SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 20, 2019

53% dos brasileiros desaprovam a forma como Bolsonaro governa, diz Ibope

ALÉM DE ANALISAR COMO OS BRASILEIROS AVALIAM A GESTÃO, O IBOPE MEDIU TAMBÉM A SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO COM O GOVERNO. FOTO: ADRIANO MACHADO/REUTERS

A forma como o presidente Jair Bolsonaro governa é reprovada por 53% da população, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (20). Já os que aprovam a maneira como o militar vem conduzindo o país são 41%, enquanto 6% não sabe ou não respondeu. Esse é o pior resultado obtido por Bolsonaro entre os quatro levantamentos realizados pelo instituto neste ano.

A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), foi feita entre os dias 5 e 8 de dezembro, antes de as investigações contra o filho mais velho de Bolsonaro, o senador Flávio (sem partido-RJ) voltarem ao noticiário.

Além de analisar como os brasileiros avaliam a gestão, o Ibope mediu também a satisfação da população com o governo. Nesse aspecto, 29% dos entrevistados considera ótimo ou bom, 31% regular, 38% ruim ou péssimo e 3% não soube ou não respondeu à pergunta.

Já no que diz respeito à confiança no presidente, mais da metade da população disse não confiar em Jair Bolsonaro – 56% contra 41%, que disseram acreditar no militar. Na comparação com a pesquisa de setembro, os três indicadores de popularidade mensurados no levantamento oscilaram para baixo, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Segurança e educação melhor avaliadas

Em relação à avaliação das pessoas sobre áreas de atuação do governo, a segurança pública é o setor melhor avaliado, com 50% de aprovação e 47% de reprovação. As outras oito áreas analisadas, no entanto, trazem resultados negativos para o Planalto, já que o número de pessoas que desaprovam a maneira como são geridas é maior do que o de pessoas que aprovam.

A CNI/Ibope ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios, entre 5 e 8 de dezembro. A Sondagem Especial, por sua vez, entrevistou 1.914 empresários de todo país entre os dias 2 e 10 deste mês. Em ambas, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e, a confiança, de 95%.

Congresso em foco

Pela primeira vez em dois séculos, Notre Dame não terá missa de Natal

A INTERVENÇÃO VISA RECONSTRUIR A CATEDRAL, AFETADA POR UM VIOLENTO INCÊNDIO, EM 15 DE ABRIL. FOTO: FRANCOIS GUILLOT/AFP

A Catedral de Notre Dame de Paris não vai celebrar a missa da meia-noite no Natal deste ano, em consequência do incêndio que a devastou em abril. Depois de ter sobrevivido a duas guerras mundiais, acabou por ser um incêndio em época de paz a forçar o encerramento da catedral. É a primeira vez em dois séculos que a Catedral deixa de realizar a celebração.

As luzes permanecem fracas no monumento de 855 anos, enquanto as autoridades se esforçam na tarefa imediata de manter vivo o espírito da Notre Dame, através do culto, da música e da oração.

Enquanto se aguardam as obras de restauro, o padre da Catedral, a famosa estátua, a liturgia e as celebrações de Natal foram transferidos para um novo lar temporário a menos de um quilômetro de distância, numa outra igreja gótica de Paris chamada Saint-Germain l’Auxerrois, e lá permanecerão durante as obras, cuja duração prevista é de cinco anos.

A intervenção visa reconstruir a catedral, afetada por um violento incêndio, em 15 de abril, que destruiu o telhado e o pináculo e esteve a pouco de engolir as duas torres de pedra.

Esta é a primeira vez desde a Revolução Francesa que não haverá missa da meia-noite [em Notre Dame]”, disse o reitor da catedral, Patrick Chauvet, à Associated Press.

Até mesmo no meio da carnificina da Primeira Guerra Mundial houve culto de Natal, “porque os cânones estavam lá e eles tinham que celebrar em algum lugar”, observou Chauvet, referindo-se ao clero da catedral.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando Paris estava sob ocupação nazista, também “não houve problema”, acrescentou, afirmando que tanto quanto tem conhecimento, a Catedral só foi fechada no Natal no período após 1789, quando os revolucionários franceses transformaram o monumento num “templo da razão”.

