SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 2, 2020

Em vídeo nas redes sociais, Fátima anuncia novo concurso para Polícia Civil; edital deve ser lançado em abril

O ANÚNCIO FOI REALIZADO APÓS REUNIÃO COM A SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS, VIRGÍNIA FERREIRA E A DELEGADA GERAL DA POLÍCIA CIVIL ANA CLÁUDIA SARAIVA. FOTO: ELISA ELSIE

As providências pendentes para a realização do concurso público da Polícia Civil foram discutidas durante reunião entre a governadora Fátima Bezerra; a secretária de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Virgínia Ferreira; e a delegada geral da Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva, nesta quinta-feira, 2. Também foi discutido o cronograma para aplicação do certame.

“Após grande esforço da equipe do Governo, destravamos o concurso da Polícia Militar que há 14 anos não tinha novas contratações. Agora, trazemos a notícia de que vamos realizar o concurso da Polícia Civil neste ano para que em 2021 possamos dar início às contratações”, afirmou a governadora. Ela lembrou que o último concurso da Polícia Civil foi realizado em 2008 com contratações realizadas em 2010.

Durante a reunião, ficou estabelecido que o processo será reiniciado a partir de um pedido de autorização feito pela delegada-geral à governadora, diante de inconsistências identificadas pela Procuradoria Geral do Estado e pela Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos, no processo anterior.

Além disso, a previsão é que o edital seja lançado no mês de abril, com curso de formação a ser iniciado em agosto. “O objetivo é que, no início de janeiro de 2021, os candidatos já estejam aptos para as nomeações”, explicou a secretária de Administração, Maria Virgínia Ferreira.

“Haverá uma atualização do número de vagas, pois o último dado constante no processo era do ano de 2015, por isso estamos realizando um levantamento, para ampliar as vagas de reposição, conforme aposentadorias e falecimentos que ocorreram até 2019”, ressaltou a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva.

PM é suspeito de matar namorado da ex-mulher em casa de antiga sogra

SANDRO SILVA SANTOS, ESTAVA FAZENDO UMA REFORMA NA PORTA NA COZINHA DO IMÓVEL QUANDO FOI ASSASSINADO. FOTO: REPRODUÇÃO

Um policial militar é suspeito de ter assassinado um fotógrafo no município de Itabuna (BA), na região sul do estado, na tarde de ontem. Segundo familiares da vítima, Sandro Silva Santos, 36, o soldado da PM Felipe Prado de Araújo matou o fotógrafo por ciúmes. A vítima era o atual namorado da ex-mulher do policial.

O suspeito do crime está foragido. Sandro estava na casa da mãe de sua namorada, localizada no bairro Novo Lomanto, quando foi surpreendido e assassinado a tiros. O fotógrafo estava fazendo uma reforma na porta na cozinha do imóvel quando foi assassinado.

Policiais do 15º Batalhão de polícia informaram que o soldado usou uma pistola .40, de uso da Polícia Militar da Bahia, e estava em horário de serviço quando cometeu o crime. Ele trabalhou no posto do 15° Batalhão durante a manhã de ontem e, por volta das 12h40, disse que precisaria sair para comprar um almoço. Entretanto, o soldado teria chegando à casa da ex-sogra, por volta das 13h10, e matado o fotógrafo.

No imóvel, reside a sogra, a namorada do fotógrafo e os filhos dela com o policial. Familiares de Sandro relataram que o policial estava fardado quando invadiu o imóvel e cometeu o crime. A irmã do fotógrafo, Loana Silva, disse ao UOL que o irmão não teve chance de se defender dos tiros e foi assassinado na cozinha, junto à porta que ele estava instalando no imóvel.

“O policial invadiu a casa, ele estava fardado, e meu irmão estava colocando uma porta na casa da ex-sogra desse policial. Ele já foi logo atirando, sem chance de defesa, na frente de todos”, relatou Loana. “O policial matou meu irmão por ciúmes. Pedimos justiça”, completou.

Sandro era separado e namorava havia poucos meses com a ex-mulher do policial. Ele tinha três filhos. O corpo dele foi enterrado hoje no cemitério de Itabuna. A polícia informou que realiza diligências para tentar capturar o homem.

