SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 17, 2020

Atriz Regina Duarte é convidada para Secretaria de Cultura, diz colunista

ATRIZ QUE JÁ DECLAROU APOIO AO PRESIDENTE EM VÁRIAS OPORTUNIDADES, FICOU DE RESPONDER ATÉ AMANHÃ SE ASSUMIRÁ O CARGO. FOTO: REPRODUÇÃO

A atriz Regina Duarte foi convidada pelo governo para assumir a Secretaria Nacional de Cultura, no lugar de Roberto Alvim, exonerado após discurso com citações ao ministro nazista Joseph Goebbels. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, a artista ficou de dar resposta até este sábado, 18.

Regina Duarte já foi convidada para o cargo anteriormente, mas havia recusado a proposta. A atriz é conhecido por se alinhar a discursos de direita, tendo sido figura marcante nas manifestações favoráveis ao impeachment de Dilma Rousseff e declarado publicamente apoio a Jair Bolsonaro.

Regina Duarte teria dito que estava animada com o convite, mas em dúvida se deveria aceitar o cargo.

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a exoneração de Alvim do cargo de secretário da Cultura.

“Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência. Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, como o nazismo e o comunismo, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas”.

Associação de juízes cobra responsabilização civil e criminal de ex-secretário de cultura, Roberto Alvim

EM VÍDEO EM QUE ANUNCIA O PRÊMIO NACIONAL DAS ARTES, ALVIM, CITOU TEXTUALMENTE TRECHOS DE UM DISCURSO DO IDEÓLOGO NAZISTA JOSEPH GOEBBELS. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

A Associação Juízes Para a Democracia cobrou nesta sexta-feira, 17, a responsabilização civil, administrativa e criminal, do ex-secretário Nacional de Cultura Roberto Alvim. Segundo a entidade, que reúne magistrados ativistas, o presidente Jair Bolsonaro foi “contraditório” ao demitir Alvim já que seu governo “flerta continuamente com políticas totalitárias”.

Em vídeo em que anuncia o Prêmio Nacional das Artes, Alvim, citou textualmente trechos de um discurso do ideólogo nazista Joseph Goebbels.

Segundo o presidente da OAB, a declaração foi uma “clara e aberta apologia ideológica do regime nazista”. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a demissão do secretário nacional de Cultura e declarou “repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas”.

“O pronunciamento oficial de um secretário de Estado, reproduzindo, em forma e conteúdo, a política de propaganda de um regime totalitário, mundialmente repudiado pelos prejuízos causados à humanidade, é inaceitável”, reage a AJD.

A entidade, presidida pela juíza Valdete Souto Severo, afirma que a “ação da Presidência da República, demitindo o referido secretário, constitui, no máximo, um sinal contraditório de um governo, cujas ações flertam continuamente com políticas totalitárias como o extermínio de populações periféricas e indígenas; intolerância com a população LGBT; censura do pensamento de oposição e destruição do ambiente”.

“A AJD repudia o pronunciamento feito pelo Secretário de Cultura e bem assim a política que vem sendo feita pelo atual governo. Além disso, exige que as instituições responsáveis pela garantia da democracia promovam a responsabilização civil, administrativa e criminal de Roberto Alvim.”

Estadão

Caern trabalha para retomar abastecimento pelas adutoras emergencial de Acari e Serra de Santana

CAERN SUSPENDE ABASTECIMENTO EM TRÂS BAIRROS DE NATAL

Equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalham para restabelecer o abastecimento de água para Acari e cidades atendidas pela adutora Serra de Santana. A adutora emergencial que atende Acari apresentou vazamentos nessa quinta-feira, 16, e a previsão é de que o serviço seja concluído até este sábado, 18, às 14h.

A Adutora Serra de Santana está com o fornecimento de água suspenso em função de problemas no equipamento que bombeia água na Estação de Bombeamento – 3, com previsão de restabelecimento também neste sábado. As cidades afetadas são Bodó, Serro Corá, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino, Florânia e Jucurutu. A normalização do abastecimento se dará em até 48 horas após religados os sistemas.

