SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 28, 2020

STJ atende governo e libera divulgação de resultados do Sisu e inscrições do Prouni

PEDIDO FOI ATENDIDO PELO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA, NESTA TERÇA-FEIRA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, atendeu ao pedido do governo federal nesta terça-feira (28) e liberou a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os próximos passos do processo seletivo com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Na sexta-feira (24), a Justiça Federal em São Paulo havia determinado que o processo deveria ser suspenso assim que se encerrassem as inscrições para concorrer a vagas em universidades públicas – o prazo terminou na noite deste domingo (26).

Na prática, isso fez com que o resultado do Sisu não fosse divulgado na manhã desta terça-feira (28), como previsto inicialmente. O início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas em universidades privadas, também foi suspenso.

Até a última atualização desta reportagem, o Ministério da Educação ainda não tinha informado novos cronogramas para esses processos seletivos.

Com a decisão de Noronha, o governo poderá divulgar o resultado do Sisu e deve definir novas datas para o Prouni.

Lulinha e sócios planejavam documentário de R$ 10 milhões sobre Lula e criação de time de futebol, revela PF

DOCUMENTOS APREENDIDOS MOSTRAM PROJETOS PARA TENTAR RECONSTRUIR A IMAGEM DO EX-PRESIDENTE, QUE INCLUÍAM ATÉ A CRIAÇÃO DE UM TIME DE FUTEBOL. FOTO: REUTERS

A Polícia Federal já descobriu que Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, faturou 172 milhões de reais de duas operadoras de telefonia durante o período em que o PT esteve no governo. Ex-tratador de animais do zoológico, Lulinha, como é conhecido, se transformou num empresário de sucesso. Descobre-se agora que, mesmo depois da operação Lava-Jato, ele tinha planos ambiciosos para promover a imagem do pai corrupto e ainda ganhar algum dinheiro com isso. A primeira etapa seria a produção de um documentário. A segunda parte seria a criação de um time de futebol – o Marti Soccer Club. O clube-empresa teria a estrela do PT no ombro e nome fantasia “Che Sport Club”, uma referência ao guerrilheiro Che Guevara.

Em dezembro, a PF realizou buscas nas empresas de Fábio e de seus sócios Fernando Khalil, Kalil Bittar e Jonas Suassuna. Lá, foram apreendidos centenas de documentos. Na sede da Bitt Business, empresa de Kalil Bittar que fica em Campinas, os agentes encontraram uma fatura de locação de equipamentos cinematográficos, datada de 2011, no valor de 95 mil reais em nome da Editora Gol, de Jonas Suassuna. Os equipamentos seriam utilizados na “finalização do documentário ‘Lula’”. A Lava-Jato, ao que tudo indica, adiou os planos cinematográficos da turma, retomados no fim do ano passado, após a libertação do ex-presidente.

Veja

Internações na Maternidade Januário Cicco estão suspensas por superlotação

OS 23 LEITOS DA UTI NEONATAL ENCONTRAM-SE OCUPADOS E 7 BEBÊS PREMATUROS OCUPAM AS SALAS DE PARTO. FOTO: EBSERH

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJCUFRN – Ebserh), informou, nesta terça-feira (28), que se encontra com sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal superlotada e suspendeu a internação de novos pacientes.

Atualmente, os 23 leitos da UTI Neonatal encontram-se ocupados e 7 bebês prematuros ocupam as salas de parto e o centro cirúrgico obstétrico da instituição, aguardando transferência ou vaga na UTI. Assim, a instituição está 30% acima de sua capacidade.

Até presente momento, não há previsão de quando o caso será normalizado.

Nos casos de novos pacientes, a recomendação da unidade é que as grávidas priorizem outras Maternidades do Estado, pois a MEJC não tem estrutura para novos internamentos neste momento.

Em Natal, existem outras três unidades médicas que realizam partos. São elas: Maternidade Municipal Doutor Araken Irerê Pinto, no Tirol, Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Leide Morais e o Hospital Santa Catarina, ambos no bairro Potengi.

Alteração à Lei Djalma Maranhão vai democratizar acesso à cultura em Natal

PREFEITO ÁLVARO DIAS E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA, DÁCIO GALVÃO, PUDERAM RECEBER EXPLICAÇÕES DE SUELDO SOBRE A PROPOSTA. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Uma alteração à Lei de Incentivo à Cultura de Natal, a Djalma Maranhão, sancionada nesta terça-feira (28) pelo prefeito Álvaro Dias (MDB), vai democratizar o acesso à cultura nas quatro zonas da capital potiguar. O projeto foi proposto pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS) e aprovada pela Câmara Municipal nos últimos dias legislativos de 2019.

Como explica o parlamentar, o texto substitutivo elaborado por ele propõe que a realização dos projetos culturais em Natal passe a acontecer, prioritariamente, de forma igualitária nas quatro zonas territoriais do município. “A ideia é promover o acesso à cultura levando em conta as particularidades das diferentes regiões da cidade, criando oportunidades em todas elas”, explicou ele.

Outra mudança oriunda do novo texto diz respeito à movimentação dos valores captados para os projetos culturais. Com a alteração, quando os depósitos somarem 20% do valor pretendido, o agente cultural já vai poder iniciar os trabalhos. Atualmente, a movimentação está condicionada à presença de 40% do valor na conta.

