O curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentou o segundo melhor desempenho do País entre os cursos de Jornalismo de universidades públicas e privadas, conforme os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2018 divulgados na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
Com um Conceito Preliminar de Curso (CPC) contínuo de 4,08, e nota 5 (máxima), o curso da UERN obteve a maior nota do País entre os cursos de universidades públicas. Entre universidades públicas e privadas, o desempenho da UERN foi o segundo melhor, atrás apenas do curso de Jornalismo da UNISINOS, de Porto Alegre/RS. No total, 282 instituições de ensino foram avaliadas. Este é o melhor resultado obtido pelo curso da UERN desde o início da avaliação do ENADE.
O curso de Jornalismo da UERN atende a estudantes do Rio Grande do Norte e estados vizinhos, sendo referência na formação de profissionais em todo o Estado. A maioria dos professores do curso é formada por docentes doutores e com regime de dedicação exclusiva, com forte atuação no campo da pesquisa científica e extensão, além do ensino. Em seu histórico, o curso já obteve diversas premiações com seus estudantes. Nascida como habilitação do curso de Comunicação Social, a graduação passou a ser um bacharelado independente, atendendo ao previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
Para o chefe do Departamento de Comunicação Social, Jefferson Garrido, o resultado é extremamente positivo e reflete a qualidade da formação ofertada pela Universidade e a dedicação e empenho dos estudantes, assim como de todo corpo docente e técnico que integram o curso. “Aumenta nosso compromisso de buscar também fortalecer os nossos cursos e torná-los ainda mais fortes. Tudo isso buscando a melhoria da qualidade do ensino entregue aos nossos alunos”, comentou.
A governadora Fátima Bezerra recebeu em audiência, na tarde desta terça-feira (17), o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Acompanhado pelo pároco de Parnamirim, Padre Murilo Paiva, pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Ormuz Barbalho e pela professora Marlúcia Paiva, o religioso veio pleitear apoio do governo para viabilizar a criação do museu de arte sacra na casa onde viveu o Padre João Maria, um dos grandes nomes da igreja católica no Rio Grande do Norte. O imóvel, que fica na Rua da Conceição, no bairro de Cidade Alta, em Natal, pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) e para que seja cedido será necessário que Governo do Estado e a Arquidiocese manifestem oficialmente o interesse em transformar o prédio em um museu.
“Recebo com muita alegria essa proposta da Arquidiocese, porque nós sabemos o quanto é importante preservar viva a memória de nossa terra. Principalmente na casa onde viveu o padre João Maria. Vamos fazer a parte do governo, mas primeiro é necessário que seja feito um estudo detalhado sobre a viabilidade legal desse pedido”, declarou a governadora, que designou o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, e a secretária estadual de Turismo, Ana Maria da Costa, a integrarem uma comissão junto com representantes da arquidiocese e do Instituto Histórico para elaborarem um projeto que será apresentado ao IPHAN, junto com a manifestação de interesse.
“Nós ficamos muito agradecidos e satisfeitos com a receptividade do governo e esperamos realizar esse projeto o quanto antes. Principalmente pela importância do legado deixado pelo Padre João Maria, que segue em processo de beatificação no Vaticano, quanto pela preservação das peças de arte sacra dos 167 municípios do Rio Grande do Norte”, disse Dom Jaime.
O outro ponto de pauta discutido foi detalhado pelo Padre Murilo Paiva. Trata-se da retomada de um projeto para impulsionar o turismo religioso na região do distrito de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, onde está situado o Monumento aos Mártires, que foram canonizados pelo Papa Francisco em outubro de 2017. Dentre as reivindicações, a continuação da obra da Estrada Monumental, ligando a Vila de Uruaçu ao Monumento dos Mártires, com 30 estátuas dos santos mártires distribuídos pelo percurso e a construção de uma ponte sobre o rio Jundiaí.
Por determinação da governadora, foi instituída uma comissão formada por representantes do governo (Turismo, Fundação José Augusto, DER, Infraestrutura) e da arquidiocese para elaborar as propostas detalhadas e discutir as possibilidades dentro da viabilidade legal e econômica.