UOL

Lei de Abuso de Autoridade entra em vigor nesta sexta-feira

PARA TORNAR AS CONDUTAS CRIMINOSAS, É NECESSÁRIO QUE O ATO SEJA PRATICADO COM A FINALIDADE DE PREJUDICAR ALGUÉM, BENEFICIAR A SI MESMO OU A OUTRA PESSOA

Lei do Abuso de Autoridade começa a valer nesta sexta-feira, 3. O texto foi aprovado em agosto passado, depois de dez anos de debates no Congresso Nacional. O texto especifica condutas que devem ser consideradas abuso de autoridade e prevê punições. O objetivo é punir o responsável pelas violações.

Entre as novidades, está a determinação de que sejam consideradas crime as interceptações telefônicas e as quebras de segredo de Justiça sem autorização judicial.

Veja abaixo outros exemplos que são considerados abusos:

  • Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado sem que antes a pessoa tenha sido intimada a comparecer em juízo
  • Invadir ou adentrar imóvel sem autorização de seu ocupante sem que haja determinação judicial e fora das condições já previstas em lei (não há crime quando o objetivo é prestar socorro, por exemplo)
  • Manter presos de ambos os sexos numa mesma cela ou deixar adolescente detido na mesma cela que adultos
  • Dar início a processo ou investigação sem justa causa e contra quem se sabe inocente
  • Grampear, promover escuta ambiental ou quebrar segredo de Justiça sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei
  • Divulgar gravação ou trecho sem relação com a prova que se pretenda produzir, expondo a intimidade ou ferindo a honra ou a imagem do investigado ou acusado
  • Mandar prender em manifesta desconformidade com a lei ou deixar de soltar ou substituir prisão preventiva por medida cautelar quando a lei permitir
  • Violar prerrogativas do advogado asseguradas em lei
  • Continuar interrogando suspeito que tenha decidido permanecer calado ou que tenha solicitado a assistência de um advogado

Para tornar as condutas criminosas, é necessário que o ato seja praticado com a finalidade de prejudicar alguém, beneficiar a si mesmo ou a outra pessoa ou que seja motivado por satisfação pessoal ou capricho

Entre as punições previstas, estão medidas administrativas (perda ou afastamento do cargo), cíveis (indenização) e penais (penas restritivas de direitos). Quase todos os delitos previstos têm pena de detenção — ou seja, o regime inicial será aberto ou semiaberto. A exceção é para o artigo 10, que prevê dois a quatro anos de reclusão para quem realizar “interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, promover escuta ambiental ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei”.

São passíveis de sanção por abuso de autoridade membros dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, membros do Ministério Público, membros de tribunais ou conselhos de contas, servidores públicos e militares ou pessoas a eles equiparadas.

O Ministério Público continua responsável pela denúncia. Mas se o órgão não acionar o Poder Judiciário, a vítima tem seis meses para ingressar com ação privada.

Conjur

Polícia Civil prende homem com documentos falsos e munições em Natal

AS DILIGÊNCIAS FORAM INICIADAS APÓS RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS ANÔNIMAS INFORMANDO QUE O SUSPEITO ESTAVA COMERCIALIZANDO DROGAS NA REGIÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Natal prenderam, nesta quinta-feira, 2, Ricardo Peixoto dos Santos Filho. A prisão aconteceu no bairro Pajuçara, localizado na Zona Norte de Natal. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de falsificação de documento público, uso de documentação falsa e por posse de munições de uso permitido.

As diligências foram iniciadas após recebimento de denúncias anônimas informando que o suspeito estava comercializando drogas na região. Com Ricardo Peixoto, foram apreendidos 60 munições calibre 380, três Registros Gerais (RG) falsificados e diversos equipamentos eletrônicos, dentre eles um computador, celulares e tablets

Ricardo dos Santos foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181

Suspeito de ataque ao Porta dos Fundos está na Rússia

IMAGENS MOSTRARAM QUE EDUARDO FAUZI CHEGOU DE TÁXI AO AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM, NA ZONA NORTE DO RIO. FOTO: REPRODUÇÃO/G1

Um dos suspeitos do ataque contra a produtora do Porta dos Fundos, o empresário Eduardo Fauzi está em Moscou, na Rússia. De acordo com a Rede Globo, ele viajou na tarde do dia 29 de dezembro para Paris, um dia antes da expedição do mandado de prisão. Imagens mostraram que ele chegou de táxi ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte do Rio.

A polícia do Rio já pediu a inclusão do nome de Fauzi na lista de procurados pela Interpol. Segundo a TV Globo, o empresário tem uma namorada que mora em Moscou.

