SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 10, 2019

Governo propõe reajuste escalonado a policiais penais e Sindicato responde: “Proposta vergonhosa”

UMA NOVA REUNIÃO ENTRE OS REPRESENTANTES DO SINDASP E O GOVERNO DO RN DEVE ACONTECER NESTA QUARTA, 11. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Em reunião na tarde desta terça-feira, 10, o Governo do Estado apresentou proposta aos policiais penais do Rio Grande do Norte, condicionada à suspensão do movimento paredista. Pela proposta, o índice total é de 23% a ser aplicado aos salários conforme o seguinte escalonamento: 2,5% a partir de março de 2020; 2,50% a partir de novembro de 2020; 3,5% a partir de março de 2021; 3,50% a partir de novembro de 2021; 4,5% a partir de março de 2022; e 4,58% a partir de novembro de 2022.

Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, o índice apresentado é igual ao acordado anteriormente com a Polícia Militar porque se trata da única instituição da Segurança Pública com carreira em formato linear, semelhante à Polícia Penitenciária. “Observamos a sistemática das carreiras de Segurança Pública do Estado, apesar de reconhecer as atribuições específicas de cada categoria de polícia”, explicou.

“O governo não acatou o projeto que foi construído nos últimos meses pelo Sindasp-RN e, agora, apresentou outra proposta. Então, convocamos todos para que possamos analisar, discutir e deliberar”, disse Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

A presidente do Sindasp-RN ressalta que é de fundamental importância que todos os policiais penais se façam presentes em frente à Governadoria nesta quarta-feira, 11, a partir das 9h30.

“A Netflix cuspiu na nossa cara, zombando da nossa fé”, diz Bispo Católico sobre especial de Natal do Porta dos Fundos

DOM HENRIQUE SOARES DA COSTA CONSIDEROU O ESPECIAL DO HUMORÍSTICO PORTA DOS FUNDOS COMO BLASFÊMIA E DESRESPEITO À CRISTO. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O humorístico “Porta dos Fundos” estreou nesta semana, no serviço de streaming Netflix, o especial de fim de ano intitulado “A Primeira Tentação de Cristo”. Durante o filme, Jesus (Gregório Duvivier) é colocado como estudante universitário de esquerda, militante gay e fã de boy bands, Maria (Evelying Castro) como maconheira e José (Rafael Portugal) sendo corno. Após o lançamento, Dom Henrique Soares da Costa, um dos principais líderes da Igreja Católica no Brasil falou sobre o assunto.

O Bispo da Diocese dos Palmares, em Pernambuco, divulgou uma extensa nota em seu Facebook informando que havia cancelado a assinatura da Netflix, e fazendo duras críticas à “paródia religiosa”. “A Netiflix deu um bofetão no rosto de todos os cristãos; cuspiu na nossa cara, zombando da nossa fé. Certamente, instigada pela força demoníaca que tem inspirado tantos e tantos corações e mentes nestes tempos de neo-paganismo, esta empresa ofereceu na sua programação como “Especial de Natal”(!!!!!) um filme blasfemo, vulgar e desrespeitoso para com o nosso Deus e Senhor Jesus Cristo e sarcástico com a fé de todos os cristãos”, afirmou.

DURANTE O FILME, JESUS (GREGÓRIO DUVIVIER) É COLOCADO COMO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE ESQUERDA, MILITANTE GAY E FÃ DE BOY BANDS, MARIA (EVELYING CASTRO) COMO MACONHEIRA. FOTO: REPRODUÇÃO

O Bispo anunciou cancelamento da assinatura da Netflix e ainda instruiu os fiéis a também realizarem boicote em ato de fé e demonstração de amor e respeito à Cristo.

“como Bispo da Igreja, eu exorto vivamente aos cristãos: neste Natal, proclame seu amor, sua fé, seu respeito em relação a Nosso Senhor Jesus Cristo; mostre que seu amor por Ele é real e ativo: cancele a assinatura da Netflix e lá, no menu apropriado, explique o motivo: “desrespeito por Jesus Cristo”, “desrespeito pelo cristianismo”, etc. Se você realmente crê e ama ao Senhor, não há outra atitude a tomar… É só se perguntar: E se fosse comigo? Se fosse com alguém a quem eu amo? Você ama realmente o Senhor? Nele crê? Este cancelamento é uma interessante prova do quanto Cristo é ou não Alguém realmente significativo na sua vida!”.

