Parar eu Caio”, que sai pelas ruas de Petrópolis e Tirol nesta terça-feira (18) e o bloco “Bora Bola”, que encerra as prévias carnavalescas na quarta-feira (19), também em Petrópolis.

Entusiasta da cultura e incentivador do Carnaval como indutor da economia criativa, o prefeito de Natal, Álvaro Dias afirma que as prévias carnavalescas são um termômetro do Carnaval da capital potiguar e, pelo que já observou, a folia em Natal será uma das maiores dos últimos anos. “Esses eventos são muito bons, pois conseguimos medir a empolgação do natalense para o Carnaval. Por onde estamos passando, temos visto muita alegria e entusiasmo. A cidade está mobilizada para a folia”, relata o prefeito.

O próprio prefeito tem participado de algumas prévias e constatado o crescimento do Carnaval natalense. Por conta disso, espera uma maior movimentação econômica na edição deste ano. “Se na edição anterior houve uma movimentação econômica de mais de R$ 70 milhões na economia da cidade, seguramente podemos projetar um incremento nessas receitas. Investir na economia criativa gera resultados. Toda a cadeia produtiva ganha, do vendedor ambulante ao dono de hotel. Enfim, vamos seguir empenhados em trazer mais desenvolvimento e progresso para a cidade”, destaca Álvaro Dias.

Polícia Civil apreende drogas e prende dois homens em Mossoró

DE ACORDO COM INVESTIGAÇÕES, UM GRUPO DE SUSPEITOS SE ENCONTRAVA EM UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Mossoró realizaram, na manhã desta terça-feira (18), uma operação que resultou em uma grande apreensão no Loteamento Santa Helena, localizado no bairro Santo Antônio, no município de Mossoró.

De acordo com investigações, um grupo de suspeitos se encontrava em uma residência no bairro Santo Antônio. O local era utilizado para preparação e distribuição de drogas para pontos de comercialização na cidade. Durante a abordagem policial, seis pessoas tentaram fugir. No decorrer da fuga, dois homens foram presos: Marco Antônio Santiago da Silva, 18 anos, e Vinicius Martins da Silva, 19 anos.

Na residência, foram apreendidos mais de 900 (novecentas) porções de maconha, outras porções de maconha que ainda não tinham sido embaladas,  dinheiro fracionado, apetrechos utilizados para o tráfico, como pequenos sacos plásticos e faca de corte, além de objetos eletrônicos. Também foram apreendidos três veículos, sendo eles um Toyota Hillux, uma motocicleta Honda Titan e uma motocicleta Traxx.

Os dois suspeitos presos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos para a DENARC, onde foram autuados pela suspeita da prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil pede para que a população continue enviando informações de forma anônima, através do disque denúncia 181.

Picolé de Cajuína São Geraldo é sucesso no verão cearense; 27 mil unidades vendidas em 72h

A PARCERIA DA PARDAL SORVETES E CAJUÍNA SÃO GERALDO, FEZ SUCESSO ENTRE OS CEARENSES. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O picolé de refrigerante de caju, fruto da parceria entre Pardal Sorvetes e Cajuína São Geraldo, fez sucesso entre os cearenses em janeiro, durante lançamento. A ideia de juntar os dois produtos foi da professora de Tecnologia de Alimentos do curso de Farmácia da Unifametro e engenheira de Alimentos da Pardal Sorvetes, Cinthia Rebouças. A intenção, segundo ela, era fazer os sobrinhos, que amam picolé e o sabor de refrigerante, felizes.

“Tem duas coisas nas férias que não podem faltar em casa: refrigerante São Geraldo e picolé da Pardal”, comenta Cinthia. As empresas então apostaram no sabor imaginado pela professora.

Cinthia revela que os estudos começaram em março de 2019. Esses estudos foram necessários para entender a composição do refrigerante e transformar o sabor em picolé. Para chegar ao sabor, a Pardal utilizou o xarope do São Geraldo, que precisou passar por algumas mudanças até ser criada uma fórmula única para o picolé. Foram 18 testes até chegar ao produto final.

Em dezembro de 2019, o picolé ficou pronto e foi lançado no dia 14 de janeiro. Em apenas 72 horas foram vendidos cerca de 27 mil picolés de São Geraldo. “A gente imaginava que ia ser um sucesso, até porque o produto ficou muito bom. Mas não imaginávamos que ia ser desse nível.

Para mim, é uma satisfação profissional, desenvolver desde o começo, a sementinha da ideia pensando nos meus sobrinhos”, conta Cinthia.

Durante o processo, o picolé passou por várias análises, como a sensorial, que teve o objetivo de aprovar o sabor final do produto e saber qual seria a sensação do público ao consumir o picolé.

Essas etapas de produção, conduzidas pelo farmacêutico, são essenciais para garantir um produto de qualidade e com boa aceitação.

Tribuna do Ceará

LEILÃO: Juiz recebe proposta por escrito para aquisição do hotel Parque da Costeira no valor de R$ 50 milhões; lance inicial foi de R$ 146,2 milhões

O PARQUE DA COSTEIRA POSSUI 330 APARTAMENTOS, OITO PISCINAS, SALÕES DE JOGOS E DE EVENTOS E UMA COMPLETA INFRAESTRUTURA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) vai analisar as propostas apresentadas durante o leilão realizado nesta terça-feira (18), no qual foram disponibilizados os prédios da INPASA Indústria de Papéis, em Parnamirim, e do Hotel Parque da Costeira, na Via Costeira, em Natal.

No primeiro leilão judicial do ano, o TRT-RN ofertou os bens em três etapas, todas com valores mínimos para arrematação, realizados de forma sucessiva, na sede do Tribunal, na capital do Estado.