Fauzi está foragido desde terça-feira, 1, quando foi alvo de uma operação policial, e publicou um vídeo na internet no qual chama os integrantes da produtora de “criminosos, marginais e bandidos”. Nas imagens, ele expõe críticas ao especial de Natal do Porta dos Fundos (“A primeira tentação de Cristo”) por retratar Jesus Cristo como homossexual.

Veja o vídeo

Os investigadores acreditam que o grupo responsável pela ação era formada por cinco pessoas — Fauzi seria o motorista do carro que aparece nas imagens registradas por câmeras de segurança. Em uma das gravações, ele é visto após o ataque em uma rua de Botafogo desembarcando e retirando uma fita que escondia a identificação do automóvel.

Além de Fauzi, que atuava como guardador de carros no Rio, a polícia também investiga outras quatro suspeitos de participação no ataque. Eles poderão ser indiciados por associação e organização criminosa.

A Delegacia de Crimes de Informática (DRCI) do Rio já quebrou, com autorização da Justiça, a quebra de sigilo de dados telemáticos desses suspeitos. Nos próximos dias, mensagens enviadas por eles em plataformas como e-mail, Whatsapp, Facebook e Messenger serão analisadas pela corporação.

O episódio envolvendo o Porta dos Fundos não foi a primeira passagem de Fauzi pela polícia. Ele possui 20 anotações criminais em sua ficha e é investigado por envolvimento com uma milícia que atua no Centro do Rio. Em 2013, ele foi preso em flagrante por ter dado um soco no então secretário de Ordem Pública Alex Costa durante uma entrevista e, em fevereiro do ano passado, acabou condenado a quatro anos de prisão por esse caso.

Com informações: Extra

ImpactaClima: Ministério cria projeto para monitorar mudança climática no país

PARA DAR SUPORTE ÀS ATIVIDADES DO COMITÊ GESTOR, PODERÃO SER CRIADOS ATÉ QUATRO GRUPOS DE TRABALHO TEMÁTICOS SIMULTÂNEOS.. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou um projeto para organizar o monitoramento das mudanças climáticas e de seus efeitos no território nacional. A plataforma, batizada de ImpactaClima, vai reunir e consolidar informações produzidas sobre o assunto por diferentes instituições de pesquisa.

O objetivo é articular dados de instituições de pesquisa e integrar essas informações, para estabelecer um quadro mais amplo da evolução das mudanças climáticas no país. Até março, dados sobre clima, temperatura, atividades econômicas e características da população poderão ser acessados no portal do MCTIC.

A governança do ImpactaClima será feita por um comitê gestor com representantes do MCTIC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O comitê também deverá contar com contribuições de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Desenvolvimento Regional.  

“Com essa estrutura de governança definida, vamos dar visibilidade ao trabalho que já vinha sendo feito internamente. Vamos lançar o piloto em março e tornar as informações disponíveis em um portal eletrônico específico do ImpactaClima”, afirma o coordenador-geral do Clima do MCTIC, Márcio Rojas. Ele ressalta que a iniciativa do ImpactaClima é pioneira, sem nenhuma experiência semelhante em todo o mundo.

Durante a fase-piloto, o ImpactaClima está trabalhando na região do semiárido, focado em segurança hídrica, energética e alimentar. Depois disso, a expectativa é avançar para outras regiões, como a litorânea, e cobrir todo o território nacional em até dois anos. “A ideia é ter no sistema uma série de informações sobre questões climáticas, como chuvas, ventos e secas. Todas essas informações serão trabalhadas por meio de indicadores, que serão disponibilizados para pesquisadores, autoridades municipais e para a sociedade em geral.”

Competências

Dentre as competências do Comitê Gestor do ImpactaClima estão: planejar, avaliar e deliberar sobre estratégias e metas relacionadas à implementação, desenvolvimento e sustentação do ImpactaClima; contribuir com informações para formulação, implementação e avaliação de políticas públicas sobre mudança do clima no território brasileiro e propor cooperações e parcerias nacionais e internacionais com instituições voltadas à problemática das mudanças climáticas e de outros segmentos sempre que necessário.

Para dar suporte às atividades do Comitê Gestor, poderão ser criados até quatro Grupos de Trabalho Temáticos (GTTs) simultâneos. A participação no comitê será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

Projeto Amplo

A iniciativa do ImpactaClima é um projeto do MCTIC que o ministro Marcos Pontes anunciou recentemente e que compõe o planejamento para ampliar os “serviços” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa vinculada ao MCTIC, durante o governo Jair Bolsonaro. Com a participação de outros parceiros e ministérios, o INPE contará com mais recursos e ferramentas para aprimorar seus projetos e ações.

