SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 14, 2020

Homenagem: Professora Débora Seabra é escolhida para dar nome ao Grêmio Estudantil do Colégio Porto

PRIMEIRA EDUCADORA COM SÍNDROME DE DOWN FOI RECEBIDA POR DIRETORES E ALUNOS DA ESCOLA. FOTO: DIVULGAÇÃO

A professora Débora Seabra, potiguar que é a primeira educadora com síndrome de Down do Brasil, foi escolhida para ser homenageada dando seu nome ao Grêmio Estudantil do Colégio Porto, fundado nesta sexta-feira (14). Ela foi recebida hoje por alunos e sócios-diretores da escola, que formalizaram a homenagem.

Na cerimônia de fundação do Grêmio, Débora Seabra falou sobre inclusão. Ela fez um apelo aos alunos para que o grêmio dê espaço para a incluir a todos, na condição de instituição representativa dos alunos da escola. Escritora, palestrante, professora e ganhadora do prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Débora é reconhecida em todo o país como exemplo de inclusão e superação. Em 2014, proferiu discurso na ONU e já recebeu diversas comendas, Brasil afora, por sua atuação em favor das pessoas com deficiência.

A partir da fundação do Grêmio, terá início o processo eleitoral para a escolha da diretoria. Na próxima segunda (17) será publicado o edital das eleições. Poderão compor as chapas que concorrem à direção do Grêmio Débora Seabra os alunos das 1ªs e 2ªs séries; os alunos do Pré não podem concorrer, mas também têm direito a voto. As chapas poderão se inscrever entre 17 e 28 de fevereiro; o período de campanha será de 09 a 13 de março – com direito a um debate – e as eleições estão agendadas para o dia 17 de março.

SANTA CRUZ: Vereador ‘Gean paraibano’ é condenado a 8 meses de prisão e tem direitos políticos suspensos

VEREADOR AGREDIU O ADVOGADO THIAGO JOFRE DURANTE SESSÃO LEGISLATIVA. FOTO: DIVULGAÇÃO/REDES SOCIAIS

A magistrada do Juizado Especial Criminal da Comarca de Santa Cruz, condenou o vereador  Genicleide Ferreira, mais conhecido como “Gean paraibano”, por ter agredido covardemente, o advogado Thiago Jofre Dantas de Faria, durante uma seção legislativa da Câmara Municipal de Santa Cruz, quando o causídico estava em plena atuação profissional. O fato aconteceu em 11/12/2018 e teve grande repercussão na mídia estadual. A OAB/RN já havia aprovado e realizado ato de desagravo em favor do Advogado Thiago Jofre, no dia 02/10/2019.

Na sentença publicada dia 07/02/2020, no processo número 0100358-87.2019.8.20.0126, a juíza destaca que: “No caso em tela, entendo que a conduta praticada pelo réu extrapolou a culpabilidade inerente ao tipo penal, uma vez que cometida dentro da Câmara Municipal na qual era este o então presidente e de quem, portanto, era exigido, mais que a qualquer outro no recinto, que agisse com o máximo decoro, serenidade e tranquilidade. De tal sorte essa circunstância lhe é desfavorável”.

Além de detenção de 8 meses, a sentença suspende os direitos políticos do Vereador e condena ao pagamento das custas processuais e multa.

ADVOGADO THIAGO JOFRE. FOTO: REPRODUÇÃO

A condenação por agressão ao advogado soma-se ao vasto currículo do vereador, que tem como conduta frequente agressões físicas a advogado, ameaça com arma de fogo e agressão a enfermeira do Hospital Walfredo Gurgel, abuso de “autoridade”, dentre outras.

Procurado pelo nosso Blog, o Dr. Thiago Jofre, informou que além do processo criminal que gerou a condenação do Vereador Réu, o Advogado e a OAB/RN movem outros processos de natureza cível e penal contra o Vereador e concluí dizendo que: “a condenação de Geam Paraibano foi uma vitória do bem contra o mal, foi uma vitória da Advocacia, foi uma vitória de toda sociedade e um forte golpe nos que pensão está acima da lei”.

Repórteres da Veja que apuravam morte de miliciano são detidos pela polícia da Bahia

JORNALISTAS INVESTIGAVAM CASO DE EX-PM LIGADO A FLÁVIO BOLSONARO E ACABARAM LIBERADOS NA DELEGACIA. FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os jornalistas Hugo Marques e Cristiano Mariz, da revista Veja, foram detidos e conduzidos a uma delegacia pela Polícia Militar da Bahia na manhã desta sexta-feira (14).