“Temos a oportunidade de celebrar a missa fora de muros, por assim dizer, mas com alguns indicadores de que a Notre Dame está conectada connosco”, disse o padre.

Esses indicadores incluem uma plataforma litúrgica de madeira que foi construída na igreja de Saint-Germain para se parecer com a de Notre Dame.

A missa será celebrada às 00:00 de 25 de dezembro por Patrick Chauvet para uma multidão de fiéis, acompanhado por músicas de alguns dos agora itinerantes coros de Notre Dame. A icônica escultura gótica da catedral, “A Virgem de Paris“, de quem alguns dizem que a Notre Dame herdou o nome, também está exposta no novo anexo.

Outro motivo de esperança é o fato de que depois de meses no escuro, a fachada da catedral está sendo iluminada após o anoitecer, pela primeira vez desde o incêndio.

Durante o período festivo, os turistas podem ver as famosas gárgulas e estátuas de pedra à noite em todo o seu esplendor iluminado, a partir das pontes adjacentes, embora o pátio de entrada ainda esteja fechado.

Os funcionários da catedral escolheram cuidadosamente Saint-Germain l’Auxerrois como novo lar temporário devido à sua proximidade com a Notre Dame, junto ao Louvre, facilitando o deslocamento dos clérigos que moravam perto da catedral, mas também por causa do seu prestígio.

Com informações: notícias ao minuto

Atividade da construção potiguar mostra queda em novembro, segundo Sondagem/FIERN

ACOMPANHANDO O DESEMPENHO NEGATIVO DA ATIVIDADE, O NÚMERO DE EMPREGADOS TAMBÉM CAIU

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que, no mês de novembro, a atividade do setor registrou queda mais intensa do que no levantamento anterior e ficou abaixo do padrão usual para o período, tendência que se repete initerruptamente desde fevereiro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu. O nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO), por sua vez, atingiu 32%, 9 pontos percentuais abaixo do índice de outubro (41%) e 6 pontos percentuais aquém do valor registrado em novembro de 2018 (38%).

É importante chamar a atenção de que, apesar do declínio em relação ao mês anterior, os indicadores de nível de atividade e do número de empregados encontram-se em patamares superiores aos verificados em novembro de 2018, segundo a percepção dos empresários consultados pela Sondagem.

Em dezembro, as expectativas do setor para os próximos seis meses apontam otimismo com relação à evolução do número de empregados, mas preveem queda nas contratações/execuções de novos empreendimentos e estabilidade no nível de atividade e nas compras de insumos. Registre-se, no entanto, que em relação a dezembro de 2018, as expectativas dos empresários também melhoraram em três dos quatro itens avaliados – nível de atividade, compras de matérias-primas e número de empregados. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a cair.

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 19/12 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que na indústria nacional, as expectativas continuam demonstrando perspectivas de crescimento com relação ao nível de atividade, às compras de insumos e aos novos empreendimentos nos próximos seis meses; e o índice de intenção de investimento cresceu pelo segundo mês consecutivo.

Pai desiste de permissão para filha de 10 anos com epilepsia realizar aborto; não se sabe quem é o responsável por engravidar a menina

HOSPITAL ESPERA CRIANÇA CHEGAR ÀS 34 SEMANAS DE GESTAÇÃO PARA REALIZAR CESARIANA. FOTO: REPRODUÇÃO

O caso de uma menina de 10 anos que está grávida de cinco meses ganhou destaque na imprensa do Acre nesta semana, sobretudo após uma discussão em torno de um possível procedimento de aborto. A história veio à tona depois de uma postagem da vereadora Janaína Furtado. “Estarei acompanhando o desfecho desse caso que só nos entristece”, escreveu.

A criança mora na cidade de Tarauacá (AC) com o pai e uma irmã de 12 anos. Ela foi levada pelo pai a uma maternidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, para fazer um aborto. De acordo com Rafael Gomes, diretor do hospital, depois de três dias de conversa com a equipe médica, o pai voltou atrás e não quis que a filha fizesse a cirurgia. Ainda não se sabe quem engravidou a menina.