PRF registra 19 acidentes e três mortes nas rodovias do RN durante feriadão de Ano Novo

DURANTE A OPERAÇÃO, A PRF/RN FISCALIZOU 6.221 VEÍCULOS E 7.026 PESSOAS. FORAM APLICADAS 1.272 AUTUAÇÕES POR DIVERSAS INFRAÇÕES DE TRÂNSITO. FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF

A Polícia Rodoviária Federal encerrou, nessa quarta-feira, 1 de janeiro, a Operação Ano Novo 2020. Durante os cinco dias, entre 28/12/19 e 01/01/2020, foi registrado, nas rodovias federais do Rio Grande do Norte, um total de 19 acidentes que resultou em 24 pessoas feridas e três mortas. 

Um dos óbitos aconteceu na noite do sábado, dia 28, em decorrência de uma colisão frontal, entre um caminhão e uma motocicleta, no Km 175 da BR 405, em José da Penha/RN. Outro acidente do mesmo tipo, colisão frontal entre caminhão e motocicleta, ocorreu apenas cinco quilômetro após o anterior, no Km 180, já na madrugada da quarta-feira, 1. Os motociclistas morreram no local do acidente. 

O terceiro óbito ocorreu na manhã do primeiro dia do ano, no Km 84 da BR 101 Norte, em Natal, onde mais um motociclista foi a óbito ao colidir com um objeto fixo. No ano passado foram registrados 21 acidentes, 15 feridos e três mortes.

Fiscalização

Durante a operação, a PRF/RN fiscalizou 6.221 veículos e 7.026 pessoas. Foram aplicadas 1.272 autuações por diversas infrações de trânsito. 2.174 motoristas passaram pelo teste do etilômetro, dos quais 49 foram autuados por dirigir sob efeito de bebida alcoólica. Outros 43 condutores foram autuados pelo não uso do cinto de segurança, 59 por realizar ultrapassagens proibidas. 28 motociclistas foram autuados pelo não uso do capacete de segurança.

Detenções

Ao todo, 19 pessoas foram detidas por crimes diversos: duas pessoas eram procuradas da justiça; um homem foi preso por crime ambiental; outro estava com veículo roubado; além de um outro detido com CNH falsa. Outros dois homens foram presos por portar drogas; dois por receptação; quatro por dirigir sob efeito de bebida alcoólica; um por portar arma de fogo e munições; um por desobediência e um outro por exercício ilegal da profissão.

Campanha de prevenção do câncer de pele identifica 4 mil casos no Brasil

A PRINCIPAL CAUSA DA ENFERMIDADE É A EXPOSIÇÃO A RAIOS UV, EM ESPECIAL EM REGIÕES MAIS EXPOSTAS DO CORPO, COMO ROSTO, BRAÇOS E PERNAS. FOTO: REPRODUÇÃO

campanha de prevenção do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que chegou a sua 21ª edição, divulgou os dados das ações realizadas em dezembro. Das 22.749 pessoas atendidas, 4.197 foram diagnosticadas com a doença.

A ação fez parte do Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a enfermidade, que busca informar o público e incentivar os cuidados necessários. Os atendimentos gratuitos foram realizados por dermatologistas em 123 serviços de saúde no País.

“É preciso conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele a partir da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado com o médico dermatologista”, disse Sérgio Palma, presidente da SBD.

Números e sintomas do câncer de pele

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais incidente em homens nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, sendo o segundo no nordeste e no norte. Além disso, 30% dos casos de câncer no Brasil são de pele.

Entre os sintomas da doença estão o aparecimento e crescimento de manchas avermelhadas na pele, que também podem gerar coceiras e sangramentos, além de pintas com formato irregular. O diagnóstico é feito por dermatologistas e envolve alguns exames.

Tipos de câncer de pele

No geral, existem dois tipos da doença: o câncer de pele não melanoma e o câncer de pele melanoma. O segundo é mais grave, já que tem maior risco de metástase, quando a doença espalha-se no organismo.

A principal causa da enfermidade, independente do tipo, é a exposição a raios UV, em especial em regiões mais expostas do corpo, como rosto, braços e pernas. Por isso, recomenda-se o uso de filtro solar em todas as áreas que recebem luz do sol.

O Estado de S. Paulo