Os repórteres estavam na cidade de Pojuca (a 90 km de Salvador), onde investigavam as circunstâncias da morte do miliciano Adriano da Nóbrega, ligado ao senador Flávio Bolsonaro e morto em uma ação policial no último domingo (9) em Esplanada (a 170 km da capital baiana).

De acordo com o relato dos repórteres da Veja, eles estavam a caminho de uma das fazendas do pecuarista Leandro Guimarães quando foram cercados por duas viaturas da polícia.

A intenção dos jornalistas era tentar entrevistar Leandro, fazendeiro que hospedou o miliciano por cerca de uma semana antes de ele seguir para o sítio do vereador Gilsinho de Dedé (PSL), onde acabou morto ao ser alvo de operação policial.

Nota da revista VEJA

A direção da revista lamenta a postura autoritária da Polícia Militar da Bahia, que deteve na manhã desta sexta, 14, o repórter Hugo Marques e o repórter fotográfico Cristiano Mariz. Os dois profissionais de VEJA estavam apurando informações relacionadas ao caso da morte do ex-capitão Adriano da Nóbrega quando foram detidos por dois agentes e levados na sequência ao distrito policial de Pojuca, de onde acabaram sendo liberados após vinte minutos. A direção da Editora Abril estuda as medidas cabíveis contra essa atitude de tentar constranger e limitar o trabalho da livre imprensa. A direção da redação de VEJA, por sua vez, como sempre fez ao longo de seus mais de cinquenta anos de história, não vai se intimidar com ameaças e medidas arbitrárias – e seguirá firme no seu compromisso de busca da verdade, doa a quem doer.

Folha de S. Paulo

Integrantes da Lava Jato viram réus em ação sobre outdoor da força-tarefa

PLACA ELOGIOSA FOI INSTALADA EM CURITIBA QUANDO OPERAÇÃO COMPLETOU CINCO ANOS, EM MARÇO DE 2019. FOTO: REPRODUÇÃO

Procuradores da Lava Jato vão ter que explicar na Justiça se têm relação com um outdoor em homenagem à operação instalado no ano passado na região metropolitana de Curitiba.

Treze membros e ex-membros da força-tarefa de combate à corrupção tornaram-se réus de uma ação popular que busca esclarecer quem são os responsáveis pela placa comemorativa.

A propaganda foi posta numa via de acesso ao aeroporto Afonso Pena em março de 2019, mês em que a Lava Jato completou cinco anos. Nela, há fotos de integrantes da operação e a frase: “Bem-vindo à República de Curitiba, terra da Lava Jato, a investigação que mudou o país”.

Os procuradores —incluindo Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Paraná— foram citados pela Justiça Federal para se pronunciarem sobre a propaganda no final de janeiro. Até agora, nenhum deles se manifestou.

Procurada pelo UOL, a força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná informou que seus “atuais membros” não tiveram relação com o outdoor e “se pronunciarão nos autos em momento oportuno”.

Além dos integrantes e ex-integrantes da força-tarefa, a empresa Outdoormidia, que instalou a placa, também foi citada. O advogado da companhia não respondeu à reportagem.

Folha de S. Paulo

Expo Meia do Sol triplica de tamanho para receber 15 mil pessoas este ano

A MUDANÇA DE ANDAR NO HOTEL QUE SEDIA O EVENTO CONFIRMA O SUCESSO DA EXPO. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Expo Meia do Sol foi uma das grandes novidades da última edição da Meia Maratona do Sol. Com o sucesso de 2019, a organização renovou o projeto que, agora, poderá comportar três vezes mais a quantidade de marcas participantes e receberá de forma confortável as 15 mil pessoas que são esperadas na prévia da competição. Este ano, a Exposição ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no 1º andar do Holiday Inn da Av. Salgado Filho, em Natal.

A mudança de andar no hotel que sedia o evento confirma o sucesso da Expo. “Tiramos do térreo do Holiday Inn e passamos para o primeiro andar para, assim, abrimos espaço para 34 estandes. Serão 1.200 metros quadrados de área, o triplo do ano passado. Todos os 11 expositores da primeira edição já confirmaram a presença para este ano”, conta Gabriel Negreiros, diretor de comunicação da HC Sports.

Além dos estandes e da entrega dos kits para os inscritos, o evento é um espaço para falar sobre saúde, qualidade de vida e, claro, corrida de rua. “Durante a programação, receberemos especialistas e parceiros para envolver o público neste universo do esporte. É realmente o ‘esquenta’ para envolver toda a cidade, já que o evento é de acesso gratuito, no clima da competição mais bonita do Nordeste”, conta Gabriel.