Tiago Leifert e Rodrigo Faro podem ser substitutos de Luciano Huck no Caldeirão

COLUNISTAS DO PROGRAMA APRESENTADO POR SÔNIA ABRÃO, REFORÇARAM ESSA IDEIA DA EMISSORA GLOBAL APOSTAR EM UM DOS APRESENTADORES PARA FICAR NO LUGAR DE HUCK

Com seu nome envolvido na política desde as eleições de 2018, o apresentador Luciano Huck pode disputar à presidência do Brasil. Caso Huck assuma o novo posto na política, e da qual precisa de total dedicação, ele terá que deixar o comando de seu programa ‘Caldeirão do Huck’, da Globo.

Nomes como o de Tiago Leifert, apresentador de dois programas da casa, ‘The Voice Brasil’ e do ‘Big Brother Brasil’, e o de Rodrigo Faro, que comanda a atração ‘A Hora do Faro, da Record, estão na mira da emissora do Plim Plim para substituir o marido de Angélica.

Nesta sexta-feira, 17, os colunistas do programa ‘A Tarde é Sua’, apresentado por Sônia Abrão, reforçaram essa ideia da emissora global apostar em um dos apresentadores para ficar no lugar de Huck.

Istoé

Diretor da ISTOÉ, Mario Simas Filho morre em São Paulo aos 59 anos

JORNALISTA MARIO SIMAS FILHO LUTAVA CONTRA UM CÂNCER NO RIM. FOTO: REPRODUÇÃO

Diretor de núcleo da revista ISTOÉ, o jornalista Mario Simas Filho morreu na madrugada desta sexta-feira, 17, em São Paulo. Internado no hospital Paulistano, ele lutava contra um câncer no rim havia vários anos.

O jornalista era filho do advogado Mario Simas, especializado em direitos humanos e que defendeu ativistas durante o período da ditadura militar. Na juventude, Simas Filho trabalhou no Centro São Tobias de Direitos Humanos. Foi nesta época que se tornou amigo de D. Paulo Evaristo Arns.

Como jornalista, teve passagens por Folha da Tarde e Folha de S. Paulo. Já em ISTOÉ, um dos marcos da carreira de Simas Filho foi a reportagem que revelou que PC Farias, aliado do ex-presidente Collor, havia sido assassinado, e não cometido suicídio.

Em 2001, com outros jornalista de ISTOÉ, Mário Simas Filho, venceu o Prêmio Esso de Jornalismo com a série de reportagens “Senadores Envolvidos na Fraude do Painel de Votação do Senado”.  A reportagem transcrevia fita com uma conversa do então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que dizia conhecer a lista dos votos da cassação do senador Luiz Estevão. ACM renunciou.

Istoé

Instituto emite alerta de chuva com ‘perigo potencial’ e ventos de até 60 km por hora em 73 municípios do RN

DE ACORDO COM O INMET, HÁ BAIXO RISCO DE CORTE DE ENERGIA ELÉTRICA, QUEDA DE GALHOS DE ÁRVORES, ALAGAMENTOS E DE DESCARGAS ELÉTRICAS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso com alerta que vale das 10h desta sexta-feira, 17, às 9h deste sábado, 18, em uma área do Nordeste que abrange 73 municípios potiguares.

O alerta aponta para a ocorrência de chuvas com volume de 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h. Municípios do Piauí e do Ceará também foram listados no alerta.

Ainda de acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o instituto orientou que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra recomendação é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Confira as cidades potiguares com alerta

