SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 9, 2019

Sistema Opinião pega jornalistas de surpresa e anuncia fim das atividades do Portal OP9

O setor da comunicação no RN não anda equilibrado. Nos últimos dias, o clima sombrio que paira sobre a InterTV Cabugi ganhou grande repercussão diante das demissões em massa e também dos que optaram por deixar a casa. Nesta sexta-feira, 9, houveram mais demissões na emissora, mas a notícia já era esperada.

A grande surpresa desta segunda foi o anúncio do final das atividades do Portal OP9, que pertence ao Sistema Opinião, com a extinção do Portal 7 profissionais perdem seus empregos.

São eles:

Demissões no portal OP9

Daniel Cabral – Diretor de jornalismo
Geraldo Ricarte – Diretor de operações
Rebeca Silva – OP9
Renato Mota – OP9
Andre Duarte – OP9
Juliana Aragão – OP9
Paulo Goethe – OP9

O OP9 CONQUISTOU O 1º LUGAR NO VII PRÊMIO DE JORNALISMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN. FOTO: REPRODUÇÃO

O anúncio acontece no mesmo dia em que o OP9 conquistou o 1º lugar no VII Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do RN. A matéria escrita pelo jornalista Everton Dantas, foi a reportagem que venceu na categoria Webjornalismo. Essa é a terceira premiação que o portal de notícias do Sistema Opinião recebe neste início de dezembro. Na semana passada, o jornalista ganhou dois prêmios do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN).

No Twitter, o jornalista Everton Dantas comemorou a premiação e anunciou que estava sem emprego. “Sigamos em frente”, tuitou.

O radialista, narrador esportivo da 98 FM Natal e comentarista do Arena da TV Ponta Negra, Marcos Lopes, lamentou o fim das atividades do Portal através do Twitter. “Um projeto legal que contava com profissionais talentosos. Todos pegos de surpresa com o comunicado no começo da tarde e assim sendo, a partir deste momento e por pouco tempo estou sem blog”, disse.

A matéria de autoria de Everton Dantas, que escreve o blog Opinião e Poder – Rio Grande do Norte, abordou como o Ministério Público no RN promoveu 36 operações que interromperam fraudes envolvendo pelo menos R$ 214,8 milhões. Agora o órgão passará a fazer esse trabalho com o auxílio da ciência de dados, big data, robôs e inteligência artificial.

Sistema Opinião

O Sistema Opinião pertence a empresa Hapvida que investiu fortemente no setor de comunicação nos últimos anos e adquiriu as emissoras de televisão Sistema Associado de Comunicação (TV Clube Pernambuco); a Televisão Borborema e Rádio e Televisão O Norte, ambas da Paraíba. Além da Ceará Rádio Clube, também foram adquiridas a Clube do Recife e de João Pessoa, Feliz FM de Natal, a Rádio Poti, Rádio FM O Norte e Rádio Borborema, a TV Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, e a TV Alagoas.

Recentemente, o grupo adquiriu os Diários Associados do Nordeste, fatia do grupo Diário Associados (DA), fundado em 1924 por Assis Chateaubriand.

Com a negociação, a Hapvida passa a deter 57,5% das ações do grupo, o que equivale a investimentos em três emissoras de televisão, sete de rádio e dois jornais impressos, o tradicional Diário de Pernambuco e o popular Aqui PE.

As informações iniciais são de que a emissora também deixa o grupo.

O dia “D” da Campanha Contra o Câncer da Pele em Natal

DIRETORIA DA SBD/RN, AS DERMATOLOGISTAS EMANUELE MENEZES, VIVIANE LIRA, REGINA JALES E TATIANA MAIA

No último sábado, 7, aconteceu em todo Brasil o dia “D” da Campanha Contra o Câncer da Pele, uma importante ação que marca o “Dezembro Laranja”.  Em Natal, a Sociedade Brasileira de Dermatologia do RN e a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, promoveram atendimentos gratuitos para cerca de 500 pessoas. Foram realizadas consultas, exames e 100 cirurgias. A iniciativa também contou com o caminhão da marca La Roche-Posay, todo equipado, tendo como atividade principal a realização do dermatoscopia, um exame que ajuda no diagnóstico do câncer da pele. Uma doação do Laboratório para SBD/RN.

A ação contou com o trabalho voluntário de 25 dermatologistas associados da SBD/RN, que atuaram juntamente com 30 médicos da Liga Norte Rio Grandense Contra o Câncer, que disponibilizou 24 consultórios, e 8 salas de cirurgias para as atividades. A concentração de esforços também recebeu a adesão de 50 acadêmicos de medicina.