Também participaram da reunião os secretários Ana Maria da Costa (Turismo); Íris Oliveira (SETHAS); Gustavo Coelho (Infraestrutura); o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto e o diretor geral do DER, Manoel Marques.
PADRE JOÃO MARIA
Muitos fieis cultuam o hábito de rezar na Praça que leva o nome do Padre João Maria, no centro da capital, onde há um busto seu. O túmulo do padre é um dos mais visitados no Cemitério do Alecrim. Ele morreu em 1905 e seu processo de beatificação foi aberto em 2002.
A comissão pro beatificação do Padre João Maria, da Arquidiocese de Natal, trabalha na coleta de material e documentos para ser enviado ao Vaticano.
João Maria Cavalcanti de Brito nasceu em 1848 em Jardim de Piranhas e ficou conhecido por seus trabalhos em prol dos mais necessitados, por participar da luta contra a varíola, seca e a libertação dos escravos. Os fieis lhe enxergavam como uma pessoa vinda de Deus, por isso os apelidos eram “Benzinho do Seridó”, “João de Deus” e” O Santo do Seridó”.
MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU
Desde 2007, o dia 3 de outubro tornou-se feriado, no estado do Rio Grande do Norte. Em 2006, a Assembleia Legislativa do RN aprovou o decreto, instituindo o feriado.
Localizado na comunidade rural de Uruaçu, o Monumento dos Santos Mártires conta com o santuário religioso, templo da devoção do povo São-gonçalense, erguido para homenagear os primeiros Santos Brasileiros e Padroeiros do Rio Grande do Norte.
O Monumento tornou-se local de devoção aos Santos do Brasil canonizados em 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco na praça São Pedro no Vaticano. No dia 3 de outubro é comemorado o feriado estadual em comemoração ao dia dos Santos Mártires de Uruaçu, recebendo milhares de fiéis.
O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira, 17, durante a 302ª Sessão Ordinária, resolução que estabelece parâmetros para uso de redes sociais pelos magistrados brasileiros.
A regulamentação com texto proposto pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, a partir de sugestões de entidades representativas da magistratura foi aprovada por sete votos. Votaram a favor das regras de conduta de magistrados em redes sociais o corregedor-Geral da Justiça, ministro Humberto Martins, e os conselheiros Luiz Fernando Keppen, Rubens Canuto Neto, Candice Galvão Jobim, Cristiana Ziouva, Maria Tereza Uille, além do ministro Dias Toffoli.
A matéria foi relatada pelo então conselheiro Aloysio Côrrea da Veiga e uma minuta da resolução foi apresentada na 293ª Sessão Ordinária, em junho deste ano . À época, o conselheiro Valdetário Monteiro, que já não integra o CNJ, acompanhou o voto do relator e o julgamento acabou interrompido por pedido de vista do presidente Dias Toffoli. A proposta de resolução apresentada pelo ministro nesta terça-feira (17/12) trouxe algumas alterações ao texto original. Clique aqui para acessar a íntegra da resolução, que será publicada em breve.
Entidades de classe
A análise do item pelo plenário do CNJ durante a 302ª Sessão Ordinária foi iniciada com a exposição feita pelos presidentes de entidades representativas da magistratura: Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Os três dirigentes se manifestaram contra a necessidade de elaboração de regras para a conduta de magistrados em redes sociais sob o argumento de que essas diretrizes já estão contidas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), no Código de Ética da Magistratura Nacional e nos Princípios de Bangalore de Conduta Judicial.
Ao se posicionarem contra a edição de uma regulamentação específica sobre o uso de redes sociais pelos magistrados, as entidades, no entanto, consideraram que se as normas fossem aprovadas seria necessário fazer ajustes à redação do texto original.