  1. Afonso Bezerra
  2. Alto Do Rodrigues
  3. Angicos
  4. Areia Branca
  5. Arez
  6. Açu
  7. Baraúna
  8. Barcelona
  9. Baía Formosa
  10. Bento Fernandes
  11. Bom Jesus
  12. Brejinho
  13. Caiçara Do Norte
  14. Caiçara do Rio do Vento
  15. Canguaretama
  16. Carnaubais
  17. Ceará-Mirim
  18. Espírito Santo
  19. Extremoz
  20. Fernando Pedroza
  21. Galinhos
  22. Goianinha
  23. Grossos
  24. Guamaré
  25. Ielmo Marinho
  26. Ipanguaçu
  27. Jandaíra
  28. Januário Cicco
  29. Jardim de Angicos
  30. João Câmara
  31. Jundiá
  32. Lagoa De Pedras
  33. Lagoa De Velhos
  34. Lagoa Salgada
  35. Lajes
  36. Macau
  37. Macaíba
  38. Maxaranguape
  39. Monte Alegre
  40. Mossoró
  41. Natal
  42. Nísia Floresta
  43. Parazinho
  44. Parnamirim
  45. Pedra Grande
  46. Pedra Preta
  47. Pedro Avelino
  48. Pendências
  49. Porto do Mangue
  50. Poço Branco
  51. Pureza
  52. Riachuelo
  53. Rio do Fogo
  54. Ruy Barbosa
  55. Santa Maria
  56. Senador Elói de Souza
  57. Senador Georgino Avelino
  58. Serra Caiada
  59. Serra do Mel
  60. São Bento Do Norte
  61. São Gonçalo do Amarante
  62. São José de Mipibu
  63. São Miguel do Gostoso
  64. São Paulo Do Potengi
  65. São Pedro
  66. São Tomé
  67. Taipu
  68. Tibau
  69. Tibau do Sul
  70. Touros
  71. Vera Cruz
  72. Vila Flor
  73. Várzea

RN está entre os quatro estados com maior número de alunos com nota 1000 na redação do Enem, diz MEC

SEIS ALUNOS DO RN TIRARAM NOTA MÁXIMA NA REDAÇÃO. FOTO: REPRODUÇÃO

O Rio Grande do Norte teve seis alunos que atingiram a nota máxima na redação do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. De acordo com o Ministério da Educação, foram 53 estudantes que conseguiram a avaliação 1.000 em todo o país.

O MEC informou que as mulheres foram maioria entre os que obtiveram a nota máxima: são 32 do total. Minas Gerais foi o estado com a maior quantidade de alunos com esta avaliação na redação do Exame: 13.

As redações com nota máxima são de estados do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste:

  • Alagoas (2);
  • Bahia (1);
  • Ceará (6);
  • Distrito Federal (2);
  • Espírito Santo (1);
  • Goiás (4);
  • Maranhão (1);
  • Mato Grosso do Sul (1);
  • Minas Gerais (13);
  • Paraíba (1); Pará (2);
  • Pernambuco (1);
  • Piauí (2);
  • Rio Grande do Norte (6);
  • Rio de Janeiro (6);
  • São Paulo (4).

O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

Calendário de pagamentos do IPVA 2020 começa a partir de março

O CONTRIBUINTE DEVE ACESSAR O PORTAL E CLICAR NA OPÇÃO ‘CONSULTA DE VEÍCULOS E BOLETOS’. EM SEGUIDA, INFORMAR A PLACA DO VEÍCULO E O RENAVAM. FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2020. Os primeiros vencimentos estão programados para o dia 12 de março e são referentes aos automóveis com finais de placas 1 e 2, já que o cronograma é baseado no número final da placa do veículo. A SET-RN alerta que, a exemplo do ano passado, carnê não é mais enviado à residência do proprietário do carro. O boleto é gerado pela internet, no site do Detran-RN (www.detran.rn.gov.br), e já está disponível.

O contribuinte deve acessar o portal e clicar na opção ‘consulta de veículos e boletos’. Em seguida, informar a placa do veículo e o Renavam. O próximo passo é escolher a geração de guia (pagamento nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, correspondentes Pagfácil, Lotéricas, Caixas Eletrônicos e Internet Banking) ou a emissão de Boleto (pagamento em qualquer instituição bancária).

Para quem aderiu à campanha Nota Potiguar, o boleto já descrimina o valor do desconto, que pode chegar a até 10% do total do imposto, e o restante devido. É possível parcelar esse valor restante em até cinco cotas ou pagar a cota única, que, nesse caso, dá direito a um desconto de 5%. A opção de parcelamento é feita no momento da geração do boleto.

Em todo o Rio Grande do Norte, cerca de 600 mil veículos estão aptos a pagar o IPVA. A expectativa do governo é arrecadar em torno de R$ 398 milhões este ano em função do recolhimento desse tributo. Os descontos oferecidos pela Nota Potiguar representaram uma renúncia fiscal de R$ 1,25 milhão que deixaram de ser recolhidos de 21.613 veículos beneficiados.

Para conferir o calendário completo de pagamento clique no link abaixo: http://www.set.rn.gov.br/contentProducao/aplicacao/set_v2/impostos/gerados/ipva_calendario.asp