SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 16, 2019

Carnatal registra maioria dos crimes no fim de semana, aponta Sesed

FORAM REGISTRADOS 47 FURTOS DE CELULARES, SETE FURTOS DE VEÍCULOS E SEIS FURTOS DIVERSOS, ALÉM DE TRÊS ASSALTOS

Para proporcionar uma maior segurança para a população Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) montou esquemas especiais de segurança durante as festividades do último final de semana. Mesmo diante do aparato montado pela Sesed, os policiais registraram ocorrências durante os quatro dias de Carnatal. Ao todo, foram 47 furtos de celulares, sete furtos de veículos e seis furtos diversos, além de três assaltos. Duas pessoas foram presas por terem furtados objetos durante a micareta.

A Polícia Civil pede que quem teve algum aparelho celular levado na festa procure a 5ª Delegacia de Polícia, localizada na rua São José de Campestre, número 2595, bairro Lagoa Nova, com o Boletim de Ocorrência e um documento que comprove o número do IMEI do aparelho.

Para reforçar a segurança, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) montou esquemas especiais para o Carnatal 2019, Festival Halleluya e a procissão de Santa Luzia, realizada em Mossoró, região Oeste do Estado.

Em Natal, foram 122 policiais militares extras por dia, além de três delegacias móveis nos arredores da Arena das Dunas e o Corpo de Bombeiros com viaturas de Auto Bomba Tanque, busca e salvamento, além de uma unidade de resgate.

Além disso, o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizou a Operação Zero Álcool e a Operação Lei Seca. Ao todo, mais de 1.300 condutores foram abordados e 83 acabaram autuados, parte por embriaguez ao volante e outra por se recusar a fazer o teste do bafômetro. Nessas ações, uma arma de fogo também foi apreendida.

Justiça dá 7 dias para governo restabelecer radares móveis em vias federais

SEGUNDO DOCUMENTO ELABORADO PELA PRF, A VOLTA DOS RADARES ENVOLVE “UMA SÉRIE DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS, CONTRATUAIS, DE LOGÍSTICA E ORIENTAÇÕES. FOTO: MÁRCIA RIBEIRO/FOLHAPRESS

Em decisão proferida nesse domingo, a Justiça Federal do DF atendeu parcialmente a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e estabeleceu prazo até o próximo dia 23 para que o governo restabeleça a fiscalização por meio de radares móveis nas estradas federais. Caso não cumpra a decisão, permanece fixada a multa de R$ 50 mil por cada dia de atraso. O governo havia pedido mais dez dias para a volta dos radares, utilizando como argumento um ofício da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que classifica como “complexa” a logística para o retorno da fiscalização.

Segundo o documento elaborado pela PRF, a volta dos radares envolve “uma série de procedimentos administrativos, contratuais, de logística e orientações a equipes de policiamento ostensivo.” Responsável pelo caso, o juiz substituto da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Marcelo Gentil Monteiro, afirmou que não tinha conhecimento dos detalhes logísticos que envolviam a operação de retorno dos radares, posto que essas dificuldades “não foram narradas pela União em sua manifestação possibilitada por este juízo antes da apreciação da tutela provisória.”.

Com base neste argumento, Monteiro suspendeu o antigo período (72 horas) que havia estipulado para o governo cumprir a decisão e deu novo prazo. Na decisão, Monteiro definiu que:

  • Até o dia 17/12, a União tem de comprovar concreta prática dos atos mencionados no ofício elaborado pela PRF
  • Até o dia 20/12, a União tem de comprovar que “deu entrada em todos os equipamentos nas unidades em que as providências já tomadas tenham sido suficiente para tanto”
  • Até o dia 23/12, a União tem de provar o total “restabelecimento da fiscalização por meio de radares estáticos, móveis e portáteis”

UOL

Sindsaúde denuncia contratação de servidores temporários em Parnamirim

A CONTRATAÇÃO DE TEMPORÁRIOS, NO ENTANTO, FOI VISTA COMO ARBITRÁRIA PELOS SINDICALISTAS, UMA VEZ QUE VÁRIOS PROFISSIONAIS APROVADOS AINDA NÃO FORAM CONVOCADOS

O Sindsaúde RN, em conjunto com a comissão representada por profissionais de diversas áreas da saúde, esteve no Ministério Público de Parnamirim/RN, nesta segunda-feira, 16, para protocolar uma Minuta de Denúncia à abertura de seleção para contratos temporários da área da saúde justificando que ainda existem candidatos aprovados no último concurso que não foram convocados. 