Após a realização das três etapas do imóvel do Hotel Parque da Costeira, o juiz Cacio Oliveira Manoel, que presidiu o leilão, recebeu uma proposta formal por escrito para a aquisição do bem, no valor de R$ 50 milhões.

Durante o terceiro leilão para a aquisição da área da INPASA, houve uma oferta para a sua compra, no valor de R$ 4,05 milhões, divididos em 60 parcelas. A proposta, porém, é diferente da publicada no edital do leilão, que determinava um pagamento de, no máximo, 30 parcelas.

Em razão do valor e da forma de parcelamento, respectivamente, as duas ofertas serão analisadas pelo juiz Cacio Oliveira Manoel, que vai decidir sobre a homologação ou não das vendas dos imóveis.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China busca no RN investimentos em energia e agricultura

A GOVERNADORA SUGERIU A CHARLES TANG ORGANIZAR UMA VISITA DE EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES CHINESES AO RN. FOTO: ELISA ELSIE

Energia solar e eólica, termoelétricas de pequeno e médio porte com aproveitamento do lixo, fabricação de componentes para a produção de energia e unidades para atendimento do serviço público de saúde em contêineres modernos e equipados são negócios propostos pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC) ao Estado do Rio Grande do Norte. A Câmara representa empresas e promove feiras de negócios no Brasil e na China.

O presidente da CCIBC, Charles Tang, e o diretor executivo da Câmara, Halisson Medeiros foram recebidos nesta terça-feira, 18, pela governadora Fátima Bezerra, vice-governador Antenor Roberto e pelos secretários Jaime Calado (Sedec), Gustavo Coelho (Infraestrutura), pelo coordenador de Desenvolvimento energético da Sedec, Hugo Fonseca, secretário adjunto de Planejamento e Finanças, Pedro Lima, e Álvaro Luiz, coordenador de fiscalização da Secretaria de Estado da Tributação.

Fátima disse que a administração pública tem o desafio de promover o desenvolvimento atraindo investimentos que gerem empregos dignos para a população e que aumentem as receitas do Estado, permitindo assim, melhorar os serviços essenciais como saúde, educação e segurança. “Nosso governo não tem amarras. Tem compromisso com o povo do RN, de criar um ciclo de desenvolvimento econômico, apoiado por novas políticas que dão competitividade ao Estado, o que vai beneficiar a todos”.

A governadora sugeriu a Charles Tang organizar uma visita de empresários e investidores chineses ao RN para conhecerem de perto as oportunidades também nas áreas mineral, petróleo e gás, petroquímica e no turismo. “Temos trabalhado muito por uma aproximação coma China, um grande país que tem recursos financeiros e tecnologia, além de um forte mercado consumidor”, afirmou Fátima.

MUNICÍPIOS

A chefe do Executivo estadual orientou o secretário Jaime Calado a articular junto à Federação dos Municípios do RN – Femurn, entendimentos para orientar opções de investimentos à Câmara de Comércio Brasil-China. “O desenvolvimento deve chegar a todas as regiões do Estado. E temos muito potencial nos municípios. Inclusive o novo Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial – Proedi, lançado no ano passado por nossa administração, contempla incentivos mais vantajosos para quem se instalar nas cidades do interior. Queremos que os empregos, a renda, os negócios, a melhoria da qualidade de vida cheguem também à população do interior nas cidades e no campo”, afirmou, citando a agricultura familiar como opção de negócios para equipamentos chineses de mecanização para pequenas propriedades.

A reunião com a CCIBC ainda contou com a presença dos empresários Márcio Dantas e Dadá Costa e representante do senador Jean Paul Prates.

Desafios da Internet: Maple Bear Natal faz trabalho de conscientização com estudantes

NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A CONSCIENTIZAÇÃO TEM SIDO FOCADA NO RESPEITO AO PRÓXIMO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Respeito, protagonismo e empatia são alguns dos conceitos que estão sendo trabalhados com estudantes da Maple Bear Natal em um trabalho de conscientização relacionado aos “desafios da internet”: vídeos com brincadeiras perigosas entre estudantes que vêm se espalhando nas redes sociais e acendendo um alerta constante entre pais e educadores. Como de tempos em tempos, uma nova “moda” propaga práticas perigosas entre crianças e adolescentes, a ideia da escola é preparar os alunos para terem uma visão crítica e consciente sobre esses desafios. 

“A gente vê a necessidade de fazer essa conscientização no sentido inverso, sem focar na parte negativa. Fazendo reflexões sobre o papel de ser protagonista, como eles podem fazer a diferença, como eles podem ser autores de boas ações”, explica a diretora pedagógica da escola, Ana Clara Costa. Segundo ela, a maioria dos alunos já tinha visto os vídeos e o tema surgiu de forma natural durante o trabalho. Os alunos do ensino fundamental II foram estimulados a escreverem um pequeno texto com sugestões de como podem ser protagonistas no mundo.

No ensino fundamental I, a conscientização tem sido focada no respeito ao próximo. Em conversas nas salas de aula, as crianças falaram do respeito ao colega, citam exemplos de ações respeitosas, de como é possível ajudar e ter empatia pelo outro. O resultado disso se transforma em desenhos, vídeos e fotos produzidos pelos estudantes.

“Esse trabalho coaduna com a nossa metodologia de ensino, que passa por questões como a vivência em comunidade, o respeito, a amizade. E eles receberam muito bem a mensagem, com um pensamento crítico sobre o assunto. Nós, enquanto escola, não podemos fechar os olhos para isso. É nosso papel levantar essa discussão e dar a abordagem correta”, finalizou Ana Clara Costa.