Mais segurança
Em seu voto a favor do estabelecimento de parâmetros para o uso de redes sociais por membros do Poder Judiciário, o ministro Dias Toffoli disse que as regras representarão mais segurança. “A situação impõe a edição de um ato até para balizar os próprios magistrados que querem atuar com segurança nas redes sociais, que são a ampla maioria ou praticamente a unanimidade dos magistrados.”
Em outro argumento, o presidente do CNJ avaliou que a resolução irá pacificar relações. “Há evidentemente uma preocupação das carreiras da magistratura nacional. Mas ao fim e ao cabo, veremos que esse normativo – que evidentemente poderá ser atualizado e aperfeiçoado – dará balizas e tranquilidade para a livre manifestação de pensamento e para a livre expressão dos magistrados nas redes. E isso irá pacificar relações”, disse.
A resolução considera rede social todos os sítios da internet, plataformas digitais e aplicativos de computador ou dispositivo eletrônico móvel voltados à interação pública e social, que possibilitem a comunicação, a criação ou o compartilhamento de mensagens, de arquivos ou de informações de qualquer natureza.
Pela resolução, é vedado aos magistrados “manifestar opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais”, assim como “emitir opinião que caracterize discurso discriminatório ou de ódio, especialmente os que revelem racismo, LGBT-fobia, misoginia, antissemitismo, intolerância religiosa ou ideológica, entre outras manifestações de preconceitos concernentes a orientação sexual, condição física, de idade, de gênero, de origem, social ou cultural”.
Divergência
O conselheiro Luciano Frota apresentou voto divergente. Para Frota, a edição da resolução traz a possibilidade de censura prévia à atuação dos magistrados e o risco de supressão ao direito de livre manifestação de opinião.
“Estabelecer, a priori, a proibição de manifestação de opinião ou de crítica pública, partido político a candidato, a liderança política, sem considerar o contexto, é impor censura prévia, frustrar o exercício da cidadania, cercear a livre manifestação de pensamento. Os casos concretos de manifestação política por parte de magistrados devem ser analisados por este conselho à luz das normas vigentes, mas a posteriori sem prévio cerceio de liberdade”, argumentou o conselheiro Luciano Frota. Luciano Frota foi acompanhado, em sua divergência sobre a necessidade de uma resolução sobre o tema, pelos conselheiros Ivana Farina e Mário Guerreiro.
A praia de Pirangi já é conhecida pela sua tradição de receber, durante períodos de férias, os veranistas que querem aproveitar todo o sol, mar e diversão que apraia pode oferecer. Para de 2020, essa tradição ficará ainda melhor com o Pirangi Music Park.
Localizado na principal avenida de Pirangi, a avenida Deputado Márcio Marinho, o Pirangi Music Park nasce com a proposta de ser uma arena de eventos com um food park (praça de food trucks). A proposta é apresentar, durante todo o mês de janeiro, um dos mais badalados fins de semana da praia, com muita música e grandes atrativos.
De acordo com relatório do Fecomércio-RN, o perfil do turista na alta estação está totalmente alinhado com a proposta que o Pirangi Music Park apresenta. Por isso, além dos eventos, as opções gastronômicas do food park são uma atração à parte. Contando com hamburgerias, pizzarias, sushi bar, cervejaria e outros diversos segmentos,o food park irá agradar todos os paladares de domingo a domingo.
Os finais de semana do Pirangi Music Park trarão estilos e ritmos musicais diversificados com pagodes, para relembrar grandes épocas, festas de música eletrônica, para os mais exigentes, e até um festival de RAP, para os que querem aproveitar a música da melhor maneira possível. A inauguração do Pirangi Music Park está marcada para o dia 04 de janeiro, com 10 opções gastronômicas e 1 beer bar funcionando das 18h às 23h.
Os eventos estão programados para acontecer nos dias 12, 17, 18, 25 e 26 do mesmo mês. A entrada para o food park é gratuita. O Pirangi Music Park está localizado em frente ao condomínio Porto Brasil.