Para a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do RN, a médica Regina Jales, a Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele foi um sucesso no RN. A dermatologista, que também coordenou o evento no Estado pela SBD/RN, acrescentou “Nós sabemos da necessidade da população e ficamos felizes por poder ajudar dessa forma. Este ano contamos também com o caminhão da La Roche Posay, equipado com um fotofinder, aparelho que nos ajuda no diagnóstico do câncer. Além disso, houve aulas educativas para população de como prevenir ou mesmo desconfiar quando uma lesão pode ser câncer de pele. Como nos outros anos, contamos com o total apoio da Liga Contra o Câncer para que pudéssemos desenvolver tão bem nosso trabalho” ressaltou a médica.

Parque tecnológico do IMD chama atenção de empresas de SP

A ESTRUTURA FOI APRESENTADA A GRANDES CORPORAÇÕES EM SÃO PAULO E DESPERTOU INTERESSE DO EMPRESARIADO PELO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO QUE ENVOLVE O PARQUE TECNOLÓGICO. FOTO: GUSTAVO MORITA

O Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital (IMD) está no centro dos olhares de grandes corporações que pretendem instalar estruturas de Tecnologia da Informação (TI) e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&) em polos de inovação. O parque foi apresentado a empresas de São Paulo, durante um roadshow, que começou com um evento no InovaBra Habitat – o espaço de inovação do Bradesco – no dia 3 e só encerrou na última sexta-feira, 6. O adensamento de 20 incubadoras – um dos maiores entre os estados brasileiros – e o ecossistema de inovação em torno do parque impressionaram os empresários paulistas. A ação foi promovida em parceria com Sebrae.

Os diferenciais do Parque Tecnológico do IMD foram expostos para executivos de empresas, como, Embratel, Ford, RCHLO Lab, IBM e Microsoft, durante o evento no InovaBra. Mas a comitiva potiguar também se reuniu diretamente nas empresas em uma série de visitas agendadas na capital paulista, como foi o caso da Andrade Gutierrez, Liga Ventures, Inseed, Dux Coworkers, Loggi e Linx. E o resultado foi positivo. Talk Telecom, que pretendia se instalar no Porto Digital, deverá se credenciar ao parque do IMD.

“O roadshow foi fundamental para divulgação do parque. Percebemos que era praticamente desconhecido dos empresários paulistas e agora está inserido no radar nacional. O impacto foi bastante positivo e chamou a atenção de grandes empresas. O objetivo foi cumprido, que era apresentar o parque”, avalia o gestor do projeto “RN Digital e Startups” e do Sebraelab no Sebrae-RN, Carlos von Sohsten.

Segundo o gestor, os empresários se impressionaram com a quantidade de incubadoras implantadas no Rio Grande do Norte. O Sebrae juntamente com instituições de ensino mantém 20 incubadoras em todo o estado. Outro diferencial é o ecossistema de inovação e formação devido à estrutura oferecida pela UFRN e pelo IFRN. “Tudo isso é muito importante. Ter unidades de fomento à inovação tecnológica e estímulo à formação de talentos é fundamental para empresas que estão montando equipes”, destaca Carlos von Sohsten.

Nos últimos dois anos, Natal passou por um crescimento de 500% no que diz respeito ao número de empresas de TI, abrigando mais startups. Somente no Parque Tecnológico do IMD estão credenciadas mais de 50 empresas, desenvolvedoras de produtos e serviços tecnológicos nas áreas de saúde, educação, segurança, marketing, turismo, entre outros.

Além disso, a Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico, também reúne um considerável número de empresas. Com 21 startups associadas atualmente, a incubadora funciona desde 2013 e já apoiou mais de 100 empreendimentos, que estão entre as maiores e mais influentes empresas do ramo da tecnologia no Rio Grande do Norte.

Preparado para investimentos

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, participou de parte da programação e destacou a importância de fortalecer a imagem do parque e intensificar a divulgação junto ao público interessado, que são as grandes empresas do segmento. “O Sebrae tem total interesse em fortalecer o parque e tem o compromisso de apoiar as empresas do segmento, justamente para fomentar a disruptura do modelo tradicional para o digital, e o parque tem tudo a ver com isso”, diz o diretor.

Segundo ele, o IMD e todo o ambiente de inovação no RN unem capitais humano e intelectual em um ecossistema que foi construído e preparado para as mudanças. “O Parque Tecnológico do IMD é um dos mais preparados pela estrutura em volta e não deixa a desejar a nenhum polo de inovação no Brasil. A apresentação surpreendeu os empresários em função da infraestrutura e os programas ligados à inovação que desenvolvemos aqui. O ambiente está preparado para receber investimentos nessa área”.