Segundo o Sindicato, a Prefeitura de Parnamirim lançou um edital para a contratação de servidores temporários para assumir cargos que não foram preenchidos pelo concurso público, realizado em julho desse ano. No total foram disponibilizadas 810 vagas e cerca de 23.202 inscritos. O cargo com maior número de candidatos foi o de Técnico em Enfermagem, com 4.065 inscritos, para um total de 123 vagas. O cargo com a maior concorrência foi o de Agente de Combate de Endemias, que teve 352 inscritos para 1 vaga.

A contratação de temporários, no entanto, foi vista como arbitrária pelos sindicalistas, uma vez que vários profissionais aprovados ainda não foram convocados. “Sem falar do cadastro de reserva que pode ser convocado, caso a quantidade de vagas sejam insuficientes”, justifica. Porém, devido a agenda de fim de ano, a reunião não ficou agenda. Após o recesso, a Promotoria entrará em contato com o Sindicato para marcar uma data. 

SINSP protocola ofício cobrando pagamento do 1/3 de férias para servidores da educação de janeiro

SEDE DO GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE

O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte protocolou nesta segunda-feira, 16, um ofício que cobra o pagamento de um terço de férias no mês de janeiro para todos os servidores da administração direta do RN, lotados na SEEC, DIREDs, unidades escolares e regionais de alimentação. O procedimento foi feito na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC).

De acordo com o Sinsp, realizar o pagamento do 1/3 de férias para os servidores da educação em janeiro, período do recesso escolar, é uma prática histórica e cultural, independentemente do período de gozo das férias do servidor. No documento, o Sindicato reivindica que o pagamento seja efetuado para todos os servidores lotados na Secretaria de Educação.

Prefeitura de Parnamirim primeira fase do Centro Cultural Trampolim da Vitória nesta terça

NO PROJETO GLOBAL SERÃO TRÊS PAVIMENTOS COM EXPOSIÇÃO DE 10 AERONAVES, SALAS INTERATIVAS COM SIMULAÇÃO DE VOO, RESTAURANTES E LOJAS DE ARTESANATO. FOTO: ASCOM/PREFEITURA DE PARNAMIRIM

A Prefeitura de Parnamirim apresenta nesta terça, 17, – dia de emancipação política da cidade, a partir das 16 horas, a primeira etapa do Centro Cultural Trampolim da Vitória (CCTV) – implantado no antigo terminal de passageiros do Aeroporto Augusto Severo. A proposta do projeto é preservar a história da cidade e aumentar o fluxo de turistas na região. O CCTV proporcionará atividades culturais, turísticas, educacionais e empreendedoras, além de contar com um museu que destaca a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Segunda Guerra Mundial.

No projeto global serão três pavimentos com exposição de 10 aeronaves, salas interativas com simulação de voo, restaurantes e lojas de artesanato. Além do antigo terminal de passageiros, o projeto utiliza ainda outras edificações situadas na Ala 10, unidade da Força Aérea Brasileira, em Parnamirim. Mas, nessa primeira etapa, a Prefeitura estará apresentando apenas o primeiro pavimento.

A área onde funcionava o antigo terminal de passageiros dará lugar a um pavilhão de exposições, com mostras temáticas e exposições de aviões utilizados na época da 2ª Guerra Mundial. “Ao final da execução do projeto, Parnamirim terá seu capítulo contado, dentro dessa história, através do resgate de espaços considerados ícones, que são os prédios onde funcionavam o teatro, o hospital e o comando geral, no período da segunda guerra”, explicou Giovani Rodrigues, secretário de Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico

Outro espaço utilizado será o Campo da Aeropostale/Air France, que teve suas origens no ano de 1927, quando aqui chegou Paul Vachet, a fim de instalar um aeródromo para a empresa francesa de aviação, dando início assim a história de Parnamirim.

Além deste espaço, será utilizada ainda a Estação da Lati, fundada em 1939 quando a Linee Aeree Transcontinentali Italiani (Linhas Aéreas Transcontinentais Italianas) construiu seu primeiro Hangar para ligação aérea das Américas com a Europa, em substituição aos alemães, envolvidos na 2ª Guerra Mundial.

TST derruba decisão da Justiça Trabalhista do RN e CBF pode fazer jogos do Brasileirão às 11h

A JUSTIÇA DO RN PROIBIU A REALIZAÇÃO DE PARTIDAS NESSE HORÁRIO POR COMPROMETER A SAÚDE DOS ATLETAS NOS DIAS DE CALOR. FOTO: PILAR OLIVARES

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode promover jogos do Campeonato Brasileiro às 11h. Na decisão, os ministros derrubaram entendimento da Justiça trabalhista do Rio Grande do Norte que proibiu a realização de partidas nesse horário por comprometer a saúde dos atletas nos dias de calor. A decisão foi proferida na semana passada.