Veja o post do Bispo

Trailer

Trânsito e transporte mudam em Lagoa Nova durante Carnatal e Festival Halleluya

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai alterar o trânsito e o transporte no entorno da Arena das Dunas, em Lagoa Nova, devido a realização do Carnatal e do Halleluya nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro.

De acordo com o órgão, a Avenida Lima e Silva será fechada no trecho entre a Avenida Prudente de Morais e a BR-101 Sul, no sentido BR-101. No sentido Viaduto Estaiado, a Av. Lima e Silva permanecerá aberta. Também será fechado o Túnel da Avenida Romualdo Galvão. Na quinta-feira (12/12) a interdição inicia às 16h e segue até às 02h. Já sexta-feira (13/12) inicia às 16h e encerra às 03h. Por sua vez, sábado inicia às 15h e encerra às 04h. No domingo inicia às 15h e encerra às 02h.

A STTU recomenda que os participantes dos eventos evitem ir de carro e utilizem o transporte público, o táxi ou o transporte por aplicativo. Para facilitar o acesso aos táxis, o órgão instalará praças na Avenida Prudente de Morais, em frente ao Posto 30 de Setembro; na Avenida Romualdo Gavão, entre Rua Padre João Damasceno e a Avenida Lima e Silva; e na Rua Morais Navarro, em frente ao Hotel Ibis. Para quem for de aplicativo, a plataforma de embarque e desembarque será na Avenida Prudente de Morais, em frente a Nacional Veículos.

DESVIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO

As sete linhas de ônibus que circulam na Avenida Lima e Silva sofrerão desvios de itinerário durante os bloqueios para o Carnatal, apenas no sentido Avenida Prudente de Morais/BR-101. No sentido contrário, o itinerário não sofre mudanças.

A linha 08 (Redinha/Mirassol) muda de itinerário a partir da Avenida Amintas Barros, de onde segue direto para Avenida Senador Salgado Filho, BR-101, Viaduto da Arena das Dunas e Marginal da BR-101, onde retorna ao itinerário normal.

Por sua vez, as linhas 33 (Planalto/Praia do Meio) e 44 (Rocas/Cidade Satélite) mudam de itinerário a partir da Avenida Prudente de Morais, onde entram na Avenida Miguel Castro, Rua São José, Avenida Amintas Barros, Avenida Senador Salgado Filho, BR-101, Viaduto da Arena das Dunas e chegam a Marginal da BR-101, de onde seguem o trajeto normal.

Já as linhas 33A (Planalto/Praia do Meio) e 39 (Cidade Nova/Ribeira) mudam de itinerário a partir da Avenida Prudente de Morais, seguindo pelo Viaduto Estaiado e entrando na Avenida Amintas Barros, de onde acessa a Avenida Senador Salgado Filho e segue seu itinerário normal. Essas linhas deixam de atender a parada do Centro Administrativo, da Passarela de Potilândia e da Igreja Universal.

A linha 31 (Felipe Camarão/Pirangi) muda de itinerário a partir da Avenida Prudente de Morais, seguindo pelo Viaduto Estaiado e entrando na Avenida Amintas Barros, de onde acessa a Avenida Senador Salgado Filho, BR- 101, Viaduto da Arena das Dunas, Marginal da BR-101 e segue seu itinerário normal.

Por fim, a linha 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança) muda de trajeto a partir da Avenida Antônio Basílio, de onde segue direto para Avenida Xavier da Silveira e entra na Rua da Saudade, de onde segue o itinerário normal. Essa linha deixa de atender as paradas da Avenida Prudente de Morais e Avenida Rui Barbosa.

No domingo (15/12), a operação será realizado pelas linhas opcionais, as quais partirão a partir das 23h em direção ao destino identificado no veículo.

Além das linhas acima, o usuário pode contar com as linhas corujão. A linha E (Felipe Camarão/Ponta Negra) sai do terminal em Felipe Camarão às 00h20, 01h20, 02h10, 03h10 e 04h10. Já a linha 33 (Planalto/Praia do Meio), que circula 24h, sai do terminal no Planalto às 23h35, 02h e 04h.

Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

FIERN entrega presentes da campanha Papai Noel dos Correios 2019

ESTE ANO FORAM 85 PRESENTES ARRECADADOS PELOS COORDENADORES MARCELO DANTAS E TEREZA DUARTE, DO ESPAÇO EMPRESARIAL. FOTO: FIERN

O Sistema FIERN realizou a entrega dos presentes arrecadados juntos aos colaboradores para a campanha do Papai Noel dos Correios, nesta terça-feira, 10. Este ano foram 85 presentes arrecadados pelos coordenadores Marcelo Dantas e Tereza Duarte, do Espaço Empresarial.

Há 30 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram começar a tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas pelos brasileiros: o Papai Noel dos Correios.

Com o passar dos anos, a ação ganhou força, se espalhou e, hoje, une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas da sociedade, desde 2010 a campanha estimula as crianças no desenvolvimento de redação de cartas. Os alunos de escolas públicas são convidados a também expressarem seus desejos em cartinhas. A prática permite valorizar a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, maior presente que uma criança pode receber.

Qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança. Para isso basta adotar uma cartinha e, neste Natal, ser também um ajudante do Papai Noel.

Instituto SENAI de Inovação inicia montagem do laboratório com túnel de vento

OS LABORATÓRIOS DE TÚNEIS DE VENTO SÃO ESTRUTURAS QUE PROPICIAM A SIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO AR EM RELAÇÃO A DIVERSOS TIPOS DE OBJETOS. FOTO: SENAI

O Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Energias Renováveis está em fase de montagem do seu túnel de vento, um laboratório que será o primeiro do país direcionado especialmente ao setor de elétrico. “Trata-se de um equipamento de grande dimensão, muito importante para o setor, que estará disponível para diversos testes, alguns dos mais relevantes direcionados à pesquisa e ao desenvolvimento de inovação nas áreas de energia”, afirmou o diretor do Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Energias Renováveis, Rodrigo Mello. Ele destacou também que há diversos outros usos para os serviços do laboratório, como calibração de equipamento e avaliação de materiais que precisam ser submetidos intensidades de ventos variáveis.

Os laboratórios de túneis de vento são estruturas que propiciam a simulação do comportamento do ar em relação a diversos tipos de objetos, materiais e equipamentos. Uma grande turbina que integra esses laboratórios é a geradora das condições de vento nestes espaços. Por isso, há diversas possibilidades aplicações, especialmente para o setor de energia eólica. A instalação permite observar a resistência e comportamento dos materiais em diferentes condições do movimento do ar.

Com o túnel de vento, o ISI de Energias Renováveis amplia sua estrutura de laboratórios e capacidade para prestação de serviços. O ISI funciona no mesmo espaço físico do CTGÁS-ER e conta com uma equipe formada por doutores, mestres e especialistas.

Além disso, integra uma rede formada por outros 26 institutos em doze estados. Este modelo de operação dos ISIs foi inspirado nas práticas da rede de pesquisa aplicada da Sociedade Fraunhofer, na Alemanha, que possui forte orientação tecnológica e de mercado.

Com sede em Natal, Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis tem amplitude nacional. “Para a indústria, o ISI representa muito, porque é o ponto focal de funcionamento para discussões no setor, garantido que temos um ambiente no qual toda a cadeia produtiva pode ser atendida e se beneficiar com agregador de resultados. Esse novo laboratório, com os demais que estão em expansão e instalação, amplia nossa capacidade de assegurar a prestação destes serviços voltado à inovação e pesquisa”, destaca o diretor do Instituto.

Comitê do Simples exclui do MEI profissionais de ensino e cultura

O DIRETOR JOÃO HÉLIO CLASSIFICA A RESOLUÇÃO DO COMITÊ COMO UM RETROCESSO E UMA INVOLUÇÃO. FOTO: GUSTAVO MORITA

Os profissionais autônomos que estão formalizados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) nos setores de cultura, ensino e transporte devem ficar atentos. O Comitê Gestor do Simples Nacional publicou, na última sexta-feira, 6, uma resolução que exclui 14 atividades do MEI e altera outras cinco. Com isso, quem está enquadrado nessas atividades não poderá mais contar com as vantagens do programa e terá de fazer a alteração, solicitando o desenquadramento a partir de janeiro do próximo ano. O MEI é atualmente a principal categoria de formalização de negócios no Rio Grande do Norte e já soma 119,6 mil empreendedores. 