O turista que pretende vir ao Rio Grande do Norte já pode ter uma prévia do que vai encontrar, e com uma experiência diferenciada. Os principais atrativos de Natal e de municípios da costa potiguar foram mapeados e gravados em vídeos em 360°, que são ideais para serem visualizados com óculos de realidade virtual. Todo o conteúdo foi produzido com câmeras especiais, que possibilitam a visualização de imagens em todos os ângulos. Mesmo em telas comuns, como a de desktops e de aparelhos celulares por exemplo, é possível assistir esse tipo de vídeo, tocar sobre a imagem e arrastar para cima, baixo, esquerda e direita para ver todos os detalhes. A iniciativa está dentro das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Foram produzidos 12 vídeos que destacam os atrativos da Rota Natal e Litoral do programa, que engloba os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo, Tibau do Sul (incluindo a Praia de Pipa), Canguaretama, Galinhos e Baia Formosa. Os vídeos estão disponíveis no canal do Sebrae no Rio Grande do Norte no YouTube. Um dos destaques é o passeio de buggy virtual nas famosas dunas de Jenipabu, um dos cartões postais do Rio Grande do Norte.
Litoral Norte
Os vídeos foram gravados em português, inglês e espanhol e são apresentados por um guia de turismo profissional, que conhece bem os recantos e encantos do Rio Grande do Norte. De acordo com o gestor do Investe Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra, a produção do material está alinhada com uma das estratégias do programa, que é a inovação da oferta turística.
Litoral Sul
“Alguns destinos no Brasil já trabalham com realidade virtual e realidade aumentada, por isso, o Sebrae decidiu dar essa contribuição no RN para destacar que forma mais interativa o potencial de cada um dos municípios da rota. A ideia é que esse material possa ser levado para feiras de turismo ou ser utilizado por operadoras vendem o destino RN lá fora, assim como por empreendedores do segmento”, ressalta o gestor.
As gravações e produção duraram cerca de quatro meses e o resultado foi apresentado durante o Turistech 2019. São 12 vídeos que destacam o Litoral Norte, o Litoral Sul, Maxaranguape, Touros-Rio do Fogo, Pipa-Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Gostoso, Galinhos, Extremoz, Passeio de Buggy e Canguaretama-Baia Formosa.
Pipa-Tibau do Sul
O programa Investe Turismo foi lançado no Rio Grande do Norte no início de junho deste ano. No total, o programa conta com um investimento próximo a R$ 1,3 milhão para reestruturar os principais destinos turísticos da costa potiguar. Estão programadas várias ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços turísticos de nove municípios. A intenção do programa é também desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região.
O Seminário Motores do Desenvolvimento vai discutir a gestão e o futuro da produção de petróleo no Rio Grande do Norte. O seminário acontece no momento da retomada da atividade de exploração e produção de petróleo e gás em campos terrestres no estado, a partir de concessões a pequenas e médias empresas, no âmbito do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE), do Ministério das Minas e Energia (MME), o que abre novas perspectivas para o setor e para a economia do estado.
Para debater o tema, o evento traz a Natal o ministro de Minas e Energias, Bento Costa Lima Leite. O Motores acontece amanhã, 18 de dezembro, no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, no horário das 8 às 12 horas e 30 minutos. O Motores do Desenvolvimento é uma realização da FIERN, Tribuna do Norte, Fecomércio e RG7 Invest, UFRN, MPRN, UNP, Cosern, Prefeitura do Natal, Potigas e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Confira a programação:
8h00 – Credenciamento.
8h30 – Abertura – Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN, e Fátima Bezerra, governadora do RN.
9h00 – Palestra 01 – REATE 2020 – Programa de Revitalização da Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestre. – Palestrante: Exmo. Sr. Bento Albuquerque, ministro de Estado de Minas e Energias.
09h50 – Palestra 02 – Petróleo e Gás: uma flor de sal de oportunidades nas terras e mares potiguares – Palestrante: Márcio Feliz Carvalho Bezerra, engenheiro de petróleo, presidente dos conselhos de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS).