Apesar de liberar os jogos das 11h às 13h, o colegiado também entendeu que os jogadores profissionais terão direito ao recebimento de adicional de insalubridade e pausas para hidratação durante os jogos se as temperaturas ultrapassarem os limites definidos em normas regulamentadoras.

O caso começou a tramitar a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT). Em 2016, o órgão questionou o horário da realização das partidas do ABC e do América-RN  entre o fim da manhã e o início da tarde, válidas pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Segundo o MPT, a CBF precarizou o trabalho dos atletas. Inicialmente, o caso tratava apenas dos times potiguares, mas a questão foi estendida para todo o território nacional e competições da CBF em função da participação da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) no processo.

Ao julgar recurso da CBF, o TST entendeu que não há como comparar partidas de 90 minutos, com 15 minutos de intervalo, de atletas de alto rendimento com o trabalho realizado por cortadores de cana, trabalhadores em minas, metalúrgicos ou cozinheiros, cujas funções são exercidas em locais de alta temperatura.

Durante a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, várias decisões judiciais determinaram que a Fifa realizasse paradas técnicas para hidratação em jogos em que a temperatura fosse igual ou superior a 32ºC.

Com informações: Agência Brasil

Shows musicais celebram aniversário de 61 anos de Parnamirim nesta terça

A cidade de Parnamirim comemora 61 anos de Emancipação Política nesta terça-feira, 17, e para festejar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial recheada de atrações musicais. A festa começa a partir das 20h, no Largo da Cohabinal. Entre as atrações estão Luan Estilizado, Zé Cantor, Stácio Lee, Luana Vidal, César Holanda e Klebinho Potiguar. Toda a população é convidada a se fazer presente no evento. 

Ainda dentro da programação comemorativa do aniversário da cidade, haverá também o lançamento da primeira etapa do Centro Cultural Trampolim da Vitória, que irá contar a história de Parnamirim durante o período da Segunda Guerra Mundial, através de exposições e da vivência em espaços reais onde a história aconteceu. 

Ex-tabelião de Ceará-Mirim tem bloqueio de bens por determinação judicial

MANOEL ANTÔNIO GUSMÃO DE CARVALHO DEIXOU DE REGISTRAR ATOS NOTARIAIS PERANTE MATRÍCULAS DE IMÓVEIS E FORNECEU CERTIDÕES IDEOLOGICAMENTE FALSAS, COM A FINALIDADE DE SE APROPRIAR DE VALORES PAGOS POR USUÁRIOS. FOTO: GETTYIMAGES

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conseguiu uma decisão judicial decretando a indisponibilidade dos bens até o valor de R$ 92.640,45 de um ex-tabelião de Ceará-Mirim, acrescido do bloqueio nas contas-correntes, cadernetas de poupança, fundos de investimentos ou qualquer outra aplicação financeira no montante de R$ 30.880,15.

A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca demonstrou em ação civil pública (ACP) que Manoel Antônio Gusmão de Carvalho deixou de registrar atos notariais perante matrículas de imóveis e forneceu certidões ideologicamente falsas, com a finalidade de se apropriar de valores pagos por usuários e de verbas devidas aos Fundos Especiais (FDJ e FRMP).

O réu agia cobrando emolumentos por serviços cartorários, entregava as certidões
pedidas, mas não efetuava o respectivo registro nos livros à margem da matrícula imobiliária, para evitar a fiscalização dos fundos instituídos pelo Poder Público.

Os fatos foram descobertos quando os particulares, ao procurarem o cartório para novos serviços, descobriram que não havia averbações e registros pelos quais haviam pago. Isso ocorreu anos depois que o réu havia perdido a serventia do 1º Ofício de Notas de Ceará-Mirim.

Com esse modus operandi, o tabelião apropriou-se dos valores pagos pelos serviços não prestados e sonegados aos órgãos de controle, importando em enriquecimento ilícito de R$ 30.880,15. O valor referente à indisponibilidade de bens, decretada na decisão judicial, é devido à aplicação de multa civil.

A 3ª Promotoria de Ceará-Mirim está à disposição para receber denúncias sobre casos semelhantes, de pessoas que tenham efetuado o pagamento de ato cartorial e depois tenham verificado que o referido pagamento não foi registrado no cartório.