O caso surpreendeu os médicos e está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar, pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público do Acre (MP-AC). A investigação é da Polícia Civil de Tarauacá que informou que após o nascimento do bebê será realizado exame de DNA para identificar quem engravidou a menina. O Conselheiro Tutelar de Tarauacá, Antônio de Souza Castro, disse que o pai da menina assinou o documento autorizando o aborto, mas depois teria relatado que foi forçado a assinar.

Ele não foi forçado, ele foi orientado dos riscos e levou 24 horas para assinar esse documento, por isso que deu esse protocolo, essa demora, ele não queria assinar no primeiro dia”, disse.

Segundo o Conselheiro Tutelar, a menina completou 10 anos em março deste ano. “Aconteceu o fato, encaminhamos para a Justiça, MP, delegacia, o que estava à altura do Conselho Tutelar nós fizemos. Agora, ela recebe atendimento psicológico”, explicou.

“O juiz pediu para os médicos darem um parecer, orientaram o pai sobre o risco que uma criança de dez anos corre no estado de gestação. Em caso de abuso sexual, estupro, o aborto é garantido por lei”, afirmou.

O conselheiro diz que a criança tem epilepsia e que o hospital de Tarauacá não tem estrutura necessária para atender o caso. “Há um risco ainda maior porque ela tem epilepsia.”

A suspeita é de que o hospital de Cruzeiro do Sul tenha convencido o homem a desistir do aborto. “Conversamos com o pai da menina, que passou pela nossa equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga, médico ginecologista e, então, ele desistiu de fazer o aborto legal”, disse o diretor do hospital.

Demos assistência específica para ela e encaminhamos novamente para Tarauacá, com a condição de que ela seja acompanhada, tanto na parte da atenção primária, quanto na atenção secundária até ela completar as 34 semanas”, disse Gomes.

O diretor da maternidade explicou que, como a menina é muito nova, a opção nesses casos é que o bebê seja retirado antes de a gravidez chegar a 40 semanas.

“Ela, com 34 semanas, deve retornar para Cruzeiro do Sul para que a gente possa fazer a cirurgia cesária, e tentar fazer com que aconteça tudo da melhor forma possível. Como ela tem uma idade bem inferior à de outras grávidas, até mesmo para a gente ter uma segurança maior para a criança e para o bebê que ela espera, o procedimento deve ser esse,” esclareceu.

Pragmatismo Político

Marcelo Odebrecht é demitido da própria empresa por justa causa por determinação do pai

NNA BAHIA, EMÍLIO ENVIOU UM ADVOGADO PARA AVISAR O FILHO DE SEU DESLIGAMENTO DA COMPANHIA. FOTO: GERMANO LUDERS/VEJA

O atual presidente da Odebrecht, Ruy Sampaio, demitiu o ex-mandachuva da empresa Marcelo Odebrecht. A demissão foi uma determinação do pai de Marcelo, Emílio Odebrecht. Na Bahia, Emílio, que preside a Kieppe, holding que comanda a Odebrecht, mandou um advogado para avisar o filho na casa dele, em São Paulo. Marcelo foi demitido por justa causa, após a divulgação de e-mails enviados ao pai pelo jornal Folha de São Paulo. Nas mensagens, Marcelo acusa o pai de ser o responsável pela bancarrota da empresa, que levou a companhia a entrar com o pedido de recuperação judicial.

Com a demissão, Marcelo segue como acionista minoritário da Odebrecht S.A., com 2,79% da empresa, mas perde benesses como motorista, segurança, assessor de imprensa, secretária e advogados, todos pagos pela empresa. Sampaio enviou um comunicado para os clientes do Grupo Odebrecht. No e-mail, informa o desligamento de Marcelo e que o ex-chefão do grupo terá os mesmos direitos e deveres dos demais acionistas. Marcelo passa a não falar mais pela empresa.