10h40 – Painel “Novas Perspectivas da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás no Rio Grande do Norte” Coordenador: Amaro Sales de Araújo – presidente do Sistema FIERN. – Painelistas: Gutemberg Dias, presidente da Redepetro/RN; Anabal Santos, secretário executivo da ABPIP, e João Vitor Silva Moreira, diretor de Regulação e Novos Negócios – PetroRecôncavo.
11h40 – Sessão de Debate e Perguntas/Respostas – Painelistas – Coordenador – Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN.
12h30 – Encerramento
SERVIÇO:
Motores do Desenvolvimento do RN
Dia: 18 de dezembro
Horário: das 8 às 12 horas e 30 minutos
Local: Auditório Albano Franco – Casa da Indústria.
O homem suspeito de ter matado envenenado o enteado de 5 anos de idade será indiciado por homicídio duplamente qualificado, segundo a Polícia Civil. O garoto morreu na madrugada do domingo, 15, em Natal. O laudo pericial confirmou nesta terça-feira, 17, que ele ingeriu uma substância presente em pesticidas e inseticidas, o que provocou o óbito.
De acordo com Ernani Júnior, delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) responsável pelas investigações, as provas apontam para a responsabilidade do padrasto na morte do garoto João Victor.
A mãe do menino disse em depoimento que guardava, em cima de um armário alto e escondido atrás de dois capacetes de moto, um veneno de rato. Ainda segundo a mulher, o vidro com a substância sumiu do lugar que ela costumava deixar.
João Victor ficou sozinho com o padrasto em casa no sábado, 14, quando a mãe precisou sair para fazer compras. “Ela deixou o local por 10 minutos”, afirma o delegado Ernani. Os três moravam em uma residência no bairro de Nova Descoberta, na Zona Sul.
Na volta, a mulher encontrou o filho desfalecendo, dizendo que não conseguia mais enxergar. “O suspeito ficou sentado no sofá e nada fez para ajudar”, conta o delegado. A mãe então procurou uma vizinha e as duas pararam um carro na rua para levar a criança até um hospital. Depois de internado, João Victor morreu na madrugada do domingo, 15.
O laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou nesta terça, 17, a suspeita do médico que, no fim de semana, fez a autópsia do corpo: o menino tinha veneno no estômago.
De acordo com Ernani Júnior, as qualificadoras que agravam o crime de assassinato supostamente praticado pelo padrasto são o fato de ter sido cometido com uso de veneno, enganando a vítima, portanto sem chance de defesa, e também o garoto ter menos de 14 anos de idade. São duas características que, para a Justiça, tornam o homicídio mais grave. “Por isso será indiciado por homicídio duplamente qualificado”, reforça.
Ainda segundo o delegado Ernani Júnior, durante os depoimentos o suspeito ficou calado. Nem negou, nem confirmou a autoria do crime.
O papa Francisco aceitou nesta terça-feira, 17, a renúncia do núncio apostólico na França, Luigi Ventura, depois da investigação do religioso por supostas agressões sexuais contra adultos.
O Vaticano não deu mais detalhes sobre a saída do núncio (cargo equivalente ao de embaixador), que ocupava o cargo havia dez anos. Fora nomeado pelo então para Bento XVI. No último dia 9, Ventura completou 75 anos, idade obrigatória para os bispos apresentarem sua renúncia ao papa.
De acordo com a agência de notícias francesa “I.Media”, o bispo voltou para Roma há alguns meses e vivia numa residência para sacerdotes idosos perto da Praça de São Pedro. Ele está sendo investigado por suposta agressão sexual contra um funcionário da Câmara Municipal de Paris. Uma segunda denúncia foi feita por outro homem adulto, que alega ter sido tocado pelo núncio quando estava no Canadá, em 2008.
O religioso negou todas as acusações e manifestou desde o início do processo a sua intenção de cooperar com as autoridades judiciais. Por essa razão, e na sequência de um pedido do Ministério Público, a Santa Sé suspendeu, em julho, a imunidade diplomática de Ventura para que Luigi Ventura pudesse responder aos tribunais da França.
Comentários