Bom para o atleta e os amigos que o acompanham na busca do material da prova; e bom também para as marcas, como adianta Negreiros. “A Expo Meia do Sol transformou essa entrega de kit que sempre aconteceu em um espaço único para que parceiros exponham seus produtos, ofereçam benefícios exclusivos. Essa mudança foi fundamental para gerar uma grande cadeia de interações e negócios. Os participantes se beneficiam com o conteúdo apresentado, os brindes distribuídos pelas marcas envolvidas no evento e shows e atrações culturais”.

Empresas como Rikam, Rapanui, Athenes, Kdarços, Clique-me e Bendito Pace estarão na Expo 2020. “A primeira edição foi tão proveitosa para todos as marcas participantes abraçaram a causa para este ano. Ou seja, essa é uma boa oportunidade de ativação de negócios para empresários que querem ver seu negócio associado a um evento que conquistou o povo potiguar”, convida Gabriel Negreiros.

DETRAN-RN implanta ponto eletrônico para todos os servidores

AS FALTAS NÃO JUSTIFICADAS SERÃO DESCONTADAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) implementou o sistema de ponto eletrônico para os servidores do órgão. A medida engloba nesse primeiro momento todas as coordenadorias da sede, em Natal, e, a partir de março, será implantada no interior do estado. Os coordenadores e subcoordenadores com função comissionada também estão inclusos na determinação.

O sistema eletrônico de frequência foi instituído pelo Decreto Nº 25.731, de 14 de Dezembro de 2015, que regulamenta o controle de frequência, a compensação de horas e o ponto facultativo nos órgãos da Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual. As faltas não justificadas serão descontadas.

“Atualmente o controle da jornada de trabalho estava sendo feito pela assinatura da folha de frequência. Com o novo formato eletrônico será possível fazer um mais amplo controle de assiduidade, cumprimento dos horários de expediente e principalmente aumentar a produtividade do órgão. É uma maneira de gerir mais moderna e eficiente que se traduzirá num melhor serviço prestado à sociedade”, explica Wellington Tinôco, Coordenador Administrativo do Detran.

A implantação do Ponto Eletrônico no órgão é um trabalho conjunto entre a Subcoordenadoria de Recursos Humanos e a Subcoordenadoria de Informática, em parceria com Escola de TI do Governo do Estado do RN.

DNIT começa a recuperar viaduto de Goianinha na BR 101

A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA É A JATOBETON ENGENHARIA LTDA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Interditado desde o dia 16 de junho de 2018 devido às rachaduras e problemas estruturais, o viaduto de Goianinha na BR 101, região metropolitana de Natal, começou a ser recuperado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A obra está orçada em pouco mais de R$ 2 milhões de reais e tem prazo de entrega para abril deste ano. Estão sendo executados os serviços de recuperação asfáltica, das lajes de concreto armado e disponibilização de novo escoramento das lajes.

Gilmar solta homem preso por furtar R$ 29 em cervejas e pinga

MINISTRO ENTENDEU QUE O CASO SE ENQUADRA NO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA E QUE O AUTOR DEVOLVEU OS PRODUTOS QUE PEGOU ILEGALMENTE. FOTO: EBC

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a soltura e absolveu um homem acusado de furtar R$ 29 em bens na cidade de Mauá, em São Paulo. De acordo com o processo, foram subtraídos R$ 4,15 em moedas, uma garrafa de coca cola de 290 ml, duas garrafas de cerveja de 600 ml e uma garrafa de pinga da marca 51 de um litro.

A Justiça de São Paulo condenou o autor a 1 anos e nove meses de prisão, em regime semiaberto, quando o apenado pode sair durante o dia para trabalhar. O furto ocorreu em um restaurante da região, durante a noite, e o homem foi preso em flagrante.

A Defensoria Pública de São Paulo entrou com um pedido de habeas corpus, alegando “princípio da insignificância”, em razão do valor dos bens. Os advogados ressaltaram ainda que o acusado devolveu os produtos e o dinheiro que havia pegado do estabelecimento. As instâncias anteriores negaram o pedido, alegando que os bens em questão não se enquadravam no princípio alegado.

Além disso, de acordo com os autos, o homem teria outras acusações anteriores. Ao analisar o caso, o ministro Gilmar Mendes entendeu que o valor irrisório não é motivação para manter alguém preso. “Ademais, não é razoável que o Direito Penal e todo o aparelho estatal movimentem-se no sentido de atribuir relevância à hipótese de furto de R$ 4,15 (quatro reais e quinze centavos) em moedas, uma garrafa de Coca-Cola, 290 ml, duas garrafas de cerveja, 600 ml e uma garrafa de pinga marca 51, 1 litro, tudo avaliado em R$ 29,15”, escreveu o ministro.

Correio Braziliense