Para mostrar influência, desde sua soltura, Marcelo Odebrecht vinha dando as caras na empresa. Seu objetivo era mostrar que era querido entre os funcionários e afastar a pecha de malquisto. Emílio pôs fim às visitas: na última segunda-feira, 16, Marcelo Odebrecht foi barrado na portaria da companhia, quando foi à empresa tentar reverter a demissão de Zaccaria Junior, assessor ligado a ele. A demissão foi uma ordem de Emílio, que determinou que todos os funcionários ligados ao filho sejam desligados da companhia. O estopim foi demitir o próprio filho. 

Marcelo e Emílio nunca se deram bem. A agressividade, porém, ficou mais clara desde a morte do pai de Emílio, Norberto Odebrecht, e a prisão de Marcelo no âmbito da Operação Lava-Jato, em 2015, quando Emílio foi obrigado a reassumir a companhia. Desde então, o pai prepara o filho caçula, Maurício (até então à parte dos negócios do império Odebrecht) para tomar as rédeas da empresa quando deixar a Kieppe.

Veja

Pastor se recusa a batizar menina na Bahia por causa de cabelo crespo

O RELIGIOSO CHEGOU A DIZER QUE O CABELO DA ADOLESCENTE DE 16 ANOS NÃO ERA CONSIDERADO “DE CRENTE”. FOTO: ILUSTRAÇÃO

“Não é cabelo de crente”. A declaração preconceituosa é de um pastor da igreja Assembleia de Deus de Jacobina, na Bahia. O líder religioso se negou batizar uma adolescente de 16 anos no por ela ter cabelo crespo.  

Segundo uma amiga da vítima, após a repercussão, o religioso deixou que a menina assinasse o formulário de batismo. “A situação foi humilhante e em nenhum momento ele pediu desculpas”, disse.

Com informações: istoé

Professora é agredida por mãe de aluna após reprovação da filha

A ALUNA FOI REPROVADA EM 3 DISCIPLINAS. FOTO: REPRODUÇÃO GOOGLE MAPS

Uma professora foi agredida pela mãe de uma aluna, de 17 anos, porque a estudante foi reprovada em um colégio estadual de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, nessa quarta-feira, 17. A aluna reprovou em três disciplinas e vai cursar o segundo ano do ensino médio mais uma vez

De acordo com informações do G1, a mulher vai responder por lesão corporal e a professora passa bem. A educadora foi surpreendida pela mãe na saída da escola, após a filha informar sobre a reprovação. A responsável teria questionado quem eram as professoras da adolescente e, ao ver uma delas em frente à escola, deu tapas e socos na educadora. A Polícia Militar foi acionada, mas a agressora não foi presa. 

“Você tem uma cara de homossexual terrível, nem por isso te acusam de homossexual”, diz Bolsonaro ao ser questionado sobre Flávio

AS DECLARAÇÕES FORAM DADAS DURANTE PARADA DIÁRIA NA SAÍDA DO PALÁCIO DA ALVORADA. FOTO: REPRODUÇÃO

Extremamente irritado com as acusações de corrupção contra o filho, Jair Bolsonaro incitou apoiadores e explodiu com jornalistas nesta sexta-feira, 20, durante a parada diária que faz pela manhã na saída do Palácio da Alvorada. “Você tem uma cara de homossexual terrível. Nem por isso te acusam de homossexual, se bem que não é crime ser homossexual”, disse a um dos jornalistas.

Continuando, o presidente perguntou aos jornalistas se o processo corre em segredo de justiça, sem obter resposta, seguiu questionando. “O processo é em segredo de justiça ou não é? Respondam, Porra!”, indagou.

Bolsonaro admitiu ter repassado R$ 40 mil à sua mulher, Michelle, por meio de cheques de Fábricio Queiroz, ex-assessor de Flávio. Porém, quando foi questionado se tinha o comprovante da transação, o presidente voltou a se irritar. Porra, pergunta para a tua mãe o comprovante que ela deu pro teu pai, tá certo? Você tem a nota fiscal desse negócio contigo no braço? Não tem. Tem a nota fiscal no teu sapato? Não tem, porra, disse.

Assista a íntegra