A decisão gerou uma polêmica, principalmente nos meios cultural e político, e, após críticas, o comitê sinalizou a possibilidade de revogar a decisão, porém a medida ainda está em vigor. O Sebrae é contrário à resolução e encara como um retrocesso justamente porque estimula a informalidade de um setor, o da cultura, que tradicionalmente teve altos índices de informalidade. “No campo da cultura, a situação da informalidade era muito alta em função da carga tributária para esse setor. Quando ele sai dessa condição favorável, torna-se inviável. Então, ao meu ver, estamos involuindo”, defende o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, que destaca o trabalho feito pelo Sebrae para conscientizar a categoria acerca da importância do registro formal. 

Ele deixa claro, no entanto, que o desejo da instituição não é que os artistas sejam MEI. Ao contrário, a ideia é que o programa seja apenas a porta para a formalização e que posteriormente se desenvolvam e evoluam para microempresas e empresas de pequeno porte. “Esperamos que que o Governo volte atrás dessa decisão para que voltemos à normalidade dessas atividades”.

Na área da cultura, foram extintas as atividades de cantor ou músico, DJ ou VJ, humorista e proprietário de bar e congêneres com entretenimento independentes. Na área de ensino, foram excluídas do MEI as profissões de instrutor de arte em geral, instrutor de música, instrutor de artes cênicas, instrutor de cursos gerenciais, instrutor de informática e professor particular independentes. Esteticista e astrólogo independentes também não poderão mais se enquadrar na regra. Se não for revogada, a normativa vale a partir de janeiro de 2020.

A decisão é do Comitê Gestor do Simples Nacional – que é formado por quatro membros da Receita e quatro representantes de estados e municípios – altera a denominação do CNAE de cinco atividades: motorista (por aplicativo ou não), quitandeiro, serralheiro, transportador intermunicipal coletivo de passageiros sob frete em região metropolitana e transportador municipal coletivo de passageiros sob frete independentes.

O MEI permite ao pequeno empresário com faturamento anual de até R$ 81 mil o recolhimento de valores menores para tributos, como ICMS e ISS, e ainda garante cobertura previdenciária, assegurando direitos, como auxílio doença e auxílio maternidade. A formalização de artistas e prestadores de serviço permite a emissão de nota fiscal e realização de contribuição previdenciária. Com a exclusão, os profissionais precisarão solicitar desenquadramento no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Na prática, isso significa que ele passará a ser uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte.

Seis em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para si mesmos no Natal, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil

A EXPECTATIVA É DE QUE 101,6 MILHÕES DE PESSOAS COMPREM ALGUM PRESENTE PARA SI MESMAS NESTE FIM DE ANO. FOTO: REPRODUÇÃO

Dezembro chegou e com a proximidade do Natal, muitos brasileiros acreditam ser a ocasião perfeita para se recompensar pelo intenso ritmo de trabalho e pelas dificuldades enfrentadas ao longo do ano. Pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais brasileiras aponta que seis em cada dez (65%) consumidores devem se auto presentear na data — um crescimento de 11 pontos percentuais em relação a 2018. A expectativa é de que 101,6 milhões de pessoas comprem algum presente para si mesmas neste fim de ano, o que promete movimentar cerca de R$ 36,7 bilhões na economia.

Boa parte desse fenômeno é movido pelo aspecto emocional em suprir uma necessidade aliada à reconfortante ideia do “eu mereço”. De acordo com o levantamento, entre os que estão dispostos a comprar presentes para si mesmos, 51% afirmam que o fazem por precisar de algum produto e, por essa razão, aproveitam esta época. Outros 30% justificam ser uma recompensa por terem trabalhado muito em 2019, enquanto 17% admitem que o Natal é somente um pretexto para comprar.