Segundo o diretor do Parque, Anderson Paiva Cruz, essa integração entre diferentes setores traz benefícios tanto para a academia, quanto para a iniciativa privada. “No Instituto, a pesquisa precisa ser casada com as empresas”, diz. Por outro lado, os projetos desenvolvidos nas unidades de ensino recebem incentivos dos negócios sediados no complexo. Dessa forma, a produção científica é estimulada e, ao mesmo tempo, cumpre sua função social ajudando na evolução do ecossistema empresarial da região. Além do acesso ilimitado ao conhecimento científico, as empresas que integram o Parque têm acesso à estrutura do Instituto Metrópole Digital. São diversas salas de aula e reunião, coworkings e auditórios que, de acordo com Cruz, são alugados por preços extremamente baixos.

Do ponto de vista de infraestrutura tecnológica, o IMD também conta com internet de alta velocidade, laboratórios, um datacenter e um computador – que está entre os maiores do País. Fundado em 2008, o Instituto Metrópole Digital é uma unidade especializada em TI da UFRN. Dentre os cursos oferecidos está o Bacharelado em Tecnologia da Informação, classificado como um dos melhores do país pelo Ranking de Universidades, da Folha de São Paulo de 2019. O espaço também conta com cursos técnicos, pós-graduações e um programa de formação para jovens superdotados a partir de 12 anos

Ambiente empreendedor

Por meio de uma parceria com o governo municipal, as empresas situadas no Parque Tecnológico também têm acesso a incentivos fiscais, facilitando suas operações e estimulando a economia local. Ao chegar no complexo, um negócio pode conseguir descontos de 75% até 95% no IPTU. Tal valor é escalonável, podendo cair até 25% em um prazo de 10 anos.

“É uma lógica que acompanha o desenvolvimento da empresa”, diz Rodrigo Romão, vice-diretor da entidade. Os incentivos se estendem até o ISS, cujos descontos variam entre 5% e 2%, e a isenção completa do TLL. Para ter direito a todos esses benefícios, é necessário realizar um credenciamento. Romão conta que, para facilitar a vida dos empreendedores, o Instituto desenvolveu um sistema digital que desburocratiza todo esse processo.

Os pré-requisitos são: estar localizado dentro da área do Parque Tecnológico e ter sua atuação voltada para a área de tecnologia da informação. Os interessados precisam ter em mãos documentos como o CNPJ da empresa, um descritivo das atividades do negócio e uma certidão negativa de débitos municipais. De acordo com Anderson Paiva Cruz, todos esses esforços têm o único objetivo de criar um ambiente favorável para o aparecimento de novos negócios. “Toda a organização do Instituto tem como objetivo o empreendedorismo e inovação”

O evento contou também com a participação de representantes do governo do Estado, da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil. O empresário Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, marcou presença. Ele reforçou a importância da tecnologia no desenvolvimento de negócios, especialmente aqueles do setor de varejo. O fundador da Riachuelo também reforçou a receptividade do Estado a novas iniciativas. “O Rio Grande do Norte merece a confiança de vocês.

RN pode sediar Rally Náutico e Rally Sertões em 2020 e 2021

A EXECUTIVA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS LEONORA GUEDES E O CEO JOAQUIM MONTEIRO DE CARVALHO APRESENTARAM HOJE O PROJETO PARA A GOVERNADORA. FOTO: SANDRO MENEZES

O Governo do Estado iniciou tratativas para trazer dois eventos do Rally Sertões para o Rio Grande do Norte. O objetivo é que o Estado seja o ponto de chegada do evento na praia da Pipa, em Tibau do Sul, e que o município de São Miguel do Gostoso seja o ponto de largada da primeira edição do Rally Náutico de KiteSurf com chegada na praia de Jericoacoara, no Ceará.

A primeira edição do rally náutico deve acontecer em 2020 e atrair praticantes do Brasil e do exterior. O rally de veículos para 2021 terá largada no Rio de Janeiro e chegada na praia da Pipa. O evento envolve três vertentes – competição, aventura e turismo, com públicos que se integram nas três condições ou em uma ou duas.

Para tratar do assunto, a governadora Fátima Bezerra recebeu organizadores dos eventos nesta segunda-feira, 09. Joaquim Monteiro de Carvalho e Leonora Guedes apresentaram o projeto que requer inclusão na legislação de incentivos fiscais.

O Rally Sertões é segundo maior rally do mundo, menor apenas que o Paris/Dakar, e o maior das Américas. Este ano o Sertões percorreu 5 mil quilômetros no interior do país, com a participação de 300 pilotos nacionais e internacionais de carros, motos, quadriciclos e UTVs.

Acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, da secretaria de Turismo Ana Maria Costa e do subsecretário estadual de Esportes, Canindé de França, Fátima Bezerra solicitou a formalização da proposta e orientou os auxiliares do Governo a darem agilidade na apreciação. “É um grande evento, de abrangência nacional, que favorece o turismo, a visitação ao nosso Estado com impacto positivo na economia e na divulgação dos atrativos e da cultura do Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.

Barbárie: Homem é preso por decapitar mulher e comer cérebro da vítima com arroz

LLOYD BAGTONG FOI DESCOBERTO PELA POLÍCIA APÓS O CORPO DA VÍTIMA SER ACHADO SEM CABEÇA NAS IMEDIAÇÕES DA CASA DELE. FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem de 21 anos foi preso nas Filipinas por decapitar uma mulher e comer partes do cérebro dela com arroz. O crime aconteceu na localidade de Punta Santiago, na cidade de Talisayan. A polícia chegou até o suspeito, identificado como Lloyd Bagtong, após o corpo da vítima ser sido encontrado nas imediações da casa dele sem cabeça, com os seios à mostra e com as mãos amarradas.

Testemunhas notaram que as roupas do cadáver eram semelhantes às de uma mulher vista andando com Lloyd momentos antes. Ao ser abordado pelos policiais, ele confessou o crime e contou estar bêbado e com fome quando a mulher apareceu. Em depoimento, ele contou ter assassinado a vítima com uma machadinha que levava consigo.

Após matar a mulher, Lloyd arrancou a cabeça dela, enrolou em uma peça de roupa que ela vestia e levou para casa. Na residência, cozinhou um prato de arroz, misturou com pedaços do cérebro da vítima e comeu. A polícia acredita que ele sofra de problemas mentais. O chefe da polícia local, o capitão Maribeth Ramoga declarou ao jornal Strait Times Asia que Lloyd teria se irritado com o fato de a mulher estar falando inglês.

Lloyd foi preso e irá responder pelo crime de homicídio. A polícia agora trabalha na identificação da vítima e espera que parentes ou amigos procurem as autoridades para esclarecer quem seria a mulher. Acredita-se que ela fosse uma turista.

Divindade! Corregedor do CNJ diz que magistrado ‘se assemelha a Deus, pois julga pessoas’

EM SEU DISCURSO, O CORREGEDOR FRISOU QUE O MAGISTRADO TEM QUE TRATAR A TODOS “COM MUITA DIGNIDADE E RESPEITO”. FOTO: GIL FERREIRA/ AGÊNCIA CNJ

O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, comparou nesta segunda-feira, 9, magistrados a Deus, porque “julga as pessoas”. A declaração foi dada durante a abertura do 2º Seminário sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa, que acontece em Salvador.

Em seu discurso, o corregedor frisou que o magistrado tem que tratar a todos “com muita dignidade e respeito”. “Quando nós criamos [regras para] as redes sociais, não é para calar o magistrado, não é para intimidar ou impedir o magistrado de pensar, mas saber que o magistrado é a única atividade que se assemelha a Deus, pois julga as pessoas. Ele serve de exemplo para as pessoas. O seu comportamento serve de conduta para ação de cada um. Por isso que queremos os juízes na comarca, por isso que queremos o juiz conversando com a sociedade. O juiz não pode se afastar da sociedade. Isso não fere a sua independência nem seu equilíbrio. O juiz só é subordinado a duas coisas: à lei e à Constituição”, avaliou.

Nesta segunda, Martins dará início à inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que vai verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais da Justiça comum estadual de 2º Grau de jurisdição do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e serventias extrajudiciais do estado. Durante a ação, que vai até a próxima sexta, 13, os trabalhos forenses e prazos processuais não serão suspensos.

O ministro garantiu que a inspeção vai atuar em conjunto com o Judiciário baiano para buscar melhorias, e fez referência ao selo Prêmio CNJ de Qualidade do ano de 2019, antigo Selo Justiça em Números, do qual o TJ-BA foi excluído em meio às investigações da Operação Faroeste (saiba mais aqui).

“Aquilo que é bom vamos transformar em ótimo, e aquilo que é ótimo vamos transformar em excelente. […] E aquilo que nós precisamos melhorar, vamos trabalhar com muita humildade e prudência, mas buscando sabedoria para que o tribunal, se era ouro, se transforme em diamante, se era prata, se transforme em ouro”, defendeu Martins.

INSPEÇÃO

Nesta segunda, o ministro Humberto Martins fará também atendimento ao público, a partir das 14h30, na sala 301-N do edifício-sede da Corte baiana. Os interessados devem se identificar na recepção do Tribunal.