Durante encontro recente, o prefeito Álvaro Dias e o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, puderam receber explicações de Sueldo sobre a proposta, construída com base em colaborações dadas por produtores culturais da cidade. A equipe técnica da Fundação Cultural Capitania das Artes analisou as alterações propostas antes de ser feita a sanção por parte do executivo municipal.

Em visita a Cuba, vereadora Divaneide quer trazer iniciativas exitosas para Natal

DIVANEIDE BASÍLIO (PT) VAI CONHECER EXPERIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS QUE CONSIDERA EXITOSAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E AGRICULTURA URBANA E FAMILIAR. FOTO: ELPIDIO JUNIOR

A vereadora de Natal Divaneide Basílio (PT) chegou nesta segunda-feira (27) a Cuba, onde cumprirá agenda a convite do MST. No país caribenho, a parlamentar vai conhecer experiências administrativas que considera exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar.

A programação da parlamentar inclui visitas a instituições como a Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), entidade ligada às ONU que atua em todo o mundo desenvolvendo projetos para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza rural entre a população mais carente.

“Na reunião com o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, pudemos aprender sobre os projetos fomentados pela entidade na ilha e apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo nosso mandato em Natal, como a Lei da Agricultura Urbana e Periurbana e a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar”, conta Divaneide.

Em publicação no Instagram, a vereadora registrou a passagem por Cuba. Em vídeo, ela disse estar emocionada por conhecer o país, principal experiência socialista na América Latina na atualidade.

“Todo mundo, no fundo, quer (conhecer Cuba), principalmente pelo momento que a gente está vivendo no Brasil… Um momento bem tenso, momento de perda de direitos. Pelo menos conhecer uma experiência que fortaleça nossas energias, que recupere nosso fôlego, por si só é um bálsamo”, destacou a parlamentar, em vídeo.

Em outro post, ela escreveu: “Uma ótima oportunidade de aprofundar nosso olhar sobre o que dá certo nesse país caribenho e para trazer para nossa cidade as melhores iniciativas desenvolvidas na ilha”.

Após ser beijado pela vítima no tribunal, réu é condenado a sete anos em regime semiaberto

AO FINAL DO JULGAMENTO, VÍTIMA, RÉU, ADVOGADOS E FAMILIARES POSARAM PARA UMA FOTO JUNTOS. FOTO: FOLHA DO MATE/REPRODUÇÃO

O primeiro julgamento do ano da Comarca de Venâncio, no Rio Grande do Sul, encerrou na tarde desta terça-feira (28) no Salão do Tribunal do Júri. Denunciado por tentativa de feminicídio, Lisandro Rafael Posselt, 28 anos, foi condenado a 7 anos em regime semiaberto. No plenário, a vítima, Micheli Schlosser, 25 anos, atingida por cinco tiros pelo ex- ompanheiro, pediu autorização ao juiz presidente da sessão, João Francisco Goulart Borges, para abraçar e beijar o réu, que era seu namorado na época dos fatos e, atualmente, se encontra preso.

As informações são do jornal A Folha do Mate.O homem foi condenado a cinco anos pela tentativa de feminicídio e mais dois pelo porte ilegal de arma. O acusado recebeu o direito de apelar em liberdade, desta forma, não retorna à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) onde estava recolhido desde agosto do ano passado. Após o final do julgamento, vítima, réu, advogados e familiares posaram para uma foto juntos.

Família dá prazo para irmão da viúva de Gugu deixar mansão na Flórida

OS IRMÃOS DE GUGU ALEGAM QUE OS DOIS NUNCA TIVERAM UM RELACIONAMENTO, SERIAM APENAS AMIGOS. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A disputa judicial entre a família de Gugu e a mãe dos filhos do apresentador, Rose Miriam Di Matteo, avançou mais um capítulo. O espólio de Gugu Liberato exigiu que o irmão da viúva deixe a casa em que está com ela e os sobrinhos, na Flórida. Giafrancesco Di Matteo já teria sido notificado e tem 15 dias para deixar o imóvel.

Segundo a colunista da Folha de São Paulo, a expulsão é uma espécie de retaliação da família de Gugu à Rose, que quer ser reconhecida como esposa do astro da TV – status que confere a ela o direito sobre a metade do patrimônio que ele deixou. Os irmãos de Gugu alegam que os dois nunca tiveram um relacionamento, seriam apenas amigos.

Ainda de acordo com Bergamo, o advogado da viúva, Nelson Wilians, afirmou que “a casa é o lar de Rose”, e que o irmão estaria lá “para dar apoio neste momento difícil”. Ele também pretende pedir a exclusão de Aparecida Liberato, irmã de Gugu, como inventariante, pois entende que essa situação é conflitante com os interesses de sua cliente, bem como dos filhos dela.

Diário de Pernambuco

Congresso prevê gastar R$ 4,6 milhões para alugar 50 carros, incluindo blindados com sirenes

VEÍCULOS SÃO BLINDADOS COM SIRENES ELETRÔNICAS E PELÍCULA ANTIVANDALISMO NOS VIDROS. FOTO: METROPOLES

A Câmara dos Deputados prevê gastar 4,6 milhões de reais em 2020 com o aluguel de 50 carros para “o deslocamento de funcionários, materiais e autoridades”.

Entre os veículos descritos no edital divulgado na última sexta-feira, estão blindados com sirenes eletrônicas e película antivandalismo nos vidros.

Alguns dos modelos citados como referência: Ford Ranger, Chevrolet S-10, Volkswagen Amarok, Chevrolet Trailblazer, Hyundai Santa Fé, Ford Edge.

O Antagonista