O gasto médio do presente será de R$ 170, sendo que 42% têm intenção gastar até R$ 150. Em média, a pesquisa mostra que os consumidores planejam comprar dois presentes para si próprios. Os itens mais desejados são roupas (55%), calçados (31%), perfumes e cosméticos (27%), celulares ou smartphones (17%), acessórios (14%) e livros (11%).

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, é importante o consumidor ficar atento às suas finanças para evitar endividamentos. “Nesta época há muitos custos que vão muito além dos presentes de Natal. O ideal é planejar as despesas de acordo com o orçamento pessoal e familiar, sabendo com antecedência quanto será possível gastar. É recomendável que a pessoa não se deixe levar pelas emoções e exagere nos gastos. Fazer uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços é um bom caminho para não extrapolar as despesas”, orienta Marcela. 50% dos pais admitem que filhos influenciam na escolha dos presentes que vão ganhar; 11% afirmam que deixarão de pagar alguma conta para atender vontade das crianças

O Natal não faz apenas a alegria dos adultos, mas das crianças e adolescentes também. E os filhos têm uma influência importante na escolha dos presentes que vão ganhar. Se por um lado, o estudo revela que praticamente a metade (47%) dos consumidores com filhos garantem comprar sozinhos os presentes das crianças, outra metade (50%) admite que os filhos são os verdadeiros influenciadores na hora da escolha: 43% escolhem conjuntamente com os pais, enquanto 7% permitem que os filhos tenham a palavra final sobre o presente.

Outro dado significativo refere-se ao peso do presente dos filhos no orçamento doméstico. Quase 11% dos entrevistados admitem que vão deixar de pagar alguma conta para atender às vontades de seus filhos, especialmente o cartão de crédito (4%) e os impostos de início de ano (3%). Em contrapartida, 77% não pretendem deixar de pagar contas com esse objetivo e 11% ainda não decidiram o que farão.

“Fugir à própria realidade financeira na hora de dar os presentes de Natal significa criar um problema que pode se tornar grave em pouco tempo, além de não demonstrar bom exemplo. Os pais têm todo o direito de agradar aos filhos, desde que priorizem o pagamento das despesas básicas e demais necessidades familiares”, analisa o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

CNDL

Shopping Cidade Jardim promove exposição fotográfica de Canindé Soares e Flávio Rezende

A EXPOSIÇÃO SEGUE ATÉ O DIA 6 DE JANEIRO

Os jornalistas Canindé Soares e Flávio Rezende, bem conhecidos na seara da comunicação potiguar, estão com uma exposição fotográfica na área externa do Eugênio Café, no Shopping Cidade Jardim. A exposição começou nessa segunda, 9, e segue até o dia 6 de janeiro, das 10h às 22h. O tema “Marinas” traz imagens do universo marítimo, e cada fotografia também está à venda, sob o valor unitário de R$150,00.

Alguns dos títulos das imagens são: Pescaria, Barco Zen, Ginga e Domingão. A exposição conta com o apoio da Ascija (Associação dos Lojistas do Shopping Cidade Jardim), é gratuita e aberta para todos os públicos.

Sobre os fotógrafos

OS JORNALISTAS CANDINDÉ SOARES E FLÁVIO REZENDE JÁ REALIZARAM OUTRAS EXPOSIÇÕES EM PARCERIA

No dia a dia, eles cuidam de mediar os acontecimentos cotidianos da cidade para seus leitores, via blogs pessoais e mídias sociais, mas são também excelentes profissionais da fotografia, sempre retratando cenas de beleza, encantamento e magia, comuns em nosso Rio Grande do Norte litorâneo, pródigo de paisagens e cenas interessantes.

Canindé Soares tem várias exposições e prêmios, já foi tese de doutorado e tem trabalhos autorais expostos em diversas publicações nacionais e internacionais. Flávio Rezende é autor de 27 livros literários, fundou a Casa do Bem e algumas agremiações culturais e carnavalescas, tendo tomado gosto pela fotografia recentemente, já tendo feito outras exposições em parceria com Soares no Tribunal Regional Eleitoral, Assembleia Legislativa e Justiça Federal.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “MARINAS
Fotógrafos: Canindé Soares & Flávio Rezende
Data: De 09/12 a 06/01, das 10 às 22h.