A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do CNJ, determinou a realização de inspeção no TJ-BA por meio da Portaria nº 34, de 2 de setembro de 2019. O documento foi publicado pelo Tribunal baiano no Diário da Justiça Eletrônico do dia 12 de setembro, e encaminhado para todos os servidores.

Cabe à Corregedoria Nacional realizar inspeções para apurar fatos relacionados ao funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, havendo ou não evidências de irregularidades.

Os trabalhos de inspeção foram delegados ao juiz federal Marcio Luiz Coelho de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; ao juiz de Direito Daniel Cárnio Costa, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; ao juiz de Direito Alexandre Chini Neto, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; à juíza Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia; ao juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga Lopes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e ao juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Bahia Notícias

Assembleia entregará Medalhas do Mérito a personalidades de destaque no RN

A SESSÃO SOLENE QUE ENTREGA A MAIOR HONRARIA DA ASSEMBLEIA OCORRE ANUALMENTE NA CASA. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realiza na próxima segunda-feira, 16, às 9h, a solenidade de entrega das medalhas do Mérito Legislativo, Social, Educacional, Esportivo e Cultural em reconhecimento aos potiguares que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. A Sessão Solene que entrega a maior honraria da Assembleia ocorre anualmente na Casa.

“É sempre um momento especial reconhecer nomes tão importantes para o nosso Estado. Em todas as áreas, estarão sendo homenageadas personalidades que contribuíram de maneira destacada para o crescimento do Rio Grande do Norte”, disse o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia.

A Medalha do Mérito Social Maria do Céu Fernandes” reconhece a mulher que tenha se dedicado à causa social. A Medalha do Mérito Legislativo, é direcionada a pessoas que comprovadamente tenham oferecido contribuições de relevância para o desenvolvimento do Estado.

O Mérito CulturalCâmara Cascudo”, por sua vez, destina-se ao reconhecimento do trabalho para a manutenção das tradições potiguares e fomento da cultura. Já a Medalha do Mérito EducacionalNoilde Ramalho” será entregue a quem tem serviços prestados na educação. A medalha do Mérito EsportivoMarinho Chagas” reconhece as pessoas que contribuíram para o esporte potiguar na temporada.

Confira abaixo a lista dos nomes que serão agraciados.

Medalha do Mérito Cultural

Rebecka de França

Jaciara Silva de Araújo

Dácio Tavares de Freitas Galvão

Pedro Estevam da Fonseca Neto

Antônio Pedro Dantas / Tonheca Dantas (in memoriam)

Medalha do Mérito Educacional

Patrícia Barreto da Silva Carvalho

José Ivonildo do Rêgo

Tânia Maria Leiros Cunha Cavalcanti

Daladier Pessoa Cunha Lima

Pe. Charles Lamartine de Sousa Freitas

Medalha do Mérito Social

Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira

Medalha do Mérito Esportivo

Thiago César Oliveira da Silva Azevedo

Luiz Eduardo Machado Pereira

José Marques da Costa Neto

Manoel Moreira da Silva Neto

Joana Maria Jaciara da Silva Neves

Gabriel Verón Fonseca de Souza

José Vanildo da Silva

Maria Magnólia de Souza Figueiredo

Medalha do Mérito Legislativo

Vivaldo Otávio Pinheiro

Gertrudes Fernandes de Araújo

Abdênego Xavier dos Santos Raimundo

Carlos Henrique Rodrigues

Servidores da Sesap conquistam premiação máxima na 16ª Expoepi

O TRABALHO TEM AUTORIA DOS SERVIDORES GUSTAVO SOARES – QUE APRESENTOU O TRABALHO NA MOSTRA

Com o trabalho “Utilização de ferramentas digitais como suporte ao processo de capacitações dos técnicos municipais para operacionalização do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA no estado do Rio Grande do Norte” uma equipe da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Sesap conquistou o 1º lugar na 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.

O trabalho tem autoria dos servidores Gustavo Soares – que apresentou o trabalho na mostra -, Aline Rocha, Ana Cristina Advíncula, Beatriz da Silva, Francisco da Silva, José Azevedo e Luana de Oliveira.        

A Suvam também teve outro trabalho aprovado e apresentado na mostra, com o tema “Unidades Sentinela da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos como estratégia de monitoramento de doenças respiratórias e promoção à saúde no município de Natal/RN”.                 

Em 2019, a área completa 20 anos de atuação no Estado e a secretaria de saúde não poderia estar mais orgulhosa pelo trabalho desempenhado, dedicação e conquistas no RN.